SEGUNDA-FEIRA, 05/01/2026
Publicidade

Em destaque

L

Saúde

Norte têm nível de alerta para síndromes respiratórias

Fiocruz aponta tendência de aumento de casos nas próximas semanas

Por BRUNO DE FREITAS MOURA - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Norte têm nível de alerta para síndromes respiratórias
TONY WINSTON/AGÊNCIA BRASÍL

Das 11 unidades da Federação que formam as regiões Norte e Centro-Oeste, oito apresentam incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em níveis de alerta ou risco nas últimas duas semanas.

A informação faz parte do boletim semanal InfoGripe, divulgado nesta sexta-feira (7) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que traz dados até 1º de março.

A SRAG é uma complicação marcada por grande dificuldade para respirar, sensação de peso no peito e queda no nível de saturação, entre outros sintomas. O tratamento precisa de hospitalização.

>> As localidades que estão em nível de alerta ou risco são:

Risco

Roraima
Pará
Goiás
Tocantins
Distrito Federal
Alerta

Amazonas
Mato Grosso
Rondônia
Sergipe (único fora do Norte e Centro-Oeste)
Crianças e adolescentes

O boletim da Fiocruz identifica ainda “manutenção da tendência de crescimento” do número de casos de SRAG em crianças e adolescentes até 14 anos.

De acordo com a pesquisadora do InfoGripe Tatiana Portella, a volta às aulas é um dos motivos desse aumento nas últimas semanas.

“É um padrão que a gente vem observado nos últimos anos. Nas escolas, geralmente, as crianças acabam tendo maior contato umas com as outras e ficam mais tempo em ambientes fechados, o que favorece a transmissão desses vírus respiratórios”, explica.

A análise dos registros aponta que em crianças até 2 anos, os casos estão associados ao vírus sincicial respiratório (VSR). Na faixa etária de 2 a 14 anos, os casos são causados pelo rinovírus.

A pesquisadora do InfoGripe, Tatiana Portella, avalia que os casos de SRAG em crianças pequenas no DF e em Goiás estão relacionados “ao início de temporada do VSR nessa região”.

O VSR acomete com muita frequência os primeiros meses de vida dos bebês e leva a casos como bronquiolite, doença que começa com febre, tosse, igual a outras doenças respiratórias, mas que progride para um quadro de cansaço e insuficiência respiratória.

Casos em 2025

Em 2025, o país soma 16 mil casos de SRAG, sendo 34,3% com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório.

>> Os vírus identificados são:

Sars-CoV-2 (causador da covid-19): 46,2%
Rinovírus: 23,6%
VSR: 15%
Influenza A: 6,1%
Influenza B: 2,5%

Em relação às mortes, foram 1.338 registros por SRAG em 2025, sendo 636 (47,5%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório.

Em 81% dos casos, o vírus causador foi o Sars-CoV-2.

Cuidados

A pesquisadora Tatiana Portella recomenda que, especialmente neste momento pós-carnaval, pessoas que apresentem sintomas de gripe e resfriado fiquem em casa em isolamento.

“Mas, se precisar sair, use uma boa máscara. Nesta época também é importante evitar visitar crianças pequenas sem uso de máscara, já que esse grupo é mais vulnerável a vários tipos de vírus de transmissão respiratória”, diz.

Ela recomenda também que todos mantenham o esquema vacinal completo contra a covid-19. O imunizante está disponível gratuitamente nas unidades de saúde de todo o país.

A vacina pode ser aplicada em crianças a partir de 6 meses de vida.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

TEA em idosos: estudo estima 300 mil brasileiros no espectro

TEA em idosos: estudo estima 300 mil brasileiros no espectro

Levantamento com base no Censo 2022 aponta prevalência de autismo em pessoas acima de 60 anos e indica que diagnóstico tardio costuma trazer alívio e autocompreensão.
L
Atestados médicos em papel continuam válidos em 2026

Atestados médicos em papel continuam válidos em 2026

CFM esclarece resolução e rebate fake news sobre atestados.
L

Vista Alegre do Abunã: falta de médico na USF obriga paciente com dores a procurar farmácia

O caso tem sido apontado como negligência médica por moradores da região, que frequentemente buscam atendimento no Hospital Regional de Extrema, Acre, Nova Mamoré, Guajará-Mirim, Porto Velho e, às vezes, até na Bolívia, devido à precariedade dos serviços locais, que deixam muito a desejar.
L
Ministério da Saúde renova contrato bilionário com Rede Sarah

Ministério da Saúde renova contrato bilionário com Rede Sarah

Investimento garante atendimento a mais de 2 milhões de pacientes do SUS.
L
Ministério da Saúde atualiza Caderneta da Pessoa Idosa

Ministério da Saúde atualiza Caderneta da Pessoa Idosa

Versão inclui saúde mental, prevenção à violência e cuidados paliativos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Maduro é preso em Nova York: ex-líder passa primeira noite sob custódia

Maduro é preso em Nova York: ex-líder passa primeira noite sob custódia

Nicolás Maduro foi levado a um centro federal nos EUA após captura em Caracas e enfrentará acusações de narcoterrorismo e tráfico internacional de drogas
L

Rondônia celebra 44 anos de instalação: do sonho territorial à potência da Amazônia

Estado completa 44 anos em 4 de janeiro de 2026, consolidando uma trajetória marcada por desafios, integração nacional e crescimento econômico, social e produtivo
L

Fortes chuvas com trovoadas se aproximam da capital e interior

Alerta de descargas elétricas, especialmente nas regiões Norte e Sudoeste do estado.
L

O governo brasileiro age para garantir a segurança na fronteira com Roraima após a invasão dos EUA na Venezuela

“O Brasil condena estas ações e reafirma sua disposição de promover o diálogo e a cooperação”, disse Lula.
L

