QUARTA-FEIRA, 10/12/2025
Publicidade

Em destaque

L

Saúde

Doenças raras: cuidado especializado é essencial para 13 mi de pessoas

Conheça histórias que passam pelo Hospital Infantil Menino Jesus

Por GUILHERME JERONYMO - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Doenças raras: cuidado especializado é essencial para 13 mi de pessoas
PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL

Em um quarto à meia luz, o pequeno Enrico, de 4 anos, brinca animado em cima de um dos dois leitos. Mesmo com um cateter conectado ele pula, fica de ponta cabeça, tudo isso no limite das grades de uma cama hospitalar. Tanta energia surpreende até mesmo a mãe do menino, Gisele Paixão, que aos 43 acompanha os tratamentos do caçula.

Os quatro anos foram comemorados em casa, no último domingo (23), com um gostinho a mais, já que o primeiro diagnóstico, no hospital regional, em Cerqueira Cesar, interior de São Paulo, veio acompanhado da expectativa de que o pequeno viveria até os três anos.

O quarto aniversário é comemorado junto a outra data especial, pois é na mesma semana do Dia Mundial e do Dia Nacional das Doenças Raras, 28 de fevereiro, que em 2025 tem o lema Carregue as suas Cores.

A estimativa é que 13 milhões de pessoas convivam com doenças raras no Brasil, algo perto de 5% da população. São cerca de 5 mil doenças registradas, segundo o Ministério da Saúde, a maior parte com incidência baixíssima, menos de um mil pacientes conhecidos no país.

Enrico teve uma doença degenerativa, uma necrose no intestino. É uma doença rara, classificação dada pelo Ministério da Saúde àquelas doenças que acometem 65 pacientes para até 100 mil pessoas. No caso dele, após a perda do intestino delgado, ficou com apenas 5 centímetros do órgão e precisa ser alimentado por um acesso, 15 horas por dia, pois a parte que lhe restou é pequena demais para absorver nutrientes.

A condição de Enrico é uma dentre algumas dezenas de doenças raras que levam a perdas significativas do aparelho digestivo. O quarto no qual está internado fica na capital paulista, em um dos dez andares do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (HMIMJ), concedido à gestão de uma organização social, o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), ligada ao Hospital Sirio-Libanês.

O tratamento é gratuito, pelo SUS, e a instituição tem parcerias voltadas para modernização de equipamentos e reformas pontuais, que não são atendidas no financiamento normal da instituição. Ainda assim, não faltam recursos, ânimo e interesse das equipes, segundo a diretora Jamile Brasil, que começou a trabalhar no hospital há 16 anos como pediatra residente, após se formar em medicina na Bahia.

A duas quadras da Avenida Paulista, o hospital Menino Jesus tem uma das fachadas mais recatadas na região, o que esconde um cotidiano movimentado. Atende dez mil crianças por mês e é referência nacional no atendimento da síndrome do intestino curto, sendo o primeiro centro na especialidade no país.

A especialização veio na década passada, paralela ao amadurecimento da Política Nacional para Doenças Raras, quando o hospital passou a integrar o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

Tratamento domiciliar

Em 2016, o Menino Deus deu início ao programa de desospitalização, o mesmo que permitiu ao Enrico voltar para casa depois de 1 ano e 8 meses internado em diferentes unidades.

A primeira desospitalização do programa foi em 2018. Desde então, das 111 crianças atendidas, 78 já puderam voltar pra casa. Assim como no caso de Enrico, elas contam com médicos de apoio, com quem a família tem uma linha direta de contato e que orientam no caso de qualquer dificuldade ou sintoma diferente. As famílias também têm apoio de enfermeira da prefeitura, que visita regularmente e ajuda a equipe a entender como o tratamento está evoluindo. Desde 2018, mais de 50 pacientes do Menino Jesus receberam o tratamento domiciliar, 60 cirurgias foram realizadas e o índice de sobrevida dos pacientes em nutrição parenteral domiciliar chegou a 98%.

“Sempre é difícil. A gente sempre zela pela saúde dele, porque ele é uma caixinha de surpresas”, conta Gisele.
A mãe explica que os períodos de internação têm diminuído, assim como sua frequência, e que as infecções, antes constantes, são cada vez mais raras. O resultado é mais tempo com o filho em casa, sempre que possível aproveitando uma das atividades favoritas: andar de bicicleta. Ainda com a mãe pedalando, mas sempre muito animado.

Diagnóstico

A equipe multidisciplinar recebe encaminhamento diretamente das Unidades Básicas de Saúde e de Atendimentos Médicos Ambulatoriais, e é quando os especialistas começam a o processo de diagnosticar doenças raras, que pode levar anos.

Para Vitória Sophia foram cerca de 5 anos até identificar a síndrome de Coffin-Siris (SCS), que causa uma série de dificuldades para a jovem de 12 anos. Ela tem comprometimento no desenvolvimento mental e motor, déficit de crescimento, bastante agitação e crises convulsivas durante o sono, vindas de um quadro de epilepsia de difícil controle. Mesmo tendo feito o diagnóstico, a neurologista do Menino Jesus Luciana Midori explica que é necessário continuar investigando o quadro de Vitória Sophia, pois as doenças raras também podem estar ligadas a outras patologias.

