SÁBADO, 12/07/2025
Publicidade

Novas tecnologias auxiliam o Judiciário durante a pandemia

Para evitar a paralisação total do sistema de Justiça, no qual uma decisão judicial pode transformar a vida de muitas pessoas, as novas ferramentas tecnológicas foram adotadas pela magistratura rondoniense.

Publicado em 

Novas tecnologias auxiliam o Judiciário durante a pandemia - News Rondônia

Em um cenário não muito distante era comum se deparar em uma sala de audiência com a presença do juiz, réu, testemunhas, advogados ou defensores públicos e promotor de justiça, tornando o ambiente de trabalho apertado. Tal situação é inimaginável na conjuntura atual, no qual as autoridades sanitárias recomendam o distanciamento social para evitar aglomeração humana e propagação do COVID-19 (coronavírus).

Para evitar a paralisação total do sistema de Justiça, no qual uma decisão judicial pode transformar a vida de muitas pessoas, as novas ferramentas tecnológicas foram adotadas pela magistratura rondoniense. A principal delas é a realização de audiências virtuais que tem como premissa o encontro à distância entre os operadores do direito e as partes para que cheguem em comum acordo legal. Desde quando iniciou a quarentena no Estado de Rondônia, há quatro meses, a 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Velho realizou aproximadamente 30 audiência entre preliminares, conciliação e instrução. Uma novidade cada vez mais presente na vida do juiz Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa.

Novas tecnologias auxiliam o Judiciário durante a pandemia - News Rondônia

Quando há a designação de audiência, define-se a data e horário, então gera-se o link para o ato através da plataforma Google Meet, ferramenta fornecida pelo Google. "O processo de virtualização implicaria em consequências, diante da evolução tecnológica; a pandemia do Covid-19 veio como um acelerador deste processo. Não podia-se deixar o jurisdicionado com o processo parado para aguardar o retorno das atividades presenciais. A duração razoável do processo é garantia constitucional. E a adaptação da forma como as audiências passaram a ser realizadas foi uma consequência positiva, mostrando que, com os devidos critérios e adoção das devidas cautelas, é uma prática que pode ser implementada e adotada, até mesmo pensando em redução de custos", observa o magistrado. Vale destacar que o TJRO promoveu a atualização do sistema de DRS (gravação de audiências) para permitir que os vídeos das audiências realizadas de forma virtual sejam anexados ao processo eletrônico.

Na decisão também é determinado o fornecimento, em até 24 horas antes do horário da audiência, do telefone e e-mail daqueles que irão participar; o e-mail se faz necessário para o envio de convite ao participante, o que facilita o seu acesso à sala de audiência, que independerá de autorização do organizador do evento. O telefone é solicitado para que, caso haja alguma dificuldade, o juiz ou assessores possam entrar em contato e prestar os devidos auxílios aos que deverão estar presentes ao ato.

Entretanto, no começo da implantação dessa nova forma de se fazer Justiça, o magistrado encontrou obstáculos. "Em um primeiro momento, percebeu-se uma certa resistência por parte dos envolvidos; gradativamente, os demais participantes do processo entenderam a importância da medida e hoje, após diversas audiências, percebo um resultado positivo. Inclusive, com a oitiva de pessoas que não encontram-se na Comarca, agilizando, inclusive, o andamento processual", afirma o juiz Edenir Sebastião. "Convém acrescentar que a maioria dos advogados tem reagido positivamente e alguns manifestando apoio e agradecimento pelo cuidado aos interesses mais urgentes que tendem a ser resolvidos de forma mais célere com o retorno do andamento. Também as audiências virtuais permitem acesso amplo, publicidade e transparência, deixando ver a importância da atuação do Poder Judiciário", complementa.

Audiências virtuais na rotina da Justiça Criminal

O uso das novas ferramentas tecnológicas também tem sido bem explorada na 3ª Vara Criminal de Porto Velho. O juiz Franklin Vieira dos Santos, um dos principais defensores do uso da tecnologia a serviço do Judiciário, tem recorrido todos os dias às audiências virtuais, utilizando o aplicativo Google Meet. "Neste cenário atual onde o Judiciário se vê provocado a enfrentar um novo contexto para dar continuidade, a realização dos serviços tem ocorrido por audiências virtuais e alcançando novos patamares", analisa o magistrado que realizou 282 audiências remotas desde o inicio da quarentena até o dia 17 de julho.

Desde 2018, o juiz Franklin Vieira dos Santos vinha utilizando os aplicativos móveis na tentativa de reunir as partes quando residem em longas distâncias do foro, inclusive, réus que residem no exterior, abrindo mão da carta rogatória (instrumento jurídico internacional pelo qual um país requer o cumprimento de um ato judicial ao órgão jurisdicional de outro país, para que este coopere na prática de determinado ato processual)A substituição de práticas conservadoras por medidas mais modernas evidenciou maior economia de tempo e recursos ao longo de um processo para o Poder Judiciário de Rondônia.

