TERÇA-FEIRA, 09/12/2025
Publicidade

Em destaque

L

Saúde

Campanha de vacinação nas escolas tem início nesta segunda-feira (14)

Neste ano, o Governo Federal conta com uma novidade: a Caderneta de Vacinação Digital

Por Secom/ Presidência da República - 35

Publicado em 

Neste ano, o Governo Federal conta com uma novidade: a Caderneta de Vacinação Digital
Luiz Fortes/MEC

Com o tema “Vacinação nas Escolas – Ciência e Defesa da Vida”, iniciativa prossegue até 25 de abril com o objetivo de vacinar 30 milhões de estudantes da educação infantil ao ensino médio de 110 mil escolas

Os alunos da rede pública serão vacinados por profissionais do SUS na própria escola em que estudam ou serão levados até a UBS de referência, sempre com o consentimento dos familiares e/ou responsáveis

Para estudantes com até 15 anos, vacinas contra febre amarela, tríplice viral e tríplice bacteriana. Para os maiores de 5 anos e menores de 15 anos, além dessas, proteção contra meningite e HPV. Com esse pacote de amparo à vida e à saúde, tem início nesta segunda-feira, 14 de abril, a campanha da Semana Saúde na Escola, cujo tema em 2025 é “Vacinação nas Escolas – Ciência e Defesa da Vida”.

Neste ano, o Governo Federal conta com uma novidade: a Caderneta de Vacinação Digital. O documento permite aos familiares ou responsáveis monitorar todas as vacinas, conferir se está em dia com a imunização e acompanhar todas as informações das consultas e da saúde dos seus filhos. Segundo o Ministério da Saúde, a ferramenta também alertará quando for o momento da criança tomar uma nova vacina ou uma dose de reforço. Para fazer o download da caderneta, basta acessar o aplicativo Meu SUS Digital.

30 MILHÕES – O objetivo da campanha, que termina no próximo dia 25, é vacinar 30 milhões de alunos da educação infantil, do ensino fundamental e médio menores de 15 anos, de 110 mil escolas. A iniciativa é uma realização do Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS). Os alunos da rede pública serão vacinados por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) na própria escola em que estudam ou serão levados até a Unidade Básica de Saúde de referência, sempre com o consentimento dos familiares e/ou responsáveis.

ABERTURA – Nesta segunda-feira, às 15h, um evento online marca a abertura dos trabalhos da Semana Saúde na Escola 2025. O Governo Federal vai promover o 15º Webinário Nacional e Intersetorial do PSE, o “Zé Gotinha na Escola: Bora Vacinar”. O evento tem como objetivo destacar a importância da imunização de crianças, adolescentes e jovens, a qual desempenha um papel fundamental na defesa da vida e na prevenção de doenças infecciosas, protegendo, além deste público, toda a comunidade. O webinário será transmitido pelo Canal do YouTube do MEC.

PRONUNCIAMENTO – A abertura da campanha, na sexta-feira, 11 de abril, foi marcada por um pronunciamento em rede nacional dos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Saúde, Alexandre Padilha. “Nós estamos mobilizados, todo o Governo Federal, para que cada escola pública do nosso país, em cada município brasileiro, receba as vacinas que vão garantir mais saúde para os nossos estudantes. E, para isso, nós contamos com os estados e municípios, que estarão conosco nesse esforço”, afirmou Camilo Santana. “O Brasil está dando a volta por cima e vamos, de novo, ser campeões do mundo na vacinação. Cada mãe e cada pai brasileiros, que cresceram tendo acesso a todas as vacinas do SUS, sabem da importância da vacina e de que uma criança vacinada é sinônimo de família protegida”, destacou Alexandre Padilha.

MOBILIZAÇÃO – A campanha de vacinação é uma das temáticas da Semana Saúde na Escola, realizada anualmente pelos ministérios da Educação e da Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola. Em 2025, o tema da semana é “Ampliar a Vacinação, Promover Saúde, Cultura de Paz e Participação Social nas Escolas e nos Territórios”. A iniciativa ocorre durante todo o ano de forma integradas pelas equipes das duas pastas e priorizará as seguintes temáticas:

  • verificação e atualização vacinal
  • promoção da saúde mental e prevenção de violências
  • promoção da saúde sexual e saúde reprodutiva
  • alimentação saudável e prevenção da obesidade
  • promoção da cultura de paz e direitos humanos

ESTADOS E MUNICÍPIOS – A Semana Saúde na Escola reforça a orientação de que os estados, municípios e o Distrito Federal estabeleçam, no âmbito de suas competências, referências técnicas de Educação; atenção primária em saúde e imunização; estratégias para apoiar o alcance das metas de vacinação no público infanto-juvenil; e a promoção de ações educativas de prevenção de agravos e promoção da saúde, considerando suas realidades regionais e a diversidade cultural. A campanha reforça ainda a necessidade de os entes federados desenvolverem estratégias que garantam o direito à saúde, à vida e à proteção das crianças e adolescentes nas escolas.

