Com o aumento da expectativa de vida no Brasil, cresce a necessidade de oferecer um atendimento especializado e humanizado para a população idosa. A Policlínica Oswaldo Cruz, em Porto Velho, está ampliando o serviço de geriatria para promover saúde, bem-estar e autonomia na terceira idade.
A geriatria atua de forma integral, prevenindo e tratando doenças crônicas comuns, como hipertensão, diabetes, osteoporose e distúrbios de memória. Além disso, orienta sobre alimentação, mobilidade e saúde emocional, envolvendo também familiares e cuidadores no cuidado com os idosos.
Para o governador Marcos Rocha, investir em geriatria é assegurar qualidade de vida e respeito a quem ajudou a construir o estado. “A prioridade é oferecer qualidade de vida à população, desde a infância até a melhor idade. Aos idosos, que tenham mais dignidade nesta fase da vida, que merece respeito, carinho e atenção”, afirmou.
A diretora-geral da Policlínica Oswaldo Cruz, Geane Lopes, explica que o serviço conta com três médicos especialistas, que realizam consultas em dois turnos. Na primeira consulta, é feita uma avaliação detalhada do histórico clínico, uso de medicamentos, hábitos de vida, estado emocional e capacidade funcional do paciente. Exames laboratoriais, avaliações cognitivas, ósseas e cardíacas complementam o diagnóstico.
A geriatra Gerusa Assis Gomes destaca a importância do envolvimento da família no tratamento. “Além de oferecer suporte prático, os familiares ajudam a identificar alterações na saúde da pessoa idosa e fortalecem os vínculos afetivos, fundamentais para a saúde mental e emocional”, explica.
Segundo especialistas, a consulta com um geriatra é indicada a partir dos 60 anos. Sinais como dificuldade para realizar tarefas diárias, quedas, perda de memória, mudanças de humor ou problemas no controle de medicamentos indicam a necessidade de acompanhamento especializado.
Entre as principais orientações para um envelhecimento saudável estão manter uma alimentação equilibrada, hidratação, atividade física regular e atenção a aspectos como vacinação, saúde bucal e mental, além de estimular o convívio social.
O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, reforça o compromisso do governo com a terceira idade. “Estamos focados em permitir um acompanhamento saudável da terceira idade, contribuindo para que essa fase da vida seja vivida com autonomia, dignidade e qualidade”, destacou.