QUINTA-FEIRA, 06/11/2025

Em destaque

WhatsApp terá mudança de privacidade obrigatória a partir deste sábado. Entenda

Se usuário não aceitar mudanças, perderá acesso às funcionalidades do WhatsApp aos poucos

Publicado em 

O WhatsApp começará neste sábado (15) a forçar os usuários a aceitarem suas novas políticas de privacidade. Segundo a empresa, quem se recusar a aceitar os novos termos pode perder, aos poucos, o acesso ao aplicativo de mensagens. Diferentemente do que foi divulgado em algumas redes sociais, o WhatsApp disse ao CNN Brasil Business que não irá apagar a conta do usuário.

A partir do sábado, deve aparecer no aplicativo uma tela solicitando o aceite dos novos termos. A pessoa continuará recebendo as notificações de mensagens e ligações. Porém, com o tempo, essas funções serão desativadas, até que o usuário aceite as novas regras.

O que muda?

As mudanças são polêmicas e foram anunciadas pela primeira vez em outubro de 2020. Agora, elas se tornarão obrigatórias. A alteração torna obrigatório o compartilhamento de informações como número de telefone, dados de transações, endereço IP, dados de dispositivo, dados sobre interações com outros contatos, entre outros.

Em janeiro deste ano, o WhatsApp afirmou que "esta atualização não muda as práticas de compartilhamento de dados entre o WhatsApp e o Facebook, e não impacta como as pessoas se comunicam de forma privada com seus amigos e familiares em qualquer lugar do mundo". Também afirmou que todas as mensagens trocadas no app têm criptografia ponta-a-ponta, o que quer dizer que somente as pessoas que estão participando de uma conversa podem ter acesso ao que foi enviado.

Segundo Christian Perrone, coordenador de direito e tecnologia do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS), o usuário não será afetado em conversas com outras pessoas físicas, mas sim em mensagens trocadas com contas empresariais —e que, nesses casos, o WhatsApp não pode afirmar que possui criptografia de ponta-a-ponta.

"Quando falamos com uma empresa no aplicativo, não estamos conversando diretamente com a companhia, mas sim com um intermediário que repassa as dúvidas para o empreendimento –o que, por si só, já mata a criptografia. Então, você tem a criptografia do indivíduo ao intermediário, e do intermediário à empresa final", diz.

"O usuário precisa ter claro que, quando fala com uma empresa, não tem uma relação direta com a empresa, não tem criptografia direta, ou seja, existe um intermediário, e esse intermediário pode ser o Facebook — e, sendo o Facebook, claramente o WhatsApp vai estar compartilhando dados com a rede social, como uma prestadora de serviços", afirma.

Patricia Peck, advogada especialista em Direito Digital e Proteção de Dados, da PG Advogados, concorda com Perrone e afirma que "a nova política de privacidade deixa de garantir a proteção da criptografia em conversas com contas comerciais". Ela fala em "prática abusiva".

O que fica claro, segundo os especialistas, é que as mudanças estão voltadas às conversas feitas com contas do WhatsApp Business — e não às mensagens de bom dia que a sua tia-avó te envia. O WhatsApp Pay, por funcionar apenas em contas pessoais, também não deve ser afetado.

Até o momento da publicação desta reportagem, o WhatsApp não havia respondido ao pedido do CNN Brasil Business para comentar sobre a criptografia em sua versão de negócios com as novas mudanças.

O que diz a autoridade da área

Nesta sexta-feira (14), a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), órgão do governo federal, publicou uma nota na qual afirmou que "o WhatsApp informa que não encerrará nenhuma conta, e que nenhum usuário no Brasil perderá acesso aos recursos do aplicativo nos 90 dias posteriores ao dia 15 de maio como resultado da entrada em vigor da nova política de privacidade e dos novos termos de serviço nesta data".

Nesses 90 dias, os órgãos responsáveis devem analisar novamente o aplicativo para encontrar quaisquer desacordos.

Apesar do comprometimento do app de Mark Zuckerberg, a ANPD afirma que "a política de privacidade e as práticas de tratamento de dados apresentadas pelo WhatsApp podem, em princípio, representar violações aos direitos dos titulares de dados pessoais." "As instituições ainda demonstraram preocupação com os potenciais efeitos sobre a concorrência e sob a ótica da proteção e defesa do consumidor", disse o órgão.

E se eu não quiser aceitar?

Se o usuário optar por não aceitar as novas políticas do WhatsApp, mesmo com a sua conta ainda existindo, ele deixará de ter acesso às funcionalidades do app. A saída, então, será migrar para outros aplicativos, como o Telegram, o Signal e o WeChat.

De janeiro a abril de 2021, o Signal teve um aumento de 1.192% em downloads em relação a 2020, sendo baixado cerca de 64,6 milhões de vezes. O Telegram também cresceu no começo deste ano, passando por um aumento de 98% em downloads, enquanto o WhatsApp caiu 43% no mesmo período.

