SEXTA-FEIRA, 27/02/2026

Em destaque

L

Saúde

Doenças raras: cuidado especializado é essencial para 13 mi de pessoas

Conheça histórias que passam pelo Hospital Infantil Menino Jesus

Por GUILHERME JERONYMO - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Doenças raras: cuidado especializado é essencial para 13 mi de pessoas
PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL

Em um quarto à meia luz, o pequeno Enrico, de 4 anos, brinca animado em cima de um dos dois leitos. Mesmo com um cateter conectado ele pula, fica de ponta cabeça, tudo isso no limite das grades de uma cama hospitalar. Tanta energia surpreende até mesmo a mãe do menino, Gisele Paixão, que aos 43 acompanha os tratamentos do caçula.

Os quatro anos foram comemorados em casa, no último domingo (23), com um gostinho a mais, já que o primeiro diagnóstico, no hospital regional, em Cerqueira Cesar, interior de São Paulo, veio acompanhado da expectativa de que o pequeno viveria até os três anos.

O quarto aniversário é comemorado junto a outra data especial, pois é na mesma semana do Dia Mundial e do Dia Nacional das Doenças Raras, 28 de fevereiro, que em 2025 tem o lema Carregue as suas Cores.

A estimativa é que 13 milhões de pessoas convivam com doenças raras no Brasil, algo perto de 5% da população. São cerca de 5 mil doenças registradas, segundo o Ministério da Saúde, a maior parte com incidência baixíssima, menos de um mil pacientes conhecidos no país.

Enrico teve uma doença degenerativa, uma necrose no intestino. É uma doença rara, classificação dada pelo Ministério da Saúde àquelas doenças que acometem 65 pacientes para até 100 mil pessoas. No caso dele, após a perda do intestino delgado, ficou com apenas 5 centímetros do órgão e precisa ser alimentado por um acesso, 15 horas por dia, pois a parte que lhe restou é pequena demais para absorver nutrientes.

A condição de Enrico é uma dentre algumas dezenas de doenças raras que levam a perdas significativas do aparelho digestivo. O quarto no qual está internado fica na capital paulista, em um dos dez andares do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (HMIMJ), concedido à gestão de uma organização social, o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), ligada ao Hospital Sirio-Libanês.

O tratamento é gratuito, pelo SUS, e a instituição tem parcerias voltadas para modernização de equipamentos e reformas pontuais, que não são atendidas no financiamento normal da instituição. Ainda assim, não faltam recursos, ânimo e interesse das equipes, segundo a diretora Jamile Brasil, que começou a trabalhar no hospital há 16 anos como pediatra residente, após se formar em medicina na Bahia.

A duas quadras da Avenida Paulista, o hospital Menino Jesus tem uma das fachadas mais recatadas na região, o que esconde um cotidiano movimentado. Atende dez mil crianças por mês e é referência nacional no atendimento da síndrome do intestino curto, sendo o primeiro centro na especialidade no país.

A especialização veio na década passada, paralela ao amadurecimento da Política Nacional para Doenças Raras, quando o hospital passou a integrar o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

Tratamento domiciliar

Em 2016, o Menino Deus deu início ao programa de desospitalização, o mesmo que permitiu ao Enrico voltar para casa depois de 1 ano e 8 meses internado em diferentes unidades.

A primeira desospitalização do programa foi em 2018. Desde então, das 111 crianças atendidas, 78 já puderam voltar pra casa. Assim como no caso de Enrico, elas contam com médicos de apoio, com quem a família tem uma linha direta de contato e que orientam no caso de qualquer dificuldade ou sintoma diferente. As famílias também têm apoio de enfermeira da prefeitura, que visita regularmente e ajuda a equipe a entender como o tratamento está evoluindo. Desde 2018, mais de 50 pacientes do Menino Jesus receberam o tratamento domiciliar, 60 cirurgias foram realizadas e o índice de sobrevida dos pacientes em nutrição parenteral domiciliar chegou a 98%.

“Sempre é difícil. A gente sempre zela pela saúde dele, porque ele é uma caixinha de surpresas”, conta Gisele.
A mãe explica que os períodos de internação têm diminuído, assim como sua frequência, e que as infecções, antes constantes, são cada vez mais raras. O resultado é mais tempo com o filho em casa, sempre que possível aproveitando uma das atividades favoritas: andar de bicicleta. Ainda com a mãe pedalando, mas sempre muito animado.

Diagnóstico

A equipe multidisciplinar recebe encaminhamento diretamente das Unidades Básicas de Saúde e de Atendimentos Médicos Ambulatoriais, e é quando os especialistas começam a o processo de diagnosticar doenças raras, que pode levar anos.

