SÁBADO, 26/04/2025

APLICATIVO – Polícia Militar lança aplicativo “PMRO Cidadão” para otimizar atendimento à população rondoniense

Além dessas solicitações, os usuários podem ainda, contar com o sistema de georreferenciamento, possibilitando o fácil acesso das viaturas até à localização do solicitante.

Publicado em 

APLICATIVO - Polícia Militar lança aplicativo “PMRO Cidadão” para otimizar atendimento à população rondoniense - News Rondônia

Como forma de otimizar o serviço de Segurança Pública à comunidade rondoniense, o Governo de Rondônia, por meio da Polícia Militar (PM), lançou o aplicativo “PMRO Cidadão”, que permite, por intermédio de tecnologia facilitar o trâmite de denúncias, atendimento especializado de violência contra a mulher, inclusive o envio de fotos, vídeos ou áudios de ocorrências na sociedade em geral.

Além dessas solicitações, os usuários podem ainda, contar com o sistema de georreferenciamento, possibilitando o fácil acesso das viaturas até à localização do solicitante. Permite que as pessoas se aproximem e interajam com os projetos que são desenvolvidos pela PM. Com o novo programa, as chamadas de emergências serão recebidas, exclusivamente, pela equipe qualificada do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), que dará todos os encaminhamentos legais para atender e solucionar os casos. Para o acionar a linha, a identificação do cidadão tem que estar registrada no sistema, o que reduz antigas práticas irregulares, como o “trote telefônico”.

APLICATIVO - Polícia Militar lança aplicativo “PMRO Cidadão” para otimizar atendimento à população rondoniense - News Rondônia

O comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel Alexandre Almeida, comenta que o surgimento do aplicativo deu visibilidade aos trabalhos operacionais de segurança e à comunicação do departamento público. “Esta forma de atendimento é mais aceita pela população do Estado, à medida que conseguimos evoluir na entrada dos processos de denúncia. Anteriormente, as pessoas precisavam chamar a polícia quando necessitavam do serviço, o que gerava um grande congestionamento em nossas linhas telefônicas. Desta vez, estamos adicionando a tecnologia à disposição deste trabalho”, explica.

APLICATIVO - Polícia Militar lança aplicativo “PMRO Cidadão” para otimizar atendimento à população rondoniense - News Rondônia

Atualmente, o aplicativo conta com mais de mil downloads, desde o seu lançamento realizado no mês de fevereiro. Além dos trabalhos principais de denúncias, o usuário pode conhecer outros serviços como o site institucional e o “museu virtual” da Polícia Militar de Rondônia. Ainda, estão em andamento o desenvolvimento de novos projetos que irão trazer mais engajamento do órgão para à sociedade.

COMO FUNCIONA O “PMRO CIDADÃO”

No aplicativo, o usuário pode acionar de forma rápida e eficaz, informando os dados do solicitante, o tipo de ocorrência, denúncia ou incidente, informações sobre eventuais práticas de violência corporal, fotos, vídeos ou áudios, indicação do local exato, data e hora do fato. Os detalhes são enviados através do aplicativo mobile gerenciado pelo Ciop, que faz uma triagem das informações repassadas para avaliar a gravidade dos fatos, acionando a guarnição da PM para o atendimento. Com isso, permite mais agilidade na comunicação, inclusive o auxílio previamente do serviço policial até o local.

Segundo o diretor de informática da corporação, major Douglas Marink, logo no início, o programa exercia somente a finalidade de denúncias. “Em parceria com a Polícia Militar e o Poder Judiciário, fizemos um investimento para aprimorar o aplicativo, principalmente no que se refere à proteção à mulher. As funcionalidades do cidadão já estão completas, porém, estamos buscamos qualificar os demais setores de serviços para melhor atender a comunidade rondoniense”, reitera o diretor.

ACESSO E CADASTRO

Para baixar e utilizar os serviços do “PMRO Cidadão” é necessário possuir um dispositivo móvel com sistemas operativos Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.ro.pm.pmrocidadao) ou IOS (https://apps.apple.com/br/app/pmro-cidad%C3%A3o/id1535839641), com tecnologia de dados móveis ou Wi-Fi e GPS.

O cadastro exige: nome, CPF, foto, data de nascimento, contato eletrônico (e-mail), telefone, endereço, além de outros dados complementares do usuário. Essas informações pessoais são confidenciais e utilizadas somente pela equipe responsável da Polícia Militar para auxiliar e proteger o cidadão. Também é necessário aceitar a política de privacidade e segurança da informação.

Para fornecer o melhor funcionamento, o cidadão deve sempre manter o telefone e cadastro atualizados, pois caso seja necessário, uma equipe qualificada entrará em contato pelo número registrado para atender o usuário em sua emergência.

