TERÇA-FEIRA, 03/02/2026
Publicidade

Em destaque

L

Saúde

Entidades criticam resolução do CFM que restringe acesso de jovens trans a tratamentos de transição de gênero

Resolução do CFM revisou critérios éticos e técnicos de atendimento

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Entidades criticam resolução do CFM que restringe acesso de jovens trans a tratamentos de transição de gênero
Antra/Divulgação

A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) publicou nota de repúdio à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) publicada nesta quarta-feira (16) que revisa critérios éticos e técnicos para o atendimento a pessoas com incongruência e/ou disforia de gênero.

A entidade avalia que a publicação promove “grande retrocesso” no direito ao acesso à saúde integral da população trans e travesti no Brasil, sobretudo de crianças e adolescentes trans que, segundo a nota, são diretamente impactados pelas normas definidas pelo CFM.

“Estamos diante de mais uma ação coordenada que dialoga com a crescente agenda antitrans em nível global, marcada por políticas e discursos que atacam diretamente a existência, a dignidade e os direitos básicos da nossa população”, destaca a Antra no comunicado.

“A revogação de diretrizes que garantem acompanhamento e cuidado adequados para crianças e jovens trans sem nenhuma justificativa aceitável representa um ataque deliberado ao futuro dessas pessoas, com impactos profundos e irreversíveis em sua saúde mental, segurança e bem-estar coletivo”, alerta a associação.

Para a associação, a decisão do CFM ignora evidências científicas e ocorre em um contexto de falta de escuta qualificada com especialistas, profissionais de saúde que atuam no atendimento a crianças e adolescentes trans e movimentos sociais.

“A resolução ignora o entendimento internacional sobre os cuidados afirmativos em saúde, promovido por instituições como a Organização Mundial da Saúde (OMS), e desconsidera completamente a realidade vivida pelas juventudes trans brasileiras, que enfrentam múltiplas formas de violência, exclusão e abandono social.”

Também em nota de repúdio, a organização não governamental (ONG) Mães pela Diversidade diz ter recebido “com absoluta surpresa e indignação” a aprovação da resolução pelo CFM.

“Nossas famílias vivenciam cotidianamente os enormes desafios de romper estigmas, preconceitos e discriminações e buscam oferecer a suas crianças, adolescentes e jovens ambientes seguros e todas as oportunidades de vivenciarem as experiências necessárias para seu pleno e saudável desenvolvimento.”

A entidade se coloca em defesa da manutenção do atendimento especializado “que, até o momento, vinha sendo prestado a nossas filhas, filhes e filhos que vivenciam a disforia de gênero e que dependem de procedimentos terapêuticos criteriosamente prescritos por equipes multidisciplinares para não sofrerem agravos em sua saúde física e mental.”

Em seu perfil no Instagram, a ONG Minha Criança Trans avalia que a resolução do CFM joga no lixo os direitos trans por proibir que jovens trans e travestis acessem tratamentos classificados como essenciais pela entidade.

“Isso é um golpe na saúde mental e em vidas trans. Esses tratamentos são a salvação para muitos jovens. Sem eles, a depressão, a ansiedade e até riscos de suicídio disparam! O CFM está ignorando a ciência e condenando adolescentes a sofrerem em corpos que não representam quem são”, afirma a ONG.

Entenda

A resolução do CFM proíbe o bloqueio hormonal para crianças e adolescentes com incongruência e/ou disforia de gênero. A entidade estabelece ainda que terapia hormonal cruzada (administração de hormônios sexuais para induzir características secundárias condizentes com a identidade de gênero do paciente) só poderá ser iniciada a partir dos 18 anos.

A publicação também restringe o acesso a cirurgias de redesignação de gênero para pessoas trans antes dos 18 anos de idade e, nos casos em que o procedimento implicar potencial efeito esterilizador, antes de 21 anos.

Por fim, a resolução determina que pessoas trans que mantêm seus órgãos reprodutivos biológicos devem buscar atendimento médico preventivo ou terapêutico com especialistas do sexo biológico e não conforme sua identidade de gênero.

