A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição e apreensão de dois produtos em todo o território nacional. A resolução, publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira, 16 de setembro, veda a comercialização, distribuição, importação, publicidade e uso de um azeite de oliva e de um suplemento alimentar.
A medida da Anvisa proíbe produtos sem a devida regularização, visando proteger a saúde dos consumidores de itens com origem e composição desconhecidas, que não passaram por uma avaliação de qualidade e segurança.
Azeite Los Nobles
O azeite de oliva da marca Los Nobles teve sua venda proibida por ser considerado um produto de origem clandestina. De acordo com a agência, o azeite não possui aprovação da Anvisa nem registro na Administración Nacional de Medicamentos, Alimentos y Tecnología Médica (ANMAT), o órgão sanitário argentino.
Suplemento Zempyc Natural
Na mesma resolução, a Anvisa vetou a venda do suplemento Zempyc Natural, que era vendido em sites e redes sociais com promessas de emagrecimento. O produto tem origem e composição desconhecidas e utilizava uma denominação irregular. A agência constatou ainda que o rótulo do Zempyc Natural trazia o nome de uma empresa farmacêutica que negou qualquer relação com o produto.