O Governo do Estado de Rondônia apresentou o projeto “Sorriso que Transforma – Programa Estadual de Saúde Bucal nas Comunidades Terapêuticas”, iniciativa que amplia as políticas públicas sobre drogas ao incluir o atendimento odontológico no cuidado integral de pessoas em recuperação da dependência química.
A proposta foi apresentada na quinta-feira (12), durante reunião ordinária do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod), e prevê levar serviços de saúde bucal às comunidades terapêuticas de Porto Velho.
Atendimento e ações educativas
O projeto será desenvolvido por meio de parceria entre o governo estadual, por meio do Conepod, e uma instituição de ensino superior privada. A iniciativa inclui atendimentos odontológicos, orientações de prevenção e ações educativas de saúde bucal para pessoas em processo de recuperação da dependência química.
De acordo com o governador Marcos Rocha, investir em ações que promovam saúde e dignidade é fundamental para fortalecer o processo de recuperação e ampliar oportunidades de reinserção social.
Autoestima e qualidade de vida
Para o presidente do Conepod, David Inácio, o acesso à saúde bucal é um fator importante para melhorar a autoestima e a qualidade de vida das pessoas atendidas.
“Cuidar da saúde bucal também significa devolver autoestima, melhorar a qualidade de vida e contribuir para que essas pessoas tenham novas oportunidades de reconstruir suas histórias”, destacou.
Participação de acadêmicos
A apresentação do projeto foi conduzida pela cirurgiã-dentista Yonara Caetano e pela coordenadora do curso de odontologia Carina Muniz, que explicaram aos conselheiros como funcionará a execução das atividades.
O programa contará com a participação de acadêmicos de odontologia, que atuarão em ações de prevenção, educação em saúde e atendimentos clínicos supervisionados.
Além de ampliar o acesso aos serviços odontológicos para pessoas em recuperação, o projeto também contribui para a formação prática de estudantes, reforçando o papel social das instituições de ensino.
A iniciativa foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros do Conepod e deverá iniciar suas atividades pelas comunidades terapêuticas da capital rondoniense.






































