SEGUNDA-FEIRA, 25/08/2025
Publicidade
Publicidade

L

Saúde

Entidades criticam resolução do CFM que restringe acesso de jovens trans a tratamentos de transição de gênero

Resolução do CFM revisou critérios éticos e técnicos de atendimento

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Entidades criticam resolução do CFM que restringe acesso de jovens trans a tratamentos de transição de gênero
Antra/Divulgação

A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) publicou nota de repúdio à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) publicada nesta quarta-feira (16) que revisa critérios éticos e técnicos para o atendimento a pessoas com incongruência e/ou disforia de gênero.

A entidade avalia que a publicação promove “grande retrocesso” no direito ao acesso à saúde integral da população trans e travesti no Brasil, sobretudo de crianças e adolescentes trans que, segundo a nota, são diretamente impactados pelas normas definidas pelo CFM.

“Estamos diante de mais uma ação coordenada que dialoga com a crescente agenda antitrans em nível global, marcada por políticas e discursos que atacam diretamente a existência, a dignidade e os direitos básicos da nossa população”, destaca a Antra no comunicado.

“A revogação de diretrizes que garantem acompanhamento e cuidado adequados para crianças e jovens trans sem nenhuma justificativa aceitável representa um ataque deliberado ao futuro dessas pessoas, com impactos profundos e irreversíveis em sua saúde mental, segurança e bem-estar coletivo”, alerta a associação.

Para a associação, a decisão do CFM ignora evidências científicas e ocorre em um contexto de falta de escuta qualificada com especialistas, profissionais de saúde que atuam no atendimento a crianças e adolescentes trans e movimentos sociais.

“A resolução ignora o entendimento internacional sobre os cuidados afirmativos em saúde, promovido por instituições como a Organização Mundial da Saúde (OMS), e desconsidera completamente a realidade vivida pelas juventudes trans brasileiras, que enfrentam múltiplas formas de violência, exclusão e abandono social.”

Também em nota de repúdio, a organização não governamental (ONG) Mães pela Diversidade diz ter recebido “com absoluta surpresa e indignação” a aprovação da resolução pelo CFM.

“Nossas famílias vivenciam cotidianamente os enormes desafios de romper estigmas, preconceitos e discriminações e buscam oferecer a suas crianças, adolescentes e jovens ambientes seguros e todas as oportunidades de vivenciarem as experiências necessárias para seu pleno e saudável desenvolvimento.”

A entidade se coloca em defesa da manutenção do atendimento especializado “que, até o momento, vinha sendo prestado a nossas filhas, filhes e filhos que vivenciam a disforia de gênero e que dependem de procedimentos terapêuticos criteriosamente prescritos por equipes multidisciplinares para não sofrerem agravos em sua saúde física e mental.”

Em seu perfil no Instagram, a ONG Minha Criança Trans avalia que a resolução do CFM joga no lixo os direitos trans por proibir que jovens trans e travestis acessem tratamentos classificados como essenciais pela entidade.

“Isso é um golpe na saúde mental e em vidas trans. Esses tratamentos são a salvação para muitos jovens. Sem eles, a depressão, a ansiedade e até riscos de suicídio disparam! O CFM está ignorando a ciência e condenando adolescentes a sofrerem em corpos que não representam quem são”, afirma a ONG.

Entenda

A resolução do CFM proíbe o bloqueio hormonal para crianças e adolescentes com incongruência e/ou disforia de gênero. A entidade estabelece ainda que terapia hormonal cruzada (administração de hormônios sexuais para induzir características secundárias condizentes com a identidade de gênero do paciente) só poderá ser iniciada a partir dos 18 anos.

A publicação também restringe o acesso a cirurgias de redesignação de gênero para pessoas trans antes dos 18 anos de idade e, nos casos em que o procedimento implicar potencial efeito esterilizador, antes de 21 anos.

Por fim, a resolução determina que pessoas trans que mantêm seus órgãos reprodutivos biológicos devem buscar atendimento médico preventivo ou terapêutico com especialistas do sexo biológico e não conforme sua identidade de gênero.

