O Comitê de Gestão do Sistema de Saúde Municipal se reuniu nesta quinta-feira (3) na sede da Prefeitura de Porto Velho, com o objetivo de discutir e acompanhar as ações e medidas aplicadas pelo município. Além disso, a reunião teve como finalidade apresentar um balanço das principais ações implementadas recentemente pela atual gestão.
Durante o encontro, foram discutidos vários temas, entre eles, o andamento das tratativas para a implantação do Hospital Municipal Universitário. O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, participou da reunião e apresentou informações sobre o andamento dos estudos.
“Estamos aguardando agora o relatório da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que esteve aqui na nossa cidade visitando algumas unidades hospitalares para a implantação do Hospital Universitário. A saúde de Porto Velho precisa avançar e, com apoio de instituições como a Unir, podemos ter um novo rumo na saúde pública”, disse o prefeito.

De acordo com o secretário da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e presidente do Comitê, Jaime Gazola, essa foi a 2ª reunião do observatório, o que deve acontecer uma vez ao mês. “O observatório é importante para a gente prestar contas do que nós estamos fazendo para melhorar a saúde de Porto Velho, visto que nós estamos numa emergência em saúde, e também ouvir as demandas desses órgãos de controle e sugestões para melhoria dos nossos processos”, finaliza.
O superintendente do Ministério da Saúde em Rondônia, Sid Orleans, participou da reunião e reforçou a importância do comitê para o acompanhamento da saúde pública de Porto Velho. “É fundamental a nossa participação durante essas reuniões do observatório. Aqui podemos questionar, debater e sugerir melhorias para o desenvolvimento da saúde de Porto Velho, em especial com apoio do Ministério da Saúde”, concluiu o superintendente.
O Comitê de Gestão de Saúde Municipal foi instituído através do Decreto Nº 20.763, de 27 de janeiro de 2025, que declarou Emergência em Saúde Pública no Município de Porto Velho. Além de secretarias da Prefeitura, o observatório conta com membros do Ministério Público de Rondônia, Superintendência do Ministério da Saúde em Rondônia, Tribunal de Contas do Estado e Defensoria Pública Estadual e Federal.