QUARTA-FEIRA, 28/01/2026

Em destaque

POLITEC COLETA AMOSTRAS BIOLÓGICAS EM 1,6 MIL DETENTOS DE PORTO VELHO; PRESÍDIOS DO INTERIOR SERÃO VISITADOS EM 2020

O instituto atende ao padrão internacional certificado pelo Grupo Iberoamericano de Trabalho e Análise de DNA, sediado em Madri (Espanha).

Publicado em 

Concluída a coleta de amostras biológicas em 1,6 mil detentos do sistema prisional em Porto Velho, o Instituto de DNA Criminal já programou semelhante operação no interior do Estado de Rondônia.

O instituto atende ao padrão internacional certificado pelo Grupo Iberoamericano de Trabalho e Análise de DNA, sediado em Madri (Espanha).

Rondônia não necessita mais esperar todas as etapas recursais do julgamento para colher o DNA de presos condenados por crimes praticados com violência, dolosamente, de natureza grave contra pessoa ou por quaisquer dos crimes considerados hediondos, entre os quais, homicídio, latrocínio, estupro e genocídio.

Desde 2017, a Superintendência de Polícia Técnico-Cientifica (Politec) tornou mais ágeis e precisas as investigações. Graças ao exame, um homem que cometeu diversos crimes nos estados do Amazonas e Mato Grosso foi preso em Rondônia.

Análise laboratorial identifica perfis genéticos oriundos em locais de crimes, processa informações e as inclui em seus respectivos bancos de dados. Enviados ao Banco Nacional de Perfis Genéticos, eles serão confrontados para busca de coincidências, relação de suspeitos em locais de crime.

“A Lei Federal nº 12.654, em fase de implementação, fez avançar a investigação criminal”, destacou na quinta-feira (21) o corregedor do instituto, perito criminal João Dias. Ele enalteceu os esforços do governador Marcos Rocha e sua percepção para concluir o multiatendimento do instituto.

“Já solucionamos casos comuns, quase anônimos, e outros de grande repercussão”, disse.

Prevista desde 2012, a obrigatoriedade da identificação do perfil genético de condenados por crime praticado, dolosamente, com violência de natureza grave contra pessoa, avança.

No cômputo geral, conforme a Pesquisa Perfil de Laboratórios de DNA, feita no ano passado, estima-se que há 137,6 mil condenados nessas condições e que deveriam ser identificados pelo perfil genético.

Recentemente, no distrito de Abunã, uma mulher de 68 anos de idade foi violentada sexualmente, espancada e estrangulada por um homem. Populares acreditavam que o agressor teria sido outro e quase o mataram, em linchamento.

“A PM salvou-o, retirando-o das mãos de pessoas furiosas que queriam matá-lo”, contou Dias.

O perito Ramon Miranda mostrou na tela do computador toda análise do material genético colhido de três suspeitos. Agentes da Politec procederam à coleta de amostras do sêmen encontrado na vítima e pelo exame de DNA comprovaram que o abuso não fora praticado pelo rapaz de 20 anos acusado pelos moradores do distrito, e sim, por outro, de 36, vizinho da vítima. “A investigação perfeita não pressupõe somente a produção de provas, o perfil genético é essencial”, comentou Ramon Miranda. “Precisamos saber se o sangue na faca ou no revólver pertence realmente ao acusado”, exemplificou.

Corregedor João Dias explica a modernidade: “provas são irrefutáveis”

Segundo ele, muitas vezes o perito coleta vestígios em locais de crimes, porém, só a comparação feita pelo banco de dados permitirá a identificação dos fragmentos colhidos.

Um condenado por estupro, foragido do sistema prisional em Mato Grosso do Sul, foi preso no Maranhão pela prática de semelhante crime.

“A prova pericial possibilita identificar sem as antigas pressões de diversas origens e de acusações injustas”, assinalou o corregedor João Dias. “A produção de provas, hoje, respeita as garantias individuais do ser humano, não obedece às pressões, tampouco a tortura; é a identificação correta e robusta, irrefutável, sem margem de erros”, acrescentou.

Solicitado nas 24 horas do dia, o instituto trabalha com uma equipe formada por quatro peritos e três apoiadores para atender a Sesdec, Sejus, Bombeiros, Detran, Ministério Público e Poder Judiciário.

MODERNIDADE E EFICÁCIA

A visita ao laboratório, na Avenida Pinheiro Machado, oferece a visão da importância da perícia criminal no estado: na sala de pré-PCR (para teste de paternidade desde 1990), por exemplo, são preparadas soluções, enquanto a sala do PCR é equipada com marcadores dotados de florescências que ampliam o DNA na parte alvo. Assim, mediante fragmentos específicos, obtém-se a caracterização em dois tipos: autossômico e a parte específica do cromossomo Y, apresentada somente por indivíduos do sexo masculino.

A análise de perfil genético trabalha com 22 marcadores à base de biologia molecular e estatística.