Maria Ivaneide, mãe da VItória, assim como muitos outros pacientes, vem de longe e precisa aguardar a filha no atendimento, pois o deslocamento de volta para casa não compensa o esforço ou mesmo não é suficiente dentro das 4 horas de atendimento. O grau de disponibilidade que a condição de Vitória exige fez com que Maria precisasse parar de trabalhar, há três anos. Trabalhando em serviços domésticos, ela costuma atuar somente aos sábados, como diarista, quando consegue que a irmã cuide da pequena.

A neurologia no HMIMJ é uma das portas de entrada do paciente, mas é comum que eles sejam encaminhados para outros acompanhamentos e especialidades dentro do ambulatório, e para o atendimento de nutricionistas, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos. “É dessa forma que encontramos as doenças raras ocultas e que são de difícil diagnóstico nos postos de saúde”, explica a diretora do hospital, Jamile Brasil.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Vacina contra a dengue do Butantan será aplicada a partir de janeiro

Vacina contra a dengue do Butantan será aplicada a partir de janeiro

Primeiras 1,3 milhão de doses, de imunizante de dose única, serão distribuídas para proteger profissionais da saúde antes de ampliar a vacinação para o público geral.
L
Prefeitura de Jaru promove ação de inserção de DIU sem necessidade de agendamento

Prefeitura de Jaru promove ação de inserção de DIU sem necessidade de agendamento

Atendimento ocorre até quinta-feira (11) no Centro de Saúde da Mulher, por ordem de chegada.
L
Uso de testosterona na menopausa: tendência perigosa e sem respaldo científico, alerta endocrinologista

Uso de testosterona na menopausa: tendência perigosa e sem respaldo científico, alerta endocrinologista

Especialista esclarece que a reposição de testosterona em mulheres não é indicada pela medicina e pode trazer sérios riscos à saúde.
L
SUS expande oferta de cuidados paliativos em 20 estados

SUS expande oferta de cuidados paliativos em 20 estados

Novo ciclo do Projeto Cuidados Paliativos começa em 2026, com objetivo de treinar profissionais do SUS e oferecer mais qualidade de vida a pacientes com doenças graves.
L
Governo de RO abre residência em enfermagem obstétrica e reforça cuidado integral às mulheres

Governo de RO abre residência em enfermagem obstétrica e reforça cuidado integral às mulheres

Especialização fortalece a Rede Alyne e amplia acesso a cuidados obstétricos humanizados.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Horóscopo de Terça-Feira, 09/12/2025 indica introspecção, decisões e renovação emocional

Horóscopo de Quarta-Feira, 10/12/2025 aponta energia de clareza, escolhas firmes e oportunidades

O horóscopo de 10 de dezembro de 2025 sugere que os astros favorecem foco, comunicação consciente e reavaliação de caminhos.
L

Coluna do Simpi: Receita Federal informa o que entra ou não na soma do CPF e CNPJ do MEI

Boatos nas redes sociais confundem microempreendedores ao sugerir que salários, aluguéis e empréstimos seriam somados ao teto anual de R$ 81 mil, o que é incorreto segundo a legislação
L

Confusão no plenário termina com Glauber Braga retirado à força da mesa da Câmara

Deputado do PSOL ocupou a cadeira da presidência por cerca de uma hora em protesto contra processo de cassação, houve confronto com a polícia legislativa, queda de parlamentar e retirada da imprensa do local
L

Agenda News: DJ Leudson celebra 30 anos de carreira com a Festa Corsário Revival

vai detalhar tudo sobre a aguardada Festa Corsário Revival, marcada para o dia 13 de dezembro, na Deep Club.
L
Alero promove ato "Por todas que não voltaram" em protesto contra o feminicídio

Alero promove ato “Por todas que não voltaram” em protesto contra o feminicídio

Ato contra o feminicídio mobilizou servidores e a população na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), destacando 10.327 ocorrências de violência contra a mulher registradas no estado em 2025.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

STF marca julgamento de deputados por cobrança de propina em emendas

STF marca julgamento de deputados por cobrança de propina em emendas

Ministro Flávio Dino marcou para 10 e 11 de março o julgamento da ação penal contra Josimar Maranhãozinho, Pastor Gil e Bosco Costa, acusados de corrupção passiva e organização criminosa por desvio de emendas parlamentares em Brasília.
L
Coronel Chrisóstomo fecha 2025 com atuação marcada pela derrubada do aumento do IOF e avanço de projetos no Congresso

Coronel Chrisóstomo fecha 2025 com atuação marcada pela derrubada do aumento do IOF e avanço de projetos no Congresso

O projeto tratava do IOF, tributo federal aplicado sobre operações de crédito, câmbio, seguros e investimentos.
L

Em reação ao STF, Senado aprova PEC do Marco Temporal e reacende guerra política sobre terras indígenas

