À medida que a tecnologia blockchain evolui, está se provando ser uma ferramenta eficaz em muitos setores – e uma área bastante surpreendente em que a tecnologia está ganhando força rapidamente é nos eSportes.
Muitas equipes profissionais estão implementando soluções baseadas em blockchain para ajudar a impulsionar o engajamento e a monetizar sua base de fãs.
foto: IGN Brasil
Clubes e associações esportivas estão constantemente buscando novas formas de gerar receita em um setor competitivo. Com o aumento dos eventos online e a evolução dos hábitos dos fãs, é um desafio contínuo fornecer experiências atraentes para os torcedores.
Os clubes precisam diversificar suas atividades e repensar como interagem com seus torcedores para incentivar o engajamento, aumentar o número de associados, fidelizar e alcançar novos mercados.
A aplicação da tecnologia blockchain na indústria de eSports, como veremos a seguir, está permitindo tudo isso e muito mais.
Popularização dos ‘Fan Tokens’
A popularidade dos fan tokens decorre de sua capacidade de criar fluxos de receita adicionais para as equipes, além de aumentar drasticamente o engajamento.
Os tokens podem ser comprados pelos fãs por meio de moedas como reais, dólares e euros, e trocados por mercadorias, colecionáveis ou interações exclusivas, como o best game vip, por exemplo – uma experiência de conhecer seu jogador favorito.
Cada vez mais clubes de futebol da Premier League, do Manchester City ao FC Barcelona, estão usando com sucesso fan tokens para aumentar suas receitas e interagir com seus torcedores.
Ao usar a tecnologia blockchain nos eSportes para emitir seus próprios tokens virtuais, os torcedores podem interagir com o clube, os jogadores, ganhar pontos, obter descontos e participar de um ecossistema virtual.
Plataformas de interação
Outro caso de uso de blockchain nos eSportes incluem plataformas de programas de fidelidade que ajudam as equipes a promover um senso de comunidade entre seus fãs.
Por meio dessas plataformas baseadas em blockchain, os torcedores podem ser recompensados por realizar determinadas ações, como interagir, criar, compartilhar e curtir conteúdo, ou por meio de programas de fidelidade que permitem acumular pontos para gastar em merchandising, ingressos ou colecionáveis digitais.
Esta não é apenas uma ótima maneira de interagir com os fãs e construir uma comunidade exclusiva; as plataformas de fidelidade também podem ajudar os clubes a melhorar seu relacionamento com os patrocinadores.
A natureza transparente e a imutabilidade da blockchain atuam como uma garantia da integridade das métricas coletadas das interações dos fãs e ajuda os patrocinadores a gerar um ROI melhor.
Sistemas de emissão de bilhetes
Por fim, a tecnologia blockchain nos eSportes também está sendo aplicada como uma maneira mais fácil e segura de comprar, armazenar ou até mesmo transferir ingressos entre proprietários ou eventos.
Graças à sua natureza descentralizada, eliminando a necessidade de intermediários (além de sistemas centralizados inseguros), os fãs que não puderem comparecer a um evento, por exemplo, podem simplesmente trocar seu ingresso sem pagar multas ou perder dinheiro, tornando a experiência muito mais eficiente.
Os sistemas de emissão de bilhetes baseados em blockchain garantem que a possibilidade de bilhetes falsificados seja eliminada, pois podem ser validados instantaneamente. Além disso, em caso de adiamento ou atraso de jogos esportivos, todo o processo de agendamento é mais simples para os organizadores e para os torcedores.