PSE – Instituido pelo Decreto n° 6.286/2007, o Programa Saúde na Escola visa contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes do ensino básico da rede pública, por meio do fortalecimento de ações que integram as áreas da Saúde e Educação no enfrentamento de vulnerabilidades, na ampliação do acesso aos serviços de saúde, na melhoria da qualidade de vida e no apoio ao processo formativo dos profissionais de saúde e de educação. Segundo dados preliminares de adesão ao Ciclo 2025/2026 do PSE, o programa conta com a participação de 5.544 municípios brasileiros, 109,8 mil escolas e 27,8 milhões de estudantes, com a maior adesão da história do programa.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Uso de testosterona na menopausa: tendência perigosa e sem respaldo científico, alerta endocrinologista

Uso de testosterona na menopausa: tendência perigosa e sem respaldo científico, alerta endocrinologista

Especialista esclarece que a reposição de testosterona em mulheres não é indicada pela medicina e pode trazer sérios riscos à saúde.
L
SUS expande oferta de cuidados paliativos em 20 estados

SUS expande oferta de cuidados paliativos em 20 estados

Novo ciclo do Projeto Cuidados Paliativos começa em 2026, com objetivo de treinar profissionais do SUS e oferecer mais qualidade de vida a pacientes com doenças graves.
L
Governo de RO abre residência em enfermagem obstétrica e reforça cuidado integral às mulheres

Governo de RO abre residência em enfermagem obstétrica e reforça cuidado integral às mulheres

Especialização fortalece a Rede Alyne e amplia acesso a cuidados obstétricos humanizados.
L
Coluna Espaço Aberto – Amadorismo que machuca — literalmente

Coluna Espaço Aberto – Amadorismo que machuca — literalmente

Paciente sedado para tratar fratura no João Paulo II volta para casa sem qualquer procedimento realizado.
L
Anvisa suspende tônico capilar e proíbe cosméticos e medicamentos sem registro

Anvisa suspende tônico capilar e proíbe cosméticos e medicamentos sem registro

Agência Nacional de Vigilância Sanitária determina recolhimento de produtos irregulares, incluindo anabolizantes e cosméticos que usam Minoxidil.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Lula propõe mutirão nacional dos Poderes contra o feminicídio

Lula propõe mutirão nacional dos Poderes contra o feminicídio

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou em Brasília que convocará uma reunião com o Congresso Nacional, STF e segmentos sociais para criar um “mutirão educacional” de combate à violência de gênero, em resposta à alta de feminicídios.
L
Câmara deve votar projeto de devedores contumazes nesta terça

Câmara deve votar projeto de devedores contumazes nesta terça

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirma ter firmeza do presidente da Câmara para votar projeto que endurece regras contra devedores contumazes em Brasília, priorizando a regulamentação da reforma tributária.
L

Conexão RH: Antônio C. Forchetto No Centro Do Debate Sobre Liderança E Gestão

para uma entrevista especial sobre o papel estratégico do RH nas empresas, o desenvolvimento de lideranças e as novas exigências do mercado profissional.
L
STF julga seis réus em nova fase da trama golpista

STF julga seis réus em nova fase da trama golpista

Primeira Turma do STF inicia nesta terça-feira julgamento que pode condenar seis réus do núcleo 2, acusados por crimes como golpe de Estado e organização criminosa armada em Brasília.
L
Ministro Flávio Dino determina divulgação de CPF de quem recebe salário via emendas da saúde

Ministro Flávio Dino determina divulgação de CPF de quem recebe salário via emendas da saúde

Decisão do STF exige que emendas coletivas para pagamento de pessoal na saúde sigam regras de transparência de emendas individuais, incluindo a publicação de nome e CPF no Portal da Transparência.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Márcio Pacele busca informações sobre a regularização do Jardim Santana 1 e 2 em reunião na Semdec

Vereador Márcio Pacele busca informações sobre a regularização do Jardim Santana 1 e 2 em reunião na Semdec

Parlamentar reforça diálogo com moradores e acompanha de perto o andamento da regularização dos bairros.
L
Deputada federal Cristiane Lopes fortalece políticas sociais com entrega de caminhonete em Cacaulândia

Deputada federal Cristiane Lopes fortalece políticas sociais com entrega de caminhonete em Cacaulândia

Veículo reforça ações da Assistência Social e amplia atendimento a comunidades rurais e famílias vulneráveis.
L
Cenário político e econômico de Rondônia ganha novos contornos às vésperas de 2026

Cenário político e econômico de Rondônia ganha novos contornos às vésperas de 2026

