O diretor da Anvisa, Daniel Pereira, confirmou nesta sexta-feira (7) que a vacina de dengue do Butantan é um processo prioritário para a agência. A análise técnica do imunizante demandou “muitas horas” de discussão com especialistas externos.
Expectativa: A conclusão e a autorização do registro por parte da Anvisa são esperadas para a primeira quinzena de novembro, ou “alguns dias a mais”.
Informação Adicional: Segundo a Anvisa, não há solicitações de registro de outros imunizantes contra a dengue por parte de outros laboratórios.
Uso de Inteligência Artificial para Acelerar Filas
Diretores da Anvisa anunciaram que a agência planeja utilizar ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para acelerar o tempo de análise de medicamentos e produtos biológicos em pelo menos 50%.
O presidente da Anvisa, Leandro Safatle, contextualizou a necessidade da medida:
Aumento de Demandas: Há um aumento constante, de aproximadamente 10%, de petições de novos registros, fazendo com que as análises cheguem a demorar até três anos.
Fila Atual: A Anvisa tem em fila cerca de 1,1 mil medicamentos sintéticos e aproximadamente 100 produtos biológicos para análise.
Meta: A agência espera que, com as propostas de aceleração e o uso de IA, consiga cumprir os prazos legais de um ano de fila para análise em todas as áreas até dezembro do ano que vem.
Aporte de Recursos
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou, por vídeo, um investimento de R$ 25 milhões para que a Anvisa possa ampliar suas ferramentas de Inteligência Artificial.
Segundo o ministro, o investimento visa reduzir o prazo de análise dos pedidos, dando mais qualidade à avaliação e acelerando o acesso de novos medicamentos à população, o que também ajuda a atrair investimentos para a inovação no Brasil.









































