QUARTA-FEIRA, 11/03/2026

Em destaque

L

Saúde

Entidades criticam permissão para farmacêutico prescrever medicamento

CFM classifica resolução como “absolutamente ilegal"

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Entidades criticam permissão para farmacêutico prescrever medicamento
Arquivo/Agência Brasil

Na última segunda-feira (17), o Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou uma resolução que respalda oficialmente o profissional farmacêutico a prescrever medicamentos categorizados como tarjados e que exigiriam receita médica. O documento causou reação por parte de algumas entidades médicas.

>> Resolução permite que farmacêuticos prescrevam medicamentos

Em nota, o Conselho Federal de Medicina (CFM) classifica a resolução como “absolutamente ilegal e desprovida de fundamento jurídico” e avalia que a prática coloca pacientes em risco.

“A prescrição exige investigação, diagnóstico e definição do tratamento, competências exclusivas dos médicos.”

De acordo com o conselho, não há competência em lei que autorize farmacêuticos a prescrever medicamentos de qualquer natureza. “O CFM adotará as medidas judiciais cabíveis contra a resolução. A entidade diz que repudia veementemente uma resolução que coloca a saúde pública em perigo ao permitir que não médicos, sem formação clínica adequada, prescrevam medicamentos. “Trata-se de “uma invasão flagrante das atribuições médicas.”

“Diagnosticar doenças e prescrever tratamentos são atos privativos de médicos, formados para tal. Farmacêuticos não possuem treinamento para investigar patologias, definir terapias ou gerenciar efeitos adversos de medicações”.

Em nota, a Associação Médica Brasileira (AMB) cita “preocupação” e se manifesta contrária à resolução, “pois entende que a prescrição de medicamentos é o ato final de um processo complexo de anamnese, exame físico e exames subsidiários que permitem o correto diagnóstico das doenças”.

“Só quando concluído o processo é que se pode fazer a receita de um determinado fármaco. Cabe aos médicos essa tarefa”, avaliou a entidade. “O farmacêutico não tem a formação necessária para prescrever medicamentos que podem, uma vez prescritos, afetar a saúde do paciente, caso seja utilizado de maneira equivocada.”

A associação, como entidade médica, diz que está alinhada com o Conselho Federal de Medicina e que tomará todas as providências necessárias para sustar esta decisão tomada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) com o único propósito de garantir a segurança na prescrição de medicamentos à população.

Em comunicado, a Associação Paulista de Medicina (APM) também manifestou preocupação com a resolução. “A prescrição de medicamentos é fundamental para a segurança e eficácia dos tratamentos. Ela envolve a orientação detalhada de um médico sobre quais medicamentos um paciente deve tomar, em que dose, com que frequência e por quanto tempo.”

“Um médico cursa a faculdade por seis anos e, depois, de três a seis anos de residência para se formar e poder estabelecer o diagnóstico e a terapêutica com segurança. Esta segurança vem com a história clínica inicial seguida de um minucioso exame físico. Mesmo assim, muitas vezes, é necessário a solicitação de exames complementares para que a prescrição possa ser feita após um diagnóstico adequado.”

“A Associação Paulista de Medicina e a Associação Médica Brasileira (AMB) estão atentas para denunciar prejuízos que os pacientes possam vir a sofrer com essas irresponsáveis resoluções”, concluiu a entidade.

Entenda

O plenário do CFF aprovou, no dia 20 de fevereiro deste ano, uma resolução que respalda oficialmente o profissional farmacêutico a prescrever medicamentos categorizados como tarjados. No início desta semana, a resolução foi publicada no Diário Oficial da União e entra em vigor em 30 dias.

Em nota, o conselhoinformou que o direito à prescrição de medicamentos foi conquistado pela categoria há 12 anos. “A prescrição farmacêutica é respaldada pela Lei Federal nº 13.021 de 2014, que determina que o farmacêutico tem a obrigação de estabelecer o perfil farmacoterapêutico dos pacientes, além do próprio acompanhamento farmacoterapêutico.”

