QUARTA-FEIRA, 05/11/2025

Em destaque

POLITEC COLETA AMOSTRAS BIOLÓGICAS EM 1,6 MIL DETENTOS DE PORTO VELHO; PRESÍDIOS DO INTERIOR SERÃO VISITADOS EM 2020

O instituto atende ao padrão internacional certificado pelo Grupo Iberoamericano de Trabalho e Análise de DNA, sediado em Madri (Espanha).

Publicado em 

Concluída a coleta de amostras biológicas em 1,6 mil detentos do sistema prisional em Porto Velho, o Instituto de DNA Criminal já programou semelhante operação no interior do Estado de Rondônia.

O instituto atende ao padrão internacional certificado pelo Grupo Iberoamericano de Trabalho e Análise de DNA, sediado em Madri (Espanha).

Rondônia não necessita mais esperar todas as etapas recursais do julgamento para colher o DNA de presos condenados por crimes praticados com violência, dolosamente, de natureza grave contra pessoa ou por quaisquer dos crimes considerados hediondos, entre os quais, homicídio, latrocínio, estupro e genocídio.

Desde 2017, a Superintendência de Polícia Técnico-Cientifica (Politec) tornou mais ágeis e precisas as investigações. Graças ao exame, um homem que cometeu diversos crimes nos estados do Amazonas e Mato Grosso foi preso em Rondônia.

Análise laboratorial identifica perfis genéticos oriundos em locais de crimes, processa informações e as inclui em seus respectivos bancos de dados. Enviados ao Banco Nacional de Perfis Genéticos, eles serão confrontados para busca de coincidências, relação de suspeitos em locais de crime.

“A Lei Federal nº 12.654, em fase de implementação, fez avançar a investigação criminal”, destacou na quinta-feira (21) o corregedor do instituto, perito criminal João Dias. Ele enalteceu os esforços do governador Marcos Rocha e sua percepção para concluir o multiatendimento do instituto.

“Já solucionamos casos comuns, quase anônimos, e outros de grande repercussão”, disse.

Prevista desde 2012, a obrigatoriedade da identificação do perfil genético de condenados por crime praticado, dolosamente, com violência de natureza grave contra pessoa, avança.

No cômputo geral, conforme a Pesquisa Perfil de Laboratórios de DNA, feita no ano passado, estima-se que há 137,6 mil condenados nessas condições e que deveriam ser identificados pelo perfil genético.

Recentemente, no distrito de Abunã, uma mulher de 68 anos de idade foi violentada sexualmente, espancada e estrangulada por um homem. Populares acreditavam que o agressor teria sido outro e quase o mataram, em linchamento.

“A PM salvou-o, retirando-o das mãos de pessoas furiosas que queriam matá-lo”, contou Dias.

O perito Ramon Miranda mostrou na tela do computador toda análise do material genético colhido de três suspeitos. Agentes da Politec procederam à coleta de amostras do sêmen encontrado na vítima e pelo exame de DNA comprovaram que o abuso não fora praticado pelo rapaz de 20 anos acusado pelos moradores do distrito, e sim, por outro, de 36, vizinho da vítima. “A investigação perfeita não pressupõe somente a produção de provas, o perfil genético é essencial”, comentou Ramon Miranda. “Precisamos saber se o sangue na faca ou no revólver pertence realmente ao acusado”, exemplificou.

Corregedor João Dias explica a modernidade: “provas são irrefutáveis”

Segundo ele, muitas vezes o perito coleta vestígios em locais de crimes, porém, só a comparação feita pelo banco de dados permitirá a identificação dos fragmentos colhidos.

Um condenado por estupro, foragido do sistema prisional em Mato Grosso do Sul, foi preso no Maranhão pela prática de semelhante crime.

“A prova pericial possibilita identificar sem as antigas pressões de diversas origens e de acusações injustas”, assinalou o corregedor João Dias. “A produção de provas, hoje, respeita as garantias individuais do ser humano, não obedece às pressões, tampouco a tortura; é a identificação correta e robusta, irrefutável, sem margem de erros”, acrescentou.

