SÁBADO, 13/12/2025

Em destaque

L

Saúde

Entidades criticam resolução do CFM que restringe acesso de jovens trans a tratamentos de transição de gênero

Resolução do CFM revisou critérios éticos e técnicos de atendimento

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Entidades criticam resolução do CFM que restringe acesso de jovens trans a tratamentos de transição de gênero
Antra/Divulgação

A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) publicou nota de repúdio à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) publicada nesta quarta-feira (16) que revisa critérios éticos e técnicos para o atendimento a pessoas com incongruência e/ou disforia de gênero.

A entidade avalia que a publicação promove “grande retrocesso” no direito ao acesso à saúde integral da população trans e travesti no Brasil, sobretudo de crianças e adolescentes trans que, segundo a nota, são diretamente impactados pelas normas definidas pelo CFM.

“Estamos diante de mais uma ação coordenada que dialoga com a crescente agenda antitrans em nível global, marcada por políticas e discursos que atacam diretamente a existência, a dignidade e os direitos básicos da nossa população”, destaca a Antra no comunicado.

“A revogação de diretrizes que garantem acompanhamento e cuidado adequados para crianças e jovens trans sem nenhuma justificativa aceitável representa um ataque deliberado ao futuro dessas pessoas, com impactos profundos e irreversíveis em sua saúde mental, segurança e bem-estar coletivo”, alerta a associação.

Para a associação, a decisão do CFM ignora evidências científicas e ocorre em um contexto de falta de escuta qualificada com especialistas, profissionais de saúde que atuam no atendimento a crianças e adolescentes trans e movimentos sociais.

“A resolução ignora o entendimento internacional sobre os cuidados afirmativos em saúde, promovido por instituições como a Organização Mundial da Saúde (OMS), e desconsidera completamente a realidade vivida pelas juventudes trans brasileiras, que enfrentam múltiplas formas de violência, exclusão e abandono social.”

Também em nota de repúdio, a organização não governamental (ONG) Mães pela Diversidade diz ter recebido “com absoluta surpresa e indignação” a aprovação da resolução pelo CFM.

“Nossas famílias vivenciam cotidianamente os enormes desafios de romper estigmas, preconceitos e discriminações e buscam oferecer a suas crianças, adolescentes e jovens ambientes seguros e todas as oportunidades de vivenciarem as experiências necessárias para seu pleno e saudável desenvolvimento.”

A entidade se coloca em defesa da manutenção do atendimento especializado “que, até o momento, vinha sendo prestado a nossas filhas, filhes e filhos que vivenciam a disforia de gênero e que dependem de procedimentos terapêuticos criteriosamente prescritos por equipes multidisciplinares para não sofrerem agravos em sua saúde física e mental.”

Em seu perfil no Instagram, a ONG Minha Criança Trans avalia que a resolução do CFM joga no lixo os direitos trans por proibir que jovens trans e travestis acessem tratamentos classificados como essenciais pela entidade.

“Isso é um golpe na saúde mental e em vidas trans. Esses tratamentos são a salvação para muitos jovens. Sem eles, a depressão, a ansiedade e até riscos de suicídio disparam! O CFM está ignorando a ciência e condenando adolescentes a sofrerem em corpos que não representam quem são”, afirma a ONG.

Entenda

A resolução do CFM proíbe o bloqueio hormonal para crianças e adolescentes com incongruência e/ou disforia de gênero. A entidade estabelece ainda que terapia hormonal cruzada (administração de hormônios sexuais para induzir características secundárias condizentes com a identidade de gênero do paciente) só poderá ser iniciada a partir dos 18 anos.

A publicação também restringe o acesso a cirurgias de redesignação de gênero para pessoas trans antes dos 18 anos de idade e, nos casos em que o procedimento implicar potencial efeito esterilizador, antes de 21 anos.

Por fim, a resolução determina que pessoas trans que mantêm seus órgãos reprodutivos biológicos devem buscar atendimento médico preventivo ou terapêutico com especialistas do sexo biológico e não conforme sua identidade de gênero.

MPF

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento para apurar a legalidade da resolução.

Em nota, a entidade destaca que a publicação altera as normas que definem o atendimento e a realização de procedimentos médicos ofertados a pessoas trans, incluindo crianças e adolescentes.

