Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Rondônia terão mais acesso a serviços de saúde com a construção de oito novas unidades em sete municípios do estado. O Ministério da Saúde anunciou a liberação de R$ 33 milhões para obras que fazem parte do Novo PAC Saúde 2025, beneficiando diretamente a população local.
As unidades incluem cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs), uma Policlínica e dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Com essa expansão, a Atenção Primária à Saúde será fortalecida, ajudando a reduzir a sobrecarga da Atenção Especializada e garantindo mais qualidade no atendimento.
“Esse é um esforço importante do Programa Agora Tem Especialistas para reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias. A expansão imediata da oferta de serviços, com mobilização da estrutura pública e privada, garante mais serviços de saúde para a população”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Além das novas unidades, seis médicos especialistas foram distribuídos em quatro municípios de Rondônia: Porto Velho, Vilhena (três), Ariquemes e Rolim de Moura. Essa medida integra o Programa Agora Tem Especialistas, que já levou 322 profissionais para 156 municípios em todo o país, priorizando regiões com menor oferta de especialistas.
A iniciativa também busca atender áreas de alta vulnerabilidade social, com atenção especial para municípios da Amazônia Legal, garantindo que o acesso à saúde seja mais justo e equilibrado em todo o território brasileiro.
Com a chegada das novas unidades e especialistas, Rondônia fortalece a rede pública de saúde, melhora o atendimento à população e reforça a importância do investimento federal em infraestrutura e assistência médica.