Solicitado nas 24 horas do dia, o instituto trabalha com uma equipe formada por quatro peritos e três apoiadores para atender a Sesdec, Sejus, Bombeiros, Detran, Ministério Público e Poder Judiciário.

MODERNIDADE E EFICÁCIA

A visita ao laboratório, na Avenida Pinheiro Machado, oferece a visão da importância da perícia criminal no estado: na sala de pré-PCR (para teste de paternidade desde 1990), por exemplo, são preparadas soluções, enquanto a sala do PCR é equipada com marcadores dotados de florescências que ampliam o DNA na parte alvo. Assim, mediante fragmentos específicos, obtém-se a caracterização em dois tipos: autossômico e a parte específica do cromossomo Y, apresentada somente por indivíduos do sexo masculino.

A análise de perfil genético trabalha com 22 marcadores à base de biologia molecular e estatística.

Na sala 1, os peritos fazem a triagem de fragmentos de crimes – sangue, amostras de tecidos, etc. Na sala 2, eles limpam ossadas, vegetais, entre outros fragmentos que por algum motivo tenham permanecido expostos ao tempo, e daí obtém o DNA “cristalino, purificado”. Dois equipamentos funcionam nessa sala, o CPA 200 e o Auto Mate.

Na sala 3 são preparados reagentes, e na sala 4, o termociclador amplia o DNA por meio da indução de reações em cadeia da polimerase, ou PCR (polymerase chain reaction), através da temperatura.

Essa reação, executada de forma precisa e controlada, produz cópias exatas de seguimentos específicos do DNA em estudo.

Iluminação forense: técnica avançada que elucida crimes, os mais complicados

O QUE FAZ UM PERITO CRIMINAL

► Peritos podem ser designados pela Justiça,  com a incumbência de ver e referir fatos de natureza permanente, cujo esclarecimento é de interesse no processo. É o servidor público, policial ou não, pertencente aos quadros dos Institutos de Criminalística, dos Institutos de Perícias,Institutos de Identificação, e dos órgãos de Polícia Científica e afins, devidamente investido, por concurso público, nos cargos de nível superior elencados na Lei 12.030/2009.

► Especializado em encontrar ou proporcionar a chamada prova técnica ou prova pericial, mediante a análise científica de vestígios produzidos e deixados na prática de delitos. Os peritos criminais de local de crime analisam o cenário, identificam, registram, coletam, interpretam e armazenam vestígios. São responsáveis por estabelecer a dinâmica e a autoria dos delitos e realizar a materialização da prova que será utilizada durante o processo penal.

► Agindo por requisição da autoridade judicial, pelo Ministério Público ou pela autoridade policial, o perito estuda o corpo (ou objeto envolvido no delito), refaz o mecanismo do crime (para saber o que ocorreu), examina o local onde ocorreu o delito e efetua exames laboratoriais. Ele tem autonomia garantida pela Lei 12030/2009. Não há subordinação funcional ou técnica deste perito para com a autoridade requisitante.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

My Family Cinema chega ao fim e deixa usuários sem acesso nem reembolso

My Family Cinema chega ao fim e deixa usuários sem acesso nem reembolso

Serviço de streaming pirata foi desativado por decisão judicial na Argentina e afetou diretamente consumidores brasileiros.
L
Renault e Geely ampliam cooperação para veículos eletrificados no mercado brasileiro

Renault e Geely ampliam cooperação para veículos eletrificados no mercado brasileiro

Produção conjunta e distribuição ampliada marcam nova fase da fabricante francesa com participação da chinesa
L
Expojud 2025 destaca inovações do TRT-14 com uso de Inteligência Artificial

Expojud 2025 destaca inovações do TRT-14 com uso de Inteligência Artificial

Escola Judicial apresenta avanços no uso ético e eficiente da tecnologia para aprimorar a formação de magistrados e servidores.
L
Inova Norte 2025 traz dois dias de conteúdo, tecnologia e inovação a Porto Velho

Inova Norte 2025 traz dois dias de conteúdo, tecnologia e inovação a Porto Velho

Evento reúne especialistas, startups e empresas para debater transformação digital e conectividade na região Norte.
L
GeoPortal da Prefeitura de Porto Velho facilita acesso a informações sobre serviços públicos e planejamento urbano

