QUARTA-FEIRA, 17/12/2025

Em destaque

LAÇO MATERNAL LIGA MÃE E FILHA NA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM RONDÔNIA

Para essa mãe, a tecnologia tem sido seu meio de sobrevivência.

Publicado em 

No Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, duas servidoras se encontram corriqueiramente no pátio. Uma com 35 anos de serviço público e a outra ainda começando, com apenas três anos. Cada uma na sua respectiva secretaria, sendo a Secretaria do Estado de Finanças (Sefin) e a Superintendência do Estado para Resultados (EpR). Essa é a rotina diária de mãe e filha que estão ligadas pela área de Tecnologia da Informação e Comunicação.

“Sempre me identifiquei com a área. Veio no sangue”, diz Josilda Coelho Lima. A mãe começou como digitadora, e ficou por volta de um ano, mas queria mais, e só aquilo não bastava. Fez um treinamento na área de programação e foi para área de operação por mais um ano. “Eu ainda achava pouco”, completou. A mãe que tinha sonho de ser programadora conversou com os chefes, onde fez um curso de programação. E até hoje realiza essa atividade.

EXPERIÊNCIAS

Josilda tem 56 anos e é mãe de Luiza Coelho, de apenas 25. Sendo uma das servidoras mais antiga, sempre trabalhou na área de TI. Luiza, ainda começando, também só atuou em sua área de formação. Com formação em Informática no ano de 2015, a filha fez parte do ciclo familiar de TI que só vem crescendo.

“Comecei a trabalhar em 1 de outubro de 1984. Na época que entrei, era administração do Governador Jorge Teixeira. O estado estava em fase de transição de Território Federal de Rondônia para Estado de Rondônia. Eu fui contratada para trabalhar como digitadora em uma secretaria que foi extinta, e até hoje estou aqui”, lembra Josilda.

Na época era uma coordenadoria da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan). Logo depois virou uma Empresa de Economia Mista e desmembrou da Seplan. Com um tempo essa companhia deixou de existir. Os profissionais que estavam na ativa foram distribuídos pelo Estado, Josilda foi para a folha de pagamento.

Trabalhou no comando geral como DBA (Banco de dados da Polícia Militar) com o Coronel Freire, atual superintendente da EpR , e Hudyson Barbosa, diretor executivo de Tecnologia de Informação e Comunicação. Ambos falam que Josilda é uma mulher que deixou seu legado para a TI de Rondônia e, assim como sua filha, Luiza, contribui até hoje para que os serviços de tecnologia tenham êxitos nas operações para o qual são desempenhados.

“Sempre fui alocada em sistemas que já estavam em desenvolvimento, atualmente estou trabalhando no Sistema Integrado de Tributação e Administração para Estados (Sitafe), fazendo reparos e funcionalidades.

Nunca interferiu na decisão dos filhos quanto  à profissão. Eles sempre ficaram bem livres para decidir. Na época sua filha Luiza fez Enem e queria conquistar uma vaga de Engenharia Elétrica. Nesse ano que ela queria cursar, a Universidade não abriu vaga para esse curso. Com essa realidade ela optou por informática. Sem saber como era a função de programadora de sua mãe.

SUCESSORA

Luiza entrou na área de tecnologia sem ter conhecimento do que abrangia. A percepção inicial que ela tinha era de que não existia o desenvolvimento e a arquitetura, nem mesmo como funcionava. Tinha o conhecimento maior na operacionalidade e aqueles serviços que todo mundo imagina como, word, e áreas afins.

“Na primeira semana de curso, as matérias começaram a pegar. Já tive contato com algoritmo”, relata a filha. Dando continuidade na Universidade, viu que a área de tecnologia tem outros ramos. Com isso, optou por se aperfeiçoar na produção de software , criação, modelagem de requisitos e banco de dados.

Ainda quando estudava, sua mãe ajudou em vários trabalhos porque ela via que a filha não se dava bem com programação. Com essas dificuldades o foco passou para banco de dados, modelagens e estrutura. “Sempre falei para ela desde o início que programação não era para mim. Mas a área de TI sim”, lembra Luiza.

Segundo Luiza, sua mãe falava que se ela não fosse programadora, não teria emprego fácil. Antes de terminar a faculdade, a filha já estava empregada.

“Minha mãe veio de outra época, onde a programação tinha prioridade. Hoje em Rondônia é mais difícil, mais está crescendo muito outras áreas, o analista de sistemas, analista de negócios”, pondera a filha. E é no que ela tem trabalhado até agora.

Perto do Dia das mães, que é comemorado sempre no segundo domingo de maio desde 1932, Luiza lembra que, como mãe e filha, são sempre companheiras. Moram juntas e falam sobre as equipes e os problemas que encontram no trabalho. Segundo elas, a solução sempre surge depois. Em conversa familiares, foi que Josilda descobriu que além da filha um neto também estava inserido na TI.

DISCÍPULO

Um dia conversando com seu neto, ele pergunta a Josilda, “vó a senhora programa?”. Ele tinha 15 anos e achou estranho, pois pensava que isso era apenas coisa de jovens. A avó nos fala que ficou surpresa não só pelo entendimento, mas também porque não sabia que seu neto também estava trabalhando na área, e sozinho dentro do quarto.

