QUARTA-FEIRA, 19/11/2025

Em destaque

L

Saúde

Entidades criticam resolução do CFM que restringe acesso de jovens trans a tratamentos de transição de gênero

Resolução do CFM revisou critérios éticos e técnicos de atendimento

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Entidades criticam resolução do CFM que restringe acesso de jovens trans a tratamentos de transição de gênero
Antra/Divulgação

A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) publicou nota de repúdio à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) publicada nesta quarta-feira (16) que revisa critérios éticos e técnicos para o atendimento a pessoas com incongruência e/ou disforia de gênero.

A entidade avalia que a publicação promove “grande retrocesso” no direito ao acesso à saúde integral da população trans e travesti no Brasil, sobretudo de crianças e adolescentes trans que, segundo a nota, são diretamente impactados pelas normas definidas pelo CFM.

“Estamos diante de mais uma ação coordenada que dialoga com a crescente agenda antitrans em nível global, marcada por políticas e discursos que atacam diretamente a existência, a dignidade e os direitos básicos da nossa população”, destaca a Antra no comunicado.

“A revogação de diretrizes que garantem acompanhamento e cuidado adequados para crianças e jovens trans sem nenhuma justificativa aceitável representa um ataque deliberado ao futuro dessas pessoas, com impactos profundos e irreversíveis em sua saúde mental, segurança e bem-estar coletivo”, alerta a associação.

Para a associação, a decisão do CFM ignora evidências científicas e ocorre em um contexto de falta de escuta qualificada com especialistas, profissionais de saúde que atuam no atendimento a crianças e adolescentes trans e movimentos sociais.

“A resolução ignora o entendimento internacional sobre os cuidados afirmativos em saúde, promovido por instituições como a Organização Mundial da Saúde (OMS), e desconsidera completamente a realidade vivida pelas juventudes trans brasileiras, que enfrentam múltiplas formas de violência, exclusão e abandono social.”

Também em nota de repúdio, a organização não governamental (ONG) Mães pela Diversidade diz ter recebido “com absoluta surpresa e indignação” a aprovação da resolução pelo CFM.

“Nossas famílias vivenciam cotidianamente os enormes desafios de romper estigmas, preconceitos e discriminações e buscam oferecer a suas crianças, adolescentes e jovens ambientes seguros e todas as oportunidades de vivenciarem as experiências necessárias para seu pleno e saudável desenvolvimento.”

A entidade se coloca em defesa da manutenção do atendimento especializado “que, até o momento, vinha sendo prestado a nossas filhas, filhes e filhos que vivenciam a disforia de gênero e que dependem de procedimentos terapêuticos criteriosamente prescritos por equipes multidisciplinares para não sofrerem agravos em sua saúde física e mental.”

Em seu perfil no Instagram, a ONG Minha Criança Trans avalia que a resolução do CFM joga no lixo os direitos trans por proibir que jovens trans e travestis acessem tratamentos classificados como essenciais pela entidade.

“Isso é um golpe na saúde mental e em vidas trans. Esses tratamentos são a salvação para muitos jovens. Sem eles, a depressão, a ansiedade e até riscos de suicídio disparam! O CFM está ignorando a ciência e condenando adolescentes a sofrerem em corpos que não representam quem são”, afirma a ONG.

Entenda

A resolução do CFM proíbe o bloqueio hormonal para crianças e adolescentes com incongruência e/ou disforia de gênero. A entidade estabelece ainda que terapia hormonal cruzada (administração de hormônios sexuais para induzir características secundárias condizentes com a identidade de gênero do paciente) só poderá ser iniciada a partir dos 18 anos.

A publicação também restringe o acesso a cirurgias de redesignação de gênero para pessoas trans antes dos 18 anos de idade e, nos casos em que o procedimento implicar potencial efeito esterilizador, antes de 21 anos.

Por fim, a resolução determina que pessoas trans que mantêm seus órgãos reprodutivos biológicos devem buscar atendimento médico preventivo ou terapêutico com especialistas do sexo biológico e não conforme sua identidade de gênero.

MPF

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento para apurar a legalidade da resolução.

Em nota, a entidade destaca que a publicação altera as normas que definem o atendimento e a realização de procedimentos médicos ofertados a pessoas trans, incluindo crianças e adolescentes.

