SEXTA-FEIRA, 19/12/2025

Em destaque

L

Saúde

Entidades criticam permissão para farmacêutico prescrever medicamento

CFM classifica resolução como “absolutamente ilegal"

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Entidades criticam permissão para farmacêutico prescrever medicamento
Arquivo/Agência Brasil

Na última segunda-feira (17), o Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou uma resolução que respalda oficialmente o profissional farmacêutico a prescrever medicamentos categorizados como tarjados e que exigiriam receita médica. O documento causou reação por parte de algumas entidades médicas.

>> Resolução permite que farmacêuticos prescrevam medicamentos

Em nota, o Conselho Federal de Medicina (CFM) classifica a resolução como “absolutamente ilegal e desprovida de fundamento jurídico” e avalia que a prática coloca pacientes em risco.

“A prescrição exige investigação, diagnóstico e definição do tratamento, competências exclusivas dos médicos.”

De acordo com o conselho, não há competência em lei que autorize farmacêuticos a prescrever medicamentos de qualquer natureza. “O CFM adotará as medidas judiciais cabíveis contra a resolução. A entidade diz que repudia veementemente uma resolução que coloca a saúde pública em perigo ao permitir que não médicos, sem formação clínica adequada, prescrevam medicamentos. “Trata-se de “uma invasão flagrante das atribuições médicas.”

“Diagnosticar doenças e prescrever tratamentos são atos privativos de médicos, formados para tal. Farmacêuticos não possuem treinamento para investigar patologias, definir terapias ou gerenciar efeitos adversos de medicações”.

Em nota, a Associação Médica Brasileira (AMB) cita “preocupação” e se manifesta contrária à resolução, “pois entende que a prescrição de medicamentos é o ato final de um processo complexo de anamnese, exame físico e exames subsidiários que permitem o correto diagnóstico das doenças”.

“Só quando concluído o processo é que se pode fazer a receita de um determinado fármaco. Cabe aos médicos essa tarefa”, avaliou a entidade. “O farmacêutico não tem a formação necessária para prescrever medicamentos que podem, uma vez prescritos, afetar a saúde do paciente, caso seja utilizado de maneira equivocada.”

A associação, como entidade médica, diz que está alinhada com o Conselho Federal de Medicina e que tomará todas as providências necessárias para sustar esta decisão tomada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) com o único propósito de garantir a segurança na prescrição de medicamentos à população.

Em comunicado, a Associação Paulista de Medicina (APM) também manifestou preocupação com a resolução. “A prescrição de medicamentos é fundamental para a segurança e eficácia dos tratamentos. Ela envolve a orientação detalhada de um médico sobre quais medicamentos um paciente deve tomar, em que dose, com que frequência e por quanto tempo.”

“Um médico cursa a faculdade por seis anos e, depois, de três a seis anos de residência para se formar e poder estabelecer o diagnóstico e a terapêutica com segurança. Esta segurança vem com a história clínica inicial seguida de um minucioso exame físico. Mesmo assim, muitas vezes, é necessário a solicitação de exames complementares para que a prescrição possa ser feita após um diagnóstico adequado.”

“A Associação Paulista de Medicina e a Associação Médica Brasileira (AMB) estão atentas para denunciar prejuízos que os pacientes possam vir a sofrer com essas irresponsáveis resoluções”, concluiu a entidade.

Entenda

O plenário do CFF aprovou, no dia 20 de fevereiro deste ano, uma resolução que respalda oficialmente o profissional farmacêutico a prescrever medicamentos categorizados como tarjados. No início desta semana, a resolução foi publicada no Diário Oficial da União e entra em vigor em 30 dias.

Em nota, o conselhoinformou que o direito à prescrição de medicamentos foi conquistado pela categoria há 12 anos. “A prescrição farmacêutica é respaldada pela Lei Federal nº 13.021 de 2014, que determina que o farmacêutico tem a obrigação de estabelecer o perfil farmacoterapêutico dos pacientes, além do próprio acompanhamento farmacoterapêutico.”

Para o CFF, a resolução aprovada e publicada este ano não traz “nenhuma novidade” em relação à prescrição em si.

“O que o Conselho Federal de Farmácia fez foi aprimorar os instrumentos normativos para a fiscalização e garantir maior segurança para pacientes e profissionais.”

Segundo a entidade, a norma vincula a prescrição farmacêutica ao Registro de Qualificação de Especialista (RQE), mecanismo aprovado em 2025 e recém-adotado pelo CFF para assegurar que os farmacêuticos atuem de acordo com sua formação e especialização.

