A atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre Rondônia tem provocado chuvas intensas em todo o estado, com previsão de acumulados que podem chegar a 100 milímetros por dia, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O cenário aumenta significativamente os riscos de alagamentos, quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia e choques elétricos.
Diante da situação, a Energisa Rondônia reforça o alerta à população sobre os cuidados necessários durante o período chuvoso, principalmente em relação à segurança com a rede elétrica, que pode se tornar ainda mais perigosa quando em contato com a água.
Alagamentos aumentam risco de choque elétrico
Com o aumento do volume de chuvas, alagações passam a ser mais frequentes, especialmente em áreas com drenagem insuficiente. Nessas condições, a concessionária destaca que a atenção deve ser redobrada.
“A água é condutora de eletricidade. Por isso, todo cuidado é fundamental para evitar riscos de choques elétricos”, explica Jucilene Dias, coordenadora de Segurança da Energisa Rondônia.
Em casos de alagamento dentro de residências, a principal orientação é desligar imediatamente o disjuntor geral. Caso a água atinja o quadro de energia, a população deve acionar a Energisa para solicitar o desligamento do ramal de serviço.
Orientações de segurança durante o período chuvoso
A Energisa reforça uma série de cuidados essenciais para evitar acidentes:
- Retire da tomada aparelhos eletrônicos e elétricos, sem manuseá-los com mãos ou pés molhados;
- Evite usar tomadas em paredes úmidas, pois há risco de choques e danos aos equipamentos;
- Não utilize elevadores durante enchentes;
- Não instale, remova ou faça manutenção de antenas durante chuvas ou tempestades;
- Nunca tente segurar antenas que caiam sobre a rede elétrica;
- Não suba em postes ou estruturas elétricas;
- Evite áreas abertas, como campos, piscinas, lagos e praias durante tempestades;
- Não permaneça próximo ou debaixo de árvores, postes, mastros ou estruturas metálicas;
- Em caso de fios caídos ou árvores sobre a rede, não se aproxime.
Segundo Jucilene, o mais seguro é manter distância da rede elétrica em qualquer situação, com ou sem chuva. “Ao identificar fios energizados no chão ou situações de risco, a orientação é se afastar imediatamente e comunicar a distribuidora pelos canais oficiais”, reforça.
Canais de atendimento
A Energisa orienta que qualquer ocorrência envolvendo a rede elétrica seja comunicada pelos canais oficiais de atendimento, garantindo uma resposta rápida e segura.









