De acordo com o MPF, o procedimento foi aberto a partir de denúncia feita pela Associação Mães pela Diversidade e de nota técnica publicada pela Antra.

“As entidades comunicaram o fato e demonstraram a preocupação de familiares de crianças com variabilidade de gênero ou adolescentes trans que sofrem de disforia de gênero e que têm acesso a procedimentos terapêuticos como bloqueio puberal e hormonização cruzada”, disse o MPF.

O que diz o CFM

Em coletiva de imprensa, o presidente do CFM, José Hiran Gallo, ressaltou que a resolução foi aprovada por unanimidade pelo plenário da entidade.

“Todos os 28 conselheiros presentes aprovaram essa resolução”, afirmou.

O médico ginecologista Rafael Câmara, conselheiro pelo estado do Rio de Janeiro e um dos relatores da resolução, destacou que se trata de um tema em que as evidências e os fatos mudam a todo instante.

“É natural que essas resoluções sejam alteradas”, avalia.

Ao tratar da vedação da terapia hormonal cruzada para menores de 18 anos de idade, ele lembrou que a resolução anterior do CFM estabeleceu 16 anos de idade como a idade mínima para a administração de hormônios sexuais com essa finalidade.

“Não é algo inócuo”, disse, ao citar riscos como o aumento de doenças cardiovasculares e hepáticas, incluindo câncer, fertilidade reduzida, calvície e acne, no caso da testosterona, e problemas tromboembólicos e câncer de mama, no caso do estrogênio.

Sobre bloqueadores hormonais, o médico destacou que o uso desse tipo de terapia no intuito de suprimir a puberdade em crianças e adolescentes é motivo de discussões e questionamentos frequentes.

Câmara lembrou que, em abril do ano passado, o Reino Unido aboliu o uso de bloqueadores sexuais. Segundo ele, Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca, “países com sistemas de saúde fortes e de tendência progressista”, também proibiram a terapia.

“A exposição a hormônios sexuais é importante para a resistência óssea, para o crescimento adequado e para o desenvolvimento de órgãos sexuais”, lembrou, ao citar, dentre as consequências, densidade óssea comprometida, altura alterada e fertilidade reduzida.

O médico ressaltou que a vedação do uso de bloqueadores não se aplica a situações clínicas reconhecidas pela literatura médica nas quais o uso é cientificamente comprovado, incluindo quadros de puberdade precoce e doenças endócrinas.

Na coletiva, Câmara citou ainda o aumento de relatos de arrependimento de transição e mesmo de destransição sexual desde 2020, o que levou diversos países a revisarem seus protocolos para lidar com a incongruência e a disforia de gênero.

Outro ponto destacado pelo médico trata do sobrediagnóstico, sobretudo entre menores de idade.

“Mais crianças e adolescentes estão sendo diagnosticados com disforia de gênero e, com isso, levados a tratamentos. Muitos, baseado em estudos, no futuro, poderiam não ser trans, mas simplesmente gays e lésbicas”.

“Estudos mostram que, alguns anos atrás, a tendência, quando se tinha casos diagnosticados [de disforia de gênero], era tentar fazer com que a criança não mantivesse [o quadro]. Hoje, a tendência é fazer um viés de confirmação. Se a criança de 4 anos diz que é trans, muitos serviços acabam mantendo ou estimulando”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ação de saúde reforça prevenção no Novembro Azul para militares da PM

Ação de saúde reforça prevenção no Novembro Azul para militares da PM

Iniciativa leva testes rápidos e avaliações básicas ao quartel para incentivar diagnóstico precoce.
L
Tecnologia no SUS terá 14 UTIs inteligentes e hospital em SP

Tecnologia no SUS terá 14 UTIs inteligentes e hospital em SP

O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (18/11), em Brasília, uma rede de serviços de alta precisão que integra inteligência artificial e tecnologia no SUS. A iniciativa abrange as cinco regiões e prevê a modernização do atendimento.
L
Brasil recebe 2,1 mi de insulina glargina para o SUS

Brasil recebe 2,1 mi de insulina glargina para o SUS

Entrega reforça produção nacional de insulina glargina no país.
L
Ieda Chaves pede veículo para transporte de pacientes renais em RO