O aplicativo Whatsapp também é utilizado pelo magistrado para a citação dos agentes, notificando-os sobre a existência do processo. Em seguida, os agentes comparecem, sejam através de advogados ou pessoalmente, regularizando a formalidade da citação. O juiz Franklin Vieira dos Santos aponta como uma das vantagens da audiência virtual no que diz respeito a realização da oitiva dos policiais do distrito de Extrema, que moram na mesma comarca e, portanto, não poderiam ser ouvidos por Carta Precatória e precisam se deslocar até a Capital. Nesta segunda-feira (20) o magistrado colheu o depoimento de dois policiais militares de Extrema – distrito distante 325 km de Porto Velho -, em procedimento que não demorou sequer cinco minutos.

O pioneirismo do juiz Franklin Vieira dos Santos levou o magistrado a concorrer ao Prêmio Innovare – concurso que avalia práticas e projetos inovadores no Judiciário brasileiro. "Depois que esse ambiente de pandemia se resolver e já não exigir mais essa configuração, eu acredito que o Processo Penal tem uma potencialidade para ser modificado. Então por que não continuar fazendo audiências dessa forma? Esse é um ambiente muito favorável para isso e a reconstrução da verdade pode ser alcançada de forma virtual. O caos permite mudanças e as novidades não nos assustam, na verdade ela nos provoca com essas mudanças", opina o juiz criminal.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO e Prefeitura de Porto Velho ampliam projeto Sentinela para reforçar combate às queimadas

Governo de RO e Prefeitura de Porto Velho ampliam projeto Sentinela para reforçar combate às queimadas

Parceria fortalece uso do projeto Sentinela, integrando tecnologia e ações conjuntas para combater queimadas em Porto Velho.
L
aprenda-a-converter-word-em-pdf-facilmente-e-otimize-seu-tempo

Aprenda a converter Word em PDF facilmente e otimize seu tempo

Transforme Word em PDF de forma simples, rápida e gratuita. Ganhe tempo, evite erros de formatação e facilite seu dia a dia com esse recurso indispensável!
L

Rondônia lidera uso de tecnologia entre pescadores da Amazônia Legal

Estado é destaque nacional com 61,8% dos pescadores conectados à informação tecnológica, superando Amazonas, Pará e Acre
L

Governo de Rondônia lança Sistema Único de Educação para integrar redes de ensino e modernizar gestão escolar

Plataforma SUE/RO conecta escolas estaduais, municipais e filantrópicas, permitindo gestão pedagógica completa e monitoramento da aprendizagem em tempo real.
L

Economia digital ganha espaço no cotidiano da região

Pode parecer complexo para alguns quando mencionamos o termo “economia digital”, mas essa definição já faz parte da rotina de milhões de brasileiros e de pessoas ao redor do mundo.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Professor Allysson Viana

Professor Allysson Viana é o convidado do programa Amazônia, Gente e Justiça desta sexta, dia 11, às 18h.
L

Povoado Nerd | Entrevista Yarley Luam

Prepare-se para conhecer a jornada inspiradora de Yarley, desde os primeiros treinos até as conquistas no tatame. Vamos conversar sobre disciplina, rotina de treinos, desafios em competições e dicas para quem quer ingressar no mundo das artes marciais.
L

Fonte de Vida: com José Neves

Confira!
L
Governo de Rondônia destaca avanço em saúde, agricultura e infraestrutura de 7 a 11 de julho

Governo de Rondônia destaca avanço em saúde, agricultura e infraestrutura de 7 a 11 de julho

Transporte aeromédico, produção de café robusta, combate às queimadas e ampliação hospitalar marcam a semana em Rondônia
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 48 aprovados em concurso público; maioria é da área da saúde

Prefeitura de Jaru convoca mais 48 aprovados em concurso público; maioria é da área da saúde

Convocados têm até o dia 7 de agosto para apresentar documentação por meio eletrônico
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

POLÍTICA

Governo edita MP com teto para subsídios e corte de “jabutis”

Medida provisória fixa limite para encargos na conta de luz, ajusta contratação de térmicas e PCHs, e muda regras do setor de gás
L
Rua Cândido Portinari, no setor 07 de Jaru, recebe nova pavimentação asfáltica

Governo de RO avança na Educação com reforma de escola no distrito de Vila Marcão em Alta Floresta

Obra integra nova etapa do Programa Asfalta Jaru e é executada com recurso de emenda parlamentar do deputado estadual Dr. Luís do Hospital
L
Deputado Edevaldo Neves lança Copa do Mundo de Várzea com premiação recorde em Rondônia

Deputado Edevaldo Neves lança Copa do Mundo de Várzea com premiação recorde em Rondônia

Copa do Mundo de Várzea de Rondônia, idealizada por Edevaldo Neves, promete R$ 57 mil em prêmios e mobiliza comunidades em todo o estado.
L
Rua Cândido Portinari, no setor 07 de Jaru, recebe nova pavimentação asfáltica

Rua Cândido Portinari, no setor 07 de Jaru, recebe nova pavimentação asfáltica

Obra integra nova etapa do Programa Asfalta Jaru e é executada com recurso de emenda parlamentar do deputado estadual Dr. Luís do Hospital
L