Para Vitória Sophia foram cerca de 5 anos até identificar a síndrome de Coffin-Siris (SCS), que causa uma série de dificuldades para a jovem de 12 anos. Ela tem comprometimento no desenvolvimento mental e motor, déficit de crescimento, bastante agitação e crises convulsivas durante o sono, vindas de um quadro de epilepsia de difícil controle. Mesmo tendo feito o diagnóstico, a neurologista do Menino Jesus Luciana Midori explica que é necessário continuar investigando o quadro de Vitória Sophia, pois as doenças raras também podem estar ligadas a outras patologias.

Maria Ivaneide, mãe da VItória, assim como muitos outros pacientes, vem de longe e precisa aguardar a filha no atendimento, pois o deslocamento de volta para casa não compensa o esforço ou mesmo não é suficiente dentro das 4 horas de atendimento. O grau de disponibilidade que a condição de Vitória exige fez com que Maria precisasse parar de trabalhar, há três anos. Trabalhando em serviços domésticos, ela costuma atuar somente aos sábados, como diarista, quando consegue que a irmã cuide da pequena.

A neurologia no HMIMJ é uma das portas de entrada do paciente, mas é comum que eles sejam encaminhados para outros acompanhamentos e especialidades dentro do ambulatório, e para o atendimento de nutricionistas, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos. “É dessa forma que encontramos as doenças raras ocultas e que são de difícil diagnóstico nos postos de saúde”, explica a diretora do hospital, Jamile Brasil.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Jaru capacita agentes de saúde para atendimento a gestantes

Jaru capacita agentes de saúde para atendimento a gestantes

Treinamento promovido pela Prefeitura fortalece a atuação dos ACS na identificação precoce da gravidez e no acompanhamento do pré-natal na Atenção Primária.
L
OAB da Medicina é aprovada em comissão do Senado e projeto segue para Câmara

OAB da Medicina é aprovada em comissão do Senado e projeto segue para Câmara

Projeto de lei estabelece prova nacional obrigatória como pré-requisito para o registro profissional no CRM; texto segue agora para análise da Câmara dos Deputados.
L
SUS implementa tecnologia de sequenciamento de DNA para diagnosticar doenças raras

SUS implementa tecnologia de sequenciamento de DNA para diagnosticar doenças raras

Nova plataforma deve atender 20 mil pessoas por ano e reduzir o tempo de espera pelo diagnóstico de sete anos para apenas seis meses em todo o país.
L

Hospital Universitário vai fortalecer a saúde em Porto Velho e reduzir pressão causada pela falta de investimentos do Governo do Estado

“Rondônia não tem Hospital Universitário, e essa é uma determinação do presidente Lula: que nenhum estado do país deixe de ter pelo menos uma unidade de hospital universitário”, destacou o ministro.
L
Carreta oftalmológica realiza mais de 700 cirurgias em menos de um mês

Carreta oftalmológica realiza mais de 700 cirurgias em menos de um mês

Unidade móvel já realizou 775 cirurgias de catarata e mais de 1.400 consultas no Parque da Cidade, na capital.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Moradores denunciam que Estrada 28 de Novembro segue em situação crítica mesmo após novo serviço

Moradores denunciam que Estrada 28 de Novembro segue em situação crítica mesmo após novo serviço

Segundo moradores, o problema se arrasta há meses e, apesar de máquinas terem atuado recentemente no local, a situação piorou.
L
Bora Ali: Saulo Giordane revela bastidores da Amazônia Adventure e novo empreendimento

Bora Ali: Saulo Giordane revela bastidores da Amazônia Adventure e novo empreendimento

Programa Bora Ali recebe Saulo Giordane, fundador da Amazônia Adventure, para falar sobre 23 anos de atuação e novo projeto em Porto Velho.
L
Inmet alerta para fim de semana de temporais no Norte

Inmet alerta para fim de semana de temporais no Norte

Avisos variam entre perigo potencial e grande perigo, com riscos de alagamentos, deslizamentos e ventos fortes em estados como Bahia, Acre e Rondônia.
L

Agenda News: Rock, feijoada e festa no Grego Original Pub

O pub encerra fevereiro com muito rock e já prepara Porto Velho para o St. Patrick’s Day com muita diversão.
L

Gazin Porto Velho avança à 3ª fase da Copa do Brasil nos pênaltis

Após 1 a 1 no tempo normal no Dutrinha, em Cuiabá, goleiro Digão defende três cobranças e coloca o Porto Velho na 3ª fase da Copa do Brasil.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

Atualização das listas de classificação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial; prazo para manifestação começa neste sábado e termina em 2 de março.
L
Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ribeiro do Sinpol amplia investimentos para Ji-Paraná

Ribeiro do Sinpol amplia investimentos para Ji-Paraná

Parceria com o prefeito Affonso Cândido garante recursos para saúde, agricultura e estradas vicinais, fortalecendo o desenvolvimento do município.
L
Lula recebe campeão olímpico Lucas Pinheiro e torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Lula recebe campeão olímpico Lucas Pinheiro e torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Atleta conquistou o primeiro ouro da história do Brasil em Jogos de Inverno na modalidade esqui alpino; governo assina decreto que retira necessidade de renovação periódica da LIE.
L
Gilmar Mendes anula quebra de sigilo de empresa ligada à família de Toffoli

