QUARTA-FEIRA, 09/07/2025
Publicidade

TJRO é apontado como exemplo de bom uso da tecnologia em favor da Justiça Social

Caso de RO foi um dos citados pelo CNJ

Publicado em 

TJRO é apontado como exemplo de bom uso da tecnologia em favor da Justiça Social - News Rondônia

O uso de ferramentas tecnológicas garantiu a manutenção do trabalho nos tempos da pandemia provocada pelo novo coronavírus em todo o mundo. No Judiciário brasileiro, esses recursos ampliaram a produtividade dos tribunais e permitiram o acesso à Justiça. Os resultados alcançados por cortes e magistrados atendem à chamada do Dia Mundial da Justiça Social, comemorado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 20 de fevereiro, cujo tema, em 2021, está voltado para a Economia Digital. "O Judiciário se adaptou rapidamente às ferramentas tecnológicas, mantendo os serviços à população. Dessa forma, direitos foram garantidos e processos seguiram seu curso. Este será o legado dos tribunais na pandemia", afirma a presidente da Comissão Permanente de Democratização e Aperfeiçoamento dos Serviços Judiciários do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conselheira Flávia Pessoa.

Segundo dados do painel de produtividade do CNJ, criado justamente na pandemia, foram prolatados mais de 25 milhões de sentenças e acórdãos pelas cortes brasileiras, desde março de 2020 até fevereiro de 2021. No período, o Poder Judiciário também destinou quase 738 milhões de reais para o combate à pandemia da Covid-19.

TJRO é apontado como exemplo de bom uso da tecnologia em favor da Justiça Social - News Rondônia

Para a conselheira Flávia Pessoa, a Justiça Social está baseada na igualdade de direitos e na solidariedade coletiva. "Desta forma, ao democratizarmos o acesso, dando visibilidade aos problemas sociais e levando em conta as particularidades sociais e regionais, estamos contribuindo para a implementação da justiça social em nosso país".

No Tribunal Regional Federal da segunda Região (TRF2) – que abrange as seções judiciárias do Rio de Janeiro e Espírito Santo-, por exemplo, o número de despachos e decisões liminares das duas instâncias foi, no total, 6,4% maior em 2020, em relação ao ano anterior; e o total de julgamentos de mérito teve um aumento de 3,9% no mesmo período. "É indiscutível que os recursos tecnológicos têm se mostrado de extrema valia para garantir a melhor acessibilidade aos serviços judiciais, sobretudo para os cidadãos hipossuficientes, que constituem a maior parcela dos usuários da Justiça Federal, principalmente por conta das ações previdenciárias", afirma o presidente em exercício do TRF2, desembargador Messod Azulay.

O aumento do número de processos também se explica, segundo o TRF2, pelo ajuizamento de ações relacionadas à pandemia. Um dos assuntos tratados pelo tribunal no último ano foi o auxílio emergencial de R$ 600 concedido pelo governo federal à população. De julho a novembro de 2020, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos da 2ª Região (NPSC2) realizou um mutirão contínuo de conciliação com pessoas que tiveram o pedido do auxílio negado administrativamente e caminharam reclamações à corte. "Estas reclamações podiam ser protocolizadas por meio de formulário digital, disponível no portal do próprio NPSC2, que se encarregava de encaminhar os pedidos por despacho à Advocacia Geral da União (AGU), para oferecimento de proposta de acordo", conta Azulay. Cerca de 60% das 3,5 mil reclamações foram concluídas por meio de conciliação, o que gerou um índice de satisfação dos usuários de 89,5%, segundo pesquisa do TRF2.

Caso de RO

Em Rondônia, por sua vez, o Tribunal de Justiça adotou um modo de trabalho 100% digital. Para a atuação dos serviços de conciliação e mediação, por exemplo, o Centro Judiciário de Resolução de Conflitos e Cidadania (Cejusc/TJRO) adotou o uso do aplicativo de mensagens WhatsApp, por ser mais popular e de melhor acesso ao público. Segundo o juiz Jhonny Gustavo Clemes, coordenador do Cejusc de Porto Velho, os cidadãos que aderiram ao convite tinham um serviço pronto para atender à demanda. "Tudo isso envolveu a integração de todos os serviços da Justiça e gerou uma ponte com os magistrados". O juiz afirmou ainda que o tribunal criou um sincronismo em suas ações atendendo desde a entrada do processo no Judiciário até a sentença. "Os que estavam mais resistentes ao uso da tecnologia, perceberam que era uma ferramenta positiva tanto para o desenvolvimento do trabalho do tribunal, quanto para o jurisdicionado".

