TERÇA-FEIRA, 20/01/2026

Em destaque

L

Saúde

Lula recebe vacina contra a gripe no início da campanha nacional

Meta para 2025, reforçada no Dia Mundial da Saúde, é imunizar 90% dos grupos prioritários. Governo Federal adquiriu 73,6 milhões de doses

Por Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República - 35

Publicado em 

Foto - Ricardo Stuckert / PR

No Dia Mundial da Saúde e em um gesto de incentivo à imunização e ao início da campanha nacional de vacinação contra a influenza, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi imunizado nesta segunda-feira, 7 de abril, durante participação em um evento em Montes Claros (MG).

“Hoje é Dia Mundial da Saúde e a data marca o início da campanha nacional de vacinação contra a gripe! E é claro que eu não ia ficar fora dessa. Já estou com meu cartão atualizado. E tem mais! Agora, a vacina da gripe estará disponível o ano inteiro!”, afirmou o presidente Lula em postagem em seu perfil nas redes sociais.

A solenidade marcou o anúncio de expansão da empresa Novo Nordisk, fornecedora de insulina e medicamentos para o tratamento de hemofilia para o Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a agenda, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também foram vacinados.

Para 2025, o Governo Federal adquiriu 73,6 milhões de doses. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários, que incluem crianças, gestantes e idosos, com estimativa de público-alvo em cerca de 50 milhões de pessoas.

“Entre as coisas mais importantes para salvar a vida de uma pessoa está o cuidado adequado com a saúde e a vacinação. Estar nesse Dia Mundial da Saúde ao lado do presidente e de trabalhadores e trabalhadoras da saúde é significativo. O Brasil tem essa característica: a produção de insumos em saúde está diretamente combinada ao acesso da população à assistência de qualidade“, afirmou Alexandre Padilha.

35 MILHÕES DE DOSES – Em março, o Ministério da Saúde começou a distribuir 35 milhões de doses da vacina. No primeiro semestre, serão distribuídas 67,6 milhões para as quatro regiões. No segundo, mais 5,9 milhões de doses para a região Norte, alinhando a estratégia de imunização com o período de maior circulação do vírus em cada região. O valor total do investimento é de R$ 1,3 bilhão. O público-alvo total é de 81,6 milhões de pessoas. A campanha fica dividida em dois momentos:

Primeiro semestre: vacinação nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste

Segundo semestre: vacinação na região Norte, durante o chamado “Inverno Amazônico”, quando há maior circulação do vírus

PROTEÇÃO – A vacina contra a gripe é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos. A vacina trivalente, usada em 2025, protege contra os vírus H1N1, H3N2 e tipo B. Ela é segura, eficaz e pode ser administrada junto a outras vacinas do Calendário Nacional de vacinação. É contraindicada apenas para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.

PÚBLICO-ALVO – Para além dos grupos prioritários que já fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, o público-alvo da estratégia também é formado por:

Trabalhadores da Saúde

Puérperas

Professores dos ensinos básico e superior

Povos indígenas

Pessoas em situação de rua

Profissionais das forças de segurança e de salvamento

Profissionais das Forças Armadas

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade)

Pessoas com deficiência permanente

Caminhoneiros

Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso)

Trabalhadores portuários

Funcionários do sistema de privação de liberdade

População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

ESTRATÉGIA EFICAZ – A vacinação é reconhecida como uma das mais eficazes estratégias para preservar a saúde da população e fortalecer uma sociedade saudável e resistente. Além de prevenir doenças graves, a imunização contribui para reduzir a disseminação desses agentes infecciosos na comunidade, protegendo aqueles que não podem ser vacinados por motivos de saúde.

PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÕES – A política de vacinação é responsabilidade do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. O PNI desempenha um papel fundamental na promoção da saúde da população brasileira. Por meio do programa, o Governo Federal disponibiliza gratuitamente no Sistema Único de Saúde – SUS 47 imunobiológicos: 30 vacinas, 13 soros e 4 imunoglobulinas.

CONDIÇÕES CLÍNICAS ESPECIAIS – Essas vacinas incluem tanto aquelas presentes no calendário nacional de vacinação quanto as indicadas para grupos em condições clínicas especiais, como pessoas com HIV ou indivíduos em tratamento de algumas doenças (câncer, insuficiência renal, entre outras), aplicadas nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE). O processo inclui ainda as vacinas COVID-19 e outras administradas em situações específicas.

BALANÇO – Desde o início de 2023, o Governo Federal implantou uma série de medidas e ações voltadas para a recuperação de programas na área da saúde, como o Mais Médicos, o Farmácia Popular e ações ligadas à infraestrutura.

Confira um resumo:

MAIS MÉDICOS DOBRA — Para ampliar o acesso ao atendimento em saúde, o Mais Médicos dobrou. São mais de 26 mil profissionais atuando, após o programa ter sido reduzido a 13 mil. Hoje, eles chegam a 4,5 mil municípios e cobrem uma região com 64 milhões de brasileiros. Mais 2,2 mil médicos estão em fase de contratação pelo programa.

