Farmapub facilita acesso a medicamentos na rede municipal de Porto Velho
Plataforma digital permite consulta de estoque antes de sair de casa, agilizando o acesso dos usuários do SUS.
Por Nathalie Ventura | Secom - 50
Publicado em
Foto: Júnior Costa e Secom
Compartilhe esta notícia:
Nos siga no Google News
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), reforça a importância da ferramenta Farmapub, plataforma digital que permite consultar a disponibilidade de medicamentos nas farmácias da atenção primária à saúde da capital.
Disponível desde 2017, a ferramenta oferece informações atualizadas sobre o estoque nas unidades da zona urbana, evitando deslocamentos desnecessários e agilizando o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A Farmapub é uma ferramenta de consulta onde qualquer cidadão, profissionais prescritores e usuários do SUS podem verificar a disponibilidade de medicamentos nas unidades do município”, explica Maíra Oliveira Nery, farmacêutica e diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica da Semusa.
Maíra Oliveira explica que a ferramenta pode ser acessada pela internet ou aplicativo | Foto: Júnior Costa e Secom
O acesso à plataforma pode ser feito pelo navegador, digitando “Farmapub”, ou pelo aplicativo para celulares Android. O sistema é intuitivo, permite buscar medicamentos pelo princípio ativo e indica a farmácia mais próxima que possui o item em estoque, com localização georreferenciada.
Além de mostrar a disponibilidade, a Farmapub traz orientações sobre como obter medicamentos pelo SUS, funcionando como ferramenta educativa e de apoio. Reconhecida nacionalmente, a plataforma foi premiada em 2018 no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) como iniciativa inovadora no setor público.
A diretora Maíra Oliveira reforça: “Convido os cidadãos, especialmente os que utilizam medicamentos contínuos, a baixar o aplicativo, consultar antes de sair de casa e ter acesso à informação de forma rápida e segura.”
A Farmapub integra ações da Prefeitura para modernizar os serviços de saúde, garantindo mais agilidade e transparência no acesso a medicamentos oferecidos gratuitamente pelo SUS.
Aos 31 anos, engenheiro e empresário, João Roberto Gonçalves detalha funcionamento, formas de contemplação, prazos e taxas, alerta para golpes, e mostra quando consórcio pode servir para investir com planejamento
Candidatos do CNU têm até as 23h59 desta quarta-feira (8) para entrar com recurso contra o gabarito preliminar da prova objetiva; o processo é individual e deve ser feito online.
Max Cursos Jaru abre oportunidade para profissionais atuarem em tempo integral com jovens e adultos, desenvolvendo atividades de ensino e aprendizagem na área de informática.
Oportunidade para profissionais formados que desejam atuar no acolhimento e acompanhamento de pacientes renais, em parceria com equipe multiprofissional.
Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado podem acessar o gabarito preliminar das provas objetivas a partir desta segunda-feira (6) e têm 48 horas para interpor recursos contra questões e respostas.
Concessões a setores econômicos reduzem a arrecadação prevista em R$ 3 bilhões, mas garantem a votação da medida que precisa ser aprovada até esta quarta-feira.
Rondônia alcança o 2º lugar no ranking nacional de esclarecimento de homicídios, ficando atrás apenas do Distrito Federal, segundo relatório do Instituto Sou da Paz.
Concessionária informa que recebeu o Incinerador de Resíduos de Saúde e o Aterro de Jirau, ampliando a capacidade operacional e retomando gradativamente os serviços.