De acordo com o MPF, o procedimento foi aberto a partir de denúncia feita pela Associação Mães pela Diversidade e de nota técnica publicada pela Antra.

“As entidades comunicaram o fato e demonstraram a preocupação de familiares de crianças com variabilidade de gênero ou adolescentes trans que sofrem de disforia de gênero e que têm acesso a procedimentos terapêuticos como bloqueio puberal e hormonização cruzada”, disse o MPF.

O que diz o CFM

Em coletiva de imprensa, o presidente do CFM, José Hiran Gallo, ressaltou que a resolução foi aprovada por unanimidade pelo plenário da entidade.

“Todos os 28 conselheiros presentes aprovaram essa resolução”, afirmou.

O médico ginecologista Rafael Câmara, conselheiro pelo estado do Rio de Janeiro e um dos relatores da resolução, destacou que se trata de um tema em que as evidências e os fatos mudam a todo instante.

“É natural que essas resoluções sejam alteradas”, avalia.

Ao tratar da vedação da terapia hormonal cruzada para menores de 18 anos de idade, ele lembrou que a resolução anterior do CFM estabeleceu 16 anos de idade como a idade mínima para a administração de hormônios sexuais com essa finalidade.

“Não é algo inócuo”, disse, ao citar riscos como o aumento de doenças cardiovasculares e hepáticas, incluindo câncer, fertilidade reduzida, calvície e acne, no caso da testosterona, e problemas tromboembólicos e câncer de mama, no caso do estrogênio.

Sobre bloqueadores hormonais, o médico destacou que o uso desse tipo de terapia no intuito de suprimir a puberdade em crianças e adolescentes é motivo de discussões e questionamentos frequentes.

Câmara lembrou que, em abril do ano passado, o Reino Unido aboliu o uso de bloqueadores sexuais. Segundo ele, Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca, “países com sistemas de saúde fortes e de tendência progressista”, também proibiram a terapia.

“A exposição a hormônios sexuais é importante para a resistência óssea, para o crescimento adequado e para o desenvolvimento de órgãos sexuais”, lembrou, ao citar, dentre as consequências, densidade óssea comprometida, altura alterada e fertilidade reduzida.

O médico ressaltou que a vedação do uso de bloqueadores não se aplica a situações clínicas reconhecidas pela literatura médica nas quais o uso é cientificamente comprovado, incluindo quadros de puberdade precoce e doenças endócrinas.

Na coletiva, Câmara citou ainda o aumento de relatos de arrependimento de transição e mesmo de destransição sexual desde 2020, o que levou diversos países a revisarem seus protocolos para lidar com a incongruência e a disforia de gênero.

Outro ponto destacado pelo médico trata do sobrediagnóstico, sobretudo entre menores de idade.

“Mais crianças e adolescentes estão sendo diagnosticados com disforia de gênero e, com isso, levados a tratamentos. Muitos, baseado em estudos, no futuro, poderiam não ser trans, mas simplesmente gays e lésbicas”.

“Estudos mostram que, alguns anos atrás, a tendência, quando se tinha casos diagnosticados [de disforia de gênero], era tentar fazer com que a criança não mantivesse [o quadro]. Hoje, a tendência é fazer um viés de confirmação. Se a criança de 4 anos diz que é trans, muitos serviços acabam mantendo ou estimulando”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Depressão atinge mais de 10% dos agentes penitenciários brasileiros

Depressão atinge mais de 10% dos agentes penitenciários brasileiros

Pesquisa Cenários da Saúde Física e Mental dos Servidores do Sistema Penitenciário Brasileiro, com 22,7 mil profissionais, revela que um em cada dez agentes teve diagnóstico de depressão entre agentes penitenciários, refletindo o ritmo intenso de trabalho.
L
Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa nas Américas

Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa nas Américas

Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) recomenda aos países das Américas monitoramento atento e reforço da vacinação contra a influenza, em resposta ao alerta da OMS sobre o subclado K do vírus H3N2, que pode antecipar ou intensificar a temporada de 2026.
L
Governo realiza maior mutirão da história do SUS com 61,6 mil cirurgias e exames

Governo realiza maior mutirão da história do SUS com 61,6 mil cirurgias e exames

Programa “Agora Tem Especialistas” mobiliza hospitais em todo o país para reduzir filas e tempo de espera.
L
Atestados médicos não serão obrigatoriamente digitais em 2026