MPF

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento para apurar a legalidade da resolução.

Em nota, a entidade destaca que a publicação altera as normas que definem o atendimento e a realização de procedimentos médicos ofertados a pessoas trans, incluindo crianças e adolescentes.

De acordo com o MPF, o procedimento foi aberto a partir de denúncia feita pela Associação Mães pela Diversidade e de nota técnica publicada pela Antra.

“As entidades comunicaram o fato e demonstraram a preocupação de familiares de crianças com variabilidade de gênero ou adolescentes trans que sofrem de disforia de gênero e que têm acesso a procedimentos terapêuticos como bloqueio puberal e hormonização cruzada”, disse o MPF.

O que diz o CFM

Em coletiva de imprensa, o presidente do CFM, José Hiran Gallo, ressaltou que a resolução foi aprovada por unanimidade pelo plenário da entidade.

“Todos os 28 conselheiros presentes aprovaram essa resolução”, afirmou.

O médico ginecologista Rafael Câmara, conselheiro pelo estado do Rio de Janeiro e um dos relatores da resolução, destacou que se trata de um tema em que as evidências e os fatos mudam a todo instante.

“É natural que essas resoluções sejam alteradas”, avalia.

Ao tratar da vedação da terapia hormonal cruzada para menores de 18 anos de idade, ele lembrou que a resolução anterior do CFM estabeleceu 16 anos de idade como a idade mínima para a administração de hormônios sexuais com essa finalidade.

“Não é algo inócuo”, disse, ao citar riscos como o aumento de doenças cardiovasculares e hepáticas, incluindo câncer, fertilidade reduzida, calvície e acne, no caso da testosterona, e problemas tromboembólicos e câncer de mama, no caso do estrogênio.

Sobre bloqueadores hormonais, o médico destacou que o uso desse tipo de terapia no intuito de suprimir a puberdade em crianças e adolescentes é motivo de discussões e questionamentos frequentes.

Câmara lembrou que, em abril do ano passado, o Reino Unido aboliu o uso de bloqueadores sexuais. Segundo ele, Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca, “países com sistemas de saúde fortes e de tendência progressista”, também proibiram a terapia.

“A exposição a hormônios sexuais é importante para a resistência óssea, para o crescimento adequado e para o desenvolvimento de órgãos sexuais”, lembrou, ao citar, dentre as consequências, densidade óssea comprometida, altura alterada e fertilidade reduzida.

O médico ressaltou que a vedação do uso de bloqueadores não se aplica a situações clínicas reconhecidas pela literatura médica nas quais o uso é cientificamente comprovado, incluindo quadros de puberdade precoce e doenças endócrinas.

Na coletiva, Câmara citou ainda o aumento de relatos de arrependimento de transição e mesmo de destransição sexual desde 2020, o que levou diversos países a revisarem seus protocolos para lidar com a incongruência e a disforia de gênero.

Outro ponto destacado pelo médico trata do sobrediagnóstico, sobretudo entre menores de idade.

“Mais crianças e adolescentes estão sendo diagnosticados com disforia de gênero e, com isso, levados a tratamentos. Muitos, baseado em estudos, no futuro, poderiam não ser trans, mas simplesmente gays e lésbicas”.

“Estudos mostram que, alguns anos atrás, a tendência, quando se tinha casos diagnosticados [de disforia de gênero], era tentar fazer com que a criança não mantivesse [o quadro]. Hoje, a tendência é fazer um viés de confirmação. Se a criança de 4 anos diz que é trans, muitos serviços acabam mantendo ou estimulando”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Carreta de oftalmologia reduz fila de mais de mil pacientes em Porto Velho

Carreta de oftalmologia reduz fila de mais de mil pacientes em Porto Velho

Unidade móvel do programa “Agora Tem Especialistas” amplia consultas e cirurgias de catarata pelo SUS na capital
L
Sesau alerta: higiene correta na cozinha evita infecções graves em Rondônia