Comunidade Terapêutica em Presidente Médici recebe R$ 100 mil por meio de emenda da deputada Sílvia Cristina

Instituição que acolhe mulheres com dependência química é administrada pelas Irmãs da Copiosa Redenção e atua na recuperação e reintegração social.
L
Publicidade

POLÍCIA

Apenado monitorado é preso após roubo de celular na capital

Apenado monitorado é preso após roubo de celular na capital

Em consulta ao sistema, os policiais constataram que a motocicleta utilizada era roubada.
10

Em artigo divulgado em nove países, Lula discute o multilateralismo e a polêmica opção de socorrer super-ricos às custas dos cidadãos comuns

“O estrangulamento da capacidade de ação do Estado redundou no descrédito das instituições. A insatisfação tornou-se terreno fértil para as narrativas extremistas que ameaçam a democracia e fomentam o ódio como projeto político”.
L
Jovem é atacado a tiros enquanto pintava portão de residência na zona leste

Jovem é atacado a tiros enquanto pintava portão de residência na zona leste

Vítima de 22 anos foi atingida nas pernas; criminosos fugiram de bicicleta após o ataque.
12
Jovem morre afogado em balneário na capital

Jovem morre afogado em balneário na capital

Tragédia ocorreu nesta sexta-feira (11); Corpo de Bombeiros localizou o corpo após buscas na área rural da capital
18

VÍDEO: Casal é flagrado furtando moto de trabalhador perto do Shopping em Porto Velho

Um casal criminoso foi filmado nesta sexta-feira (11), furtando uma moto no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, próximo ao Porto Velho Shopping na capital.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova sede da Emater em Alta Floresta d’Oeste une tecnologia e apoio direto ao produtor em Rondônia

Nova sede da Emater em Alta Floresta d’Oeste une tecnologia e apoio direto ao produtor em Rondônia

Governo de Rondônia investe em estrutura moderna para fortalecer assistência técnica, valorizar servidores e impulsionar produção rural
L
Governo de Rondônia entrega kits natalidade a gestantes de Nova Califórnia com o programa Mamãe Cheguei

Governo de Rondônia entrega kits natalidade a gestantes de Nova Califórnia com o programa Mamãe Cheguei

Ação do governo estadual leva enxovais a 20 gestantes na Ponta do Abunã e reforça proteção à primeira infância em Rondônia
L
Ação integrada combate ocupação irregular em área de preservação permanente em Porto Velho

Ação integrada combate ocupação irregular em área de preservação permanente em Porto Velho

Operação coordenada pela Sema reúne órgãos municipais e federais para proteger patrimônio ambiental na zona Sul da cidade
L
Léo Lins traz show "Enterrado Vivo" a Porto Velho em outubro; ingressos já estão à venda

Léo Lins traz show “Enterrado Vivo” a Porto Velho em outubro; ingressos já estão à venda

Apresentação será no Teatro Palácio das Artes e contará com ação social para arrecadação de alimentos destinados ao NACC.
L
Com apoio do TCE-RO, Rondônia lidera alfabetização infantil na Região Norte e alcança 6º lugar no país

Com apoio do TCE-RO, Rondônia lidera alfabetização infantil na Região Norte e alcança 6º lugar no país

Estado superou a média nacional no índice de alfabetização e consolidou-se como referência na educação básica, com destaque para atuação estratégica do Tribunal de Contas.
L
TCE-RO fiscaliza reforma na ala cardiovascular do Hospital de Base em Porto Velho

TCE-RO fiscaliza reforma na ala cardiovascular do Hospital de Base em Porto Velho

Obra esperada há mais de 20 anos vai revitalizar 15 enfermarias e 33 leitos; Tribunal de Contas acompanha execução para garantir eficiência.
L
Aposentados já podem aderir ao acordo para devolução de descontos indevidos a partir desta sexta (11)

Aposentados já podem aderir ao acordo para devolução de descontos indevidos a partir desta sexta (11)

Restituição será feita diretamente na conta do beneficiário; valores referem-se a cobranças entre março de 2020 e março de 2025
L
F.O Futsal vence Real Paraíso por 2 a 1 na estreia da Copa Jaru

F.O Futsal vence Real Paraíso por 2 a 1 na estreia da Copa Jaru

Maior competição de futsal de Rondônia reúne 79 equipes de 12 municípios e é promovida pela Prefeitura de Jaru.
L
Inscrições para Prova Nacional Docente 2025 começam na segunda-feira

Inscrições para Prova Nacional Docente 2025 começam na segunda-feira

O Ministério da Educação tem boas expectativas para a primeira edição da Prova Nacional Docente, que poderá ser utilizada em concursos e seleções para o magistério público em 2026.
L
PRF prende caminhoneiro por uso de documento falso em Rondônia

PRF prende caminhoneiro por uso de documento falso em Rondônia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um homem de 60 anos com um Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) falsificado durante uma fiscalização na BR-364, em Ariquemes.
10
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.