Atestados médicos não serão obrigatoriamente digitais em 2026

Conselho Federal de Medicina esclarece boatos sobre proibição de documentos impressos.
L
Cuidados com a pele no fim de ano em Rondônia: alerta para riscos de soluções rápidas

Cuidados com a pele no fim de ano em Rondônia: alerta para riscos de soluções rápidas

Especialistas orientam prevenção adequada ao clima tropical.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Maria de Nazaré Vieira Corrêa

Família comunica o falecimento de Maria de Nazaré Vieira Corrêa, aos 90 anos, em Porto Velho, mulher de fé, dedicada à família e lembrada pelo amor, coragem e espiritualidade que marcaram sua trajetória.
L
Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção

Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção

Funai registra 115 povos indígenas isolados, porém apenas 29 têm existência oficialmente confirmada pelo Estado.
L
CNH sem autoescola: quem já estava matriculado pode pedir reembolso?

CNH sem autoescola: quem já estava matriculado pode pedir reembolso?

A mudança nas regras da CNH reduz exigências em autoescolas e levanta dúvidas sobre devolução de valores pagos por aulas teóricas e práticas ainda não realizadas.
L
Fim da escala 6x1 avança no Congresso após aprovação em comissão do Senado

Fim da escala 6×1 avança no Congresso após aprovação em comissão do Senado

Proposta que reduz jornada de trabalho para até 36 horas semanais segue para novas etapas legislativas.
L

Sintonia 360: Entrevista com Edilson Matias

conquistas recentes e o que ainda precisa avançar para garantir mais qualidade de vida a todos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Motta elogia servidora alvo da PF e diz que Dino não aponta desvio

Motta elogia servidora alvo da PF e diz que Dino não aponta desvio

Presidente da Câmara sai em defesa de Mariângela Fialek e afirma que decisão do STF não identifica irregularidades financeiras.
L
Nove personalidades de Rolim de Moura recebem honrarias da Alero em sessão solene

Nove personalidades de Rolim de Moura recebem honrarias da Alero em sessão solene

Reconhecimento valoriza trajetórias que contribuíram para o desenvolvimento do município e de Rondônia.
L
"Verdade prevaleceu", diz Alexandre de Moraes após fim de sanções dos EUA

“Verdade prevaleceu”, diz Alexandre de Moraes após fim de sanções dos EUA

Em evento em São Paulo, ministro Alexandre de Moraes, do STF, comenta retirada de seu nome e família da lista de sancionados pela Lei Magnitsky, classificando-a como vitória do Judiciário, da soberania nacional e da democracia brasileira.
L
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil

Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemora retirada de Alexandre de Moraes da lista de sancionados pela Lei Magnitsky, considerando a decisão do governo Trump como uma vitória da democracia brasileira e da soberania nacional.
L
Toffoli restringe acesso da CPMI do INSS a quebra de sigilo de Daniel Vorcaro

Toffoli restringe acesso da CPMI do INSS a quebra de sigilo de Daniel Vorcaro

Decisão do ministro Dias Toffoli, do STF, restringe o acesso da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito aos documentos de quebra de sigilo do banqueiro Daniel Vorcaro, que serão enviados para a presidência do Senado, gerando indignação na CPMI do INSS.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PM e Canil apreendem 5 kg de maconha em depósito em Rondônia

PM e Canil apreendem 5 kg de maconha em depósito em Rondônia

Ação conjunta da Força Tática e do Canil do 2º BPM, com apoio da Polícia Federal, resultou na apreensão de 5,6 kg de maconha em uma encomenda que tinha São Paulo como destino, após apreensão de maconha.
10
Colisão com três veículos na Avenida Brasil deixa um ferido em RO

Colisão com três veículos na Avenida Brasil deixa um ferido em RO

Acidente próximo ao Parque Colina envolveu Corsa, Fiat Uno e Toyota Corolla, deixando o motorista do Uno ferido. O condutor do Corsa, que invadiu a contramão, recusou o bafômetro e foi preso pela colisão com três veículos.
16
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Acidente no cruzamento da Rua T24 com a K4 envolveu um carro Hyundai e uma motocicleta, resultando no motociclista ferido, que foi socorrido pelo SAMU em colisão entre carro e moto em Ji-Paraná.
12
Câmera flagra jovem furtando capacete de moto estacionada em Vilhena