MPF

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento para apurar a legalidade da resolução.

Em nota, a entidade destaca que a publicação altera as normas que definem o atendimento e a realização de procedimentos médicos ofertados a pessoas trans, incluindo crianças e adolescentes.

De acordo com o MPF, o procedimento foi aberto a partir de denúncia feita pela Associação Mães pela Diversidade e de nota técnica publicada pela Antra.

“As entidades comunicaram o fato e demonstraram a preocupação de familiares de crianças com variabilidade de gênero ou adolescentes trans que sofrem de disforia de gênero e que têm acesso a procedimentos terapêuticos como bloqueio puberal e hormonização cruzada”, disse o MPF.

O que diz o CFM

Em coletiva de imprensa, o presidente do CFM, José Hiran Gallo, ressaltou que a resolução foi aprovada por unanimidade pelo plenário da entidade.

“Todos os 28 conselheiros presentes aprovaram essa resolução”, afirmou.

O médico ginecologista Rafael Câmara, conselheiro pelo estado do Rio de Janeiro e um dos relatores da resolução, destacou que se trata de um tema em que as evidências e os fatos mudam a todo instante.

“É natural que essas resoluções sejam alteradas”, avalia.

Ao tratar da vedação da terapia hormonal cruzada para menores de 18 anos de idade, ele lembrou que a resolução anterior do CFM estabeleceu 16 anos de idade como a idade mínima para a administração de hormônios sexuais com essa finalidade.

“Não é algo inócuo”, disse, ao citar riscos como o aumento de doenças cardiovasculares e hepáticas, incluindo câncer, fertilidade reduzida, calvície e acne, no caso da testosterona, e problemas tromboembólicos e câncer de mama, no caso do estrogênio.

Sobre bloqueadores hormonais, o médico destacou que o uso desse tipo de terapia no intuito de suprimir a puberdade em crianças e adolescentes é motivo de discussões e questionamentos frequentes.

Câmara lembrou que, em abril do ano passado, o Reino Unido aboliu o uso de bloqueadores sexuais. Segundo ele, Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca, “países com sistemas de saúde fortes e de tendência progressista”, também proibiram a terapia.

“A exposição a hormônios sexuais é importante para a resistência óssea, para o crescimento adequado e para o desenvolvimento de órgãos sexuais”, lembrou, ao citar, dentre as consequências, densidade óssea comprometida, altura alterada e fertilidade reduzida.

O médico ressaltou que a vedação do uso de bloqueadores não se aplica a situações clínicas reconhecidas pela literatura médica nas quais o uso é cientificamente comprovado, incluindo quadros de puberdade precoce e doenças endócrinas.

Na coletiva, Câmara citou ainda o aumento de relatos de arrependimento de transição e mesmo de destransição sexual desde 2020, o que levou diversos países a revisarem seus protocolos para lidar com a incongruência e a disforia de gênero.

Outro ponto destacado pelo médico trata do sobrediagnóstico, sobretudo entre menores de idade.

“Mais crianças e adolescentes estão sendo diagnosticados com disforia de gênero e, com isso, levados a tratamentos. Muitos, baseado em estudos, no futuro, poderiam não ser trans, mas simplesmente gays e lésbicas”.

“Estudos mostram que, alguns anos atrás, a tendência, quando se tinha casos diagnosticados [de disforia de gênero], era tentar fazer com que a criança não mantivesse [o quadro]. Hoje, a tendência é fazer um viés de confirmação. Se a criança de 4 anos diz que é trans, muitos serviços acabam mantendo ou estimulando”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Medicamentos para emagrecer são negados no SUS

Medicamentos para emagrecer são negados no SUS

A Conitec, comissão ligada ao Ministério da Saúde, recomendou que as chamadas “canetas emagrecedoras” não sejam incluídas no Sistema Único de Saúde.
L
Centro de Diálise de Ariquemes garante mais de 2 mil atendimentos mensais a pacientes renais crônicos

Centro de Diálise de Ariquemes garante mais de 2 mil atendimentos mensais a pacientes renais crônicos