Para o CFF, a resolução aprovada e publicada este ano não traz “nenhuma novidade” em relação à prescrição em si.

“O que o Conselho Federal de Farmácia fez foi aprimorar os instrumentos normativos para a fiscalização e garantir maior segurança para pacientes e profissionais.”

Segundo a entidade, a norma vincula a prescrição farmacêutica ao Registro de Qualificação de Especialista (RQE), mecanismo aprovado em 2025 e recém-adotado pelo CFF para assegurar que os farmacêuticos atuem de acordo com sua formação e especialização.

“Agora, a sociedade vai poder consultar quais farmacêuticos são prescritores diretamente no site do CFF, melhorando substancialmente a fiscalização e promovendo o melhor cuidado em saúde.”

Em comunicado, o Conselho de Federal de Farmácia destaca que o profissional farmacêutico não pode prescrever todo tipo de medicamento e que sua atuação é limitada à prescrição daqueles que são isentos de prescrição e tarjados, “mediante protocolos ou diretrizes preestabelecidos”.

“Isso garante segurança para a sociedade, pois, diferentemente de outras categorias profissionais que têm liberdade prescritiva (podendo recomendar tratamentos de eficácia questionável como cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina para covid-19 ou ainda medicamentos sem indicação, com doses e/ou posologias fora do padrão), os farmacêuticos somente podem prescrever baseados nas evidências científicas mais robustas.”

“Além disso, os farmacêuticos não podem prescrever medicamentos que possuem notificação de receita, como os chamados tarja preta. Ou seja, nenhuma prescrição feita por um farmacêutico será baseada em achismo ou interesses comerciais, mas, sim, na melhor ciência disponível”, completou a entidade.

Críticas

Ao rebater alegações de que a resolução banaliza o cuidado em saúde, o conselho avalia que o documento apenas “organiza” a prescrição farmacêutica, “garantindo que os farmacêuticos atuem dentro de protocolos clínicos bem estabelecidos e embasados na melhor evidência científica disponível”.

“Nenhuma outra categoria profissional tem motivos para se sentir atingida, pois a norma trata exclusivamente da atuação dos farmacêuticos dentro de suas competências definidas em lei federal.”

“É fundamental esclarecer que o farmacêutico realiza consultas farmacêuticas, que possuem objetivos distintos dos demais tipos de consulta e não invadem a atuação de nenhum outro profissional. O papel do farmacêutico é garantir que o uso de medicamentos seja seguro, eficaz e apropriado, atuando em equipe com outros profissionais de saúde. O paciente só tem a ganhar com isso.”

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Agevisa/RO avalia experiências do SUS em mostra de saúde realizada em Ariquemes

Agevisa/RO avalia experiências do SUS em mostra de saúde realizada em Ariquemes

Técnicos da agência estadual integram banca examinadora para reconhecer iniciativas que aprimoram o atendimento público no município
L
Porto Velho reforça saúde com contratação de 102 novos profissionais

Porto Velho reforça saúde com contratação de 102 novos profissionais

Assinatura de contratos marca mais uma etapa do processo seletivo, que já integrou mais de 400 profissionais
L
Projeto Mobiliza TB leva ações comunitárias para prevenção da tuberculose em Porto Velho

Projeto Mobiliza TB leva ações comunitárias para prevenção da tuberculose em Porto Velho

O projeto surgiu diante dos desafios epidemiológicos enfrentados na capital rondoniense, que ainda registra casos da doença.
L
Anvisa aprova novos medicamentos para diabetes, câncer e doença rara

Anvisa aprova novos medicamentos para diabetes, câncer e doença rara

Publicação no Diário Oficial da União autoriza o registro de três terapias biológicas inovadoras para pacientes com condições graves no Brasil.
L
Profissionais da saúde assinam contrato e reforçam atendimento em Porto Velho

