SEXTA-FEIRA, 30/01/2026

Em destaque

L

Saúde

Entidades criticam permissão para farmacêutico prescrever medicamento

CFM classifica resolução como “absolutamente ilegal"

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Entidades criticam permissão para farmacêutico prescrever medicamento
Arquivo/Agência Brasil

Na última segunda-feira (17), o Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou uma resolução que respalda oficialmente o profissional farmacêutico a prescrever medicamentos categorizados como tarjados e que exigiriam receita médica. O documento causou reação por parte de algumas entidades médicas.

>> Resolução permite que farmacêuticos prescrevam medicamentos

Em nota, o Conselho Federal de Medicina (CFM) classifica a resolução como “absolutamente ilegal e desprovida de fundamento jurídico” e avalia que a prática coloca pacientes em risco.

“A prescrição exige investigação, diagnóstico e definição do tratamento, competências exclusivas dos médicos.”

De acordo com o conselho, não há competência em lei que autorize farmacêuticos a prescrever medicamentos de qualquer natureza. “O CFM adotará as medidas judiciais cabíveis contra a resolução. A entidade diz que repudia veementemente uma resolução que coloca a saúde pública em perigo ao permitir que não médicos, sem formação clínica adequada, prescrevam medicamentos. “Trata-se de “uma invasão flagrante das atribuições médicas.”

“Diagnosticar doenças e prescrever tratamentos são atos privativos de médicos, formados para tal. Farmacêuticos não possuem treinamento para investigar patologias, definir terapias ou gerenciar efeitos adversos de medicações”.

Em nota, a Associação Médica Brasileira (AMB) cita “preocupação” e se manifesta contrária à resolução, “pois entende que a prescrição de medicamentos é o ato final de um processo complexo de anamnese, exame físico e exames subsidiários que permitem o correto diagnóstico das doenças”.

“Só quando concluído o processo é que se pode fazer a receita de um determinado fármaco. Cabe aos médicos essa tarefa”, avaliou a entidade. “O farmacêutico não tem a formação necessária para prescrever medicamentos que podem, uma vez prescritos, afetar a saúde do paciente, caso seja utilizado de maneira equivocada.”

A associação, como entidade médica, diz que está alinhada com o Conselho Federal de Medicina e que tomará todas as providências necessárias para sustar esta decisão tomada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) com o único propósito de garantir a segurança na prescrição de medicamentos à população.

Em comunicado, a Associação Paulista de Medicina (APM) também manifestou preocupação com a resolução. “A prescrição de medicamentos é fundamental para a segurança e eficácia dos tratamentos. Ela envolve a orientação detalhada de um médico sobre quais medicamentos um paciente deve tomar, em que dose, com que frequência e por quanto tempo.”

“Um médico cursa a faculdade por seis anos e, depois, de três a seis anos de residência para se formar e poder estabelecer o diagnóstico e a terapêutica com segurança. Esta segurança vem com a história clínica inicial seguida de um minucioso exame físico. Mesmo assim, muitas vezes, é necessário a solicitação de exames complementares para que a prescrição possa ser feita após um diagnóstico adequado.”

“A Associação Paulista de Medicina e a Associação Médica Brasileira (AMB) estão atentas para denunciar prejuízos que os pacientes possam vir a sofrer com essas irresponsáveis resoluções”, concluiu a entidade.

Entenda

O plenário do CFF aprovou, no dia 20 de fevereiro deste ano, uma resolução que respalda oficialmente o profissional farmacêutico a prescrever medicamentos categorizados como tarjados. No início desta semana, a resolução foi publicada no Diário Oficial da União e entra em vigor em 30 dias.

Em nota, o conselhoinformou que o direito à prescrição de medicamentos foi conquistado pela categoria há 12 anos. “A prescrição farmacêutica é respaldada pela Lei Federal nº 13.021 de 2014, que determina que o farmacêutico tem a obrigação de estabelecer o perfil farmacoterapêutico dos pacientes, além do próprio acompanhamento farmacoterapêutico.”

Para o CFF, a resolução aprovada e publicada este ano não traz “nenhuma novidade” em relação à prescrição em si.

“O que o Conselho Federal de Farmácia fez foi aprimorar os instrumentos normativos para a fiscalização e garantir maior segurança para pacientes e profissionais.”

Segundo a entidade, a norma vincula a prescrição farmacêutica ao Registro de Qualificação de Especialista (RQE), mecanismo aprovado em 2025 e recém-adotado pelo CFF para assegurar que os farmacêuticos atuem de acordo com sua formação e especialização.

“Agora, a sociedade vai poder consultar quais farmacêuticos são prescritores diretamente no site do CFF, melhorando substancialmente a fiscalização e promovendo o melhor cuidado em saúde.”

Em comunicado, o Conselho de Federal de Farmácia destaca que o profissional farmacêutico não pode prescrever todo tipo de medicamento e que sua atuação é limitada à prescrição daqueles que são isentos de prescrição e tarjados, “mediante protocolos ou diretrizes preestabelecidos”.

