QUARTA-FEIRA, 17/12/2025

Em destaque

AMEAÇADA, HUAWEI LANÇA SISTEMA OPERACIONAL E AMEAÇA IMPÉRIO DO GOOGLE

A Huawei teve uma ascensão meteórica entre as vendedoras de smartphone. No ano passado, ultrapassou a Apple e a cada trimestre encosta na líder Samsung.

Publicado em 

Tragada para o meio da disputa comercial entre Estados Unidos e China, a Huawei lançou sexta-feira (9) o HarmonyOS, um novo sistema operacional que pode operar em aparelhos conectados tão diferentes quanto smartphones, relógios inteligentes, sensores e carros, o que tem o potencial de atingir em cheio os negócios de algumas das principais empresas norte-americanas.

De uma só vez, a segunda maior fabricante de smartphones do mundo não só desafiou a supremacia do sistema operacional mais usado entre os celulares, o Android, do Google, como elaborou sua própria solução para a fragmentação do mundo de eletrônicos.

Se hoje cada classe de aparelho conta com seu próprio sistema operacional – o que exige de desenvolvedores a adaptação de aplicativos para cada dispositivo –, a ideia do HarmonyOS é que um aplicativo possa rodar, sem mudanças, em qualquer aparelho. Ou seja, um app desenhado para smartphones funcionará em relógios e computadores.

"O HarmonyOS representa uma geração totalmente diferente de sistema operacional", afirmou Richard Yu, executivo-chefe da área de aparelhos para consumidores da Huawei, durante a conferência da empresa para desenvolvedores, realizada em Dongguan, na China.

Adeus, Android?

A Huawei teve uma ascensão meteórica entre as vendedoras de smartphone. No ano passado, ultrapassou a Apple e a cada trimestre encosta na líder Samsung. Entre abril e junho, a fabricante vendeu apenas na China mais smartphones que a Apple no mundo todo.

"Nós podíamos ter feito melhor, mas tivemos um problema internacional", disparou Yu, sem citar a investida norte-americana.

Em todo mundo, a empresa comercializou 58,7 milhões unidades no segundo trimestre, todas equipadas com Android. Mas, em breve, a relação de amor com o Google pode acabar, e dar origem de cara ao segundo maior sistema operacional entre celulares.

Isso porque a Huawei não descarta empregar o HarmonyOS nos smartphones da companhia. O momento não poderia ser mais propício, já que a parceria com o Google corre risco de acabar devido às sanções impostas à chinesa pelo governo dos Estados Unidos. Em maio, a Casa Branca proibiu qualquer empresa norte-americana de fazer negócios com a Huawei. Logo depois, o Google anunciou que suspenderia a liberação de novas versões do Android para a fabricante. Dias depois, os EUA congelaram as restrições por 90 dias, mas essa trégua está para acabar.

Se vocês estão se perguntando quando podemos aplicar a nossos smartphones, podemos fazer isso agora. Mudar do Android para o Harmony não é tão difícil. Podemos mudar em até dois diasRichard Yu, executivo-chefe de aparelhos da Huawei

Apesar dos comentários, a empresa não incluiu os smartphones em seu plano de implementação do sistema operacional, o que sinaliza uma postura cautelosa em relação às negociações entre EUA e China.

Além de uma boia salva-vidas para os respingos da disputa entre EUA e China, o HarmonyOS é também parte crucial da estratégia da Huawei para aparelhos da chamada Internet das Coisas (IoT). Tanto é que o sistema fará sua estreia ainda neste ano em algum produto de tela inteligente. A ideia da empresa é que ele chegue nos próximos anos a aparelhos vestíveis e carros.

Por isso, o Android não é o único sistema operacional que o HarmonyOS pretende confrontar. Considerando apenas aqueles desenvolvidos pelo Google, há ainda o Chrome OS (computadores), o Wear OS (aparelhos vestíveis, como relógios), o Android Things (para dispositivos de IoT) e o Android Auto (sistemas multimídia de carros).

O HarmonyOS é uma tentativa de contornar essa divisão e criar um ambiente em que os desenvolvedores possam criar um só aplicativo para rodar em qualquer aparelho.

Por ser de código aberto, o HarmonyOS é uma ameaça sobretudo ao domínio do Google, que possui a mesma estratégia. Mas, como conceito, o novo sistema é uma resposta à lógica de fragmentação que se instalou no mundo da tecnologia. Na Apple, por exemplo, o número de sistemas operacionais chega a cinco: macOS (Mac), iOS (iPhone), watchOS (Apple watch), tvOS (Apple TV) e iPadOS (iPad).