GeoPortal da Prefeitura de Porto Velho facilita acesso a informações sobre serviços públicos e planejamento urbano

Ferramenta gratuita permite consultar mapas, dados territoriais e localizar unidades municipais com facilidade.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Barranco Alto: Américo Casara, o navegador

A obra Barranco Alto retrata a inspiradora saga de Américo Casara, o navegador ítalo-brasileiro que uniu ciência, arte e coragem, deixando um legado histórico e cultural nas margens do rio Guaporé.
L

Agenda News: Entrevista com a professora Teila Paula de Avelar sobre contação de histórias

A atividade é gratuita e aberta ao público, sendo uma excelente oportunidade para introduzir os pequenos ao mundo da literatura de forma divertida e afetiva.
L
Câmara aprova reajuste de 8% ao ano para servidores do Judiciário

Câmara aprova reajuste de 8% ao ano para servidores do Judiciário

Os deputados aprovaram dois projetos de lei que concedem aumento salarial de 8% de 2026 a 2028 e reformulam o Adicional de Qualificação (AQ).
L
CPI do Crime Organizado convida ministros, 11 governadores e especialistas

CPI do Crime Organizado convida ministros, 11 governadores e especialistas

O relator, Alessandro Vieira, teve o plano de convocações aprovado, com o objetivo de obter um diagnóstico completo da atuação de facções e milícias no Brasil.
L
Maria, José, Silva e Santos lideram lista de nomes mais comuns no país

Maria, José, Silva e Santos lideram lista de nomes mais comuns no país

O IBGE revelou o ranking dos nomes e sobrenomes mais frequentes no Brasil; Maria é o nome de 12,3 milhões de pessoas, seis em cada cem brasileiros.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L
Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Selecionados atuarão em diversas funções, incluindo agente de campo, auxiliar de serviços gerais e agente operacional.
L
Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Atendimento auxilia trabalhadores em busca de recolocação e capacitação profissional.
L
Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Edital nº 7/2025 da Seduc oferece 26 vagas em 24 escolas de Rondônia; inscrições são gratuitas e ocorrem de 3 a 12 de novembro.
L

POLÍTICA

Mutirão de emissão de RG para produtores rurais de Ji-Paraná é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão de emissão de RG para produtores rurais de Ji-Paraná é solicitado por Cláudia de Jesus

Deputada estadual Cláudia de Jesus solicita ao Governo de Rondônia a realização de mutirão para facilitar o acesso à documentação básica de produtores rurais.
L
Patrolamento da Linha D tem início após solicitação da deputada Dra. Taíssa

Patrolamento da Linha D tem início após solicitação da deputada Dra. Taíssa

Serviço solicitado pela deputada Dra. Taíssa Sousa ao DER garante melhorias na principal rota de escoamento da produção agrícola entre Nova Mamoré e Buritis.
L
Senado aprova regularização de terras em faixa de fronteira com relatoria de Jaime Bagattoli

Senado aprova regularização de terras em faixa de fronteira com relatoria de Jaime Bagattoli

Projeto contempla Rondônia e mais dez estados, definindo prazos e critérios claros para dar segurança jurídica aos produtores rurais.
L
Deputada Gislaine Lebrinha acompanha ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Deputada Gislaine Lebrinha acompanha ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Obra de mais de R$ 3 milhões está em execução e fortalece o atendimento à população do município.
L
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente

Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente

A capital federal será transferida simbolicamente para Belém durante a realização da COP30, entre 11 e 21 de novembro, para reforçar a relevância da Amazônia na agenda climática.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Federal combate lavagem de dinheiro de crimes ambientais em Rondônia

Polícia Federal combate lavagem de dinheiro de crimes ambientais em Rondônia

A Operação Occulta Originis foi deflagrada pela Polícia Federal com o objetivo de desarticular um esquema que movimentou mais de R$ 60 milhões provenientes da exploração ilegal de madeira.
10
Idoso ferido após colisão entre caminhonete e moto em Porto Velho

