DOMINGO, 14/12/2025

Em destaque

L

Saúde

Doenças raras: cuidado especializado é essencial para 13 mi de pessoas

Conheça histórias que passam pelo Hospital Infantil Menino Jesus

Por GUILHERME JERONYMO - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Doenças raras: cuidado especializado é essencial para 13 mi de pessoas
PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL

Em um quarto à meia luz, o pequeno Enrico, de 4 anos, brinca animado em cima de um dos dois leitos. Mesmo com um cateter conectado ele pula, fica de ponta cabeça, tudo isso no limite das grades de uma cama hospitalar. Tanta energia surpreende até mesmo a mãe do menino, Gisele Paixão, que aos 43 acompanha os tratamentos do caçula.

Os quatro anos foram comemorados em casa, no último domingo (23), com um gostinho a mais, já que o primeiro diagnóstico, no hospital regional, em Cerqueira Cesar, interior de São Paulo, veio acompanhado da expectativa de que o pequeno viveria até os três anos.

O quarto aniversário é comemorado junto a outra data especial, pois é na mesma semana do Dia Mundial e do Dia Nacional das Doenças Raras, 28 de fevereiro, que em 2025 tem o lema Carregue as suas Cores.

A estimativa é que 13 milhões de pessoas convivam com doenças raras no Brasil, algo perto de 5% da população. São cerca de 5 mil doenças registradas, segundo o Ministério da Saúde, a maior parte com incidência baixíssima, menos de um mil pacientes conhecidos no país.

Enrico teve uma doença degenerativa, uma necrose no intestino. É uma doença rara, classificação dada pelo Ministério da Saúde àquelas doenças que acometem 65 pacientes para até 100 mil pessoas. No caso dele, após a perda do intestino delgado, ficou com apenas 5 centímetros do órgão e precisa ser alimentado por um acesso, 15 horas por dia, pois a parte que lhe restou é pequena demais para absorver nutrientes.

A condição de Enrico é uma dentre algumas dezenas de doenças raras que levam a perdas significativas do aparelho digestivo. O quarto no qual está internado fica na capital paulista, em um dos dez andares do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (HMIMJ), concedido à gestão de uma organização social, o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), ligada ao Hospital Sirio-Libanês.

O tratamento é gratuito, pelo SUS, e a instituição tem parcerias voltadas para modernização de equipamentos e reformas pontuais, que não são atendidas no financiamento normal da instituição. Ainda assim, não faltam recursos, ânimo e interesse das equipes, segundo a diretora Jamile Brasil, que começou a trabalhar no hospital há 16 anos como pediatra residente, após se formar em medicina na Bahia.

A duas quadras da Avenida Paulista, o hospital Menino Jesus tem uma das fachadas mais recatadas na região, o que esconde um cotidiano movimentado. Atende dez mil crianças por mês e é referência nacional no atendimento da síndrome do intestino curto, sendo o primeiro centro na especialidade no país.

A especialização veio na década passada, paralela ao amadurecimento da Política Nacional para Doenças Raras, quando o hospital passou a integrar o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

Tratamento domiciliar

Em 2016, o Menino Deus deu início ao programa de desospitalização, o mesmo que permitiu ao Enrico voltar para casa depois de 1 ano e 8 meses internado em diferentes unidades.

A primeira desospitalização do programa foi em 2018. Desde então, das 111 crianças atendidas, 78 já puderam voltar pra casa. Assim como no caso de Enrico, elas contam com médicos de apoio, com quem a família tem uma linha direta de contato e que orientam no caso de qualquer dificuldade ou sintoma diferente. As famílias também têm apoio de enfermeira da prefeitura, que visita regularmente e ajuda a equipe a entender como o tratamento está evoluindo. Desde 2018, mais de 50 pacientes do Menino Jesus receberam o tratamento domiciliar, 60 cirurgias foram realizadas e o índice de sobrevida dos pacientes em nutrição parenteral domiciliar chegou a 98%.

“Sempre é difícil. A gente sempre zela pela saúde dele, porque ele é uma caixinha de surpresas”, conta Gisele.
A mãe explica que os períodos de internação têm diminuído, assim como sua frequência, e que as infecções, antes constantes, são cada vez mais raras. O resultado é mais tempo com o filho em casa, sempre que possível aproveitando uma das atividades favoritas: andar de bicicleta. Ainda com a mãe pedalando, mas sempre muito animado.

Diagnóstico

A equipe multidisciplinar recebe encaminhamento diretamente das Unidades Básicas de Saúde e de Atendimentos Médicos Ambulatoriais, e é quando os especialistas começam a o processo de diagnosticar doenças raras, que pode levar anos.