Sesau alerta: higiene correta na cozinha evita infecções graves em Rondônia

Secretaria de Saúde reforça cuidados simples na manipulação de alimentos para prevenir doenças transmitidas por bactérias, vírus e parasitas que podem levar a internações.
L
Contrato de R$ 47 milhões para ambulâncias em RO entra na mira de órgãos de controle

Contrato de R$ 47 milhões para ambulâncias em RO entra na mira de órgãos de controle

A contratação da UNI-SOS para transporte inter-hospitalar levantou questionamentos sobre estrutura operacional e recolhimento de impostos, e caso será analisado por MP e TCE.
L
Prefeitura promove caminhada “CAPS Fora do CAPS” e reforça Janeiro Branco

Prefeitura promove caminhada “CAPS Fora do CAPS” e reforça Janeiro Branco

Ação no Skate Parque levou serviços de saúde, orientação e conscientização sobre saúde mental, com atendimentos gratuitos e divulgação do acesso imediato aos CAPS em Porto Velho.
L
Senado analisa criação de exame de proficiência para médicos

Senado analisa criação de exame de proficiência para médicos

Projeto de lei em fase final de votação na Comissão de Assuntos Sociais prevê que aprovação no Profimed seja obrigatória para a obtenção do registro profissional.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Semed publica nesta terça-feira lista final do remanejamento

Semed publica nesta terça-feira lista final do remanejamento

A Secretaria Municipal de Educação divulga nesta terça-feira (3) a listagem final do Remanejamento Interno 2025/2026, disponível exclusivamente no site oficial.
L
TSE recebe mais de 1,4 mil sugestões para regras das eleições de 2026

TSE recebe mais de 1,4 mil sugestões para regras das eleições de 2026

Audiências públicas avaliam propostas sobre campanhas, redes sociais, financiamento e conduta de candidatos antes do pleito
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L

Prosa & Pesquisa: estreia debate Violência Escolar com Marina Bento

O programa também levanta um questionamento fundamental.
L
Porto Velho cria novas regras para manejo de árvores urbanas

Porto Velho cria novas regras para manejo de árvores urbanas

Normativa da Sema define critérios técnicos para poda, retirada e transplante, com foco na proteção da fauna local e na preservação ambiental da capital.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Publicidade

POLÍTICA

Sofia Andrade cobra agilidade da Prefeitura em Porto Velho

Sofia Andrade cobra agilidade da Prefeitura em Porto Velho

Sofia Andrade pede mais rapidez no atendimento de demandas básicas, defende prioridades na gestão e cobra entregas concretas em mobilidade, segurança e infraestrutura.
L
Pedro Fernandes assegura R$ 500 mil para saúde em Machadinho

Pedro Fernandes assegura R$ 500 mil para saúde em Machadinho

Pedro Fernandes destina emenda para compra de medicamentos e construção de sala de pré-natal no Distrito do 5º BEC, beneficiando famílias da zona rural.
L
CPI do crime organizado quer ouvir Ibaneis Rocha após ausência em comissão

CPI do crime organizado quer ouvir Ibaneis Rocha após ausência em comissão

A Comissão Parlamentar de Inquérito do Crime Organizado deve convocar o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, após ele não comparecer à sessão marcada para esta terça-feira, em Brasília, para prestar esclarecimentos aos senadores.
L
Cássio Gois impulsiona agricultura familiar em Cacoal: máquinas

Cássio Gois impulsiona agricultura familiar em Cacoal: máquinas

Deputado Cássio Gois destinou R$ 410 mil para modernizar a Associação Vida Nova na Linha 10, beneficiando mais de 150 famílias produtoras rurais.
L
Hugo Motta promete avançar debate sobre escala 6x1 na Câmara

Hugo Motta promete avançar debate sobre escala 6×1 na Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados destacou a jornada de trabalho e a regulação de aplicativos como prioridades legislativas para o primeiro semestre de 2026.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre caminhonete e motocicleta deixa motociclista ferido em Porto Velho