Todos os aplicativos oferecem as mesmas funcionalidades — ligação, chat, envio de mídias. Mas, segundo Zak Doffman, fundador e CEO da Digital Barriers, que monitora a segurança de aplicativos, o Signal é o que menos coleta dados dos usuários, seguido pelo Telegram, enquanto os dois aplicativos de Mark Zuckerberg (WhatsApp e Messenger) são os que mais coletam informações.

Em sua coluna na revista americana "Forbes", Doffman disse que "sim, a segurança do Signal é melhor do que a do WhatsApp". "Ambos usam o protocolo de criptografia, mas enquanto o Signal tem o código totalmente aberto —o que significa que pode ser examinado quanto a vulnerabilidades por pesquisadores de segurança—, o WhatsApp usa sua própria implantação", diz, reafirmando que ambos são criptografados de ponta-a-ponta e que o conteúdo do usuário está seguro nos dois aplicativos.

"O principal ponto fraco de segurança do WhatsApp é sua opção de backup em nuvem, que armazena seu histórico de bate-papo, sem criptografia, na nuvem do Google ou da Apple. O Signal não oferece tal opção, por razões de segurança", afirma.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

OpenByte conecta comunidade de Tecnologia em Pimenta Bueno

OpenByte conecta comunidade de Tecnologia em Pimenta Bueno

Evento promovido pela Dotum Software House reuniu profissionais e entusiastas em ambiente descontraído para debater inovação e segurança digital.
L
My Family Cinema chega ao fim e deixa usuários sem acesso nem reembolso

My Family Cinema chega ao fim e deixa usuários sem acesso nem reembolso

Serviço de streaming pirata foi desativado por decisão judicial na Argentina e afetou diretamente consumidores brasileiros.
L
Renault e Geely ampliam cooperação para veículos eletrificados no mercado brasileiro

Renault e Geely ampliam cooperação para veículos eletrificados no mercado brasileiro

Produção conjunta e distribuição ampliada marcam nova fase da fabricante francesa com participação da chinesa
L
Expojud 2025 destaca inovações do TRT-14 com uso de Inteligência Artificial

Expojud 2025 destaca inovações do TRT-14 com uso de Inteligência Artificial

Escola Judicial apresenta avanços no uso ético e eficiente da tecnologia para aprimorar a formação de magistrados e servidores.
L
Inova Norte 2025 traz dois dias de conteúdo, tecnologia e inovação a Porto Velho

Inova Norte 2025 traz dois dias de conteúdo, tecnologia e inovação a Porto Velho

Evento reúne especialistas, startups e empresas para debater transformação digital e conectividade na região Norte.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

IWCA Brasil abre as portas para as mulheres do Acre entrarem no mercado global de café

Mulheres do café fortalecem sua presença e mostram protagonismo na Semana Internacional do Café.
L

Presidente da Caferon anuncia marco inédito do café Robustas Amazônicos: 1º concurso mundial

Rondônia sediará o primeiro concurso mundial de café canéfora, fortalecendo o protagonismo do robusta amazônico e destacando a região no cenário internacional.
L

Pesquisador de RO avalia: “O Acre não precisa ser o maior, mas será o melhor em qualidade de café”

Enrique Alves, da Embrapa Rondônia, destaca na SIC o avanço do Acre na produção de cafés robustas finos com base em ciência, tecnologia e sustentabilidade.
L

De cafeicultores a intérpretes: Na SIC, Acre mostra força dos Robustas Amazônicos com comitiva recorde

Com uma comitiva de mais de 100 pessoas, o Acre se destaca na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, levando produtores, baristas e experiências sensoriais que valorizam o Robusta Amazônico e a nova geração da cafeicultura sustentável.
L

Cacoal apresenta café em cápsula e reforça protagonismo na Semana Internacional do Café

Na SIC, em Belo Horizonte, o prefeito Adailton Fúria celebrou o avanço da cafeicultura de Cacoal e o lançamento do café local em cápsulas, destaque de inovação e orgulho regional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Convocação foi publicada no Diário Oficial e prazo para posse termina em 4 de dezembro, sem possibilidade de prorrogação.
L
Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L
Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Selecionados atuarão em diversas funções, incluindo agente de campo, auxiliar de serviços gerais e agente operacional.
L

POLÍTICA

Coluna Espaço Aberto – Madeira-Mamoré: o tempo não pode enterrar a história de Rondônia

Coluna Espaço Aberto – Madeira-Mamoré: o tempo não pode enterrar a história de Rondônia

Ação civil pública pede conclusão do processo em até um ano e indenização de R$ 6 milhões por danos morais coletivos.
L
Senado agenda sabatina de Paulo Gonet para recondução à PGR

Senado agenda sabatina de Paulo Gonet para recondução à PGR

Comissão de Constituição e Justiça do Senado marcou para 12 de novembro a sabatina do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que busca um novo mandato de dois anos.
L
Edson Fachin anuncia participação do STF na COP30 em Belém

Edson Fachin anuncia participação do STF na COP30 em Belém

Ministro Edson Fachin estará na Cúpula do Clima em Belém, reforçando o papel de proteção dos direitos ambientais pelo Judiciário brasileiro.
L
Deputada Lebrinha destina R$ 50 mil para compra de equipamentos de cozinha da APEFAC em Cacoal