Na sala 1, os peritos fazem a triagem de fragmentos de crimes – sangue, amostras de tecidos, etc. Na sala 2, eles limpam ossadas, vegetais, entre outros fragmentos que por algum motivo tenham permanecido expostos ao tempo, e daí obtém o DNA “cristalino, purificado”. Dois equipamentos funcionam nessa sala, o CPA 200 e o Auto Mate.

Na sala 3 são preparados reagentes, e na sala 4, o termociclador amplia o DNA por meio da indução de reações em cadeia da polimerase, ou PCR (polymerase chain reaction), através da temperatura.

Essa reação, executada de forma precisa e controlada, produz cópias exatas de seguimentos específicos do DNA em estudo.

Iluminação forense: técnica avançada que elucida crimes, os mais complicados

O QUE FAZ UM PERITO CRIMINAL

► Peritos podem ser designados pela Justiça,  com a incumbência de ver e referir fatos de natureza permanente, cujo esclarecimento é de interesse no processo. É o servidor público, policial ou não, pertencente aos quadros dos Institutos de Criminalística, dos Institutos de Perícias,Institutos de Identificação, e dos órgãos de Polícia Científica e afins, devidamente investido, por concurso público, nos cargos de nível superior elencados na Lei 12.030/2009.

► Especializado em encontrar ou proporcionar a chamada prova técnica ou prova pericial, mediante a análise científica de vestígios produzidos e deixados na prática de delitos. Os peritos criminais de local de crime analisam o cenário, identificam, registram, coletam, interpretam e armazenam vestígios. São responsáveis por estabelecer a dinâmica e a autoria dos delitos e realizar a materialização da prova que será utilizada durante o processo penal.

► Agindo por requisição da autoridade judicial, pelo Ministério Público ou pela autoridade policial, o perito estuda o corpo (ou objeto envolvido no delito), refaz o mecanismo do crime (para saber o que ocorreu), examina o local onde ocorreu o delito e efetua exames laboratoriais. Ele tem autonomia garantida pela Lei 12030/2009. Não há subordinação funcional ou técnica deste perito para com a autoridade requisitante.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO lança Ambiente Virtual de Aprendizagem para qualificação de servidores

Governo de RO lança Ambiente Virtual de Aprendizagem para qualificação de servidores

Plataforma AVA da Sejus inicia atividades com curso sobre Princípios da Administração Pública focado na modernização e eficiência da gestão estadual
L
Doom roda até em fones de ouvido sem tela em experimento hacker

Doom roda até em fones de ouvido sem tela em experimento hacker

Projeto experimental adapta o clássico jogo de tiro para PineBuds Pro e demonstra criatividade técnica e limites do hardware.
L
WhatsApp prepara assinatura para usar o app sem anúncios; entenda

WhatsApp prepara assinatura para usar o app sem anúncios; entenda

Indícios encontrados no código do mensageiro sugerem que a Meta estuda um plano pago para uso do WhatsApp sem anúncios na aba Atualizações, mas ainda não há anúncio oficial.
L
Por que o TikTok foi vendido nos EUA? Entenda a negociação e o que muda no app

Por que o TikTok foi vendido nos EUA? Entenda a negociação e o que muda no app

Operação da plataforma passa para consórcio americano por US$ 14 bilhões; algoritmo será treinado apenas com dados locais para atender exigências de segurança nacional
L
Hacker invade Pague Menos e desvia Pix para conta particular

Hacker invade Pague Menos e desvia Pix para conta particular

Rede de farmácias identifica “instabilidade pontual” no site com ofertas suspeitas e chave Pix desviada; clientes serão ressarcidos ou receberão pedidos entregues
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Anvisa autoriza produção de cannabis medicinal no Brasil

Anvisa autoriza produção de cannabis medicinal no Brasil

Nova resolução da agência reguladora permite cultivo por empresas para fins farmacêuticos e libera a venda de produtos em farmácias de manipulação.
L
Manifestantes bloqueiam BR 364 por causa de tarifas de pedágio

Manifestantes bloqueiam BR 364 por causa de tarifas de pedágio

Manifestantes fecham o quilômetro 563 da rodovia federal para protestar contra as tarifas do novo pedágio e os planos de desocupação de terras na região.
L

In Foco Podcast: Jaqueline Cassol fala sobre gestão pública, direito e trajetória política

O In Foco propõe uma conversa aprofundada, com reflexões sobre políticas públicas, desenvolvimento regional, responsabilidade institucional e o papel da mulher nos espaços de decisão.
L
Governo planeja acelerar projeto para extinguir jornada 6x1

Governo planeja acelerar projeto para extinguir jornada 6×1

Ministra Gleisi Hoffmann afirma que a mudança na escala de trabalho é prioridade e o texto pode ser unificado para garantir a aprovação ainda no primeiro semestre.
L
Ministério da Saúde certifica seis novos hospitais de ensino no SUS