Ieda Chaves pede veículo para transporte de pacientes renais em RO

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou uma indicação ao Governo de Rondônia para a aquisição de um veículo de sete lugares, visando garantir o transporte seguro e regular de pacientes de Espigão do Oeste que realizam hemodiálise em outras cidades.
L
Fhemeron promove doação de sangue especial com artistas circenses

Fhemeron promove doação de sangue especial com artistas circenses

Com o objetivo de manter estoques estáveis, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) realiza nesta quarta-feira, 19 de novembro, uma ação especial que une arte e incentivo à doação de sangue.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Rondônia segue livre da gripe aviária, aponta dado do MAPA

Rondônia mantém o status de território livre da gripe aviária, mesmo após 50 investigações de suspeitas em aves, todas encerradas com resultados negativos e sem riscos ao setor produtivo.
L

Agenda News: Grego Original Pub esquenta a semana com muito rock

O Grego é o ponto de encontro do rock com especiais, bandas ao vivo e feijuka animada para curtir com os amigos e a família.
L
STF define penas de nove réus condenados pela trama golpista

STF define penas de nove réus condenados pela trama golpista

As sentenças variam de um ano e 11 meses de regime aberto até 24 anos de prisão em regime fechado. Os acusados também devem pagar R$ 30 milhões em danos e estão inelegíveis por oito anos.
L
Enem 2025: Inep anula três questões por suspeita de vazamento

Enem 2025: Inep anula três questões por suspeita de vazamento

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anulou três questões do Enem 2025 aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, após identificar semelhanças entre itens da prova e conteúdo que circulava na internet.
L

Giro News: Gigliane Alencar fala sobre o trabalho de reabilitação infantil

Um bate-papo humanizado, informativo e cheio de insights sobre terapias, inclusão e o impacto desse cuidado na vida das famílias.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes participa do Dia da Alegria em Ariquemes

Deputado Pedro Fernandes participa do Dia da Alegria em Ariquemes

Realizado nos dias 15 e 16 de novembro, o evento reuniu centenas de moradores em uma programação marcada por acolhimento, inclusão e integração comunitária.
L
Vereador Dr. Santana convida contemplados aprovados do Porto Madero V para sorteio de endereços no dia 22 de novembro, no Teatro Banzeiros

Vereador Dr. Santana convida contemplados aprovados do Porto Madero V para sorteio de endereços

Os contemplados do Conjunto Habitacional Porto Madero V são convidados a participarem do sorteio de endereços que acontecerá no próximo dia 22 de novembro, às 9h, no Teatro Banzeiros, localizado na Rua José do Patrocínio, 110, Centro.
L
Governo proíbe uso de linguagem neutra em documentos oficiais

Governo proíbe uso de linguagem neutra em documentos oficiais

A nova Política Nacional de Linguagem Simples, sancionada pelo presidente Lula, proíbe o uso de novas flexões de gênero e número em textos públicos. O objetivo é garantir comunicação mais clara e acessível ao cidadão.
L
CNJ premia TRT-14 por avanço de 53% em equidade racial no Judiciário

CNJ premia TRT-14 por avanço de 53% em equidade racial no Judiciário

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-14) recebeu menção honrosa no 2º Prêmio CNJ de Equidade Racial por demonstrar um salto de 53% no desempenho de suas ações, consolidando o compromisso com o combate ao racismo institucional.
L
STF condena nove réus militares da trama golpista por unanimidade

STF condena nove réus militares da trama golpista por unanimidade

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou placar de 4 a 0 para condenar oito militares do Exército e um policial federal, acusados de planejar ações táticas. O colegiado também absolveu o general Estevam Theophilo por falta de provas.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Rodoviária Federal em Rondônia socorre vítima de condutor que se evadiu no município de Ji-Paraná

Polícia Rodoviária Federal em Rondônia socorre vítima de condutor que se evadiu no município de Ji-Paraná

A Polícia Rodoviária Federal, atendeu a gestante ferida após motociclista fugir da fiscalização na BR-364
10
Mulher é procurada após matar irmão a tiros em trilha