Deputada Lebrinha destina R$ 50 mil para compra de equipamentos de cozinha da APEFAC em Cacoal

Recurso solicitado pela diretora da associação, Maria Bernadete, garantirá melhorias na estrutura e na alimentação dos estudantes atendidos pela Escola Família Agrícola de Cacoal.
L
A pedido da deputada Dra. Taíssa, Jacinópolis realiza ação de doação de sangue e coleta mais de 80 bolsas

A pedido da deputada Dra. Taíssa, Jacinópolis realiza ação de doação de sangue e coleta mais de 80 bolsas

A coleta itinerante, solicitada pela deputada Dra. Taíssa Sousa, mobilizou quase 100 voluntários e reforçou o estoque de sangue do sistema de saúde de Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF, Funai e Ibama realizam ação conjunta contra crimes ambientais na Terra Indígena Igarapé Ribeirão

PF, Funai e Ibama realizam ação conjunta contra crimes ambientais na Terra Indígena Igarapé Ribeirão

Operação integrada teve como objetivo prevenir desmatamentos ilegais e coibir ocupações irregulares em área protegida entre os municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim.
10
Irmãos são presos em oficina usada como boca de fumo na zona sul

Irmãos são presos em oficina usada como boca de fumo na zona sul

Um dos suspeitos tentou fugir, mas foi rapidamente interceptado.
10
Idosa em moto fica gravemente ferida em acidente na zona leste

Idosa em moto fica gravemente ferida em acidente na zona leste

Testemunhas contaram que a idosa pilotava a moto 50cc quando acabou avançando a preferencial e foi atingida pelo carro, indo os dois veículos parar na calçada.
16
Bandidos são filmados fazendo assalto em saltenharia no centro de Porto Velho

Bandidos são filmados fazendo assalto em saltenharia no centro de Porto Velho

As imagens mostram quando dois criminosos invadem o estabelecimento comercial e rendem funcionários e clientes.
10
Motorista de aplicativo é preso com 75kg de drogas na zona leste

Motorista de aplicativo é preso com 75 kg de maconha em operação do BPTAR na zona leste

A prisão ocorreu na Avenida Mamoré, bairro Aponiã, zona leste da capital.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Marlene Libdy Mansour

Homenagem a Marlene Libdy Mansour, 77, servidora pública aposentada, mãe e avó querida, com velório na Funerária Dom Bosco e sepultamento no Jardim da Saudade, em Porto Velho.
L
ONU inicia campanha urgente de vacinação e nutrição em Gaza

ONU inicia campanha urgente de vacinação e nutrição em Gaza

Ação liderada por OMS, Unicef e UNRWA começa no domingo (9) com o objetivo de vacinar 44 mil crianças palestinas e avaliar os níveis de subnutrição na Faixa de Gaza.
L
Unesco lança primeira recomendação global sobre ética da neurotecnologia

Unesco lança primeira recomendação global sobre ética da neurotecnologia

O documento inédito, que entra em vigor no dia 12 de novembro, estabelece um quadro normativo global para o uso da neurotecnologia, visando proteger a mente humana e os neurodados.
L
Estudo indica potencial para Brasil antecipar meta de carbono neutro

Estudo indica potencial para Brasil antecipar meta de carbono neutro

Pesquisa Brazil Net-Zero by 2040 mostra dois cenários liderados pelos setores de uso da terra e energia, que podem levar o país a alcançar a neutralidade de emissões de GEE em 2040.
L

O desaparecimento do dono da lanchonete Castelinho, em Porto Velho, permanece um mistério

A polícia encerrou as buscas no local onde o empresário de 76 anos possivelmente desapareceu, sem encontrar qualquer vestígio que explicasse o seu sumiço.
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: M.M. FERREIRA DE SOUZA

Licença Ambiental Simplifica Nº 540 SOL/DLA
L

Dr. Marcelo Almeida explica técnica de aumento de mamas com gordura do próprio corpo

Procedimento utiliza gordura retirada do corpo da própria paciente, oferece resultado natural e dispensa próteses de silicone
L
Emenda de R$ 400 mil do deputado Alex Redano garante transporte escolar para alunos do Ifro em Ariquemes

Emenda de R$ 400 mil do deputado Alex Redano garante transporte escolar para alunos do Ifro em Ariquemes

Recurso destinado pelo parlamentar assegura transporte escolar mais seguro e confortável para estudantes do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) campus Ariquemes.
L

05 de Novembro, Dia Nacional da Cultura: A miscigenação cultural em comemoração!

A celebração é viabilizada por meio de vivências com elementos que traduzem os gostos populares.
L
Dra. Taíssa homenageia equipe do DER pelo trabalho na pavimentação de Jacinópolis

Dra. Taíssa homenageia equipe do DER pelo trabalho na pavimentação de Jacinópolis

Sessão solene na Assembleia Legislativa de Rondônia reconhece o empenho e a dedicação dos servidores do DER na obra de pavimentação do distrito de Jacinópolis, em Nova Mamoré.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.