Idoso ferido após colisão entre caminhonete e moto em Porto Velho

O acidente entre uma caminhonete RAM e uma motocicleta Honda Twister 250 ocorreu no cruzamento das avenidas Alexandre Guimarães e Uruguai. A vítima sofreu fratura na perna.
14
Operação contra o Comando Vermelho na Bahia prende 35 pessoas

Operação contra o Comando Vermelho na Bahia prende 35 pessoas

A Operação Freedom, realizada nesta terça-feira, prendeu 35 suspeitos de envolvimento com o crime organizado na Bahia, incluindo um casal apontado como líder financeiro e armado da facção.
18
Homem é encontrado morto com perfurações pelo corpo em Rio no Ramal Maravilha

Homem é encontrado morto com perfurações pelo corpo em Rio no Ramal Maravilha

Com ajuda de uma canoa foi feito o resgate do corpo, e durante os trabalhos da perícia, foram constatadas algumas perfurações por disparo de arma de fogo e provavelmente pauladas.
18
Polícia Civil e Militar prendem autores de roubo em Porto Velho

Polícia Civil e Militar prendem autores de roubo em Porto Velho

Em ação conjunta, a Polícia Civil e o 5º BPM cumpriram mandados de prisão preventiva roubo Porto Velho contra dois investigados por invadir e agredir vítimas no bairro Embratel, em julho.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Arquétipos da comunicação – II

Pierre Lévy, filósofo francês e pioneiro da cibercultura, analisa os impactos da hiperdigitalização e da economia da informação, destacando o papel coletivo da internet na construção da memória e da inteligência humana.
L
Honda Civic EXR 2.0 Automático 2014 com Conforto e Estilo na Zé Veículos

Honda Civic EXR 2.0 Automático 2014 com Conforto e Estilo na Zé Veículos

Sofisticação, potência e confiança em cada detalhe.
L
Leão e Oswaldo de Oliveira criticam estrangeiros na frente de Ancelotti

Leão e Oswaldo de Oliveira criticam estrangeiros na frente de Ancelotti

Ex-treinadores manifestaram-se contra a presença de técnicos de fora do país no Brasil, causando constrangimento durante o 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol, que homenageava o italiano.
L

Ford Ka SE Plus 2019 Completo e Econômico na Zé Veículos

Ideal para quem busca conforto, estilo e excelente custo-benefício.
L
Lula defende foco nos chefes do crime organizado e aprovação do PL Antifacção

Lula defende foco nos chefes do crime organizado e aprovação do PL Antifacção

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo busca “quebrar a espinha dorsal” das facções, destacando que R$ 19,8 bilhões foram retirados das mãos de criminosos desde 2023.
L
FAB usará caças e anti-drones para segurança da Cúpula de Líderes da COP30

FAB usará caças e anti-drones para segurança da Cúpula de Líderes da COP30

A Força Aérea Brasileira atuará com aeronaves F-5M e mísseis Python 4 e estabelecerá áreas de exclusão com circulação restrita de voos em Belém nos dias 6 e 7 de novembro.
L
Deserto do Saara pode ter até 75% mais chuva nas próximas décadas, diz pesquisa

Deserto do Saara pode ter até 75% mais chuva nas próximas décadas, diz pesquisa

Estudo da Universidade de Illinois em Chicago prevê mudanças drásticas na paisagem do Deserto do Saara, com aumento da precipitação devido ao aquecimento global.
L
A não aplicabilidade da Lei Magnitsky no Brasil

A não aplicabilidade da Lei Magnitsky no Brasil

Jurista Ives Gandra defende que não há necessidade de lei para proibir a norma americana no país.
L
INSS inicia pagamento da pensão vitalícia a pessoas com deficiência causada pelo Zika Vírus

INSS inicia pagamento da pensão vitalícia a pessoas com deficiência causada pelo Zika Vírus

Novo grupo começa a receber o benefício a partir de 28 de novembro; medida reconhece a luta das famílias afetadas pela síndrome congênita.
L
Jaru sedia o 4º Encontro do Programa Primeiros Passos

Jaru sedia o 4º Encontro do Programa Primeiros Passos

Formação reuniu profissionais de 11 municípios de Rondônia e encerrou o ciclo de capacitações de 2025.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.