Confira o que está em cartaz no Cine Araújo em Porto Velho

Filmes de ação, suspense e animação movimentam a programação desta semana no Cine Araújo, com opções para toda a família, incluindo estreias aguardadas e sucessos consagrados nas telonas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Trump diz que EUA vão se envolver no petróleo da Venezuela

Trump diz que EUA vão se envolver no petróleo da Venezuela

Presidente afirma que empresas americanas atuarão fortemente no setor.
L
Sequestrado, Maduro será julgado nos Estados Unidos

Sequestrado, Maduro será julgado nos Estados Unidos

Procuradora diz que Maduro responderá à Justiça americana.
L
Sem provas, Rubio acusa Maduro de chefiar grupo narcoterrorista

Sem provas, Rubio acusa Maduro de chefiar grupo narcoterrorista

Secretário dos EUA diz que governo venezuelano não é legítimo.
L
Governo convoca reunião de emergência no Itamaraty após invasão da Venezuela

Governo convoca reunião de emergência no Itamaraty após invasão da Venezuela

Presidente Lula acompanha crise e retorna a Brasília ainda hoje.
L
Milei provoca Lula ao celebrar ataque dos EUA à Venezuela

Milei provoca Lula ao celebrar ataque dos EUA à Venezuela

Presidente argentino associa Lula a Maduro em vídeo nas redes sociais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Enteado ataca padrasto com panela de pressão na cabeça para defender mãe de agressões

Enteado ataca padrasto com panela de pressão na cabeça para defender mãe de agressões

O idoso precisou de atendimento médico na Policlínica Ana Adelaide, e depois de receber alta foi encaminhado junto do enteado para o Departamento de Flagrantes.
16
Equipe do sgt Machado fecha “Boca da Bia” e prende traficante com drogas na zona leste

Equipe do sgt Machado fecha “Boca da Bia” e prende traficante com drogas na zona leste

O flagrante aconteceu em uma boca de fumo na Rua Constelação, bairro Flamboyant, zona leste de Porto Velho.
14

Jovem presa por violência doméstica é encontrada morta em cela na Central de Flagrantes

As causas da morte estão sendo apuradas pela Polícia Civil.
18
Operação Madeira-Mamoré apreende armas de guerra e entorpecentes em Guajará-Mirim

Operação Madeira-Mamoré apreende armas de guerra e entorpecentes em Guajará-Mirim

Forças de segurança realizaram a Operação Madeira-Mamoré e localizaram granadas, fuzil e drogas em residência no bairro Jardim das Esmeraldas.
12
Homem é preso após ameaçar esposa e enfrentar PM em Porto Velho

Homem é preso após ameaçar esposa e enfrentar PM em Porto Velho

Suspeito armado com facão descumpriu medida protetiva e resistiu à prisão.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeito de Nova York critica ação de Trump contra a Venezuela

Prefeito de Nova York critica ação de Trump contra a Venezuela

Zohran Mamdani classifica captura de Nicolás Maduro como “ato de guerra” e cita impactos diretos para venezuelanos que vivem na cidade.
L
Incêndio na Suíça: 24 das 40 vítimas já foram identificadas

Incêndio na Suíça: 24 das 40 vítimas já foram identificadas

Explosão em bar de estação de esqui deixou 40 mortos e 119 feridos; polícia suíça avança no processo de identificação das vítimas.
L
Venezuelanos no exterior reagem a ataque dos EUA e queda de Maduro

Venezuelanos no exterior reagem a ataque dos EUA e queda de Maduro

Manifestações de repúdio e comemoração ocorreram em vários países após a captura do líder venezuelano e o anúncio de uma administração norte-americana no país.
L
China cobra libertação de Maduro: EUA violaram direito internacional

China cobra libertação de Maduro: EUA violaram direito internacional

Governo chinês exige soltura imediata do presidente venezuelano e de sua esposa, afirma que ação fere a Carta da ONU e defende solução por meio do diálogo.
L
Ataque dos EUA à Venezuela: ofensiva fortalece extrema-direita

Ataque dos EUA à Venezuela: ofensiva fortalece extrema-direita

Professora da Uerj avalia que ação de Washington integra estratégia de Donald Trump para articular redes transnacionais de extrema-direita e ampliar instabilidade regional.
L
Argentina restringe imigração de aliados de Maduro: entrada é barra

Argentina restringe imigração de aliados de Maduro: entrada é barra

Governo argentino endurece regras para impedir que funcionários, militares e empresários ligados ao regime venezuelano usem o país como refúgio político.
L
Venezuela: Conselho de Segurança da ONU será convocado após ação dos EUA

Venezuela: Conselho de Segurança da ONU será convocado após ação dos EUA

Reunião solicitada pela Colômbia, com apoio de Rússia e China, discutirá impacto da ofensiva americana e alertas da ONU sobre violação do direito internacional.
L
Trump afirma que operação na Venezuela é aviso à soberania dos EUA

Trump afirma que operação na Venezuela é aviso à soberania dos EUA

Presidente dos Estados Unidos diz que ação militar serve como recado global, anuncia controle do país e afirma que exigências americanas deverão ser cumpridas integralmente.
L
Trump indica diálogo com vice e descarta oposição na Venezuela

Trump indica diálogo com vice e descarta oposição na Venezuela

Presidente dos EUA afirma que Washington vai administrar a Venezuela por tempo indefinido e rejeita liderança de Maria Corina Machado
L
Intervenção dos EUA na Venezuela: Espanha não reconhecerá ação

Intervenção dos EUA na Venezuela: Espanha não reconhecerá ação

Pedro Sánchez afirma que Madri rejeita qualquer intervenção dos EUA na Venezuela que viole o direito internacional e pede respeito à Carta da ONU.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.