Unidade oferece hemodiálise, acompanhamento multiprofissional e assistência gratuita a moradores de nove municípios da região.
L
Casos de síndrome respiratória grave diminuem no país

Casos de síndrome respiratória grave diminuem no país

Amazonas é o único estado com aumento de registros em crianças pequenas
L
Médicos do trabalho lançam guia para prevenir adoecimento

Médicos do trabalho lançam guia para prevenir adoecimento

Documento digital com orientações sobre cuidados no ambiente laboral foi distribuído para empresas, sindicatos e órgãos públicos.
L
USF Pedacinho de Chão retoma atendimentos em novo endereço temporário em Porto Velho

USF Pedacinho de Chão retoma atendimentos em novo endereço temporário em Porto Velho

Unidade provisória mantém serviços de atenção primária enquanto sede original passa por reforma
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Haddad defende isenção do Imposto de Renda para R$ 5 mil

Haddad defende isenção do Imposto de Renda para R$ 5 mil

O ministro Fernando Haddad critica a defasagem da tabela do Imposto de Renda e reforça que a nova proposta irá beneficiar 25 milhões de brasileiros.
L
Pé-de-Meia: pagamento da sexta parcela inicia hoje

Pé-de-Meia: pagamento da sexta parcela inicia hoje

O programa de incentivo financeiro Pé-de-Meia começa a pagar a sexta parcela do benefício para estudantes do ensino médio nesta segunda-feira (25).
L
Horóscopo de hoje 26/08/2025: Sol em Virgem e Lua em Sagitário pedem foco e expansão

Horóscopo de hoje 25/08/2025: Sol em Virgem e Lua em Escorpião pedem foco e profundidade

Energia do dia favorece concentração, análises e transformações pessoais
L

Nota de pesar: Aluicio Palachay Choma

Com pesar, familiares e amigos se despedem de Aluicio Palachay Choma, lembrado por sua dedicação ao trabalho, amor à família e generosidade.
L

RondonCAP realizou sorteio especial com sorteio de 40 salários mínimos no valor líquido de R$ 61.000,00 neste domingo

Sorteio do RondonCAP premiou com R$ 61 mil, TVs e Giros da Sorte neste domingo em Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L
Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L

POLÍTICA

Curso de Libras forma mais de 150 pessoas em Espigão do Oeste com apoio do deputado Cássio Gois

A iniciativa da Escola do Legislativo de Rondônia, com apoio de Cássio Gois e vereadores, fortalece a inclusão e a comunicação acessível no município
L

Gestão Marcos Rocha entrega caminhão de combate a incêndio ao Corpo de Bombeiros em Pimenta Bueno

O governador Marcos Rocha destacou que o novo veículo fortalece a segurança pública e amplia a capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros em Rondônia
L
Deputado Ribeiro destaca aumento do limite de idade para ingresso na PM e Bombeiros de Rondônia

Deputado Ribeiro destaca aumento do limite de idade para ingresso na PM e Bombeiros de Rondônia

Lei sancionada por Marcos Rocha amplia para 35 anos a idade máxima de candidatos aos concursos das forças de segurança no Estado.
L
Sofia Andrade fiscaliza acúmulo de lixo na Av. Chiquilito Erse e cobra providências da Prefeitura

Sofia Andrade fiscaliza acúmulo de lixo na Av. Chiquilito Erse e cobra providências da Prefeitura

Vereadora recebeu denúncias de moradores sobre descarte irregular e falta de coleta de resíduos no trecho próximo ao Parque Natural.
L
Jaime Bagattoli entrega maquinários e investe em saúde no município de Ministro Andreazza

Jaime Bagattoli entrega maquinários e investe em saúde no município de Ministro Andreazza

Senador destinou três máquinas à Prefeitura e mais de R$ 800 mil para manutenção de UBS e compra de equipamentos de saúde.
L
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito furta caminhonete e é preso em Ji-Paraná após perseguição

Suspeito furta caminhonete e é preso em Ji-Paraná após perseguição

Um homem, com histórico de furtos, é detido após roubar uma Volkswagen Amarok e um celular, e ser perseguido por uma das vítimas.
10
Discussão por dívida termina em agressão em casa de shows em Ji-Paraná