Mulher é procurada após matar irmão a tiros em trilha

Vítima e suspeita brigavam constantemente. Após uma discussão, o homem ameaçou a irmã de morte e, em seguida, foi morto com um tiro de espingarda no meio do caminho.
18
PF pede aumento de 38% no orçamento e sugere dobrar efetivo em CPI

PF pede aumento de 38% no orçamento e sugere dobrar efetivo em CPI

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, solicitou nesta terça-feira (18/11), em sessão da CPI do Crime Organizado no Senado, um aumento de 38% no orçamento da instituição para o próximo ano.
L
PF estima em R$ 12 bilhões o valor de fraudes do Banco Master

PF estima em R$ 12 bilhões o valor de fraudes do Banco Master

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, revelou que a Operação Compliance Zero mira crimes contra o sistema financeiro, com apreensão de R$ 1,6 milhão em espécie.
L
PF identifica mais de 2 mil drones irregulares durante a COP30

PF identifica mais de 2 mil drones irregulares durante a COP30

O sistema de monitoramento da Polícia Federal (PF) registrou 2.270 aparelhos voando sem autorização em áreas sensíveis da 30ª Conferência do Clima, em Belém, no Pará.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura reafirma o compromisso com a 24ª edição do Domingão da CDL

Prefeitura reafirma o compromisso com a 24ª edição do Domingão da CDL

Domingão da CDL fortalece comércio local e reforça parceria entre Prefeitura e CDL para impulsionar vendas no período natalino
L

Rondônia fica entre os 10 melhores estados do Brasil em reciclagem de lixo

Rondônia alcança a 7ª posição no ranking nacional de reciclagem, reflexo do esforço conjunto entre municípios, cooperativas e produtores rurais que ampliaram a recuperação de resíduos no estado.
L

Nova etapa de qualificação da Nova 364 tem foco no manejo de animais silvestres

Treinamento aprimora o manejo adequado de animais silvestres e domésticos ao longo da rodovia
L
Agrotec reunirá cerca de 250 expositores e deve movimentar o setor agro na capital

Agrotec reunirá cerca de 250 expositores e deve movimentar o setor agro na capital

Agrotec ampliará a visibilidade de produtores e agroindústrias, fortalecendo tecnologia e inovação no agronegócio local
L
Parque da Cidade terá espaço exclusivo para famílias neurodivergentes

Parque da Cidade terá espaço exclusivo para famílias neurodivergentes

Novo espaço no Parque da Cidade, palavra-chave do foco, oferece acolhimento gratuito e ambiente seguro para crianças neurodivergentes
L
Porto de Porto Velho: Governo de RO inaugura nova sede e armazém alfandegado na celebração dos 50 anos

Porto de Porto Velho: Governo de RO inaugura nova sede e armazém alfandegado na celebração dos 50 anos

Nova estrutura do Porto de Porto Velho, palavra-chave do foco, marca investimento histórico e inclui armazém alfandegado e sede administrativa modernizada
L
Manguezais ganham pacto global com adesão de 46 governos

Manguezais ganham pacto global com adesão de 46 governos

Estados e municípios brasileiros, incluindo Amapá e Pará, se unem ao movimento Mangrove Breakthrough, que busca mobilizar US$ 4 bilhões para restaurar 15 milhões de hectares de manguezais até 2030.
L
Prefeitura de Jaru asfalta novo trecho da rua Cândido Portinari

Prefeitura de Jaru asfalta novo trecho da rua Cândido Portinari

O serviço de pavimentação foi concluído nesta terça-feira (18/11) no Setor 07, no trecho entre a Paraná e João Batista. A obra foi viabilizada por emenda do deputado Edevaldo Neves.
L
Cesta de Natal de 2025 deve ter alta de 4,5% abaixo da inflação

Cesta de Natal de 2025 deve ter alta de 4,5% abaixo da inflação

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) divulgou prévia do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), indicando que a alta esperada para a cesta natalina é menos da metade do aumento registrado em 2024 (9,16%).
L
Mais de 80 países apoiam proposta do Brasil para fim de combustíveis fósseis

Mais de 80 países apoiam proposta do Brasil para fim de combustíveis fósseis

Coalizão de países do Norte e do Sul Global, reunida na COP30, declarou apoio oficial ao mapa do caminho para abandonar progressivamente o uso de petróleo, gás natural e carvão mineral.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.