“Isso garante segurança para a sociedade, pois, diferentemente de outras categorias profissionais que têm liberdade prescritiva (podendo recomendar tratamentos de eficácia questionável como cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina para covid-19 ou ainda medicamentos sem indicação, com doses e/ou posologias fora do padrão), os farmacêuticos somente podem prescrever baseados nas evidências científicas mais robustas.”

“Além disso, os farmacêuticos não podem prescrever medicamentos que possuem notificação de receita, como os chamados tarja preta. Ou seja, nenhuma prescrição feita por um farmacêutico será baseada em achismo ou interesses comerciais, mas, sim, na melhor ciência disponível”, completou a entidade.

Críticas

Ao rebater alegações de que a resolução banaliza o cuidado em saúde, o conselho avalia que o documento apenas “organiza” a prescrição farmacêutica, “garantindo que os farmacêuticos atuem dentro de protocolos clínicos bem estabelecidos e embasados na melhor evidência científica disponível”.

“Nenhuma outra categoria profissional tem motivos para se sentir atingida, pois a norma trata exclusivamente da atuação dos farmacêuticos dentro de suas competências definidas em lei federal.”

“É fundamental esclarecer que o farmacêutico realiza consultas farmacêuticas, que possuem objetivos distintos dos demais tipos de consulta e não invadem a atuação de nenhum outro profissional. O papel do farmacêutico é garantir que o uso de medicamentos seja seguro, eficaz e apropriado, atuando em equipe com outros profissionais de saúde. O paciente só tem a ganhar com isso.”

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Carreta de saúde da mulher do SUS chega a Cacoal pelo programa Agora Tem Especialistas

Carreta de saúde da mulher do SUS chega a Cacoal pelo programa Agora Tem Especialistas

Unidade móvel do Governo Federal inicia atendimentos para prevenção do câncer de mama e do colo do útero, com exames e consultas especializadas agendadas pela rede pública.
L
Sesau orienta população a atualizar vacinas antes do Carnaval

Sesau orienta população a atualizar vacinas antes do Carnaval

Imunizantes estão disponíveis gratuitamente nas UBS de todo o estado
L
UPA Leste: atendimentos seguem durante reforma em Porto Velho

UPA Leste: atendimentos seguem durante reforma em Porto Velho

Unidade de urgência e emergência continua funcionando normalmente em endereço provisório na zona Leste, enquanto passam por melhorias estruturais.
L
OMS aponta baixo risco de disseminação do vírus Nipah na Índia

OMS aponta baixo risco de disseminação do vírus Nipah na Índia

Organização Mundial da Saúde confirma que monitoramento de contatos não detectou novos casos após infecções confirmadas, mantendo o alerta em nível reduzido.
L
Imunização infantil: governo de RO reforça prevenção contra doenças virais

Imunização infantil: governo de RO reforça prevenção contra doenças virais

Sesau alerta para aumento de internações no inverno amazônico e intensifica vacinação contra gripe, influenza e covid-19 em crianças e famílias.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Bora Ali: Ana Clara Uchôa conta como é viver e viajar pelo Brasil dentro de um carro

A primeira foi de São Paulo até o Rio Grande do Norte, cruzando estados, culturas e paisagens completamente diferentes.
L
Governo e Sesi firmam parceria para ampliar cuidotecas no país

Governo e Sesi firmam parceria para ampliar cuidotecas no país

O acordo visa garantir espaços seguros para o acolhimento de crianças enquanto os responsáveis, principalmente mulheres, realizam cursos de qualificação e trabalham.
L
Número de focos de calor dobra em janeiro e acende alerta

Número de focos de calor dobra em janeiro e acende alerta

O monitoramento do Inpe registrou mais de 4.300 focos ativos no primeiro mês de 2026, dado que representa quase o dobro da média histórica e um salto em relação a 2025.
L
NOVA 364 afirma que cumprirá decisão judicial e suspende cobrança de pedágio

NOVA 364 afirma que cumprirá decisão judicial e suspende cobrança de pedágio

Concessionária informa que recebeu intimação e interrompe a tarifa na BR-364 entre Vilhena e Porto Velho enquanto a Justiça analisa o caso.
L
Participantes do Enem relatam falhas no acesso a certificados do ensino médio anunciados pelo Inep

Participantes do Enem relatam falhas no acesso a certificados do ensino médio anunciados pelo Inep

Candidatos afirmam que documento essencial para matrícula em universidades não aparece na Página do Participante, apesar de MEC e Inep garantirem liberação nesta sexta-feira.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula passa por cirurgia de catarata, recebe alta e retoma agenda na segunda

Lula passa por cirurgia de catarata, recebe alta e retoma agenda na segunda

Procedimento no olho esquerdo foi realizado sem intercorrências em clínica particular de Brasília; presidente ficará em repouso na Granja do Torto até o retorno às atividades.
L
Coronel Chrisóstomo acompanha CPMI do INSS em retomada dos trabalhos e depoimento sobre consignados

Coronel Chrisóstomo acompanha CPMI do INSS em retomada dos trabalhos e depoimento sobre consignados

Comissão reabre atividades em 2026 com convocação de Daniel Vorcaro, do Banco Master, para esclarecer suspeitas de contratos sem autorização de aposentados e pensionistas.
L
Justiça Federal suspende pedágio na BR-364 após ação da Aprosoja e críticas de Pedro Fernandes