Prioridade

O uso da tecnologia para o aprimoramento da Justiça é um dos eixos prioritários da gestão do ministro Luiz Fux. "O CNJ tem incentivado os tribunais a utilizarem as ferramentas digitais, de forma a ampliar o acesso aos serviços. Mas também tem reforçado a preocupação com os assuntos voltados aos direitos humanos, bem como a questão do acesso à Justiça e prevenção das desigualdades. A meta está prevista nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Agenda 2030, que o Judiciário brasileiro tem buscado atender", diz Flavia Pessoa.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de Rondônia lança Sistema Único de Educação para integrar redes de ensino e modernizar gestão escolar

Plataforma SUE/RO conecta escolas estaduais, municipais e filantrópicas, permitindo gestão pedagógica completa e monitoramento da aprendizagem em tempo real.
L

Economia digital ganha espaço no cotidiano da região

Pode parecer complexo para alguns quando mencionamos o termo “economia digital”, mas essa definição já faz parte da rotina de milhões de brasileiros e de pessoas ao redor do mundo.
L
Orkut, redes sociais, retorno do Orkut, Orkut Brasil, Orkut 2025

Orkut: história, fim e o possível retorno da rede social que marcou gerações

O Orkut, rede social criada por Orkut Büyükkökten em 2004, marcou a internet no Brasil e pode voltar com nova proposta; entenda o passado, o encerramento e os rumores do retorno.
L

Prefeitura de Porto Velho adota Sistema Eletrônico de Informações e inicia era digital na gestão pública

Adesão ao SEI permite integração com outros poderes e elimina uso de papel em processos administrativos
L

Produção científica de Rondônia ganha visibilidade com prêmio no III Simpósio Fapero; inscrições estão abertas até o dia 13

Pesquisadores de Rondônia podem submeter resumos para o III Simpósio Fapero e concorrer a prêmios em dinheiro
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Beramadeira é sucesso de público e Porto Velho Shopping reforça fase de expansão do empreendimento

Arraial Beramadeira celebra cultura popular em Porto Velho com dança, música, comidas típicas e reforça novo momento do shopping como espaço de experiências e convivência.
L

Chevrolet apresenta a linha Onix 2026 menos potente ao mercado nacional

Nova linha Chevrolet Onix 2026 traz design renovado, motor 1.0 turbo com injeção direta e tecnologias avançadas, reafirmando liderança no mercado brasileiro.
L
Câmara proíbe aproximação de agressor mesmo com consentimento da vítima

Câmara proíbe aproximação de agressor mesmo com consentimento da vítima

Projeto que altera a Lei Maria da Penha foi aprovado pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira, proibindo a aproximação do agressor mesmo com consentimento da vítima.
L
Câmara aprova projeto que cria estratégia nacional de Saúde para autonomia do Brasil

Câmara aprova projeto que cria estratégia nacional de Saúde para autonomia do Brasil

Aprovado pela Câmara dos Deputados, o PL 2583/2020 institui a Estratégia Nacional de Saúde visando fortalecer a indústria e a pesquisa para a autonomia brasileira na produção de insumos e equipamentos médicos.
L

Momento Empresarial | Entrevista Michele Correa e Thansey Iara

Nesta quarta-feira, dia 09, às 9h da manhã, o programa Momento Empresarial recebe Michele Correa, analista de Educação, e Thansey Iara Constantino, consultora. Em pauta, as oportunidades oferecidas pelo Portal Carreiras e pelo Portal Fiero Talentos, com foco em estágios, orientação de currículos e desenvolvimento profissional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

Deputada Cristiane Lopes recebe IFRO e reafirma compromisso com a educação pública de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes recebe IFRO e reafirma compromisso com a educação pública de Rondônia

Cristiane Lopes reforça apoio ao Instituto Federal de Rondônia durante encontro com reitor, gestores e estudantes, e garante continuidade na destinação de recursos.
L
Projeto relatado por Coronel Chrisóstomo garante salas exclusivas para idosos vítimas de violência em IMLs

Projeto relatado por Coronel Chrisóstomo garante salas exclusivas para idosos vítimas de violência em IMLs

Proposta aprovada na Comissão de Segurança Pública prevê atendimento reservado e humanizado para idosos em situação de violência.
L
Eyder Brasil homenageia cerca de 400 jornalistas com Voto de Louvor na Assembleia Legislativa de Rondônia

Eyder Brasil homenageia cerca de 400 jornalistas com Voto de Louvor na Assembleia Legislativa de Rondônia

Deputado destaca o papel essencial dos jornalistas para a democracia, a transparência e o combate às fake news em Rondônia.
L
Assembleia aprova atualização da lei dos concursos públicos em Rondônia para garantir mais transparência e rigor

Assembleia aprova atualização da lei dos concursos públicos em Rondônia para garantir mais transparência e rigor

Nova lei dos concursos públicos reforça isonomia, detalha regras de seleção e combate discriminação nos processos seletivos estaduais.
L
Deputado Pedro Fernandes cobra aplicação da Lei de Atendimento à Endometriose em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes cobra aplicação da Lei de Atendimento à Endometriose em Rondônia

