O Sistema Único de Saúde (SUS) irá adquirir 180 mil novos equipamentos para equipar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) em mais de 5 mil municípios brasileiros. A compra será realizada pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), com um investimento estimado em R$ 1,8 bilhão, proveniente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Saúde 2025.
O processo de compra está sendo feito por meio de um edital de licitação, que foi publicado em 4 de agosto. A abertura das propostas do pregão eletrônico está marcada para a próxima segunda-feira, 18 de agosto, às 10h, no portal compras.gov.br. A expectativa é que os equipamentos comecem a ser entregues em novembro.
Tecnologia para a saúde
A compra incluirá 10 mil “combos”, cada um com 18 equipamentos estratégicos. Entre eles estão ultrassom portátil, desfibrilador, laser terapêutico, retinógrafo e tecnologias para telessaúde. O objetivo é fortalecer a atenção primária, facilitando o diagnóstico e o tratamento de pacientes.
Antes de lançar o edital, a AgSUS realizou uma consulta pública entre maio e junho, envolvendo representantes da indústria, gestores públicos e especialistas. Esse diálogo com o setor produtivo buscou aprimorar as especificações técnicas dos equipamentos, garantindo que as tecnologias adquiridas estejam alinhadas às necessidades das equipes de saúde.