“Agora, a sociedade vai poder consultar quais farmacêuticos são prescritores diretamente no site do CFF, melhorando substancialmente a fiscalização e promovendo o melhor cuidado em saúde.”

Em comunicado, o Conselho de Federal de Farmácia destaca que o profissional farmacêutico não pode prescrever todo tipo de medicamento e que sua atuação é limitada à prescrição daqueles que são isentos de prescrição e tarjados, “mediante protocolos ou diretrizes preestabelecidos”.

“Isso garante segurança para a sociedade, pois, diferentemente de outras categorias profissionais que têm liberdade prescritiva (podendo recomendar tratamentos de eficácia questionável como cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina para covid-19 ou ainda medicamentos sem indicação, com doses e/ou posologias fora do padrão), os farmacêuticos somente podem prescrever baseados nas evidências científicas mais robustas.”

“Além disso, os farmacêuticos não podem prescrever medicamentos que possuem notificação de receita, como os chamados tarja preta. Ou seja, nenhuma prescrição feita por um farmacêutico será baseada em achismo ou interesses comerciais, mas, sim, na melhor ciência disponível”, completou a entidade.

Críticas

Ao rebater alegações de que a resolução banaliza o cuidado em saúde, o conselho avalia que o documento apenas “organiza” a prescrição farmacêutica, “garantindo que os farmacêuticos atuem dentro de protocolos clínicos bem estabelecidos e embasados na melhor evidência científica disponível”.

“Nenhuma outra categoria profissional tem motivos para se sentir atingida, pois a norma trata exclusivamente da atuação dos farmacêuticos dentro de suas competências definidas em lei federal.”

“É fundamental esclarecer que o farmacêutico realiza consultas farmacêuticas, que possuem objetivos distintos dos demais tipos de consulta e não invadem a atuação de nenhum outro profissional. O papel do farmacêutico é garantir que o uso de medicamentos seja seguro, eficaz e apropriado, atuando em equipe com outros profissionais de saúde. O paciente só tem a ganhar com isso.”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Deputado Fernando Máximo e prefeito Flori lançam Mounjaro gratuito

Deputado Fernando Máximo e prefeito Flori lançam Mounjaro gratuito

Projeto EmagreCER amplia acesso ao tratamento da obesidade em Vilhena.
L
Brasil registra alta de mortes por picadas de escorpião; saiba como agir se você for picado

Brasil registra alta de mortes por picadas de escorpião; saiba como agir se você for picado

Acidentes com escorpiões já causaram mais de 200 óbitos em 2025.
L
Especialista diz que é cedo para alarme com vírus K no Brasil

Especialista diz que é cedo para alarme com vírus K no Brasil

A variante do influenza detectada no Pará é considerada um caso importado e não indica a existência de um surto ou transmissão local no país.
L
Unaids afirma que combate às desigualdades é chave para reduzir pandemias

Unaids afirma que combate às desigualdades é chave para reduzir pandemias

O relatório lançado em português destaca que as disparidades sociais alimentam um ciclo vicioso, tornando surtos como o de Covid-19 e Aids mais longos e letais.
L
Vacina contra bronquiolite passa a ser ofertada na rede municipal de saúde de Jaru

Vacina contra bronquiolite passa a ser ofertada na rede municipal de saúde de Jaru

Imunização é destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

O prognóstico aponta para o retorno de chuvas intensas ao estado de Rondônia

A expectativa é que o volume de chuvas aumente com a chegada do verão amazônico no sábado (20), período caracterizado pelo aumento da pluviosidade na região. Para o noroeste, o satélite Goes-19 registra rios voadores de nível 3.
L

Ministra do STJ, condena Gladson Cameli a 25 anos de prisão, perda do mandato e o pagamento de uma multa milionária

Decisão da ministra Nancy Andrighi no STJ é baseada em investigações da PF que apontam o governador do Acre como líder de esquema criminoso com desvio de milhões de recursos públicos.
L

Coluna Social Marisa Linhares: Edição especial destaca homenageados do Troféu Cacau de Ouro e grandes nomes do empreendedorismo em Rondônia

A coluna destaca a entrega da Revista Marisa Linhares e homenageia empresários, profissionais e personalidades reconhecidas no Troféu Cacau de Ouro em Rondônia.
L
STF valida regra que reduz valor da aposentadoria por incapacidade

STF valida regra que reduz valor da aposentadoria por incapacidade

Por 6 votos a 5, os ministros decidiram manter o cálculo da reforma de 2019 que limita o benefício a 60% da média de contribuições em casos não acidentários.
L
Moraes autoriza sessões de fisioterapia para Bolsonaro na prisão