PROTEÇÃO À MULHER

A proteção à mulher, amparada pela Lei Maria da Penha 11.340, de 7 agosto de 2006, é outro serviço desempenhado pela Corporação, onde é oferecido uma assistência especializada por meio do chamado “botão do pânico”. O diretor do Departamento de Comunicação da PM de Rondônia, major Alex Miranda, destaca a importância e o benefício que tem gerado uma prestação de serviço mais próxima da realidade de violência doméstica encontrada na região. “Nos casos de violência contra a mulher, o ícone do “botão de pânico” só aparece quando a vítima relata o fato pela primeira vez à polícia e, quando cadastrado em nosso sistema, é disponibilizado acesso especializado para ela. O serviço é prático e emergencial, oferecendo segurança e confiança a essas pessoas que tanto necessitam”, complementa major Miranda.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Golpes no WhatsApp, falsas vendas e falsa central lideraram fraudes contra clientes bancários em 2024, aponta Febraban

WhatsApp lança recurso de “Privacidade avançada” para impedir exportação de conversas

A ferramenta, chamada “Privacidade Avançada da Conversa”, foi anunciada no dia 23 de abril e está sendo liberada gradualmente para os usuários.
L

Ariquemes assina carta de intenção com empresa americana para ser a primeira cidade Tokenizada do Brasil

O projeto brasileiro marca o primeiro piloto de terras tokenizadas no país.
L

Não leia o código QR diretamente da câmera do telefone – aqui está o porquê

Quer saber por quê? Então continue lendo esta postagem do blog até o final. 
L

Game “Ouro Branco” transforma história da borracha no Acre em experiência interativa e educativa

Inspirado na história dos soldados da borracha, jogo acreano “Ouro Branco” leva cultura, educação e acessibilidade para o universo dos games.
L

LinkedNation estreia com sucesso e movimenta o mercado de cripto no Brasil

Com forte engajamento comunitário, impacto social imediato e apoio de lideranças influentes, a criptomoeda brasileira $NATION mostra que o blockchain pode ir além da especulação e transformar vidas.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Programa Momento Agro entrevista: Julio Cesar Rocha Peres – Presidente do IDARON

Neste sábado, dia 26, às 11h, o Programa Momento Agro recebe Julio Cesar Rocha Peres, presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON).
L

Gospel News recebe Pr. Josevaldo e Pra. Marizethe neste sábado (26)

Programa especial relembra os 12 anos da MAFAV Candeias e a trajetória da missão no Brasil.
L

#sintonia360 | Entrevista Marxlene Bezerra, psicopedagoga e mãe atípica

No dia 26, às 09h, o programa Sintonia 360 recebe Marxlene Bezerra, psicopedagoga e mãe atípica. Um bate-papo emocionante sobre educação, desafios, superação e amor incondicional.
L

Maio Amarelo e a importância da manutenção preventiva dos pneus

Especialista alerta sobre cuidados essenciais com pneus para garantir segurança viária
L

Deep Rover no Momento Empresarial: trajetória, inovação e responsabilidade social que inspiram novos negócios

Empresário compartilha sua história de sucesso, superações e a importância de retribuir à sociedade
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Processo seletivo oferecerá 192 vagas para cargos administrativos
L
Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Ministra Esther Dweck prevê que inscrições começarão em junho
L
Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine também oferece orientação profissional, sobre Carteira de Trabalho Digital, Seguro-Desemprego e emissão da nova CIN.
L
Sine Municipal disponibiliza 50 oportunidades de trabalho em Minas Gerais por meio de Contrato de Opção

Sine Municipal disponibiliza 50 oportunidades de trabalho em Minas Gerais por meio de Contrato de Opção

Equipe da empresa Direcional Engenharia estará em Porto Velho fazendo a seleção de candidatos.
L

Semed publica resultado preliminar do Edital 02 para seleção de voluntários

Candidato tem até terça-feira (22) para entrar com recurso
L
Publicidade

POLÍTICA

Servidor público morre em acidente na BR-364 entre Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste

Vítima seguia de motocicleta quando colidiu frontalmente com caminhão boiadeiro; causas do acidente são investigadas pela PRF.
18

Deputada Cláudia de Jesus destaca conquista de auxílio emergencial em apoio às comunidades ribeirinhas

Famílias afetadas pela cheia receberão auxílio emergencial de R$ 3 mil em Rondônia.
L

Após solicitação da deputada Dra. Taíssa, DER recupera todo o trecho da RO-420 entre Nova Mamoré e Buritis

Obra melhora trafegabilidade em toda a extensão da rodovia, beneficiando moradores, produtores rurais e estudantes da região
L

Deputada Dra. Taíssa assegura reconhecimento do “Bike Trilha Ecotur” como patrimônio cultural de Rondônia

