SEGUNDA-FEIRA, 02/02/2026
Publicidade

Em destaque

L

Saúde

Entidades criticam permissão para farmacêutico prescrever medicamento

CFM classifica resolução como “absolutamente ilegal"

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Entidades criticam permissão para farmacêutico prescrever medicamento
Arquivo/Agência Brasil

Na última segunda-feira (17), o Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou uma resolução que respalda oficialmente o profissional farmacêutico a prescrever medicamentos categorizados como tarjados e que exigiriam receita médica. O documento causou reação por parte de algumas entidades médicas.

>> Resolução permite que farmacêuticos prescrevam medicamentos

Em nota, o Conselho Federal de Medicina (CFM) classifica a resolução como “absolutamente ilegal e desprovida de fundamento jurídico” e avalia que a prática coloca pacientes em risco.

“A prescrição exige investigação, diagnóstico e definição do tratamento, competências exclusivas dos médicos.”

De acordo com o conselho, não há competência em lei que autorize farmacêuticos a prescrever medicamentos de qualquer natureza. “O CFM adotará as medidas judiciais cabíveis contra a resolução. A entidade diz que repudia veementemente uma resolução que coloca a saúde pública em perigo ao permitir que não médicos, sem formação clínica adequada, prescrevam medicamentos. “Trata-se de “uma invasão flagrante das atribuições médicas.”

“Diagnosticar doenças e prescrever tratamentos são atos privativos de médicos, formados para tal. Farmacêuticos não possuem treinamento para investigar patologias, definir terapias ou gerenciar efeitos adversos de medicações”.

Em nota, a Associação Médica Brasileira (AMB) cita “preocupação” e se manifesta contrária à resolução, “pois entende que a prescrição de medicamentos é o ato final de um processo complexo de anamnese, exame físico e exames subsidiários que permitem o correto diagnóstico das doenças”.

“Só quando concluído o processo é que se pode fazer a receita de um determinado fármaco. Cabe aos médicos essa tarefa”, avaliou a entidade. “O farmacêutico não tem a formação necessária para prescrever medicamentos que podem, uma vez prescritos, afetar a saúde do paciente, caso seja utilizado de maneira equivocada.”

A associação, como entidade médica, diz que está alinhada com o Conselho Federal de Medicina e que tomará todas as providências necessárias para sustar esta decisão tomada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) com o único propósito de garantir a segurança na prescrição de medicamentos à população.

Em comunicado, a Associação Paulista de Medicina (APM) também manifestou preocupação com a resolução. “A prescrição de medicamentos é fundamental para a segurança e eficácia dos tratamentos. Ela envolve a orientação detalhada de um médico sobre quais medicamentos um paciente deve tomar, em que dose, com que frequência e por quanto tempo.”

“Um médico cursa a faculdade por seis anos e, depois, de três a seis anos de residência para se formar e poder estabelecer o diagnóstico e a terapêutica com segurança. Esta segurança vem com a história clínica inicial seguida de um minucioso exame físico. Mesmo assim, muitas vezes, é necessário a solicitação de exames complementares para que a prescrição possa ser feita após um diagnóstico adequado.”

“A Associação Paulista de Medicina e a Associação Médica Brasileira (AMB) estão atentas para denunciar prejuízos que os pacientes possam vir a sofrer com essas irresponsáveis resoluções”, concluiu a entidade.

Entenda

O plenário do CFF aprovou, no dia 20 de fevereiro deste ano, uma resolução que respalda oficialmente o profissional farmacêutico a prescrever medicamentos categorizados como tarjados. No início desta semana, a resolução foi publicada no Diário Oficial da União e entra em vigor em 30 dias.

Em nota, o conselhoinformou que o direito à prescrição de medicamentos foi conquistado pela categoria há 12 anos. “A prescrição farmacêutica é respaldada pela Lei Federal nº 13.021 de 2014, que determina que o farmacêutico tem a obrigação de estabelecer o perfil farmacoterapêutico dos pacientes, além do próprio acompanhamento farmacoterapêutico.”

Para o CFF, a resolução aprovada e publicada este ano não traz “nenhuma novidade” em relação à prescrição em si.

“O que o Conselho Federal de Farmácia fez foi aprimorar os instrumentos normativos para a fiscalização e garantir maior segurança para pacientes e profissionais.”

Segundo a entidade, a norma vincula a prescrição farmacêutica ao Registro de Qualificação de Especialista (RQE), mecanismo aprovado em 2025 e recém-adotado pelo CFF para assegurar que os farmacêuticos atuem de acordo com sua formação e especialização.

“Agora, a sociedade vai poder consultar quais farmacêuticos são prescritores diretamente no site do CFF, melhorando substancialmente a fiscalização e promovendo o melhor cuidado em saúde.”

Em comunicado, o Conselho de Federal de Farmácia destaca que o profissional farmacêutico não pode prescrever todo tipo de medicamento e que sua atuação é limitada à prescrição daqueles que são isentos de prescrição e tarjados, “mediante protocolos ou diretrizes preestabelecidos”.