Análises sobre Refis, inelegibilidade, disputa eleitoral e investimentos da Energisa revelam um estado em transformação contínua.
L
Planejamento estratégico da Alero abre participação popular em Rondônia

Planejamento estratégico da Alero abre participação popular em Rondônia

Planejamento estratégico da Assembleia Legislativa reúne opiniões de servidores, parlamentares e sociedade até 15 de janeiro de 2026.
L
STF suspende operações federais em reservas estaduais após pedido da Alero

STF suspende operações federais em reservas estaduais após pedido da Alero

Supremo impede desintrusão e cortes de serviços até julgamento do mérito.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito de matar ex da mulher em conveniência se apresenta à Polícia Civil

Suspeito de matar ex da mulher em conveniência se apresenta à Polícia Civil

Eduardo A. P. se entregou nesta terça-feira (9) em Porto Velho, no Departamento de Homicídios, sendo o principal suspeito de assassinar a tiros Evandro Eliandro Barboza, crime ocorrido na madrugada de domingo (7) no bairro Cuniã.
10
PF prende foragido do Paraná condenado por estupro em Porto Velho

PF prende foragido do Paraná condenado por estupro em Porto Velho

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (9) em Porto Velho, Rondônia, um foragido condenado a mais de 11 anos de prisão pelo Tribunal de Justiça do Paraná pelo crime de estupro de vulnerável.
16
Acidente grave na BR-364 deixa motorista de caminhonete morto

Acidente grave na BR-364 deixa motorista de caminhonete morto

Colisão frontal entre caminhonete e caminhão boiadeiro na manhã desta terça-feira (9), a cerca de 50 km de Pimenta Bueno, resulta na morte do condutor da caminhonete, em Rondônia.
18

Suruba em escritório de advocacia do DF por R$ 10 mil termina com briga e PM na delegacia

Um encontro de sexo e álcool entre um advogado e duas mulheres no Lago Sul, em Brasília, acabou em barraco policial após desacerto financeiro.
16
Homem sofre mal súbito e morre a caminho do hospital em Porto Velho

Homem sofre mal súbito e morre a caminho do hospital em Porto Velho

Vítima ainda não identificada no bairro Lagoinha, zona leste da capital, sofreu mal súbito nesta terça-feira (9) e já estava sem vida quando a família buscou auxílio do Corpo de Bombeiros em Porto Velho.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TRT-14 participa do 1º Encontro de Cerimonialistas do TRT da Paraíba

TRT-14 participa do 1º Encontro de Cerimonialistas do TRT da Paraíba

Encontro fortalece o cerimonial, promove troca de experiências, e amplia os conhecimentos dos participantes.
L
Agricultores de Vale do Anari recebem trator e triturador com recurso de Cláudia de Jesus

Agricultores de Vale do Anari recebem trator e triturador com recurso de Cláudia de Jesus

Entrega de trator e triturador fortalece agricultura familiar.
L
Guia de boas práticas lançado pelo governo de RO aprimora gestão e otimiza entregas no serviço público

Guia de boas práticas lançado pelo governo de RO aprimora gestão e otimiza entregas no serviço público

Documento orienta equipes a adotar metodologias ágeis e reforça a modernização da administração pública.
L
Bruno Hohmann assume vice-presidência da Alpine em 2026

Bruno Hohmann assume vice-presidência da Alpine em 2026

Executivo brasileiro passa a responder diretamente ao CEO Philippe Krief
L
Governo de RO participa do lançamento do Guia de Melhores Práticas para Projetos de Carbono na Amazônia

Governo de RO participa do lançamento do Guia de Melhores Práticas para Projetos de Carbono na Amazônia

Iniciativa reforça compromisso do estado com ações climáticas responsáveis e integridade socioambiental.
L
Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Rondônia é destaque em revista nacional

Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Rondônia é destaque em revista nacional

Reconhecimento nacional reforça a importância do PDES 2030 e valoriza o planejamento estratégico do Estado.
L
Porto Velho avança para se tornar referência em pesca esportiva e observação de aves

Porto Velho avança para se tornar referência em pesca esportiva e observação de aves

Projetos aprovados na Câmara fortalecem o ecoturismo e reforçam o potencial ambiental da capital rondoniense.
L
Posse das novas integrantes do Conselho Municipal da Mulher ocorre nesta quarta (10)

Posse das novas integrantes do Conselho Municipal da Mulher ocorre nesta quarta (10)

Cerimônia marca início do novo biênio e reforça participação da sociedade civil nas políticas públicas para mulheres.
L
Cimi lança relatório sobre violência contra povos indígenas em 2024 nesta quarta-feira

Cimi lança relatório sobre violência contra povos indígenas em 2024 nesta quarta-feira

Documento analisa impactos do primeiro ano sob a Lei do Marco Temporal e expõe aumento de conflitos territoriais em todo o país.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.