O HarmonyOS terá arquitetura distribuída, para que algumas funções sejam transferidas apenas a aparelhos que realmente a utilizarão. O exemplo usado por Richard Yu foi a de relógios conectados que, por não possuírem câmeras, não precisariam dos códigos necessários para executar essa tarefa.

Isso permitirá que o tamanho do sistema operacional varie de aparelho para aparelho. Se forem computadores ou smartphones, que são mais potentes e executam mais tarefas, a memória necessária será de alguns Gigabytes; se forem relógios ou sistemas multimídia de carros, a exigência estará na casa dos Megabytes; em sensores e outros dispositivos de IoT, que geralmente fazem algo bastante específico, ocupará alguns Kilobytes.

Todo sistema operacional tem um kernel, ou núcleo, que faz a transmissão de informações dos aplicativos para o hardware, onde os dados são processados. O novo sistema da Huawei trabalha com a ideia de um kernel reduzido. Ele terceiriza para outras áreas muitas das funções de um kernel tradicional. Isso também colabora para o tamanho dele ser menor.

Para acelerar alguns processos, o HarmonyOS é desenhado para priorizar os recursos de processamento à disposição do aparelho quando uma atividade prioritária está sendo executada. Isso, segundo a Huawei, pode diminuir a latência, ou seja, o tempo de espera entre um comando ser dado e a ação ser realmente executada.

Da China para o mundo

O plano da Huawei é criar um ecossistema de aplicativos em torno do HarmonyOS, primeiro na China e depois expandi-lo para o restante do mundo.

Para facilitar a construção de novos apps, os desenvolvedores poderão criar serviços em um compilador que aceita diferentes linguagens, como Java, C e C++.

"Nós queremos construir um sistema operacional global", afirmou Yu.

*o jornalista viajou a convite da Huawei

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

SMTI apresenta balanço das ações realizadas em 2025

SMTI apresenta balanço das ações realizadas em 2025

Avanços em tecnologia, transparência e serviços digitais ampliaram a eficiência da gestão e o atendimento ao cidadão.
L
Falha no Bradesco e Next deixa apps fora do ar nesta sexta-feira (12)

Falha no Bradesco e Next deixa apps fora do ar nesta sexta-feira (12)

Instabilidade afeta transações e acesso aos aplicativos das instituições bancárias.
L
Startup quer relançar marca Twitter em nova rede social

Startup quer relançar marca Twitter em nova rede social

Operation Bluebird planeja lançar plataforma até 2026 alegando abandono de marca por Elon Musk.
L
Governo de RO avança na transformação digital em 2025 e conquista destaque nacional e internacional

Governo de RO avança na transformação digital em 2025 e conquista destaque nacional e internacional

Estado figura entre os 10 mais avançados do país em inovação e serviços digitais.
L
Paramount tem perfil no X supostamente hackeado e descrição alterada com referência fascista

Paramount tem perfil no X supostamente hackeado e descrição alterada com referência fascista

Bio do perfil oficial foi modificada com frase associada ao fascismo, e empresa restaurou conteúdo após ser alertada.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Mendonça vota para validar mínimo existencial de R$ 600

Mendonça vota para validar mínimo existencial de R$ 600

O julgamento no STF foi interrompido por um pedido de vista, adiando a decisão sobre o valor que deve ser protegido de bancos em casos de superendividamento.
L
Assembleia aprova anistia a PMs punidos por atos salariais

Assembleia aprova anistia a PMs punidos por atos salariais

Anistia a PMs cancela punições e restabelece direitos funcionais.
L
Povos indígenas protestam contra marco temporal em todo o país

Povos indígenas protestam contra marco temporal em todo o país

As mobilizações ocorrem em diversas regiões para contestar a tese jurídica que restringe a demarcação de terras, enquanto o tema avança no Congresso e no STF.
L
Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira

Devido à final do Mundial, ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira

Ponto facultativo libera servidores municipais durante final do Mundial de Clubes.
L
STF registra quatro votos contra tese do marco temporal

STF registra quatro votos contra tese do marco temporal

O placar atual no Supremo Tribunal Federal rejeita a restrição para demarcação de terras indígenas e o relator propõe prazo de dez anos para concluir processos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula defende melhoria na comunicação das ações do governo para 2026

Lula defende melhoria na comunicação das ações do governo para 2026

O presidente reuniu sua equipe ministerial na Granja do Torto para realizar o balanço de 2025 e definir estratégias de narrativa para o próximo ano eleitoral.
L
Assembleia aprova lei que autoriza spray de pimenta para mulheres

Assembleia aprova lei que autoriza spray de pimenta para mulheres

Spray de pimenta passa a ser permitido como defesa pessoal em Rondônia.
L
Governo Lula anuncia maternidade e R$ 157,5 milhões para saúde em Ji-Paraná