Autor da Lei de Atendimento à Endometriose, parlamentar destaca urgência de garantir diagnóstico e tratamento especializado na rede pública.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil e Receita Federal apreendem Haxixe na operação Protetor de Divisas e Fronteiras, em Jaru

Polícia Civil e Receita Federal apreendem Haxixe na operação Protetor de Divisas e Fronteiras, em Jaru

A droga seria entregue via Correios a uma suspeita.
10
PF incinera aproximadamente duas toneladas de drogas em Porto Velho

PF incinera aproximadamente duas toneladas de drogas em Porto Velho

A ação foi acompanhada por representantes do Ministério Público e do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, conforme determina a legislação vigente
10
Suspeito de homicídio se entrega à Polícia em Ji-Paraná e entrega arma do crime

Suspeito de homicídio se entrega à Polícia em Ji-Paraná e entrega arma do crime

Homem suspeito de matar José Carlos Avelino dos Santos, de 48 anos, em Ji-Paraná, se apresentou voluntariamente à polícia nesta terça-feira e entregou a arma usada no crime.
14
Acidente grave na Linha 94 em Ji-Paraná deixa motorista preso às ferragens

Acidente grave na Linha 94 em Ji-Paraná deixa motorista preso às ferragens

Colisão frontal entre carro e caminhão na Avenida Edson Lima do Nascimento, em Ji-Paraná, deixou motorista idoso preso às ferragens e com suspeita de pneumotórax.
12
Equipe do Sargento Machado prende homem com moto roubada em Porto Velho

Equipe do Sargento Machado prende homem com moto roubada em Porto Velho

A equipe do Sargento Machado do 02 da Polícia Militar prendeu um homem de 38 anos pilotando uma moto roubada na Avenida Imigrantes, em Porto Velho.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Helô Pinheiro comemora 82 anos com a família em São Paulo e celebra legado como Garota de Ipanema

Ícone da música brasileira, Helô Pinheiro celebrou seu aniversário em clima intimista ao lado de filhos, netos e do marido. A eterna Garota de Ipanema segue inspirando gerações.
L

Governo de Rondônia intensifica transporte aeromédico e salva vidas com atendimento emergencial

Mais de 30 transportes aéreos e 5 missões para transplantes foram realizados em 2025, fortalecendo a rede de saúde e salvando pacientes em estado grave.
L

Cientistas revertem sintomas de Parkinson em camundongos: ‘surpresos com o sucesso’

Cientistas da Austrália revertem sintomas de Parkinson em camundongos após descoberta de uma nova proteína.
L

Governo de Rondônia reforça educação ambiental em áreas de preservação de Nova Mutum e Jaci-Paraná

Ação promovida pela Sedam alcançou comunidades próximas a unidades de conservação e fortaleceu a conscientização sobre proteção dos biomas amazônicos.
L
Moraes acusa Eduardo Bolsonaro de interferência em processo do STF e inclui vídeo em inquérito

Moraes acusa Eduardo Bolsonaro de interferência em processo do STF e inclui vídeo em inquérito

A avaliação consta na decisão de Moraes que determinou a inclusão de um vídeo postado pelo parlamentar nas redes sociais em um inquérito no qual ele é investigado por coação no curso do processo e obstrução de investigação.
L

Filosofia hegeliana leva pesquisador de Ji-Paraná ao maior evento internacional de filosofia em Salvador

Trabalho de Fernando Von Noble propõe reflexão ética sobre o meio ambiente e será apresentado em congresso da FISP, entre 24 e 28 de novembro de 2025.
L
Família de Juliana Marins pede investigação da PF sobre vazamento de Autópsia

Família de Juliana Marins pede investigação da PF sobre vazamento de Autópsia

O documento, de responsabilidade da Polícia Civil do Rio de Janeiro, deveria ser sigiloso, conforme nota oficial da corporação à Agência Brasil.
L

MPRO e parceiros alinham ações para garantir água potável a comunidades ribeirinhas de Porto Velho

Projeto Gotas de Esperança reúne instituições como Unicef, Visão Mundial e Instituto Água Sustentável para enfrentar a crise no acesso à água potável no Baixo Madeira.
L
Setor de Energia: Brasil enfrentará desafios no horário de pico e necessitará de térmicas, aponta ONS

Setor de Energia: Brasil enfrentará desafios no horário de pico e necessitará de térmicas, aponta ONS

O documento detalha as condições de atendimento ao mercado do Sistema Interligado Nacional (SIN) para o período de 2025 a 2029.
L

Julho Amarelo: Governo de Rondônia reforça importância da prevenção e diagnóstico das hepatites virais

Campanha destaca testagem, vacinação e hábitos de higiene como medidas essenciais para evitar a transmissão e complicações graves.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.