Colisão entre caminhonete e motocicleta deixa motociclista ferido em Porto Velho

Batida ocorreu no cruzamento das avenidas Imigrantes e Lauro Sodré, no bairro Costa e Silva
12
Briga em frente a danceteria deixa homem em estado grave em RO

Briga em frente a danceteria deixa homem em estado grave em RO

Vítima sofreu ferimento na cabeça após agressão com objeto contundente e precisou ser intubada no hospital.
16
Briga entre familiares termina com homem esfaqueado em RO

Briga entre familiares termina com homem esfaqueado em RO

Vítima sofreu cerca de cinco perfurações e agressor confessou o ataque à Polícia Militar
10
Capivara provoca acidente na BR-364 e motorista fica ferido em RO

Capivara provoca acidente na BR-364 e motorista fica ferido em RO

Colisão ocorreu próximo ao km 408 e mobilizou equipe de resgate da concessionária.
14
Acidente na RO-470 mata jovem de 24 anos e deixa três feridos em RO

Acidente na RO-470 mata jovem de 24 anos e deixa três feridos em RO

Colisão frontal envolveu carro de passeio e caminhonete oficial; uma das vítimas está em estado gravíssimo
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carro avança preferencial e provoca forte colisão no bairro Nova Porto Velho

Carro avança preferencial e provoca forte colisão no bairro Nova Porto Velho

Batida ocorreu no cruzamento das ruas Jaci-Paraná e Nicarágua e foi registrada por câmera de segurança
12
PF deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil em Rondônia

PF deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil em Rondônia

Mandado de busca foi cumprido em Cerejeiras após investigação sobre compartilhamento de material ilegal na internet
10
Governo de RO abre oficialmente o Ano Letivo 2026 em Porto Velho

Governo de RO abre oficialmente o Ano Letivo 2026 em Porto Velho

Solenidade na Escola Flora Calheiros Cotrin, no dia 9, marca o início das atividades da rede estadual, que atende cerca de 170 mil alunos em Rondônia.
L
Execução a tiros em área rural de Alvorada do Oeste é investigada pela polícia

Execução a tiros em área rural de Alvorada do Oeste é investigada pela polícia

Um homem de 54 anos foi executado a tiros na tarde de domingo na zona rural de Alvorada do Oeste, em Rondônia, após parar o carro para abrir uma porteira. O crime ocorreu em uma estrada vicinal do distrito de Tancredópolis e é tratado pela polícia como homicídio qualificado.
18
Governo de RO conclui licitação para reforma do Estádio Aluízio Ferreira

Governo de RO conclui licitação para reforma do Estádio Aluízio Ferreira

Investimento de R$ 22,2 milhões vai modernizar estrutura em Porto Velho, com acessibilidade, tecnologia e melhorias para atletas e torcedores na primeira etapa da obra.
L
Foragido do sistema prisional é preso após assalto no bairro Novo Horizonte

Foragido do sistema prisional é preso após assalto no bairro Novo Horizonte

Um homem foragido da Justiça foi preso na noite desta segunda-feira após cometer um assalto à mão armada no bairro Novo Horizonte. A ação rápida da Polícia Militar resultou na captura do suspeito pouco tempo depois do crime.
14
Acidente entre motocicletas deixa ferido no bairro Cidade Alta

Acidente entre motocicletas deixa ferido no bairro Cidade Alta

Uma colisão entre duas motocicletas deixou um homem ferido na tarde desta segunda-feira no bairro Cidade Alta, em Rolim de Moura. O acidente ocorreu no cruzamento da Avenida 25 de Agosto com a Avenida Ana Neri e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros.
12
Facção criminosa executa dois homens e autores detalham crimes à polícia

Facção criminosa executa dois homens e autores detalham crimes à polícia

Sete adolescentes e um adulto confessaram à Polícia Civil como participaram da execução de dois homens em Juína, no noroeste de Mato Grosso, em crimes cometidos a mando de uma facção criminosa.
18
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.