Proposta que redefine critérios para demarcação de terras indígenas é aprovada em dois turnos e segue para análise da Câmara dos Deputados
L
Comissão de Saúde condiciona votação da LOA 2026 a avanço no PCCR dos servidores da saúde

Comissão de Saúde condiciona votação da LOA 2026 a avanço no PCCR dos servidores da saúde

Os parlamentares pactuaram que a LOA 2026 não será votada enquanto não houver definição sobre o PCCR da saúde.
L
Moraes manda soltar presidente da Alerj após deputados derrubarem prisão de Bacellar

Moraes manda soltar presidente da Alerj após deputados derrubarem prisão de Bacellar

Ministro do STF expediu mandado de soltura para Rodrigo Bacellar após ser notificado sobre a votação da Assembleia Legislativa do Rio, mas o deputado permanecerá afastado da presidência.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso por tráfico de drogas com porções de skank prontas para venda em Jaru

Homem é preso por tráfico de drogas com porções de skank prontas para venda em Jaru

Força Tática apreende maconha skank, balança, embalagens e caderno com anotações da venda ilícita.
L
Foragido condenado por roubo é preso em Ariquemes após ação da Força Tática

Foragido condenado por roubo é preso em Ariquemes após ação da Força Tática

Polícia Militar localiza Elias Pereira Paiva escondido em apartamento após denúncia do Núcleo de Inteligência.
16
Furto homem é detido após levar barras de chocolate na Avenida Jatuarana

Furto homem é detido após levar barras de chocolate na Avenida Jatuarana

De acordo com informações fornecidas por funcionários do estabelecimento, o suspeito havia retornado ao local exatamente uma semana após furtar outras cinco barras da mesma marca.
10
Abuso sexual infantil PF deflagra Operação Escudo Protetor em Rondônia

Abuso sexual infantil: PF deflagra Operação Escudo Protetor em Rondônia

Foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão
10
Apenado monitorado é filmado furtando bike em frente de loja na Amazonas

Apenado monitorado é filmado furtando bike em frente de loja na Amazonas

A polícia informou que qualquer informação sobre o suspeito pode ser repassada, de forma anônima, pelos números 190 ou 197.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acesso à internet atinge 86% dos domicílios, mas desigualdade persiste

Acesso à internet atinge 86% dos domicílios, mas desigualdade persiste

Pesquisa TIC Domicílios 2025 revela que, embora 157 milhões de brasileiros usem a rede, a qualidade do acesso e o uso de novas tecnologias, como a IA, ainda variam drasticamente conforme a renda e a escolaridade em São Paulo.
L
Quase metade das mulheres brasileiras denuncia desrespeito

Quase metade das mulheres brasileiras denuncia desrespeito

A 11ª Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher aponta que 46% das mulheres no Brasil não se sentem respeitadas, sendo as ruas o principal local de vulnerabilidade e 94% das entrevistadas classificam o país como machista.
L
Uso de IA no Brasil é marcado por grande desigualdade social

Uso de IA no Brasil é marcado por grande desigualdade social

Aproximadamente 50 milhões de brasileiros usam a Inteligência Artificial (IA) generativa, mas a Pesquisa TIC Domicílios do CGI.br revela que a proporção de usuários atinge 69% na classe A, caindo drasticamente para 16% nas classes D e E, refletindo desafios na inclusão digital em São Paulo.
L
2025 será o 2º ou 3º ano mais quente já registrado no mundo

2025 será o 2º ou 3º ano mais quente já registrado no mundo

Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S) da União Europeia (UE) informa em Bruxelas que 2025 será superado apenas pelo recorde de calor de 2024, destacando o ritmo acelerado da mudança climática e a não concretização de novas medidas na COP30.
L
Produção de resíduos cresce no Brasil, mas destinação adequada melhora

Produção de resíduos cresce no Brasil, mas destinação adequada melhora

Estudo da Abrema aponta que o país gerou 81,6 milhões de toneladas de resíduos em 2024, com 59,7% da parcela coletada recebendo destinação ambientalmente adequada, apesar da persistência de quase 3 mil lixões em Brasília.
L

Nota de pesar: José Maria Alves Muniz

A despedida de um avô amoroso, marido fiel e pai presente, cuja história foi marcada por simplicidade, afeto, ensinamentos silenciosos e amor pela vida.
L

Requerimento de Alteração de Titularidade: PORTO MADEIRA COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CARGAS LTDA

de PORTO MADEIRA COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CARGAS LTDA para MEGA LOGÍSTICA TRANSPORTE POR NAVEGAÇÃO S/A
L
Porto Velho agora é Capital Nacional da Pesca Esportiva e da Observação de Aves

Porto Velho agora é Capital Nacional da Pesca Esportiva e da Observação de Aves

A capital rondoniense reúne algumas das maiores riquezas ambientais do país, concentrando mais de 800 espécies de peixes no rio Madeira e mais de 700 espécies de aves catalogadas na região
L

Requerimento da Licença Ambiental: GIMA GILBERTO MIRANDA AUTOMOVEIS LTDA

LICENÇA PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.