Governo Lula anuncia maternidade e R$ 157,5 milhões para saúde em Ji-Paraná

Maternidade em Ji-Paraná avança com investimentos do Novo PAC.
L

Reconhecimento consolida Nova Brasilândia d’Oeste como a Cidade do Café

Solenidade do Melhor Café de Nova Brasilândia d’Oeste contou com a presença do deputado Cássio Gois e celebrou a força da cafeicultura local.
L
Diga NÃO ao Projeto de Lei de revisão da dosimetria das penas

Diga NÃO ao Projeto de Lei de revisão da dosimetria das penas

Revisão da dosimetria das penas é apontada como afronta ao STF.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

VULGO “MK”: Força-tarefa da PM prende acusado de assaltar equipe de comunicação do governo

VULGO “MK”: Força-tarefa da PM prende acusado de assaltar equipe de comunicação do governo

Suspeito ligado a facção criminosa foi localizado em condomínio popular após roubo armado ocorrido durante gravação institucional.
14
Acidente entre táxi e motocicleta deixa ferido na Avenida Ji-Paraná

Acidente entre táxi e motocicleta deixa ferido na Avenida Ji-Paraná

Colisão traseira mobilizou o SAMU e levantou alerta sobre segurança viária no trecho.
14
Família de Rondônia está entre as vítimas de grave acidente na BR-267, no Mato Grosso do Sul

Família de Rondônia está entre as vítimas de grave acidente na BR-267, no Mato Grosso do Sul

Colisão frontal durante ultrapassagem irregular matou três pessoas e deixou feridos na manhã desta terça-feira.
16
Polícia Militar prende integrantes de facção criminosa no residencial Santa Bárbara

Polícia Militar prende integrantes de facção criminosa no residencial Santa Bárbara

A operação realizada na manhã desta quarta-feira resultou na apreensão de uma pistola, munições e entorpecentes na zona oeste de Porto Velho.
14
Empresário de Rondônia é condenado a quase nove anos por transporte ilegal de mais de 100 kg de ouro

Empresário de Rondônia é condenado a quase nove anos por transporte ilegal de mais de 100 kg de ouro

Justiça Federal impõe regime fechado após maior apreensão de ouro já registrada no país.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO capacita mototaxistas e reforça segurança viária em Porto Velho

Governo de RO capacita mototaxistas e reforça segurança viária em Porto Velho

Curso integra política estadual de prevenção de acidentes e valorização da vida no trânsito.
L
Em 2025, governo de Rondônia amplia acesso à saúde e fortalece rede hospitalar em todo o estado

Em 2025, governo de Rondônia amplia acesso à saúde e fortalece rede hospitalar em todo o estado

Investimentos em cirurgias, hospitais, exames especializados e infraestrutura marcam um ano de avanços históricos na saúde pública.
L

Recebimento da Licença Ambiental: F C ONORIO MAFA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO Nº 156533
L
Seminário Estadual de Educação e Relações Étnico-Raciais acontece nesta quinta e sexta-feira em Porto Velho

Seminário Estadual de Educação e Relações Étnico-Raciais acontece nesta quinta e sexta-feira em Porto Velho

Evento “Educar para Reparar” é a primeira iniciativa institucional do estado voltada exclusivamente à pauta quilombola na educação.
L

Recebimento da Licença Ambiental: AUTO POSTO CALAMA – LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO (LAO)
L
É hoje! Prefeitura de Jaru realiza a primeira Cantata Natalina de Tarilândia

É hoje! Prefeitura de Jaru realiza a primeira Cantata Natalina de Tarilândia

Evento promovido pela Semed reúne alunos, educadores e comunidade em uma noite de celebração e espírito natalino.
L
Juiz Adolfo Theodoro Naujorks toma posse como desembargador do TJRO

Juiz Adolfo Theodoro Naujorks toma posse como desembargador do TJRO

Magistrado com mais de três décadas de atuação passa a integrar o segundo grau do Judiciário estadual.
L
Grupo União dos Jornalistas entrega uma tonelada de alimentos ao NACC

Grupo União dos Jornalistas entrega uma tonelada de alimentos ao NACC

A ação solidária é fruto da arrecadação realizada durante a confraternização da categoria e beneficia crianças em tratamento contra o câncer em Porto Velho.
L
Atividades extrativistas impulsionam desenvolvimento sustentável na Resex Rio Cautário

Atividades extrativistas impulsionam desenvolvimento sustentável na Resex Rio Cautário

Coleta de borracha gera renda, preserva a floresta e fortalece comunidades tradicionais no Vale do Guaporé.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.