TERÇA-FEIRA, 16/09/2025

L

Saúde

Avanços na gestão do SUS em Rondônia são apresentados na 1ª Mostra de Painéis Workflow

Cada painel é o resultado da dedicação e inovação dos servidores da saúde, que objetiva otimizar o atendimento e a gestão, sempre priorizando a qualidade de vida da população.

Por Camila Lima

Publicado em 

Avanços na gestão do SUS em Rondônia são apresentados na 1ª Mostra de Painéis Workflow
Fotos: Márcia Fialho

Com o intuito de destacar o empenho da gestão estadual com a transparência e inovação na saúde pública, o governo de Rondônia promoveu a 1ª Mostra de Painéis Workflow da Gestão Estadual do Sistema Único de Saúde (SUS), que reuniu 34 painéis que destacaram os avanços da Administração Pública na saúde, com foco em soluções e processos voltados à melhoria do atendimento à população. Entre as iniciativas apresentadas, estão investimentos em infraestrutura, parcerias para capacitação profissional e aprimoramento das unidades de saúde. O evento aconteceu na quarta-feira (13), no Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), em Porto Velho.

De inciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o evento ressaltou o trabalho desenvolvido pelo governo para promover gestão eficiente e acessível, com investimentos no servidor público, apresentando a dedicação coletiva de profissionais em modernizar o sistema e atender melhor a população.

Amanda Diniz, diretora executiva da Sesau, destacou a relevância da mostra para dar visibilidade aos servidores e seus projetos, que muitas vezes ficam nos bastidores. “Cada painel é o resultado da dedicação e inovação dos servidores da saúde, que objetiva otimizar o atendimento e a gestão, sempre priorizando a qualidade de vida da população.”

PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES DE SAÚDE 

Avanços na gestão do SUS em Rondônia são apresentados na 1ª Mostra de Painéis Workflow - News Rondônia
Painel sobre processamento de dados de saúde reforça a transparência e melhora a eficiência do SUS em Rondônia

O responsável pelo Núcleo de Controle do Sistema de Informação da Sesau, Albino José, apresentou um painel sobre o processamento de informações de saúde, destacando a ocupação na garantia precisa dos dados. Para o servidor, a apresentação do WorkFlow fortalece a transparência e efetividade do serviço de saúde de Rondônia.

“A função possui impacto direto na qualidade dos serviços oferecidos pelo SUS, contribuindo para tomada de decisões mais assertivas e melhoria do sistema de saúde. O trabalho do núcleo fez com que a taxa de Autorizações de Internação Hospitalar (AIHs) rejeitadas, diminuísse consideravelmente, tornando o processo mais eficaz e eficiente, e reduzindo o ônus ao estado, proporcionando melhor gestão dos recursos e otimização dos processos”, explicou Albino José.

A secretária executiva da Sesau, Michele Dahiane Dutra, salientou que, os avanços no sistema de saúde de Rondônia têm sido referência para o Brasil, a exemplo do manejo de óbitos indígenas. “Estamos sempre procurando inovação e melhores práticas para que o estado seja um modelo de eficiência em saúde pública. O WorkFlow é a concretização do empenho e talento dos servidores.”

ESTRATÉGIAS DE ATENÇÃO E CUIDADO

Considerado um modelo nacional de referência e único no Brasil, o manejo de óbitos indígenas, adotado pelo Hospital Regional de Cacoal (HRC) destaca-se pelo respeito às tradições culturais e aos direitos humanos. O painel foi apresentado no 1º Workflow da Gestão Estadual, pelo chefe do Núcleo de Serviço Social do HRC, Ângelo Ricardo Ferreira dos Santos.

Avanços na gestão do SUS em Rondônia são apresentados na 1ª Mostra de Painéis Workflow - News Rondônia
Manejo de óbitos indígenas do HRC é referência nacional, valorizando a cultura e direitos humanos

O chefe do Núcleo de Serviço Social do HRC, e o diretor adjunto do HRC, Jonathan Josia Cosmo de Souza,  desenvolveram um protocolo específico para garantir que os ritos de benefício eventual e enterro dos pacientes indígenas sejam realizados de acordo com suas crenças e costumes tradicionais.

Nos casos de falecimento, as famílias indígenas têm o direito de velar os entes queridos em suas aldeias, respeitando, tanto a legalidade quanto à integridade cultural dos povos originários. A iniciativa contou com a parceria do Ministério Público Federal (MPF), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Casa de Apoio à Saúde do Índio (Casai).

A experiência acumulada ao longo do processo serviu como base para uma mentoria interinstitucional, permitindo que outras unidades de saúde em todo o Brasil adotem práticas semelhantes. Em colaboração com instituições como o Hospital da Universidade de São Paulo (USP) e o Hospital Pequeno Príncipe, a unidade hospitalar compartilha o modelo de manejo de óbito e respeito às diversidades culturais, contribuindo ao desenvolvimento de uma rede de saúde mais inclusiva em diversas regiões do país. “O protocolo não apenas promove o respeito aos direitos culturais, mas também coloca o estado, através do Hospital Regional de Cacoal como um exemplo de boas práticas na saúde pública, sendo reconhecido nacionalmente”, ressaltou o chefe do Núcleo de Serviço Social do HRC.

