TERÇA-FEIRA, 15/07/2025

L

Saúde

Mundo já fala em novo coronavírus: “com força parecida à que provocou a pandemia da Covid-19”

Apesar de ser um vírus com potencial semelhante ao coronavírus, especialistas minimizam a descoberta, apaziguando possíveis alarmes.

Por Emerson Barbosa | News Rondônia

Publicado em 

Mundo já fala em novo coronavírus: “com força parecida à que provocou a pandemia da Covid-19” - News Rondônia

Na China, pesquisadores do Instituto de Virologia de Wuhan lançaram um alerta sobre a descoberta de um vírus com potencial semelhante ao que causou a pandemia da Covid-19. De acordo com os cientistas, o vírus foi encontrado em morcegos de Hong Kong.

Já se sabe que o novo vírus utiliza o mesmo receptor da Covid-19 para infectar células humanas. Em entrevista a uma emissora de televisão brasileira, a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Margareth Dalcolmo, destacou a importância da descoberta, classificando-a como um “alerta muito importante para todo o mundo”.

Desta vez, no entanto, a descoberta pode representar um avanço na pesquisa científica, sendo inclusive elogiada pela rapidez com que os chineses emitiram o alerta. Segundo os pesquisadores, esse novo vírus pertence à família dos coronavírus e recebeu a sigla HKU5-CoV. A descoberta foi publicada na revista científica Cell, que detalha a possibilidade de o vírus utilizar o mesmo receptor que o SARS-CoV-2.

Apesar do potencial semelhante ao do coronavírus, especialistas minimizam a descoberta, evitando alarmes precipitados. Eles ressaltam que, até o momento, as informações disponíveis são baseadas apenas em estudos laboratoriais.

Mundo já fala em novo coronavírus: “com força parecida à que provocou a pandemia da Covid-19” - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.