“Isso garante segurança para a sociedade, pois, diferentemente de outras categorias profissionais que têm liberdade prescritiva (podendo recomendar tratamentos de eficácia questionável como cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina para covid-19 ou ainda medicamentos sem indicação, com doses e/ou posologias fora do padrão), os farmacêuticos somente podem prescrever baseados nas evidências científicas mais robustas.”

“Além disso, os farmacêuticos não podem prescrever medicamentos que possuem notificação de receita, como os chamados tarja preta. Ou seja, nenhuma prescrição feita por um farmacêutico será baseada em achismo ou interesses comerciais, mas, sim, na melhor ciência disponível”, completou a entidade.

Críticas

Ao rebater alegações de que a resolução banaliza o cuidado em saúde, o conselho avalia que o documento apenas “organiza” a prescrição farmacêutica, “garantindo que os farmacêuticos atuem dentro de protocolos clínicos bem estabelecidos e embasados na melhor evidência científica disponível”.

“Nenhuma outra categoria profissional tem motivos para se sentir atingida, pois a norma trata exclusivamente da atuação dos farmacêuticos dentro de suas competências definidas em lei federal.”

“É fundamental esclarecer que o farmacêutico realiza consultas farmacêuticas, que possuem objetivos distintos dos demais tipos de consulta e não invadem a atuação de nenhum outro profissional. O papel do farmacêutico é garantir que o uso de medicamentos seja seguro, eficaz e apropriado, atuando em equipe com outros profissionais de saúde. O paciente só tem a ganhar com isso.”

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sesau alerta: higiene correta na cozinha evita infecções graves em Rondônia

Sesau alerta: higiene correta na cozinha evita infecções graves em Rondônia

Secretaria de Saúde reforça cuidados simples na manipulação de alimentos para prevenir doenças transmitidas por bactérias, vírus e parasitas que podem levar a internações.
L
Contrato de R$ 47 milhões para ambulâncias em RO entra na mira de órgãos de controle

Contrato de R$ 47 milhões para ambulâncias em RO entra na mira de órgãos de controle

A contratação da UNI-SOS para transporte inter-hospitalar levantou questionamentos sobre estrutura operacional e recolhimento de impostos, e caso será analisado por MP e TCE.
L
Prefeitura promove caminhada “CAPS Fora do CAPS” e reforça Janeiro Branco

Prefeitura promove caminhada “CAPS Fora do CAPS” e reforça Janeiro Branco

Ação no Skate Parque levou serviços de saúde, orientação e conscientização sobre saúde mental, com atendimentos gratuitos e divulgação do acesso imediato aos CAPS em Porto Velho.
L
Senado analisa criação de exame de proficiência para médicos

Senado analisa criação de exame de proficiência para médicos

Projeto de lei em fase final de votação na Comissão de Assuntos Sociais prevê que aprovação no Profimed seja obrigatória para a obtenção do registro profissional.
L
Estudo aponta diferenças entre sintomas da febre do Oropouche e da dengue

Estudo aponta diferenças entre sintomas da febre do Oropouche e da dengue

Pesquisa brasileira indica sinais clínicos distintos e defende protocolo único de cuidado
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News Folia 2026: Bloco das Kaxorras promete irreverência e diversidade no Carnaval

Homens podem se vestir de mulheres, mulheres podem virar super-heróis, personagens, figuras inusitadas ou qualquer criação que a imaginação permitir.
L
Moraes homologa acordo para militares evitarem prisão

Moraes homologa acordo para militares evitarem prisão

O ministro Alexandre de Moraes validou o pacto de não persecução penal para dois integrantes das Forças Especiais envolvidos em tramas golpistas após condenações brandas.
L
Banco Central inicia novas regras de segurança para o Pix

Banco Central inicia novas regras de segurança para o Pix

As medidas que entram em vigor nesta segunda-feira permitem o rastreamento do dinheiro em contas intermediárias e agilizam a devolução de valores em casos de fraude.
L

Primeiro clipe híbrido de Carnaval de Rondônia apresenta “Eu Sou o Lobo Mau”

Produção inédita no estado une gravações reais e Inteligência Artificial, levando a identidade cultural do Norte para o centro da inovação audiovisual brasileira.
L
STF realiza sessão solene de abertura do Ano Judiciário 2026

STF realiza sessão solene de abertura do Ano Judiciário 2026

A cerimônia contou com a presença dos chefes dos Três Poderes e marca o retorno das atividades da Corte, que terá pautas polêmicas sobre redes sociais e educação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Fachin defende harmonia entre Poderes em discurso no Congresso

Fachin defende harmonia entre Poderes em discurso no Congresso

O presidente do Supremo Tribunal Federal participou da abertura do ano Legislativo e destacou que o Judiciário priorizará julgamentos de feminicídio e questões raciais em 2026.
L
Ayel Muniz: “Marcos Rogério é o socialista que virou liberal só depois de chegar ao poder”

Ayel Muniz: “Marcos Rogério é o socialista que virou liberal só depois de chegar ao poder”