SAMU MODERNIZADO – A entrega de ambulâncias do SAMU aumentou cinco vezes. Entre 2019 e 2022, 366 foram distribuídas. Nos últimos dois anos, o número subiu para 2.067. Vem aí: A previsão é alcançar 100% das cidades com o serviço até 2026, com mais 2.339 ambulâncias.

FARMÁCIA POPULAR 100% GRATUITO – O Farmácia Popular voltou mais forte, com 100% os 41 itens do programa oferecidos de forma gratuita, incluindo fraldas geriátricas.

CIRURGIAS ELETIVAS RECORDES – Houve recorde de cirurgias eletivas no SUS, com mais de 14 milhões de procedimentos em 2024, alta de 37% em relação a 2022.

SAÚDE DA FAMÍLIA E SAÚDE BUCAL – Mais de 4.700 novas equipes de Saúde da Família foram criadas, junto com 3.448 equipes multiprofissionais, reforçando a atenção primária em 2.500 municípios. O país também avançou com mais de 4.300 novas equipes do Programa Brasil Sorridente e novos centros odontológicos, triplicando o investimento em saúde bucal.

MAIS HOSPITAIS, POLICLÍNICAS E CENTROS DE SAÚDE – Com um investimento de R$ 31,5 bilhões, o Novo PAC na Saúde está impulsionando a expansão da assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo a universalização de serviços essenciais na rede pública. Além disso, o programa retoma investimentos em políticas públicas, com foco em obras de infraestrutura econômica, social e urbana.

UM PAÍS QUE VACINA – Após superar período de negacionismo, o Brasil saiu da lista de países com mais crianças não vacinadas no mundo, segundo o Unicef. A cobertura vacinal aumentou consideravelmente para 15 das 16 vacinas infantis.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Anvisa determina recolhimento de gliter e pó para alimentos

Anvisa determina recolhimento de gliter e pó para alimentos

Agência Nacional de Vigilância Sanitária proíbe a venda de itens de decoração com plásticos e substâncias não autorizadas que eram comercializados na internet.
L
Período chuvoso exige alerta, mas Porto Velho reduz em mais de 60% os casos de dengue

Período chuvoso exige alerta, mas Porto Velho reduz em mais de 60% os casos de dengue

Porto Velho registra queda expressiva nos casos de dengue em 2025 e reforça ações de vigilância em saúde.
L
Justiça dá 90 dias para Prefeitura regularizar farmácia de UBS

Justiça dá 90 dias para Prefeitura regularizar farmácia de UBS

Liminar obtida pelo MPRO determina que o Município de Primavera de Rondônia corrija falhas na farmácia da UBS Manoel de Lara, envolvendo aquisição, armazenamento e controle de medicamentos.
L
Jaru: sala de vacinação terá atendimento até 21h

Jaru: sala de vacinação terá atendimento até 21h

Centro de Saúde da Mulher funcionará em horário estendido nesta segunda (19) e terça (20) para atualização da caderneta e emissão do certificado de vacinação do estudante.
L
Hospital de Retaguarda: unidade amplia cirurgias em RO

Hospital de Retaguarda: unidade amplia cirurgias em RO

Com 121 leitos, o Hospital de Retaguarda mantém média de 9 a 12 cirurgias por dia e encerrou 2025 com 3.853 procedimentos, reforçando a rede pública de saúde em Rondônia.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Ivan Ferreira de Oliveira (Ferreirinha)

Ivan Ferreira de Oliveira, conhecido como Ferreirinha, morreu aos 82 anos. Velório ocorre nesta segunda (19) e sepultamento na terça (20), em Porto Velho.
L

JOVEM NEWS: Jeanderson Maranhão e a história do Porto Velho Esporte Clube

Fundador do Porto Velho Esporte Clube, o militar da Base Aérea fala sobre projetos sociais, esporte como ferramenta de inclusão e o trabalho com crianças na capital.
L

GIRO NEWS: Michel Alisson fala sobre educação financeira e Sicredi

O administrador e especialista em Gestão de Cooperativas de Crédito do Sicredi aborda volta às aulas, planejamento financeiro, cartões, seguros e capital social.
L
Pix: instabilidade afeta serviço e bancos nesta segunda-feira (19)

Pix: instabilidade afeta serviço e bancos nesta segunda-feira (19)

Relatos de falhas no Pix aumentaram ao longo da tarde e envolveram bancos como Banco do Brasil, Itaú, Nubank, Bradesco, Santander e Inter, segundo reclamações em plataformas de monitoramento.
L
Enamed aponta desempenho satisfatório em 69 por cento dos cursos

Enamed aponta desempenho satisfatório em 69 por cento dos cursos

Primeira edição do exame nacional revela que instituições federais e estaduais lideram qualidade, enquanto redes municipais e privadas registram piores notas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
Publicidade

