Janeiro Roxo em Porto Velho: Semusa reforça combate à hanseníase
Campanha da Prefeitura de Porto Velho mobiliza profissionais e população para fortalecer o diagnóstico precoce, garantir tratamento gratuito e enfrentar o estigma da hanseníase na capital.
Por Nathalie Ventura | Secom - 50
Publicado em
Foto: Gian Souza e Gabriel Moreira
Compartilhe esta notícia:
Nos siga no Google News
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), abriu oficialmente a campanha Janeiro Roxo, dedicada à conscientização e ao enfrentamento da hanseníase. Com o tema “Janeiro a Janeiro, vencer a hanseníase é cuidar de Porto Velho o ano inteiro”, a iniciativa destaca a importância do diagnóstico precoce, do tratamento adequado e do combate ao preconceito relacionado à doença.
Durante a abertura, o secretário municipal de Saúde, Jaime Gazola, reforçou o compromisso da gestão com a atenção básica e o cuidado contínuo da população. “A hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito. Nosso papel é garantir diagnóstico precoce, acompanhamento adequado e informação, para reduzir o preconceito e evitar complicações”, afirmou.
A ação reuniu gestores, profissionais de saúde e representantes da rede de atenção básica, com foco na qualificação das equipes que atuam diretamente no acompanhamento dos pacientes. No encontro, foram repassadas orientações técnicas e distribuídos kits de apoio para auxiliar na identificação precoce de casos.
Para Francisco Lordevani, gerente da Unidade de Saúde da Família Ronaldo Aragão, no bairro Nacional, o momento fortalece o trabalho nas unidades. “O evento é importantíssimo porque orienta os profissionais sobre como repassar essas informações e acompanhar os pacientes. Também recebemos kits que serão utilizados por enfermeiros e médicos no diagnóstico da doença”, destacou.
Para o Francisco Lordevani, o momento é fundamental para fortalecer o trabalho nas unidades | Foto: Gian Souza e Gabriel Moreira
A coordenadora municipal da hanseníase, Sheila Arruda, ressaltou que o enfrentamento ocorre de forma contínua ao longo do ano. “Trabalhamos de janeiro a janeiro na busca ativa de novos casos, por meio de capacitações com agentes comunitários de saúde e equipes da Estratégia Saúde da Família”, explicou.
Sheila Arruda também alertou para os sinais e sintomas da doença, como manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas na pele com perda de sensibilidade, além de formigamentos, fisgadas, câimbras e caroços dolorosos pelo corpo. Ao perceber qualquer um desses indícios, a orientação é procurar uma unidade básica de saúde.
Sheila Arruda ressaltou que as ações de enfrentamento à doença ocorrem de forma contínua ao longo do ano | Foto: Gian Souza e Gabriel Moreira
A unidade básica de saúde é a porta de entrada para o diagnóstico e também o local onde é ofertado gratuitamente o tratamento da hanseníase, que dura de seis a doze meses. O Centro de Especialidades Médicas Alfredo Silva é a referência municipal para intercorrências e situações especiais relacionadas à doença.
Com a abertura do Janeiro Roxo, a Semusa reafirma o compromisso de Porto Velho com a prevenção, o diagnóstico precoce e o cuidado integral e contínuo das pessoas acometidas pela hanseníase, promovendo informação, acolhimento e acesso ao tratamento durante todo o ano.
Familiares e amigos se despedem de Francisca Macedo Fernandes em Porto Velho, com velório na Capela Madeira Mamoré e cortejo previsto para o Recanto da Concessão.
Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
Presidente do STF destaca que “ninguém tem uma Constituição para chamar de sua” e reforça a necessidade de autocontenção e prudência nas manifestações judiciais.
Decisão monocrática do ministro do STF estabelece que infrações graves devem ser punidas com a perda do cargo, aplicando regras da Reforma da Previdência.
Ex-presidente trata broncopneumonia bacteriana no Hospital DF Star; boletim médico aponta resposta positiva aos antibióticos e recuperação da função renal.
Conforme definido no encontro, o município de Jaru receberá, entre os dias 13 e 30 de agosto, as competições de voleibol, vôlei de praia, futsal, judô, taekwondo, tênis de mesa, karatê e jiu-jítsu, dentro da 17ª edição do JIR.
É com profundo pesar que familiares e amigos anunciam o falecimento de Nilton Rangel Silva Santos, ocorrido em Porto Velho (RO) no dia 16 de março de 2026. Nascido em Caraí (MG), em 29 de agosto de 1964, Nilton deixa um legado de integridade, dedicação e amor ao próximo.
Usamos cookies para melhorar a sua experiência, personalizar serviços e garantir confiabilidade. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de cookie.