“Quando ele me falou que já sabia programar eu falei, pois é eu sou programadora. Em casa, eu não tinha nada que fosse remeter os meus filhos e neto à tecnologia. Eu passava o dia todo em frente de um computador e queria me desvincular disso em casa. Eles escolheram essa profissão porque está no sangue mesmo, no DNA da gente”, fala empolgada Josilda.

Como a tecnologia está muito desenvolvida, as pessoas veem as crianças no computador e falam “Ah! Só ficam no computador”, “Só fica nesse celular”. Víamos isso no meu neto e hoje ele é um ótimo profissional.

“Os pais têm que tentar tirar os malefícios da tecnologia e investir em alguma coisa boa. Os benefícios são sempre maiores. Os cursos voltados à tecnologia são legais e tem espaço para todo mundo, homens e mulheres, sem preconceito”, afirma Josilda.

Para essa mãe, a tecnologia tem sido seu meio de sobrevivência. Criou seus filhos como programadora e todo seu esforço no trabalho tem trazido retorno financeiro e orgulho da filha e neto na área profissional.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

SMTI apresenta balanço das ações realizadas em 2025

SMTI apresenta balanço das ações realizadas em 2025

Avanços em tecnologia, transparência e serviços digitais ampliaram a eficiência da gestão e o atendimento ao cidadão.
L
Falha no Bradesco e Next deixa apps fora do ar nesta sexta-feira (12)

Falha no Bradesco e Next deixa apps fora do ar nesta sexta-feira (12)

Instabilidade afeta transações e acesso aos aplicativos das instituições bancárias.
L
Startup quer relançar marca Twitter em nova rede social

Startup quer relançar marca Twitter em nova rede social

Operation Bluebird planeja lançar plataforma até 2026 alegando abandono de marca por Elon Musk.
L
Governo de RO avança na transformação digital em 2025 e conquista destaque nacional e internacional

Governo de RO avança na transformação digital em 2025 e conquista destaque nacional e internacional

Estado figura entre os 10 mais avançados do país em inovação e serviços digitais.
L
Paramount tem perfil no X supostamente hackeado e descrição alterada com referência fascista

Paramount tem perfil no X supostamente hackeado e descrição alterada com referência fascista

Bio do perfil oficial foi modificada com frase associada ao fascismo, e empresa restaurou conteúdo após ser alertada.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Horóscopo de Terça-Feira, 16/12/2025: diálogos ganham força e decisões pedem equilíbrio

Horóscopo de Quarta-Feira, 17/12/2025: ajustes finos e foco nas relações

O horóscopo de 17 de dezembro de 2025 indica um dia propício para reorganizar prioridades, fortalecer diálogos e tomar decisões conscientes no trabalho e na vida afetiva
L

Coluna do Simpi – Receita determina e chega a vez dos autônomos que vendem no CPF

Com a padronização dos documentos fiscais e o avanço da Reforma Tributária, autônomos que atuam no CPF devem enfrentar mais exigências, organização financeira e cobrança por emissão de nota fiscal a partir de 2026.
L

Leitura Finalizada: Quando as coisas não saem como você espera é uma leitura que acolhe

Com sabedoria budista e linguagem simples, Haemin Sunim oferece conselhos para dias difíceis e inspira equilíbrio emocional no cotidiano.
L
STF encerra julgamento da trama golpista com 29 condenados à prisão

STF encerra julgamento da trama golpista com 29 condenados à prisão

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal finaliza o julgamento do Núcleo 2, elevando o total de condenados pela trama golpista para 29 réus; apenas dois foram absolvidos.
L
Réus do Núcleo 2 da trama golpista recebem penas entre 8 e 26 anos

Réus do Núcleo 2 da trama golpista recebem penas entre 8 e 26 anos

Primeira Turma do STF condena cinco réus por unanimidade; general Mário Fernandes recebe a maior pena (26 anos e 6 meses); condenados devem pagar R$ 30 milhões em indenização solidária e ficam inelegíveis.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Audiência pública debate crise do leite em Rondônia em Ariquemes

Audiência pública debate crise do leite em Rondônia em Ariquemes

Crise do leite em Rondônia é debatida em Ariquemes com defesa de políticas públicas e preço justo aos produtores
L
Dra Taíssa visita Alto Paraíso e elogia decoração natalina

Dra Taíssa visita Alto Paraíso e elogia decoração natalina

Dra Taíssa destaca iluminação de Natal em Alto Paraíso e reforça apoio ao município com investimentos na saúde
L
Dra Taíssa apresenta projeto que cria política para descarte e reciclagem de baterias de veículos elétricos

Dra Taíssa apresenta projeto que cria política para descarte e reciclagem de baterias de veículos elétricos

Entre os principais pontos do projeto está a definição de que a logística reversa e os custos do processo serão de responsabilidade integral de fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.
L
Dra Taíssa apresenta projeto para credenciar farmácias no fornecimento de remédios do SUS em Rondônia