POLÍTICA

Pastor Ivanildo Santos é citado como pré-candidato para 2026

Pastor Ivanildo Santos é citado como pré-candidato para 2026

Liderança evangélica de Porto Velho começa a articular apoio para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Rondônia no próximo pleito eleitoral.
L
Ministério lança módulo para monitorar saúde de crianças indígenas

Ministério lança módulo para monitorar saúde de crianças indígenas

Nova ferramenta da Secretaria Especial de Saúde Indígena permitirá o registro detalhado do desenvolvimento neuropsicomotor e rastreio precoce de doenças em territórios.
L
Justiça converte para domiciliar prisão de suspeito de fraude no INSS

Justiça converte para domiciliar prisão de suspeito de fraude no INSS

Ministro André Mendonça autoriza que Silvio Feitoza cumpra pena em casa devido a quadro de isquemia miocárdica grave diagnosticado após cirurgia.
L
MPRO: Justiça obriga municípios a ampliar acolhimento de crianças

MPRO: Justiça obriga municípios a ampliar acolhimento de crianças

Decisões determinam implantação e qualificação do acolhimento institucional e em família acolhedora em Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia e São Felipe do Oeste, com base no ECA e na Assistência Social.
L
Programa Fecha Laudo: Eyder Brasil propõe emenda de R$ 35 milhões

Programa Fecha Laudo: Eyder Brasil propõe emenda de R$ 35 milhões

Deputado apresentou proposta ao orçamento para reduzir filas de laudos em Rondônia e ampliar o atendimento especializado, beneficiando cerca de 10 mil pessoas com deficiência no estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Rodoviária Federal detém cinco motoristas embriagados em Rondônia

Polícia Rodoviária Federal detém cinco motoristas embriagados em Rondônia

Fiscalizações realizadas pela PRF durante o último fim de semana em Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena resultaram em prisões por crimes de trânsito.
10
Polícia Civil alerta para golpes contra idosos em Porto Velho

Polícia Civil alerta para golpes contra idosos em Porto Velho

Criminosos se passam por servidores municipais para obter dados e contratar empréstimos indevidos; prefeitura esclarece que não solicita fotos em visitas.
L
Polícia apreende adolescente e prende mãe por venda de bebidas e drogas

Polícia apreende adolescente e prende mãe por venda de bebidas e drogas

Flagrante ocorreu em Candeias do Jamari durante patrulhamento em ponto conhecido como ponto de venda de entorpecentes; jovem mantinha animal silvestre em garrafa.
14
Polícia Civil e prefeitura alertam sobre golpe da falsa cesta básica

Polícia Civil e prefeitura alertam sobre golpe da falsa cesta básica

O esquema já causou prejuízos significativos às vítimas, incluindo casos de endividamento bancário superior a R$ 30 mil.
L
Polícia Militar prende suspeitos e recupera pneus furtados na BR 364

Polícia Militar prende suspeitos e recupera pneus furtados na BR 364

A abordagem ocorreu em Presidente Médici na manhã seguinte ao crime em uma empresa de autopeças; equipamentos usados no arrombamento também foram apreendidos.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LP-LI-LO): AGUAS DE JARU SPE S.A.

LICENÇAS PRÉVIA, INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento da Outorga: AGUAS DE JARU SPE S.A

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Agências do INSS fecham em mais de 90 cidades devido ao feriado de São Sebastião

Agências do INSS fecham em mais de 90 cidades devido ao feriado de São Sebastião

Atendimento presencial será suspenso nesta terça-feira em municípios que celebram o padroeiro; instituição também anuncia paralisação nacional para o fim do mês.
L
Haddad propõe que Banco Central assuma fiscalização de fundos

Haddad propõe que Banco Central assuma fiscalização de fundos

Ministro da Fazenda defende ampliação do perímetro regulatório da autoridade monetária para coibir fraudes financeiras e centralizar a supervisão do setor.
L
Tribunal Regional do Trabalho abre seleção de estágio para Rondônia e Acre

Tribunal Regional do Trabalho abre seleção de estágio para Rondônia e Acre

Estudantes de nível superior podem se inscrever gratuitamente até o dia 1 de fevereiro para atuar em diversas áreas da Justiça do Trabalho nos dois estados.
L
Advocacia de Rondônia tem até 30 de janeiro para garantir desconto máximo na anuidade

Advocacia de Rondônia tem até 30 de janeiro para garantir desconto máximo na anuidade

OAB Rondônia reforça o prazo para pagamento à vista com o maior benefício financeiro do ano, visando facilitar o planejamento da classe e fortalecer a defesa das prerrogativas.
L
Dia do Profissional da Beleza destaca expansão do setor em Rondônia e apoio do Sebrae

Dia do Profissional da Beleza destaca expansão do setor em Rondônia e apoio do Sebrae

Data celebrada em 19 de janeiro evidencia crescimento do empreendedorismo na área e ações de capacitação, gestão e inovação para fortalecer pequenos negócios no estado.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.