Evento de Guajará-Mirim agora integra oficialmente o calendário cultural do estado
L

Cláudia de Jesus ressalta entrega de moradias realizadas pelo governo Lula em Porto Velho

O ministro das Cidades reafirmou que será feita a entrega de 1.456 moradias também em Ji-Paraná no Morar Melhor II.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mantida refém por membro da facção criminosa, mulher é levada a força para a Unisp

Casal é mantido refém depois de ter casa invadida por bandidos armados e encapuzados na zona sul

As vítimas contaram que três criminosos, dois deles com armas de fogo e um com facão, invadiram o imóvel depois de pularem o muro dos fundos, depois renderam as vítimas que foram mantidas reféns por quase 2h.
16
Ladrão é preso furtando hidrômetro em subestação da Caerd em Porto Velho

Ladrão é preso furtando hidrômetro em subestação da Caerd em Porto Velho

O criminoso relatou que era viciado em drogas e tinha intenção de vender os objetos para trocar por entorpecentes.
10
Dois monitorados e comparsa são presos com drogas em boca de fumo na zona leste

Dois monitorados e comparsa são presos com drogas em boca de fumo na zona leste

O trio estava na esquina quando foi abordado pela guarnição que tinha recebido denúncias sobre a mercancia de entorpecentes no local.
14
BPTAR recebe denúncia e prende traficante com drogas na zona leste

BPTAR recebe denúncia e prende traficante com drogas na zona leste

Uma guarnição do BPTAR recebeu denúncias que uma casa estaria sendo usada como boca de fumo, e o suspeito estava na esquina vendendo entorpecentes aos viciados.
12

Denarc cumpre 30 mandados de busca, realiza 13 prisões e apreende drogas durante operação em RO

As buscas foram realizadas em Porto Velho, Guajará-Mirim, Candeias do Jamari e Ariquemes.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PS Educação do Campo — Inscrições abertas nos últimos dias para curso gratuito de licenciatura da UNIR

PS Educação do Campo — Inscrições abertas nos últimos dias para curso gratuito de licenciatura da UNIR

O curso é ofertado no campus de Rolim de Moura, e os interessados podem se inscrever gratuitamente até terça-feira, dia 29 de abril.
L
Falta de diagnóstico adequado compromete combate à Malária no Brasil, alertam especialistas

Falta de diagnóstico adequado compromete combate à Malária no Brasil, alertam especialistas

Meta é pôr fim à transmissão da doença no país até 2035
L
Energisa finaliza obras de eficiência energética no Hospital Municipal de Urupá

Energisa finaliza obras de eficiência energética no Hospital Municipal de Urupá

As ações contaram com investimentos de aproximadamente R$ 300 mil e contribuirão com a redução de mais de 13 toneladas de CO₂ que deixarão de ser emitidos anualmente na atmosfera.
L
Vilhena recebe neste domingo evento gratuito em homenagem à cultura afro-brasileira com música, dança, oficinas e poesia

Vilhena recebe neste domingo evento gratuito em homenagem à cultura afro-brasileira com música, dança, oficinas e poesia

Programação terá início às 15h, com entrada gratuita, e promete uma tarde repleta de música, dança e manifestações culturais abertas a toda a comunidade.
L
Procurador-Geral de Justiça prestigia entrega do título de "Cidadão do Estado de Rondônia" ao Presidente da ANAPE

Procurador-Geral de Justiça acompanha entrega do título de “Cidadão do Estado de Rondônia” ao presidente da ANAPE

A solenidade foi realizada na sede da Assembleia Legislativa, em celebração ao Dia do Procurador, comemorado em 23 de abril.
L
Mais de 200 mil pessoas se despedem do papa Francisco na Missa de Exéquias no Vaticano

Mais de 200 mil pessoas se despedem do papa Francisco na Missa de Exéquias no Vaticano

Mais de 200 mil pessoas se reuniram na Praça São Pedro, no Vaticano
L
STF dá 10 dias para Congresso detalhar registro de autores de emendas ao Orçamento

STF dá 10 dias para Congresso detalhar registro de autores de emendas ao Orçamento

Impasse para a liberação das emendas começou em dezembro de 2022
L
Minha Casa, Minha Vida é ampliado para famílias com renda de até R$ 12 mil e cria nova faixa de financiamento

Minha Casa, Minha Vida é ampliado para famílias com renda de até R$ 12 mil e cria nova faixa de financiamento

Bancos vão oferecer linhas a famílias que ganham até R$ 12 mil
L

Políticas públicas e participação social: Dr. Erasmo Moreira aponta caminhos para uma gestão mais justa

Em entrevista aoprograma Amazônia, Gente e Justiça, professor da UNIR fala sobre governança, desafios na Amazônia e o papel da sociedade na transformação pública
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.