Profissionais da saúde assinam contrato e reforçam atendimento em Porto Velho

Prefeitura oficializa a contratação de novos servidores aprovados em processo seletivo para ampliar a assistência na rede municipal de saúde.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Wagner Moura é confirmado como apresentador do Oscar 2026

Wagner Moura é confirmado como apresentador do Oscar 2026

Ator baiano, que concorre à estatueta de Melhor Ator, dividirá o palco com estrelas como Pedro Pascal e Nicole Kidman na cerimônia deste domingo.
L
Câmara aprova obrigatoriedade de tornozeleira para agressores e reforça proteção às mulheres

Câmara aprova obrigatoriedade de tornozeleira para agressores e reforça proteção às mulheres

Proposta permite que delegados determinem monitoramento em cidades sem juiz e cria alerta simultâneo para vítimas e polícia.
L

Em Cima da Hora : Wagner Sodré e Jeffeson Muniz falam sobre eleição do SINPOL

A entrevista promete trazer informações importantes para os filiados e para todos que acompanham o debate sobre a organização e a representatividade da categoria no estado.
L
Todo o estado de Rondônia entra em alerta para chuvas de nível 2

Todo o estado de Rondônia entra em alerta para chuvas de nível 2

Na capital Porto Velho, a previsão indica chuva em toda a área urbana, com maior possibilidade de ocorrência de descargas elétricas, especialmente em áreas ao noroeste da cidade, conforme apontam as imagens do satélite GOES-19.
L

Estreias da semana no cinema trazem suspense, terror e promoção especial

Filmes Missão Refúgio, POV: Presença Oculta e Iron Lung chegam às telonas, enquanto o Cine Araújo prepara promoções especiais em Porto Velho com ingressos a preços reduzidos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

POLÍTICA

Toffoli recua e se declara suspeito para relatar ação da CPI do Banco Master

Toffoli recua e se declara suspeito para relatar ação da CPI do Banco Master

Ministro solicita redistribuição imediata do caso após ser sorteado para decidir sobre a instalação da comissão na Câmara.
L
Toffoli assume relatoria de ação que pede instalação da CPI do Banco Master

Toffoli assume relatoria de ação que pede instalação da CPI do Banco Master

Ministro foi sorteado pelo sistema do STF mesmo após deixar inquérito sobre o banco devido a citações em mensagens de investigado.
L
Deputado Pedro Fernandes discute fortalecimento do cooperativismo em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes discute fortalecimento do cooperativismo em Rondônia

Encontro com equipe da OCB abordou proposta legislativa e alinhamentos técnicos para impulsionar cooperativas no estado.
L
STF determina prisão imediata de ex-comandantes da Polícia Militar por omissão no 8 de janeiro

STF determina prisão imediata de ex-comandantes da Polícia Militar por omissão no 8 de janeiro

Oficiais condenados a 16 anos de reclusão serão encaminhados para a “Papudinha”, onde cumprirão pena por falha na contenção dos atos golpistas.
L
STF confirma depoimento de Leila Pereira na CPMI do INSS

STF confirma depoimento de Leila Pereira na CPMI do INSS

Ministro Flávio Dino nega pedido da defesa e mantém convocação da presidente do Palmeiras e da Crefisa como testemunha.
L
Publicidade

POLÍCIA

Equipe do sgt Machado prende trio com drogas em boca de fumo na zona Norte

Equipe do sgt Machado prende trio com drogas em boca de fumo na zona Norte

Policiais do 5º Batalhão fecham ponto de venda de entorpecentes no bairro Nova Esperança.
10
Machadinho do Oeste: homem reage a PMs e é morto em confronto

Machadinho do Oeste: homem reage a PMs e é morto em confronto

Acusado de homicídio de policial em 2013 reagiu a abordagem em Machadinho do Oeste e morreu; histórico de violência doméstica e criminalidade complica perfil do infrator.
16
PM faz cerco e prende dupla acusada de roubo e apreende drogas

