Brasília (DF), 10 de outubro de 2025 — O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (10) que o Brasil contabiliza 29 casos confirmados de intoxicação por metanol, decorrentes da ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas. São cinco casos a mais em relação ao último balanço divulgado na quarta-feira (8).
Dos casos confirmados, 25 foram registrados em São Paulo, três no Paraná e um no Rio Grande do Sul. Ao todo, existem 217 notificações em investigação, número inferior às 235 suspeitas registradas anteriormente. O total de casos suspeitos descartados chegou a 249.
O estado de São Paulo concentra 73,73% das notificações em investigação, com 160 casos suspeitos. Outros estados com registros incluem Pernambuco (31), Rio Grande do Sul (4), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Rio de Janeiro (3), Espírito Santo (3), Goiás (2), Alagoas (1), Bahia (1), Ceará (1), Minas Gerais (1) e Rondônia (1).
Óbitos
Até o momento, cinco mortes foram confirmadas em São Paulo. Além disso, 12 óbitos estão sob investigação, um a mais em relação ao último balanço. Os casos suspeitos de morte estão distribuídos da seguinte forma: Ceará (1), Minas Gerais (1), Mato Grosso do Sul (1), Pernambuco (3) e São Paulo (6).
O Ministério da Saúde reforça a necessidade de não consumir bebidas alcoólicas de procedência duvidosa e alerta para os riscos graves do metanol, que pode causar intoxicação severa e levar à morte.