A reforma e ampliação do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) atingiu 99% de execução, garantindo o funcionamento de todos os serviços durante o período de obras. A estratégia inclui a instalação do canteiro no estacionamento da unidade, o que permite acesso simultâneo às três áreas em reforma sem prejudicar o fluxo de atendimentos.
Somente entre janeiro e maio de 2025, o Cemetron realizou 2.768 atendimentos de urgência e emergência e 1.644 consultas médicas. A unidade é referência no tratamento de doenças infecciosas e atende usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para o governador Marcos Rocha, a obra é um marco para a saúde pública de Rondônia. “Com a reforma e ampliação, será possível salvar ainda mais vidas, oferecendo saúde, conforto e bem-estar para os rondonienses”, destacou.
O administrador hospitalar, Diego Gimenez, afirmou que a nova estrutura proporcionará mais segurança para os servidores e melhores condições de atendimento para os pacientes. Já o secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, ressaltou o compromisso da gestão em oferecer qualidade para a população e dignidade para os profissionais da saúde.
A obra inclui 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) especializados em infectologia, prédio administrativo, auditório para 100 pessoas, novo almoxarifado, farmácia ampliada e uma Central de Material Esterilizado (CME) com 175 metros quadrados.