Justiça Federal suspende pedágio na BR-364 após ação da Aprosoja e críticas de Pedro Fernandes

Liminar interrompe cobrança e sistema Free Flow na principal rodovia de Rondônia, após Justiça apontar falhas contratuais, ausência de obras de segurança e vistoria limitada da ANTT.
L
Flávio Bolsonaro: um herdeiro sem projeto para o Brasil

Flávio Bolsonaro: um herdeiro sem projeto para o Brasil

Possível candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência levanta questionamentos sobre sua trajetória, denúncias passadas e ausência de propostas estruturais.
L
Deputado Pedro Fernandes garante R$ 200 mil para Hospital de Urupá: medicamentos reforçam centro cirúrgico

Deputado Pedro Fernandes garante R$ 200 mil para Hospital de Urupá: medicamentos reforçam centro cirúrgico

Emenda impositiva já depositada na conta da Prefeitura vai assegurar antibióticos, anestésicos e insumos essenciais, ampliando a segurança dos atendimentos no SUS.
L
Publicidade

POLÍCIA

Corpos de amigos desaparecidos são encontrados em Porto Velho

Corpos de amigos desaparecidos são encontrados em Porto Velho

A polícia localizou os restos mortais de dois homens em uma área de mata na zona Leste, na mesma região onde o carro das vítimas havia sido abandonado e incendiado.
18
Mulher é presa em hospital por envolvimento com o crime organizado

Mulher é presa em hospital por envolvimento com o crime organizado

Agentes do Departamento de Homicídios localizaram a suspeita no Hospital Ary Pinheiro, em Porto Velho, onde ela atuava como acompanhante no momento da abordagem policial.
14
PRF reforça fiscalização contra álcool ao volante em Rondônia

PRF reforça fiscalização contra álcool ao volante em Rondônia

A corporação realiza o Dia Nacional de Conscientização Álcool Zero nesta sexta-feira com o objetivo de reduzir acidentes graves causados pela embriaguez em rodovias.
L
Homem é preso por abusar de criança em Porto Velho

Homem é preso por abusar de criança em Porto Velho

Agentes da Delegacia Especializada em Porto Velho detiveram um homem que abusava de uma criança de nove anos sob o pretexto de manter um relacionamento afetivo com a vítima.
16
Governo de RO reforça fiscalização de monitorados eletrônicos com a Operação Sinal Zero

Governo de RO reforça fiscalização de monitorados eletrônicos com a Operação Sinal Zero

Terceira fase da operação ocorre em Porto Velho e Candeias do Jamari, com atuação integrada da Polícia Penal e da PM para fortalecer a segurança pública
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Alteração da Razão Social na Licença Ambiental: CARNES TAURANO LTDA

ALTERAÇÃO DA RAZÃO SOCIAL da LICENÇA DE OPERAÇÃO LO Nº 155817
L
Reforma Tributária do Consumo exige atenção dos pequenos negócios em Rondônia

Reforma Tributária do Consumo exige atenção dos pequenos negócios em Rondônia

A partir de 2026, micro e pequenas empresas precisam se preparar para novas regras de impostos, com transição gradual até 2033.
L
CNJ determina prazo para regulamentar adicional de penosidade

CNJ determina prazo para regulamentar adicional de penosidade

O Conselho Nacional de Justiça ordenou que o órgão superior da Justiça do Trabalho apresente cronograma e estudos orçamentários para implementar o benefício aos servidores.
L
Banda do Vai Quem Quer lança tema de 2026 com foco na cidadania e no voto consciente

Banda do Vai Quem Quer lança tema de 2026 com foco na cidadania e no voto consciente

Maior bloco carnavalesco da região Norte aposta em mensagem de responsabilidade social no ano eleitoral e reforça campanha de combate à violência contra a mulher.
L
Diretor do Banco Central revela falta de caixa no Banco Master

Diretor do Banco Central revela falta de caixa no Banco Master

Em depoimento à Polícia Federal, o chefe de fiscalização da autarquia afirmou que a instituição possuía apenas 4 milhões de reais em recursos disponíveis antes de sofrer liquidação.
L
Inscrições para o Prêmio Jabuti Acadêmico seguem abertas

Inscrições para o Prêmio Jabuti Acadêmico seguem abertas

A Câmara Brasileira do Livro recebe até março os registros de obras científicas e didáticas lançadas em 2025, com foco no incentivo à produção intelectual e científica.
L
Jornalista Don Lemon é preso em hotel de Beverly Hills

Jornalista Don Lemon é preso em hotel de Beverly Hills

O ex-âncora da CNN foi detido por suposta participação em um protesto contra o serviço de imigração americano, enquanto sua defesa alega perseguição à liberdade de imprensa.
L
Pôr do Sol Musical anima o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré neste fim de semana

Pôr do Sol Musical anima o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré neste fim de semana

Programação gratuita reúne música ao vivo, recreação para crianças e lazer para toda a família no principal cartão-postal de Porto Velho, às margens do rio Madeira.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.