- Porto Velho intensificou o monitoramento contra o Aedes aegypti e não registrou óbitos por dengue entre janeiro e maio de 2026.
- O primeiro LIRAa de 2026 apontou índice de infestação predial de 1,9%, classificando a situação epidemiológica do município como estável.
- Os casos de dengue caíram de 426 (jan-abr/2024) para 114 (2025) e 27 (2026), com alerta para eliminação de criadouros e busca rápida por atendimento.
Resumo gerado por ferramenta de IA treinada pela redação do News Rondônia
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), intensificou as ações de monitoramento contra o mosquito Aedes aegypti. Os dados da Vigilância Epidemiológica apontam que o município não registrou nenhum óbito pela doença de janeiro até maio de 2026. O avanço é atribuído às visitas domiciliares constantes dos agentes de endemias.
A Divisão de Entomologia da Semusa realizou o primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2026. O resultado oficial constatou um índice de infestação predial de 1,9%. De acordo com o gerente da divisão, Ricardo Alves Melo, este percentual classifica a cidade em uma situação epidemiológica estável e segura.

Até o momento, a capital contabilizou 268 notificações relacionadas à enfermidade, com apenas 30 casos efetivamente confirmados. O número demonstra uma queda consolidada no contágio. Entre janeiro e abril de 2024, o município registrou 426 casos; no mesmo período de 2025, foram 114, caindo para 27 registros no primeiro quadrimestre de 2026.
As vistorias técnicas apontam que os principais criadouros estão localizados no interior dos quintais residenciais. Recipientes com acúmulo de água da chuva, lixo plástico abandonado, pneus velhos e tonéis descobertos lideram as estatísticas de risco. A Semusa reforça que o combate à dengue em Porto Velho depende diretamente da colaboração dos moradores.
A orientação técnica consiste em realizar inspeções semanais nas calhas, caixas d’água e reservatórios de água potável. O período de transição após o inverno amazônico exige atenção redobrada da população. Pequenos objetos, como tampas de garrafas e vasos de plantas, acumulam água suficiente para a reprodução do vetor.
A gerência de saúde alerta que, ao surgirem os primeiros sintomas, o cidadão deve procurar atendimento médico imediato. Febre alta, dor de cabeça intensa e dores no corpo são sinais de alerta importantes. Os profissionais advertem que a automedicação deve ser evitada para não mascarar quadros clínicos graves.
O diagnóstico rápido ajuda a diferenciar a dengue de outras arboviroses e doenças endêmicas que circulam na região Norte, como a chikungunya, a zika e a malária. O atendimento precoce nas Unidades Básicas de Saúde garante o suporte necessário e evita o agravamento dos pacientes assistidos.
NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER
Inscrições para a segunda chamada do Projeto Mais Médicos Especialistas seguem abertas até 29 de outubro
Edital oferece 224 vagas imediatas e 4.350 para cadastro de reserva para ampliar o atendimento especializado na rede pública do SUS.
Apenas 5% das crianças de até cinco anos estão totalmente vacinadas contra a covid-19 no Brasil
Hesitação vacinal impulsionada por desinformação mantém registros de internações e mortes infantis em 2026, alerta Ministério da Saúde.
Bactérias em naufrágios da 2ª Guerra podem degradar combustível
Estudo com amostras de dois navios japoneses afundados na Micronésia identificou comunidades bacterianas com potencial para decompor hidrocarbonetos e orientar futuras pesquisas ambientais.
Concurso da Saúde em Porto Velho oferece 2.248 oportunidades
Inscrições seguem até 11 de novembro de 2026, às 16h, no horário de Rondônia; seleção da Semusa prevê vagas imediatas e cadastro de reserva.
Farmapub facilita consulta de medicamentos em Porto Velho
Ferramenta digital da Prefeitura permite verificar estoques, consultar a lista de medicamentos do SUS e localizar farmácias municipais antes de sair de casa.
Ministério da Saúde lança campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos 2026
Com mais de 76 mil brasileiros na fila de espera, iniciativa do SUS busca apoio de veículos de comunicação para estimular o diálogo familiar sobre a doação.
DESTAQUE NEWS
Lula pede desculpas; Flávio promete renda e segurança
Considerações finais tiveram nova acusação sobre milícias, direito de resposta e apelos ao eleitor no encerramento do debate presidencial da Globo.
Lula defende fim das bets; Flávio critica dívidas das famílias
No terceiro bloco, petista destaca o Desenrola e a restrição às apostas; adversário promete crédito barato e maior atuação da Caixa nas periferias do país.
Lula cobra verba para o SUS; Flávio promete investimentos
Pandemia e filas de atendimento marcam confronto na Globo; Flávio promete ampliar o Inca, renegociar dívidas de Santas Casas e atualizar pagamentos do SUS.
Ministro André Mendonça decide que cabe aos próprios candidatos a divulgação de sigilos fiscais e bancários
Decisão do TSE reforça que a Justiça Eleitoral não precisa intermediar a liberação de dados autorizada entre as campanhas presidenciais.
Ministério da Fazenda abre prazo de cinco dias para bancos apresentarem carteiras no Desenrola 3.0
Edital de chamamento público medirá volume de débitos para leilão de aquisição pelo governo; volume estimado de dívidas elegíveis chega a R$ 90 bilhões.
Eleitores com voto em trânsito aprovado para o segundo turno devem votar obrigatoriamente na seção indicada
Retorno ao local de origem ocorre de forma automática após o pleito; eleitor fora da cidade indicada precisará justificar a ausência no dia 25 de outubro.