Dra Taíssa apresenta projeto para credenciar farmácias no fornecimento de remédios do SUS em Rondônia

O projeto prevê que o credenciamento da rede privada seja utilizado exclusivamente em situações de indisponibilidade temporária ou interrupção de estoque de medicamentos na rede estadual.
L
Alex Redano indica distribuição de mudas de café e calcário para Primavera de Rondônia

Alex Redano indica distribuição de mudas de café e calcário para Primavera de Rondônia

O deputado apoio à cafeicultura em Primavera de Rondônia com mudas de café e calcário para produtores rurais.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista quebra braço e perna em grave acidente na Rio de Janeiro

Motociclista quebra braço e perna em grave acidente na Rio de Janeiro

A vítima recebeu atendimento de uma equipe do Samu.
14
Homem que coagia meninas a se automutilarem no Discord é preso

Homem que coagia meninas a se automutilarem no Discord é preso

Luiz F. S. seduzia e ameaçava crianças de 12 anos em fóruns na internet e usava vítimas para zombar de policiais
16
Polícia Militar prende dupla com cocaína em boca de fumo na Zona Leste

Polícia Militar prende dupla com cocaína em boca de fumo na Zona Leste

Ação da Guarnição Reforço 02, comandada pelo Sargento Machado, resultou na prisão de dois homens e na apreensão de porções grandes de cocaína e máquina de cartão no bairro Teixeirão.
10
PF apreende armas e mira tráfico de drogas em Rondônia

PF apreende armas e mira tráfico de drogas em Rondônia

Operação Fim de Linha cumpre mandados em Alta Floresta d’Oeste/RO e visa desarticular grupo criminoso responsável pelo recebimento e distribuição de drogas na fronteira.
12
Menores são apreendidos com roupas de Moda Ativa na Zona Leste

Menores são apreendidos com roupas de Moda Ativa na Zona Leste

Força Tática do 5º BPM recupera cerca de 30 peças de vestuário após apreensão de dois adolescentes no bairro Planalto, na madrugada de domingo.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Igreja determina que padre Júlio Lancellotti suspenda transmissão de missas online

Igreja determina que padre Júlio Lancellotti suspenda transmissão de missas online

Sacerdote católico atende determinação da Arquidiocese de São Paulo para interromper as transmissões via internet; padre Júlio Lancellotti nega boato de transferência da paróquia.
L
Atiradores de Bondi se inspiraram no Estado Islâmico, diz polícia australiana

Atiradores de Bondi se inspiraram no Estado Islâmico, diz polícia australiana

Ataque terrorista contra comunidade judaica em Sydney, que deixou 16 mortos, teve inspiração no Estado Islâmico, afirma PF Australiana; dupla visitou as Filipinas antes do crime.
L
Economia brasileira recua 0,3% em outubro sob efeito do juro alto

Economia brasileira recua 0,3% em outubro sob efeito do juro alto

O Monitor do PIB da FGV aponta o segundo mês consecutivo de queda na atividade econômica, impulsionado pelo patamar elevado da taxa Selic, atualmente em 15% ao ano, freando o consumo e investimentos.
L
Saiba mais sobre 1º lançamento comercial de foguete no Brasil

Saiba mais sobre 1º lançamento comercial de foguete no Brasil

O veículo sul-coreano Hanbit-Nano tem lançamento previsto para esta quarta-feira (17), às 15h45, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, marcando a entrada do país no mercado espacial global.
L
Receita Federal amplia para 173 benefícios fiscais a serem declarados

Receita Federal amplia para 173 benefícios fiscais a serem declarados

A Instrução Normativa da Receita amplia a Declaração de Incentivos (Dirbi) e exige que médias e grandes empresas informem 85 novos benefícios fiscais a partir deste mês, reforçando o controle sobre renúncias.
L
Bolsa fecha em alta de 1,07% após dados de desaceleração econômica

Bolsa fecha em alta de 1,07% após dados de desaceleração econômica

O Ibovespa superou os 162 mil pontos com a notícia da contração econômica brasileira, que pode antecipar a queda de juros; o dólar sobe a R$ 5,42 devido a remessas de empresas.
L
Alcântara pronta para 1º lançamento comercial de foguete no Brasil

Alcântara pronta para 1º lançamento comercial de foguete no Brasil

O foguete Hanbit-Nano, da sul-coreana Innospace, será o primeiro veículo espacial a realizar um lançamento comercial a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.
L

Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes

Serviço inédito em Rondônia completa um mês em fase de testes com mais de 1,2 mil atendimentos, reforçando segurança viária, suporte 24h e manejo de animais na BR-364.
L

Último paredão do Rondônia Reality Show está formado

Com apenas cinco participantes na casa, o público decide no último paredão quem deixa a disputa antes da grande final, marcada para sexta-feira no Mercado Cultural.
L

Daniel Moraes é eliminado do paredão do Rondônia Reality Show

Com 21.869 votos, o equivalente a 73,74% da votação, Daniel Moraes é eliminado e a casa passa a contar com apenas cinco participantes.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.