PM faz cerco, prende dupla acusada de roubo e apreende drogas

Durante varredura os policiais encontraram dois celulares roubados, 8 porções de maconha, 6 de crack e 17 de cocaína, dinheiro do tráfico e objetos de procedência duvidosa.
14
Polícia Militar recupera celulares roubados e fecha ponto de venda de drogas no bairro São Francisco

Polícia Militar recupera celulares roubados e fecha ponto de venda de drogas no bairro São Francisco

Ação em Porto Velho termina com dois presos e apreensão de cocaína, crack e maconha após rastreamento em tempo real.
12
Motociclista vítima de grave acidente morre em hospital na capital

Motociclista vítima de grave acidente morre em hospital na capital

Após quase uma semana lutando pela vida, Gabriel acabou não resistindo e foi a óbito.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lei Paulo Gustavo viabiliza lançamento de curta-metragem em Porto Velho

Lei Paulo Gustavo viabiliza lançamento de curta-metragem em Porto Velho

Produção “Contraste” utiliza palhaçaria para debater violência contra a mulher e estreia nesta quinta-feira no Sesc Centro Cultural
L
Jirau Energia lança livro em Brasília sobre os marcos e a transformação da usina na Amazônia

Jirau Energia lança livro em Brasília sobre os marcos e a transformação da usina na Amazônia

A obra “Jirau, muito além da energia” narra a trajetória da usina e os seus principais marcos do empreendimento desde o leilão de concessão até a operação atual.
L
Rondônia discute estratégias para atrair turistas estrangeiros durante oficina do Plano Brasis em Porto Velho

Rondônia discute estratégias para atrair turistas estrangeiros durante oficina do Plano Brasis em Porto Velho

Representantes do setor turístico, instituições públicas e entidades empresariais participaram, em Porto Velho, de uma oficina de diagnóstico sobre a implementação do Plano Brasis, iniciativa que busca fortalecer a presença do estado no turismo internacional.
L
Jornada Tech.RO apresenta soluções para a transformação tecnológica estadual

Jornada Tech.RO apresenta soluções para a transformação tecnológica estadual

Governo lança assistente virtual “Rô” e compartilha ferramentas de modernização pública com municípios em evento na capital
L
IPAM esclarece que não tem investimentos no Banco Master

IPAM esclarece que não tem investimentos no Banco Master

Instituto de Previdência de Porto Velho reforça que quase todo o patrimônio está aplicado em instituições públicas e títulos federais, garantindo segurança financeira.
L
ICMS do gado em Rondônia tem redução para fortalecer a competitividade do setor

ICMS do gado em Rondônia tem redução para fortalecer a competitividade do setor

Governo do Estado institui benefício fiscal que reduz carga tributária para 4% nas saídas interestaduais destinadas ao abate
L
Programa Regulariza Rondônia é lançado para fortalecer a regularização fundiária

Programa Regulariza Rondônia é lançado para fortalecer a regularização fundiária

Governo do Estado apresenta o Sistema Sicarf para modernizar e agilizar o ordenamento territorial em municípios rondonienses
L
Cursos de gestão com inscrições abertas em Rondônia pelo Idep

Cursos de gestão com inscrições abertas em Rondônia pelo Idep

Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional oferece vagas para cursos remotos até este domingo, 15 de março
L
Mulheres empreendedoras participam de ciclo de palestras do Sebrae em Porto Velho

Mulheres empreendedoras participam de ciclo de palestras do Sebrae em Porto Velho

Programa Sebrae Delas promove capacitação e reflexões sobre liderança, gestão e equilíbrio entre vida pessoal e profissional em alusão ao Mês Internacional da Mulher.
L

Requerimento da Licença Ambiental: M. F. DAS NEVES SILVA

Licença Prévia – LP, Licença de Instalação – LI e Licença de Operação – LO
L