Gilmar Mendes anula quebra de sigilo de empresa ligada à família de Toffoli

Ministro do STF aponta desvio de finalidade em decisão da CPI do Crime Organizado; André Mendonça já havia desobrigado irmãos do magistrado de depor.
L
Edevaldo Neves destina R$ 100 mil para saúde de Cabixi

Edevaldo Neves destina R$ 100 mil para saúde de Cabixi

A iniciativa reforça o compromisso do mandato com o interior do Estado, priorizando áreas essenciais como a saúde pública e garantindo que os recursos sejam aplicados de forma responsável e estratégica.
L
Eyder Brasil realiza Cidadania no Bairro na zona Sul

Eyder Brasil realiza Cidadania no Bairro na zona Sul

5ª edição do projeto acontece neste sábado (28), às 9h, na Escola Capitão Cláudio Manoel da Costa, em Porto Velho, com serviços gratuitos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro de autoescola se envolve em acidente no bairro Nova Porto Velho

Carro de autoescola se envolve em acidente no bairro Nova Porto Velho

Colisão transversal ocorreu no cruzamento das ruas Jaci-Paraná e Uruguai após invasão de preferencial; danos materiais foram significativos.
14
PRF em Rondônia apreende ouro ilegal na BR-364

PRF em Rondônia apreende ouro ilegal na BR-364

Minério sem comprovação de procedência foi localizado com o passageiro de um veículo de passeio durante fiscalização em Vilhena.
10
PM prende trio após roubo e apreende drogas na zona Leste

PM prende trio após roubo e apreende drogas na zona Leste

Suspeitos foram detidos no condomínio Orgulho do Madeira
10
PF prende homem com 261 kg de skunk na BR-364

PF prende homem com 261 kg de skunk na BR-364

Droga saiu de Rio Branco/AC e seria entregue na capital.
10
Grave acidente entre motos deixa três feridos na Avenida Amazonas

Grave acidente entre motos deixa três feridos na Avenida Amazonas

Colisão ocorreu no bairro Escola de Polícia
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga: LEOMIRO SCHNAIDER

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: CONDOMÍNIO RESIDENCIAL COLISEU

LICENÇA PRÉVIA, INSTALAÇÃO, OPERAÇÃO E OUTORGA DE RECURSO HÍDRICO
L
Missão do Sebrae conecta empreendedores de Rondônia ao mercado nacional de franquias

Missão do Sebrae conecta empreendedores de Rondônia ao mercado nacional de franquias

Participantes terão imersão estratégica na ABF Franchising Expo 2026, em São Paulo, com foco em inovação, networking e novos investimentos.
L
Seminário apresenta técnica de restauração com muvuca de sementes em Alvorada d’Oeste

Seminário apresenta técnica de restauração com muvuca de sementes em Alvorada d’Oeste

Evento do projeto Vitrines da Restauração mostrará solução de baixo custo para recuperar áreas degradadas e apoiar a regularização ambiental de propriedades rurais.
L
Em Cima da Hora: Mobilização de saúde marca Fevereiro Laranja e Roxo

Em Cima da Hora: Mobilização de saúde marca Fevereiro Laranja e Roxo

Fisioterapeuta Naiara Lima destaca ação no Espaço Alternativo com atendimentos gratuitos e mobilização contra doenças crônicas neste sábado.
L
TRT-14 realiza programação especial no Mês da Mulher

TRT-14 realiza programação especial no Mês da Mulher

Ações de valorização e autocuidado incluem café da manhã, atividades de bem-estar e encontro com a jornalista Leila Ferreira ao longo de março.
L
Governo federal libera R$ 6,1 milhões para municípios atingidos por chuvas

Governo federal libera R$ 6,1 milhões para municípios atingidos por chuvas

Recursos do Ministério da Integração beneficiam cidades em Minas Gerais, Piauí e Rio Grande do Sul; verba será aplicada em ações de socorro e assistência.
L
Cidades mineiras atingidas por chuvas têm liberação de saque do FGTS

Cidades mineiras atingidas por chuvas têm liberação de saque do FGTS

Cidadãos de Juiz de Fora, Matias Barbosa e Ubá podem retirar até R$ 6.220; tragédia na Zona da Mata já contabiliza 64 mortes confirmadas.
L
Gestão escolar: inscrições para MBA são prorrogadas

Gestão escolar: inscrições para MBA são prorrogadas

Prazo para participar da Turma II do MBA em Gestão Escolar do TCE-RO segue até 8 de março e busca ampliar a qualificação de gestores da rede pública em Rondônia.
L
Inscrições abertas para as olimpíadas de Astronomia e de Foguetes 2026

Inscrições abertas para as olimpíadas de Astronomia e de Foguetes 2026

Estudantes de todo o país já podem participar das maiores competições científicas da área espacial; prazo termina em 1º de maio.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.