Ministério da Saúde certifica seis novos hospitais de ensino no SUS

Governo oficializa unidades em São Paulo, Minas e Rio de Janeiro como centros de formação profissional, visando ampliar a oferta de especialistas no país.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alero reúne chefes de gabinete para alinhar execução de emendas parlamentares em 2026

Alero reúne chefes de gabinete para alinhar execução de emendas parlamentares em 2026

Encontro no plenário discute integração do sistema SEI e novas regras para termos de fomento; gestão de emendas parlamentares em Rondônia busca mais transparência e agilidade
L
Deputado Alex Redano propõe lavanderia industrial para unidades prisionais de Ariquemes

Deputado Alex Redano propõe lavanderia industrial para unidades prisionais de Ariquemes

Indicação visa melhorar condições sanitárias e promover saúde pública no sistema penal
L
Casa da Mulher Brasileira avança em Porto Velho após aprovação técnica da Caixa

Casa da Mulher Brasileira avança em Porto Velho após aprovação técnica da Caixa

Projeto articulado pela deputada Cláudia de Jesus entra em fase de licitação
L
Saúde de Nova Mamoré recebe reforço de R$ 830 mil após articulação de Dra. Taíssa e Jaime Bagattoli

Saúde de Nova Mamoré recebe reforço de R$ 830 mil após articulação de Dra. Taíssa e Jaime Bagattoli

Recurso destinado ao custeio de hospital e UBS já está disponível nas contas da prefeitura; investimento na saúde de Nova Mamoré garante manutenção de serviços 24h
L
Banco de Sangue de Guajará-Mirim atinge 90% de conclusão e deve ser inaugurado em fevereiro

Banco de Sangue de Guajará-Mirim atinge 90% de conclusão e deve ser inaugurado em fevereiro

Reforma transforma unidade em posto de coleta avançado com investimento de R$ 200 mil; novo Banco de Sangue ampliará autonomia na fronteira
L
Publicidade

POLÍCIA

PF investiga campanha contra o Banco Central nas redes sociais

PF investiga campanha contra o Banco Central nas redes sociais

A Polícia Federal apura se influenciadores foram contratados para atacar o Banco Central após a liquidação do banco Master, com rombo estimado em bilhões.
L
Investimentos e tecnologia fortalecem o combate ao crime em Rondônia entre 2019 e 2025

Investimentos e tecnologia fortalecem o combate ao crime em Rondônia entre 2019 e 2025

Governo estadual investe mais de R$ 237 milhões em segurança pública
L
Governo de Rondônia intensifica policiamento em pontos estratégicos durante o Carnaval 2026

Governo de Rondônia intensifica policiamento em pontos estratégicos durante o Carnaval 2026

Efetivo da Polícia Militar atuará em locais de grande circulação em todo o estado; reforço no policiamento em Rondônia visa garantir segurança de foliões
L
Ataque a tiros em frente ao condomínio Porto Madero 4

Ataque a tiros em frente ao condomínio Porto Madero 4

Homem em uma motocicleta disparou diversas vezes contra o residencial; ninguém foi atingido.
10
PF, Funai e Ibama deflagram operação contra garimpo ilegal no Rio Guaporé/RO

PF, Funai e Ibama deflagram operação contra garimpo ilegal no Rio Guaporé/RO

Ação conjunta entre Polícia Federal, Ibama e Funai resultou na inutilização de uma draga que operava clandestinamente em terra indígena na fronteira com a Bolívia.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: SPEED COMERCIO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA E INSTALAÇÃO
L
Dívida Pública Federal sobe 18% e atinge R$ 8,6 trilhões em 2025

Dívida Pública Federal sobe 18% e atinge R$ 8,6 trilhões em 2025

O avanço do endividamento foi impulsionado pelo reconhecimento de R$ 879,9 bilhões em juros e pela emissão de novos títulos públicos pelo Tesouro Nacional no último ano.
L
Brasil oficializa pedido de extradição de Ramagem aos EUA

Brasil oficializa pedido de extradição de Ramagem aos EUA

Governo brasileiro entrega solicitação ao Departamento de Estado norte-americano para garantir o cumprimento da pena de 16 anos de prisão do ex-diretor da Abin.
L
Nova 364 amplia limpeza de canais para evitar cheias em Cacoal

Nova 364 amplia limpeza de canais para evitar cheias em Cacoal

Concessionária retira quatro caminhões de resíduos de ponto estratégico na BR 364 para garantir o escoamento das águas pluviais durante o período de chuvas.
L

Hip Hop em Foco: Batalha do Centro promove arte no espaço público com edição especial

O evento gratuito na Praça Jonathan Pedrosa reunirá MCs de Rondônia e do Acre, além de pocket shows e intervenções de graffiti.
L
Brasil registra recorde de denúncias de trabalho escravo em 2025

Brasil registra recorde de denúncias de trabalho escravo em 2025

Justiça do Trabalho lança campanha nacional para alertar que o crime persiste em setores urbanos e rurais, somando mais de 4,5 mil casos apenas no último ano.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.