Pesquisadores da London School of Hygiene & Tropical Medicine (LSHTM), no Reino Unido, desenvolveram um exame de sangue que pode revolucionar a prevenção de doenças cardiovasculares. O teste, que custa em torno de R$ 30, consegue identificar riscos de infarto e AVC com até quatro vezes mais precisão do que os exames tradicionais.
O segredo está na troponina, uma proteína presente nas células do músculo cardíaco. Quando ela aparece no sangue, mesmo em níveis considerados normais, pode indicar que algo não vai bem com o coração.
“A troponina oferece uma leitura extra sobre a saúde do coração, revelando possíveis danos silenciosos antes que eles se tornem críticos”, explica o professor Anoop Shah, especialista em Medicina Cardiovascular da LSHTM.
Mais precisão, menos riscos
O estudo mostrou que incluir a dosagem de troponina nas consultas de rotina ajuda médicos a identificar com mais clareza quem está em risco de sofrer um ataque cardíaco ou derrame — mesmo que a pessoa ainda não tenha sintomas aparentes.
Comparado aos exames de colesterol, o novo teste demonstrou ser muito mais eficaz, principalmente em pessoas com pressão alta, diabetes ou idade avançada.
“Para cada 500 pessoas testadas, pelo menos um caso grave poderia ser evitado”, afirmou o médico Bryan Williams, da British Heart Foundation, entidade que financiou a pesquisa publicada na Journal of the American College of Cardiology.
Fácil de aplicar e acessível
Além da alta eficácia, o exame é simples, barato e fácil de incluir na rotina médica. O baixo custo pode facilitar o acesso em redes públicas de saúde, inclusive em países com menos recursos.
Ainda assim, os cientistas destacam que mais estudos são necessários para confirmar a eficácia em diferentes regiões do mundo, especialmente em países de baixa e média renda, onde o comportamento das doenças cardiovasculares pode variar.