Artigo critica trajetória política do senador, aponta contradições ideológicas e questiona ausência de projeto estruturado para Rondônia, além de citar episódio envolvendo indicação familiar.
L
Cármen Lúcia assume relatoria do novo Código de Ética do STF

Cármen Lúcia assume relatoria do novo Código de Ética do STF

O presidente da Corte, Edson Fachin, indicou a ministra para conduzir a proposta de autorregulação, buscando restaurar a legitimidade do tribunal após crises recentes.
L
Dra. Taíssa visita União Bandeirantes e debate emancipação do distrito

Dra. Taíssa visita União Bandeirantes e debate emancipação do distrito

Deputada cumpriu agenda com lideranças, visitou empreendimentos rurais e defendeu regulamentação federal para criação de novos municípios em Rondônia.
L
Dra. Taíssa Sousa destaca tomografia disponível no Hospital Dr. Julio Perez

Dra. Taíssa Sousa destaca tomografia disponível no Hospital Dr. Julio Perez

Deputada visitou unidade em Guajará-Mirim, ressaltou avanços na hemodiálise e pediu que população utilize a capacidade de até 600 exames mensais oferecida pelo tomógrafo.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF apreende quase 25 kg de skunk com motoristas em Vilhena

PRF apreende quase 25 kg de skunk com motoristas em Vilhena

A droga era transportada em um veículo de aplicativo na BR-364; dois condutores acabaram presos em flagrante por tráfico e associação ao tráfico durante a madrugada.
10
Brasileiro é assassinado a tiros na Bolívia um dia após chegar ao país

Brasileiro é assassinado a tiros na Bolívia um dia após chegar ao país

Fernando Vieira de Santana, de 34 anos, foi encontrado com sinais de execução em Santa Cruz, fronteira com Rondônia; autoridades bolivianas investigam o caso.
18
Polícia Militar prende homem por disparos no bairro São Francisco

Polícia Militar prende homem por disparos no bairro São Francisco

A equipe do 5º BPM localizou uma pistola com numeração raspada após denúncia anônima; o suspeito confessou ter efetuado os tiros para testar o armamento ilegal.
14
Forças de segurança recuperam veículos da Sedam em Costa Marques

Forças de segurança recuperam veículos da Sedam em Costa Marques

A ação integrada entre as polícias Civil e Militar localizou duas caminhonetes oficiais furtadas em Cacoal, além de apreender um fuzil e munições na região de fronteira.
10

Embriagado: Homem é preso após ameaçar matar toda a família na zona leste de Porto Velho

Indivíduo sob efeito de álcool e drogas tentou extorquir a companheira e ameaçou acionar membros de facção criminosa.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conab e BNDES lançam edital do Amazônia Viva em cerimônia on-line

Conab e BNDES lançam edital do Amazônia Viva em cerimônia on-line

Projeto vai destinar R$ 80 milhões para comunidades tradicionais da Amazônia
L
Canais digitais da Energisa Rondônia superam 95% de preferência dos clientes em 2025

Canais digitais da Energisa Rondônia superam 95% de preferência dos clientes em 2025

Aplicativo Energisa On lidera atendimentos e reforça transformação digital no estado
L
Reforma Tributária: Sebrae realiza palestras sobre Simples Nacional e MEI em Rondônia

Reforma Tributária: Sebrae realiza palestras sobre Simples Nacional e MEI em Rondônia

Iniciativa esclarece impactos da nova legislação para micro e pequenos empresários e orienta adaptação ao novo modelo de tributação.
L
Prefeitura de Jaru realiza audiência pública de prestação de contas na próxima sexta-feira

Prefeitura de Jaru realiza audiência pública de prestação de contas na próxima sexta-feira

Evento vai avaliar cumprimento das metas fiscais do terceiro quadrimestre de 2025 e é aberto à participação da população.
L
CAIXA inicia financiamentos para construção de imóveis acima de R$ 2,25 milhões com critérios sustentáveis

CAIXA inicia financiamentos para construção de imóveis acima de R$ 2,25 milhões com critérios sustentáveis

Nova linha “Construção Sustentável” exige eficiência energética, tecnologias limpas e redução de impactos ambientais, atendendo pessoas físicas no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).
L
Saque-Aniversário do FGTS: CAIXA inicia segunda etapa de liberação de valores

Saque-Aniversário do FGTS: CAIXA inicia segunda etapa de liberação de valores

Trabalhadores com contratos suspensos ou extintos entre 2020 e 2025 poderão sacar o saldo remanescente da modalidade Saque-Aniversário, sem necessidade de solicitação.
L
Presidente da Bolívia destaca encontro com Lula e convite oficial ao Brasil

Presidente da Bolívia destaca encontro com Lula e convite oficial ao Brasil

As imagens do encontro reforçaram a cordialidade entre Brasil e Bolívia.
L
UNIR abre inscrições para ingresso com notas do Ensino Médio no PS UNIR 2026

UNIR abre inscrições para ingresso com notas do Ensino Médio no PS UNIR 2026

Seleção gratuita oferece 174 vagas remanescentes em cursos presenciais e a distância, com inscrições abertas até 9 de fevereiro pela internet.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.