Janeiro Roxo em Porto Velho: Semusa reforça combate à hanseníase
Campanha da Prefeitura de Porto Velho mobiliza profissionais e população para fortalecer o diagnóstico precoce, garantir tratamento gratuito e enfrentar o estigma da hanseníase na capital.
Por Nathalie Ventura | Secom - 50
Publicado em
Foto: Gian Souza e Gabriel Moreira
Compartilhe esta notícia:
Nos siga no Google News
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), abriu oficialmente a campanha Janeiro Roxo, dedicada à conscientização e ao enfrentamento da hanseníase. Com o tema “Janeiro a Janeiro, vencer a hanseníase é cuidar de Porto Velho o ano inteiro”, a iniciativa destaca a importância do diagnóstico precoce, do tratamento adequado e do combate ao preconceito relacionado à doença.
Durante a abertura, o secretário municipal de Saúde, Jaime Gazola, reforçou o compromisso da gestão com a atenção básica e o cuidado contínuo da população. “A hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito. Nosso papel é garantir diagnóstico precoce, acompanhamento adequado e informação, para reduzir o preconceito e evitar complicações”, afirmou.
A ação reuniu gestores, profissionais de saúde e representantes da rede de atenção básica, com foco na qualificação das equipes que atuam diretamente no acompanhamento dos pacientes. No encontro, foram repassadas orientações técnicas e distribuídos kits de apoio para auxiliar na identificação precoce de casos.
Para Francisco Lordevani, gerente da Unidade de Saúde da Família Ronaldo Aragão, no bairro Nacional, o momento fortalece o trabalho nas unidades. “O evento é importantíssimo porque orienta os profissionais sobre como repassar essas informações e acompanhar os pacientes. Também recebemos kits que serão utilizados por enfermeiros e médicos no diagnóstico da doença”, destacou.
Para o Francisco Lordevani, o momento é fundamental para fortalecer o trabalho nas unidades | Foto: Gian Souza e Gabriel Moreira
A coordenadora municipal da hanseníase, Sheila Arruda, ressaltou que o enfrentamento ocorre de forma contínua ao longo do ano. “Trabalhamos de janeiro a janeiro na busca ativa de novos casos, por meio de capacitações com agentes comunitários de saúde e equipes da Estratégia Saúde da Família”, explicou.
Sheila Arruda também alertou para os sinais e sintomas da doença, como manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas na pele com perda de sensibilidade, além de formigamentos, fisgadas, câimbras e caroços dolorosos pelo corpo. Ao perceber qualquer um desses indícios, a orientação é procurar uma unidade básica de saúde.
Sheila Arruda ressaltou que as ações de enfrentamento à doença ocorrem de forma contínua ao longo do ano | Foto: Gian Souza e Gabriel Moreira
A unidade básica de saúde é a porta de entrada para o diagnóstico e também o local onde é ofertado gratuitamente o tratamento da hanseníase, que dura de seis a doze meses. O Centro de Especialidades Médicas Alfredo Silva é a referência municipal para intercorrências e situações especiais relacionadas à doença.
Com a abertura do Janeiro Roxo, a Semusa reafirma o compromisso de Porto Velho com a prevenção, o diagnóstico precoce e o cuidado integral e contínuo das pessoas acometidas pela hanseníase, promovendo informação, acolhimento e acesso ao tratamento durante todo o ano.
Sistema Único de Saúde disponibiliza nirsevimabe para prematuros e crianças com comorbidades, aumentando proteção contra o Vírus Sincicial Respiratório.
O Conselho Estadual de Saúde de Rondônia solicitou à SESAU esclarecimentos sobre contrato milionário de ambulâncias, que atende hospitais estratégicos e gerou denúncias de falhas e irregularidades.
O Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA suspendeu as transferências de migrantes em Dilley após a confirmação de casos da doença em meio a um surto nacional.
Ministério Público Militar acionou o tribunal após condenação por trama golpista; ex-presidente e outros oficiais podem ser expulsos das Forças Armadas após julgamento.
Lei Geral do Licenciamento Ambiental (15.190/2025) começa a valer e enfrenta três Ações Diretas de Inconstitucionalidade que questionam flexibilizações e riscos a direitos indígenas e ambientais
Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
Deputada federal reafirma compromisso com a destinação de recursos e o fortalecimento dos municípios rondonienses no início do novo ano legislativo na Câmara.
Visita da parlamentar evidencia como a transformação de garrafas pet em vassouras garante dignidade, sustentabilidade e inclusão social para catadores.
Indicação do presidente da ALE-RO pede providências imediatas para garantir segurança sanitária e melhores condições de atendimento em setores críticos da unidade.
Indicação apresentada ao DER pede infraestrutura na Rodovia do Café para reduzir riscos e garantir mais segurança a ciclistas que utilizam diariamente o trecho da RO-486.
Manobra mal calculada durante troca de faixa teria provocado o impacto, que terminou com um caminhão lançado contra o muro de um cemitério e de uma funerária na capital.
Investigação aponta crime motivado por ciúmes após relacionamento da vítima com ex-companheira do investigado; prisão ocorreu durante operação deflagrada nesta quarta-feira.
Animal foi encontrado sem vida sobre a pista na zona rural do município; veículo envolvido no acidente deixou o local antes da chegada da polícia e dos bombeiros.
Mulher acionou a polícia durante a madrugada em Vilhena relatando agressões do companheiro, mas afirmou no local que houve apenas discussão verbal e recusou registrar ocorrência
A plataforma que está redefinindo os limites da internet em 2026, sendo um espaço onde apenas agentes de inteligência artificial podem interagir, postar e debater, enquanto humanos assumem o papel de meros espectadores.
Do total, o Governo do Brasil explica que mais de 75,7 mil trabalhadores rondonienses com renda de até R$ 5 mil mensais deixam de pagar o Imposto de Renda a partir de fevereiro.
Deputado estadual segue fora da presidência da Assembleia do Rio enquanto cumpre medidas cautelares, incluindo uso de tornozeleira eletrônica, impostas pelo Supremo Tribunal Federal.
Trabalhadores poderão verificar se têm direito ao benefício referente ao ano-base de 2024; primeiro pagamento está previsto para fevereiro e soma bilhões em recursos.
Milhares de apoiadores do chavismo foram às ruas da capital venezuelana para pedir a libertação do ex-presidente Nicolás Maduro e de Cilia Flores, um mês após a captura do casal por forças dos Estados Unidos.