Para Vitória Sophia foram cerca de 5 anos até identificar a síndrome de Coffin-Siris (SCS), que causa uma série de dificuldades para a jovem de 12 anos. Ela tem comprometimento no desenvolvimento mental e motor, déficit de crescimento, bastante agitação e crises convulsivas durante o sono, vindas de um quadro de epilepsia de difícil controle. Mesmo tendo feito o diagnóstico, a neurologista do Menino Jesus Luciana Midori explica que é necessário continuar investigando o quadro de Vitória Sophia, pois as doenças raras também podem estar ligadas a outras patologias.

Maria Ivaneide, mãe da VItória, assim como muitos outros pacientes, vem de longe e precisa aguardar a filha no atendimento, pois o deslocamento de volta para casa não compensa o esforço ou mesmo não é suficiente dentro das 4 horas de atendimento. O grau de disponibilidade que a condição de Vitória exige fez com que Maria precisasse parar de trabalhar, há três anos. Trabalhando em serviços domésticos, ela costuma atuar somente aos sábados, como diarista, quando consegue que a irmã cuide da pequena.

A neurologia no HMIMJ é uma das portas de entrada do paciente, mas é comum que eles sejam encaminhados para outros acompanhamentos e especialidades dentro do ambulatório, e para o atendimento de nutricionistas, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos. “É dessa forma que encontramos as doenças raras ocultas e que são de difícil diagnóstico nos postos de saúde”, explica a diretora do hospital, Jamile Brasil.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

São Paulo confirma segundo caso de sarampo em 2025 

São Paulo confirma segundo caso de sarampo em 2025 

Paciente não vacinado havia viajado ao exterior e não há registro de transmissão local do vírus. 
L
Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes em aldeia indígena 

Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes em aldeia indígena 

Ação pioneira utiliza técnica sem inseticidas para reduzir casos de dengue, zika e chikungunya. 
L
Depressão atinge mais de 10% dos agentes penitenciários brasileiros

Depressão atinge mais de 10% dos agentes penitenciários brasileiros

Pesquisa Cenários da Saúde Física e Mental dos Servidores do Sistema Penitenciário Brasileiro, com 22,7 mil profissionais, revela que um em cada dez agentes teve diagnóstico de depressão entre agentes penitenciários, refletindo o ritmo intenso de trabalho.
L
Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa nas Américas

Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa nas Américas

Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) recomenda aos países das Américas monitoramento atento e reforço da vacinação contra a influenza, em resposta ao alerta da OMS sobre o subclado K do vírus H3N2, que pode antecipar ou intensificar a temporada de 2026.
L
Governo realiza maior mutirão da história do SUS com 61,6 mil cirurgias e exames

Governo realiza maior mutirão da história do SUS com 61,6 mil cirurgias e exames

Programa “Agora Tem Especialistas” mobiliza hospitais em todo o país para reduzir filas e tempo de espera.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ilhado em rio, homem tenta salvar cães enquanto correnteza ameaça arrastá-los na Bolívia

Vídeo mostra boliviano a ponto de ser arrastado pelas chuvas que arrasam Santa Cruz.
L
Arames garantem oferta de uva no fim do ano 

Arames garantem oferta de uva no fim do ano 

Arames adequados no parreiral asseguram produtividade e regularidade da uva. 
L

Neide Cardozo da Kanindé convoca a população de Porto Velho para marchar contra a “anistia e o Marco Temporal”

O evento, que ocorrerá em todo o Brasil, terá início em Porto Velho, capital de Rondônia, às 15h de domingo (14), na Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
L

Nota de pesar: Maria de Nazaré Vieira Corrêa

Família comunica o falecimento de Maria de Nazaré Vieira Corrêa, aos 90 anos, em Porto Velho, mulher de fé, dedicada à família e lembrada pelo amor, coragem e espiritualidade que marcaram sua trajetória.
L

Da Linha Eletrônica, em Cacoal, para o mundo: Colheita semi mecanizada do café robusta desperta interesse internacional

Produção rural próxima à Linha 21 ganha projeção fora do país após vídeo mostrar a realidade da lavoura, a produtividade e o trabalho de famílias e vizinhos, chamando a atenção de empresas do Vietnã e da China
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

“Beijo na testa não paga conta”: Samuel Costa vocaliza clamor dos praças e aponta novo caminho para a PM e BM

“Beijo na testa não paga conta”: Samuel Costa vocaliza clamor dos praças e aponta novo caminho para a PM e BM

Pré-candidato ao governo defende valorização real dos policiais e bombeiros militares da base e critica distanciamento do comando da tropa.
L
Gestão Marcos Rocha inaugura unidade do Tudo Aqui em Vilhena