Câmera flagra jovem furtando capacete de moto estacionada em Vilhena

Um indivíduo foi filmado por câmera de segurança no bairro Embratel, em Vilhena, furtando um capacete que estava sobre uma motocicleta, após rondar o comércio à procura de oportunidade para cometer o furto de capacete em Vilhena.
14
Morto em confronto com a polícia escapou de chacina em Vilhena em 2022

Morto em confronto com a polícia escapou de chacina em Vilhena em 2022

Rogério Soares da Silva Junior, de 27 anos, foi o único sobrevivente de um ataque com três óbitos há três anos, sendo morto nesta sexta-feira durante a Operação Quimera após escapar de chacina em Vilhena.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: NORTE PESCA E NAUTICA LTDA

LAMP – LICENÇA AMBIENTAL DE MÉDIO PORTE
L
Desigualdades sociais dificultam acesso à educação infantil no Brasil, aponta estudo da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Desigualdades sociais dificultam acesso à educação infantil no Brasil, aponta estudo da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Levantamento revela que crianças de baixa renda, negras e moradoras do Norte e Nordeste enfrentam maiores barreiras para ingresso em creches e pré-escolas.
L
Ator de Stranger Things deixa escapar possível spoiler do final e reforça teoria dos fãs

Ator de Stranger Things deixa escapar possível spoiler do final e reforça teoria dos fãs

Declaração sugere reviravolta envolvendo Vecna no encerramento da série.
L
Jovem é presa após engolir 25 porções de cocaína e passar mal na zona leste

Jovem é presa após engolir 25 porções de cocaína e passar mal na zona leste

Uma jovem é presa após engolir cocaína em Porto Velho; a suspeita, de 21 anos, foi levada à Policlínica Dr. José Adelino, onde o raio-x revelou as 25 porções do entorpecente em seu corpo.
12
Acervo sobre a cultura afro-brasileira é doado ao Arquivo Nacional

Acervo sobre a cultura afro-brasileira é doado ao Arquivo Nacional

O colecionador Fernandez Portugal Filho doou documentos históricos que revelam a história de terreiros e da religiosidade de matriz africana, com destaque para a Umbanda e as relações sociopolíticas durante a Ditadura Militar.
L
Acidente entre duas motos deixa três feridos no bairro Agenor de Carvalho

Acidente entre duas motos deixa três feridos no bairro Agenor de Carvalho

Colisão ocorreu no cruzamento da Avenida Alexandre Guimarães com a Rua Arruda Fontes Cabral, quando uma das motos avançou a preferencial, resultando em três vítimas levadas para a UPA Sul após acidente entre duas motos.
14
Atropelamento na Avenida Jorge Teixeira em Porto Velho mobiliza socorro

Atropelamento na Avenida Jorge Teixeira em Porto Velho mobiliza socorro

Homem foi atingido por carro enquanto atravessava a via na Avenida Jorge Teixeira, próximo à Pinheiro Machado, e equipes de emergência foram acionadas para atender a vítima do atropelamento na Avenida Jorge Teixeira.
10
Motociclista inabilitado é preso após causar acidente e atropelar PM em Porto Velho

Motociclista inabilitado é preso após causar acidente e atropelar PM em Porto Velho

Jovem Pablo D. L. de S., 18, fugia da polícia e causou acidente com três vítimas, incluindo o cabo Evangelista do BPTRAN, sendo preso no bairro Nacional por motociclista inabilitado é preso após acidente.
12
Bailarina da Praça celebra 56 anos com festa cultural no Mercado Cultural

Bailarina da Praça celebra 56 anos com festa cultural no Mercado Cultural

Evento gratuito neste domingo reúne música, teatro e atividades para toda a família a partir das 17h.
L
Brasil manifesta preocupação com reforma tarifária aprovada no México

Brasil manifesta preocupação com reforma tarifária aprovada no México

O governo brasileiro acompanha com cautela a reforma que estabelece tarifas de até 50% sobre importações de países sem livre-comércio, embora o setor automotivo deva ser pouco afetado; a preocupação com a reforma tarifária do México é sobre a segurança jurídica e a integração produtiva.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.