Discussão por dívida termina em agressão em casa de shows em Ji-Paraná

Um homem acusa seguranças de um estabelecimento de agressão após ir cobrar um valor que lhe era devido; o caso está em investigação pela Polícia Civil.
16
Polícia apreende simulacro de pistola em Ji-Paraná

Polícia apreende simulacro de pistola em Ji-Paraná

A Polícia Militar encontrou o objeto, semelhante a uma arma de fogo real, com um dos ocupantes de um veículo abordado no Segundo Distrito da cidade.
14
Foragido por tráfico de drogas é recapturado em Ji-Paraná

Foragido por tráfico de drogas é recapturado em Ji-Paraná

A equipe do Patrulhamento Tático Móvel (PATAMO) prendeu um homem com mandado de prisão em aberto durante uma ronda no bairro Primavera.
12
Homem é flagrado com facão durante patrulhamento em Jaru

Homem é flagrado com facão durante patrulhamento em Jaru

Abordagem da Polícia Militar em Jaru revela que suspeito carregava uma arma branca, alegando que a usava para “cortar cocos”.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

UNIR mantém abertas inscrições para Licenciatura Intercultural voltada a estudantes indígenas

São 50 vagas para o curso em Ji-Paraná, com ingresso em 2026; inscrições seguem até 4 de setembro de 2025
L
Agropecuária sofre furto de grande porte em Vila Palmares

Agropecuária sofre furto de grande porte em Vila Palmares

Vários equipamentos e materiais de trabalho foram roubados do local, gerando um alto prejuízo; a polícia investiga o caso com auxílio de imagens de segurança.
14
Polícia recupera câmera furtada e apreende drogas em Jaru

Polícia recupera câmera furtada e apreende drogas em Jaru

A Polícia Militar localizou o equipamento de segurança em uma residência e encontrou entorpecentes e dinheiro durante a diligência.
12
Moradora de Rondônia é condenada por crimes ambientais

Moradora de Rondônia é condenada por crimes ambientais

A moradora da zona rural de Governador Jorge Teixeira foi sentenciada pela Justiça de Jaru a recuperar quase 30 hectares de área desmatada ilegalmente na Amazônia.
10
Colisão em Rolim de Moura deixa feridos e motorista foge

Colisão em Rolim de Moura deixa feridos e motorista foge

Um carro modelo Fiat Stilo bateu em uma moto, feriu o motociclista e pegou fogo após o motorista fugir do local.
12
Acidente em Rolim de Moura deixa feridos na Avenida 7 de setembro

Acidente em Rolim de Moura deixa feridos na Avenida 7 de setembro

Uma motocicleta colidiu com uma caminhonete na Avenida 7 de Setembro; o passageiro da moto sofreu fratura no fêmur.
10
Caminhão-cegonha tomba na entrada do anel viário em Ji-Paraná

Caminhão-cegonha tomba na entrada do anel viário em Ji-Paraná

Veículo transportando vários carros tombou na tarde de domingo (24), mas não há registro de feridos graves.
14
Idoso tem R$ 200 mil e carro roubados em Rolim de Moura

Idoso tem R$ 200 mil e carro roubados em Rolim de Moura

A vítima foi rendida dentro de casa no bairro Olímpico; o veículo foi recuperado pela Polícia Militar, mas os assaltantes e o dinheiro continuam desaparecidos.
12
Acidente de moto deixa passageira com perna fraturada em Rolim de Moura

Acidente de moto deixa passageira com perna fraturada em Rolim de Moura

Duas mulheres que ocupavam a motocicleta sofreram a queda na manhã de domingo (24) na RO-383; a condutora teve apenas ferimentos leves.
16
Corpo de jovem é encontrado degolado em Chupinguaia

Corpo de jovem é encontrado degolado em Chupinguaia

Kleiton Dias Florêncio, de 26 anos, foi achado com um profundo corte no pescoço; a polícia investiga a ligação do crime com o tráfico de drogas.
18
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.