EMPREGOS E CONCURSOS
Câmara de Candeias do Jamari abre inscrições para concurso público com vagas de níveis fundamental a superior
Seleção oferece salários de até R$ 3.500 para cargos de diversas áreas de atuação; provas objetivas estão agendadas para o dia 22 de novembro.
Saiba o que estudar para disputar uma das 2.248 vagas na Saúde de Porto Velho
Seleção da Semusa oferece 2.248 oportunidades, entre vagas imediatas e cadastro de reserva; prova objetiva está prevista para 13 de dezembro de 2026.
Trabalhadores do II Feirão de Emprego recebem capacitação em Porto Velho
Treinamento acompanhado pelo Sine Municipal reuniu profissionais contratados para a construção civil e abordou normas de segurança, uso de equipamentos de proteção e prevenção de acidentes.
IBGE recebe autorização para contratar 325 profissionais em processo seletivo simplificado
Vagas de níveis médio e superior são voltadas para pesquisas por telefone; edital tem prazo de até seis meses para publicação.
IFRO Campus Ariquemes abre 40 vagas no curso técnico em Alimentos integrado ao Ensino Médio
Inscrições gratuitas seguem até 25 de outubro para ingresso em 2027; Unidade também oferta os cursos técnicos integrados em Agropecuária e Informática
SINE de Rolim de Moura oferece vagas de emprego e serviços ao trabalhador nesta semana
Oportunidades contemplam funções no comércio, construção civil e setor agropecuário; atendimento presencial ocorre no prédio do Tudo Aqui.
POLÍTICA
Ministro do TSE decide que suspensão de canal de campanha exige deliberação do plenário
Floriano de Azevedo Marques invalida sanções monocráticas em apuração sobre o canal Exército do Lula; TSE também se reúne com plataformas de tecnologia.
Ministro André Mendonça reitera autonomia de candidatos para divulgação voluntária de sigilos
Decisão do TSE reforça que não cabe à Justiça Eleitoral mediar ou fiscalizar acordos entre campanhas para abertura de dados bancários e fiscais.
Justiça manda X remover publicação de Erika Hilton
Decisão da Justiça de Alagoas cita arquivamento pelo STF de notícia de crime contra Alfredo Gaspar, candidato a vice na chapa presidencial de Flávio Bolsonaro.
TSE orienta 158 milhões de eleitores a conferirem o local de votação antes de votarem no segundo turno
Justiça Eleitoral disponibiliza e-Título, Autoatendimento e assistente virtual ChatVote para consulta rápida de seções e zonas eleitorais.
Deputado Cássio Gois participa da Sessão Ordinária da Câmara de Espigão do Oeste
O deputado Cássio fez uma citação especial ao distrito de Boa Vista do Pacarana, onde o parlamentar tem uma parceria consolidada com o vereador Bahia (PL). Uma parceria…
Propaganda eleitoral no rádio e na TV para o segundo turno das Eleições chega ao fim nesta sexta-feira
Prazo também encerra transmissão de debates e publicação de anúncios pagos em jornais e revistas; atos de rua seguem até sábado.
POLÍCIA
Apenado monitorado é preso suspeito de tortura no Morar Melhor
Homem foi localizado pelo 9º BPM em uma área de mata após denúncias de agressões e ameaças no residencial
Jovem acusado de agredir mulher em carro apresenta sua versão do caso em Porto Velho
Defesa alega que rapaz de 25 anos também sofreu agressões e teve o veículo danificado após discussão iniciada no Mercado Cultural
Policiais do 5º BPM apreendem drogas e rádios HT no bairro Mariana
Ação na zona Leste resultou na prisão de três adultos e na apreensão de dois adolescentes; policiais recolheram 226 porções de drogas, celulares e rádios comunicadores.
Força Aérea Brasileira intercepta e destrói helicóptero clandestino oriundo da Venezuela
Aeronave sem matrícula e sem plano de voo realizou pouso forçado na mata após interceptação por caça A-29 Super Tucano.
Homem é flagrado agredindo mulher dentro de carro no Centro de Porto Velho
Testemunhas registraram as agressões no veículo; identidades dos envolvidos e motivação do crime ainda são desconhecidas.
Polícia Federal incinera mais de 1,3 tonelada de drogas apreendidas em Rondônia
Entorpecentes como maconha, skunk e cocaína foram apreendidos em operações de combate ao tráfico na região central do estado.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Ilha, uísque e sigilos acirram duelo entre Lula e Flávio
No bloco de tema livre da Globo, candidatos trocaram acusações sobre patrimônio, relações com Daniel Vorcaro e financiamento de filmes sobre os dois lados.
Flávio promete monitorar agressores e apoiar mulheres
No último bloco do debate, candidato defendeu alertas pelo celular e capacitação para vítimas de violência; Casa da Mulher Brasileira citada já existe.
“Território da bala?”: Lula cobra Flávio sobre Ana Clara
Petista questionou defesa de policial acusado de matar menina de cinco anos; adversário prestou solidariedade à família e afirmou confiar na inocência do réu.
Porto Velho instala abrigo de ônibus com energia solar e USB
Estrutura em frente ao shopping oferece cobertura termoacústica, iluminação LED, bancos e espaços para cadeirantes, além de carregadores de celular alimentados por energia solar.
Lula promete ampliar Pé-de-Meia; Flávio propõe auxílio-creche
Ensino integral mobilizou promessas e cobranças sobre investimentos na educação durante o debate.
Jaru escolhe Miss e Mister Terceira Idade em desfile de valorização dos idosos
Evento promovido pela Prefeitura reuniu participantes, familiares e autoridades no Serviço de Convivência, com desfile, premiações, almoço e forró.