Ampliando o acesso à saúde para a população da fronteira, o governo de Rondônia inaugurou, no sábado (5), três novos serviços no Hospital Regional Dr. Júlio Perez Antelo, em Guajará-Mirim. A unidade, que atende em média 150 pacientes por dia, agora conta com uma UTI com 10 leitos modernos, um salão de hemodiálise com 7 poltronas e uma sala de tomografia com tecnologia de ponta, fortalecendo a assistência de média e alta complexidade na Pérola do Mamoré.
Com investimento de R$ 13,9 milhões, os novos serviços estão totalmente estruturados e prontos para funcionamento, com equipes capacitadas e instalações modernas. O objetivo é reduzir a necessidade de transferências para Porto Velho e garantir mais agilidade nos atendimentos de urgência.
Para o governador Marcos Rocha, a descentralização da saúde é prioridade. “Nosso compromisso é levar dignidade a quem vive longe da capital, com estrutura hospitalar de qualidade. A população da fronteira merece o que há de melhor em assistência”, ressaltou.
O Hospital Regional de Guajará-Mirim foi inaugurado em março de 2025 em uma área estratégica para atender moradores da região de fronteira. Entre os serviços mais procurados está o exame de ultrassonografia. A boliviana Carino Roca elogiou o atendimento. “Dei entrada na regulação e rapidinho consegui fazer minha ultrassom. Agora é só levar para o médico”, contou. Já a estudante Rikellen de Souza Costa, que veio de Porto Velho, destacou a agilidade para realizar sua cirurgia de vesícula. “Em menos de um mês consegui o atendimento, fiz os exames e já estou internando. O governo fez uma estrutura muito boa aqui”, afirmou.
O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou o impacto positivo. “Com tomografia, UTI e hemodiálise funcionando aqui, damos mais agilidade ao diagnóstico, conforto aos pacientes e eficiência ao sistema de saúde”, explicou.
Além de fortalecer a autonomia do hospital, os novos serviços elevam a qualidade do atendimento a casos graves e crônicos, beneficiando moradores de Guajará-Mirim, Nova Mamoré e cidades vizinhas. A inauguração contou com a presença de autoridades estaduais, municipais, profissionais de saúde e comunidade local.