Gestão Marcos Rocha inaugura unidade do Tudo Aqui em Vilhena

Espaço centraliza serviços públicos e amplia acesso da população a atendimentos essenciais.
L
Colorado do Oeste recebe equipamentos e pacote de investimentos do governo de Rondônia

Colorado do Oeste recebe equipamentos e pacote de investimentos do governo de Rondônia

Ações abrangem educação, saúde, infraestrutura, assistência social e desenvolvimento urbano no município.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Cenário político de Rondônia tem novos nomes, alianças e disputas

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Cenário político de Rondônia tem novos nomes, alianças e disputas

Cenário político de Rondônia projeta 2026 com movimentações intensas.
L
Vereadora Sofia Andrade critica falta de valorização dos praças 

Vereadora Sofia Andrade critica falta de valorização dos praças 

Vereadora Sofia Andrade denuncia perseguições internas em audiência na ALE-RO. 
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Discussão por mesa termina com mulher ferida por copo quebrado em bar no centro de Porto Velho 

Discussão por mesa termina com mulher ferida por copo quebrado em bar no centro de Porto Velho 

Suspeita foi presa em flagrante após ataque que deixou vítima com ferimentos graves no rosto. 
14
Homem morto a facadas dentro de motel em Porto Velho

Homem morto a facadas dentro de motel em Porto Velho

Homem morto a facadas foi identificado após crime no bairro Nova Porto Velho. 
18
Furto em loja na Avenida Calama é registrado por câmeras 

Furto em loja na Avenida Calama é registrado por câmeras 

Furto em loja ocorreu durante a madrugada na Avenida Calama. 
14
Tentativa de homicídio marca briga entre vizinhos em Porto Velho 

Tentativa de homicídio marca briga entre vizinhos em Porto Velho 

Tentativa de homicídio ocorreu após nova briga entre vizinhos durante a madrugada. 
16
Suspeito preso com drogas após fuga no bairro Escola de Polícia 

Suspeito preso com drogas após fuga no bairro Escola de Polícia 

Suspeito preso com drogas tentou fugir da PM durante patrulhamento no bairro Escola de Polícia. 
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Osasco e Praia perdem e disputam o terceiro lugar no Mundial de Clubes de vôlei feminino 

Osasco e Praia perdem e disputam o terceiro lugar no Mundial de Clubes de vôlei feminino 

Italianas impõem favoritismo e fazem final europeia no ginásio do Pacaembu. 
L
Basquete: Minas mantém invencibilidade, Franca se reabilita e Flamengo estreia na Champions

Basquete: Minas mantém invencibilidade, Franca se reabilita e Flamengo estreia na Champions

Equipes brasileiras têm início positivo na Champions League das Américas, que reúne os principais clubes do continente.
L
Apagão atinge Embu-Guaçu e deixa 61% dos moradores sem energia 

Apagão atinge Embu-Guaçu e deixa 61% dos moradores sem energia 

Cidade da Grande São Paulo é a mais afetada após chuvas e ventos provocados por ciclone extratropical. 
L
Flamengo vence Pyramids e garante vaga na final da Copa Intercontinental 

Flamengo vence Pyramids e garante vaga na final da Copa Intercontinental 

Flamengo supera rival egípcio no Catar e enfrentará o PSG na decisão. 
L
Enel afirma que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã em São Paulo 

Enel afirma que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã em São Paulo 

Mais de 417 mil moradores ainda enfrentam falta de luz após passagem de ciclone extratropical. 
L
Candidatos negros do CNU passam por etapa de confirmação neste fim de semana 

Candidatos negros do CNU passam por etapa de confirmação neste fim de semana 

Procedimento é obrigatório para manutenção das vagas reservadas e ocorre em 224 municípios. 
L
Prisão de foragido é realizada pelo 1º BPM na Jorge Teixeira

Prisão de foragido é realizada pelo 1º BPM na Jorge Teixeira

Prisão de foragido ocorreu durante patrulhamento na Avenida Jorge Teixeira.
14
Nota de pesar: Zilmar De Souza Reis

Nota de pesar: Zilmar De Souza Reis

Falecimento de Zilmar de Souza Reis ocorreu neste domingo em Porto Velho.
L
Homem é atacado a facadas por vulgo “Herói” em lava jato

Homem é atacado a facadas por vulgo “Herói” em lava jato

o suspeito desferiu dois golpes de faca, atingindo a nuca e as costas e em seguida fugiu.
14

Foragido da Justiça por roubo é preso durante patrulhamento na BR-364 em Candeias do Jamari

Foragido da Justiça por roubo é localizado pela Polícia Militar durante patrulhamento ostensivo na BR-364, em Candeias do Jamari
12
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.