Farmapub facilita acesso a medicamentos na rede municipal de Porto Velho
Plataforma digital permite consulta de estoque antes de sair de casa, agilizando o acesso dos usuários do SUS.
Por Nathalie Ventura | Secom - 50
Publicado em
Foto: Júnior Costa e Secom
Compartilhe esta notícia:
Nos siga no Google News
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), reforça a importância da ferramenta Farmapub, plataforma digital que permite consultar a disponibilidade de medicamentos nas farmácias da atenção primária à saúde da capital.
Disponível desde 2017, a ferramenta oferece informações atualizadas sobre o estoque nas unidades da zona urbana, evitando deslocamentos desnecessários e agilizando o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A Farmapub é uma ferramenta de consulta onde qualquer cidadão, profissionais prescritores e usuários do SUS podem verificar a disponibilidade de medicamentos nas unidades do município”, explica Maíra Oliveira Nery, farmacêutica e diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica da Semusa.
Maíra Oliveira explica que a ferramenta pode ser acessada pela internet ou aplicativo | Foto: Júnior Costa e Secom
O acesso à plataforma pode ser feito pelo navegador, digitando “Farmapub”, ou pelo aplicativo para celulares Android. O sistema é intuitivo, permite buscar medicamentos pelo princípio ativo e indica a farmácia mais próxima que possui o item em estoque, com localização georreferenciada.
Além de mostrar a disponibilidade, a Farmapub traz orientações sobre como obter medicamentos pelo SUS, funcionando como ferramenta educativa e de apoio. Reconhecida nacionalmente, a plataforma foi premiada em 2018 no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) como iniciativa inovadora no setor público.
A diretora Maíra Oliveira reforça: “Convido os cidadãos, especialmente os que utilizam medicamentos contínuos, a baixar o aplicativo, consultar antes de sair de casa e ter acesso à informação de forma rápida e segura.”
A Farmapub integra ações da Prefeitura para modernizar os serviços de saúde, garantindo mais agilidade e transparência no acesso a medicamentos oferecidos gratuitamente pelo SUS.
Pesquisa apresentada no 40º Congresso Brasileiro de Urologia mostra que 24% dos pais acreditam que o pênis dos filhos é menor que o normal, embora o desenvolvimento esteja adequado.
Mesmo sob forte chuva, a Associação Conecta Bem realizou o evento filantrópico “Semeando Alegria” e superou a meta de atendimento, levando solidariedade, diversão e espírito natalino ao Bairro Caldinho, em Porto Velho.
O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
Portarias publicadas nesta segunda-feira garantem reforço administrativo na Polícia Federal e ampliação do quadro de pesquisadores em institutos científicos.
Medida visa proporcionar descanso aos servidores públicos estaduais após as celebrações de Natal e Ano Novo; serviços essenciais serão mantidos no estado.
Roraima concentra quase metade das interceptações nacionais; forças de segurança atribuem alta ao fim da presunção de boa-fé e fiscalização em rotas de fronteira.
Condições meteorológicas e risco de chuva durante o abastecimento forçaram nova mudança no horário da primeira operação comercial espacial em solo brasileiro.