Moraes autoriza sessões de fisioterapia para Bolsonaro na prisão

O ministro Alexandre de Moraes permitiu que o ex-presidente realize tratamentos médicos diários e conceda sua primeira entrevista após o início do cumprimento da pena.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Chrisóstomo pede mais prazo para CPMI do INSS após nova fase da PF

Chrisóstomo pede mais prazo para CPMI do INSS após nova fase da PF

Deputado afirma que esquema é maior e cobra aprofundamento das investigações.
L
Congresso adia votação do Orçamento de 2026 para esta sexta-feira

Congresso adia votação do Orçamento de 2026 para esta sexta-feira

A sessão conjunta para análise do Projeto de Lei Orçamentária Anual foi transferida para que a comissão técnica finalize o parecer do relator.
L
Lula afirma que vai vetar projeto de lei da dosimetria

Lula afirma que vai vetar projeto de lei da dosimetria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que vetará o texto que reduz penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro e pela tentativa de golpe.
L
Lula afirma que Itália pediu mais prazo para assinar acordo com Mercosul

Lula afirma que Itália pediu mais prazo para assinar acordo com Mercosul

O presidente Lula relatou que a primeira-ministra Giorgia Meloni demonstrou apoio ao tratado, mas solicitou tempo para superar a resistência de agricultores italianos.
L
Lula defende investigação rigorosa sobre fraudes no INSS

Lula defende investigação rigorosa sobre fraudes no INSS

O presidente Lula afirmou que todos os envolvidos no esquema de descontos ilegais em aposentadorias devem ser punidos, incluindo familiares caso haja comprovação.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Traficantes fogem e abandonam droga no Orgulho do Madeira

Traficantes fogem e abandonam droga no Orgulho do Madeira

Polícia apreende porções de maconha durante patrulhamento na zona leste de Porto Velho.
14
“Onça do CV” morre em confronto com BPTAR na zona leste

“Onça do CV” morre em confronto com BPTAR na zona leste

Suspeito era alvo da Operação Audácia VII e morreu após troca de tiros em Porto Velho.
14
Pastor invade centro de umbanda e destrói objetos sagrados em RO

Pastor invade centro de umbanda e destrói objetos sagrados em RO

Caso é investigado como intolerância religiosa no interior de Rondônia.
12
Jovem é preso no Orgulho do Madeira após tentar se esconder em lençol

Jovem é preso no Orgulho do Madeira após tentar se esconder em lençol

O suspeito, conhecido como Conexão, foi localizado por policiais militares escondido em um apartamento no residencial da zona leste de Porto Velho.
10
Motociclista sofre ferimentos graves em colisão no bairro Nova Porto Velho

Motociclista sofre ferimentos graves em colisão no bairro Nova Porto Velho

Um acidente envolvendo um Hyundai Creta e uma motocicleta Honda na rua Panamá resultou em uma vítima com corte profundo e encaminhamento hospitalar.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alta nas exportações para a China compensa tarifaço dos EUA

Alta nas exportações para a China compensa tarifaço dos EUA

Vendas ao mercado chinês crescem 28,6% e reduzem impacto das sobretaxas americanas.
L

Justiça do Trabalho e parceiros visitam Catanorte em Porto Velho

Visita técnica com MPT, DPU, UNIR e prefeitura busca fortalecer inclusão de catadores.
L
CDL Ji-Paraná empossa nova diretoria para gestão 2026–2028

CDL Ji-Paraná empossa nova diretoria para gestão 2026–2028

Entidade inicia novo ciclo com foco no conceito CDL 360.
L
Justiça do Trabalho articula apoio à cooperativa Catanorte

Justiça do Trabalho articula apoio à cooperativa Catanorte

Visita técnica busca inclusão socioeconômica de catadoras e catadores.
L
Parcerias que Transformam encerra ações do Sebrae 2025 em Ariquemes

Parcerias que Transformam encerra ações do Sebrae 2025 em Ariquemes

Evento celebra resultados e projeta novas ações para 2026.
L
LG apresenta Plataforma de Cabine com IA na CES 2026

LG apresenta Plataforma de Cabine com IA na CES 2026

Sistema processa cálculos de IA diretamente no veículo, sem conexão com servidores externos
L
Porto Velho implementa direita livre em pontos estratégicos para melhorar a fluidez do trânsito

Porto Velho implementa direita livre em pontos estratégicos para melhorar a fluidez do trânsito

Direita livre em Porto Velho passa a operar em cruzamentos estratégicos e busca reduzir filas e tornar o trânsito mais ágil
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAS): ARTHUR OLIVEIRA SANTOS

Licença Ambiental Simplificada-LAS.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.