RELEVÂNCIA E TRANSPARÊNCIA

O secretário-adjunto da Sesau, Élcio Barony, enfatizou a relevância dos servidores públicos nas ações de saúde do estado e a importância de eventos como a 1ª Mostra de Painéis Workflow da Gestão Estadual do SUS para aproximar a sociedade das iniciativas realizadas pela secretaria. “Os profissionais são o coração do sistema, e a transparência no trabalho é fundamental para que a população compreenda a complexidade e o valor das ações diárias em prol da saúde pública.”

O evento contou com a presença de diversas autoridades e representantes das áreas da saúde e gestão pública, entre o secretário-adjunto de saúde, Élcio Barony; a secretária executiva da Sesau, Michele Dihane Dutra; a diretora executiva da Sesau, Amanda Diniz; o representante do superintendente Estadual do Ministério da Saúde em Rondônia, Sid Orleans, Bruno Vieira de Souza; a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Marli Mendonça; a secretária municipal de saúde de Porto Velho, Eliana Pasini;  o defensor público do Núcleo de Atenção à Saúde da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO), Sérgio Muniz; o representante do promotor, Leandro da Costa Gandolfo, titular da Promotoria de Saúde do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Paulo Aguiar; os representantes do deputado Marcelo Cruz, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALERO),  Jaqueline Susana e Felipe Wesley; e o responsável pela Relações Institucionais do Complexo da EFMM, Normando Lira.

Além de gestores e autoridades, o evento também contou com a participação de servidores da Sesau e da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), que compartilharam temas como controle de estoques de medicamentos, atendimento em saúde mental e estratégias de comunicação, entre outros, evidenciando o trabalho para modernizar a gestão e garantir um sistema de saúde eficaz para todos os cidadãos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fissura labiopalatina: governo de Rondônia leva orientações a profissionais de Ji-Paraná

Fissura labiopalatina: governo de Rondônia leva orientações a profissionais de Ji-Paraná

II Programa Nufis Itinerante acontece de 16 a 18 de setembro, capacitando cerca de 250 profissionais de saúde da região central do estado.
L
Lei Federal cria campanha de conscientização sobre câncer de pulmão

Lei Federal cria campanha de conscientização sobre câncer de pulmão

Agosto Branco será dedicado a ações em todo o Brasil para alertar sobre os sintomas da doença e seus tratamentos, reforçando a importância do diagnóstico precoce do câncer de pulmão.
L
Semusa capacita 130 servidores da Educação em primeiros socorros em Porto Velho

Semusa capacita 130 servidores da Educação em primeiros socorros em Porto Velho

Iniciativa piloto segue a Lei Lucas e prepara profissionais da Educação para situações de emergência nas escolas
L

Teste simples e caseiro pode indicar a idade dos seus pulmões

A capacidade dos pulmões diminui com a idade, mas fatores como fumo e poluição podem acelerar esse processo
L
Hospital João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos em oito meses em Rondônia

Hospital João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos em oito meses em Rondônia

Entre janeiro e agosto, unidade de referência em urgência e emergência realizou mais de 1,8 mil cirurgias complexas e reforça missão de salvar vidas.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

ALE-RO fecha contrato de R$ 12 mil reais para comprar pratos

Assembleia Legislativa de Rondônia destina R$ 12 mil para 100 pratos decorativos em cerâmica com identidade institucional, levantando debate sobre gastos em período de contenção orçamentária.
L

Estados Unidos ameaçam novas medidas contra o Brasil após condenação de Jair Bolsonaro

Secretário de Estado do governo Trump indica que retaliações serão anunciadas em breve.
L
Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Estão abertas, a partir desta terça-feira, 9, as inscrições do VII Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serventias Extrajudicias de Notas e de Registro do Estado de Rondônia, organizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
L
Oscar 2026 terá O Agente Secreto como representante brasileiro

Oscar 2026 terá O Agente Secreto como representante brasileiro

Dirigido por Kléber Mendonça Filho e com Wagner Moura no elenco, o filme O Agente Secreto é a aposta brasileira na disputa pelo Oscar 2026 de Melhor Filme Internacional.
L
CNU tem nomeação de 279 analistas de infraestrutura

CNU tem nomeação de 279 analistas de infraestrutura

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) para o cargo de analista de infraestrutura são nomeados para assumir suas vagas no serviço público federal.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

A foto mostra a candidata a um cargo público em uma audiência, escolhendo a comarca. O condutor da audiência a observa, segurando um microfone. Ao fundo, uma tela mostra uma videoconferência com outros participantes.
L
Sine Municipal impulsiona capacitação e geração de empregos em Porto Velho

Sine Municipal impulsiona capacitação e geração de empregos em Porto Velho

Entre os serviços oferecidos estão testes de perfil, orientação de carreira e oficinas de elaboração de currículo.
L
Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa entrega sala de informática à Polícia Militar Mirim de Guajará-Mirim com investimento de R$ 150 mil

Dra. Taíssa entrega sala de informática à Polícia Militar Mirim de Guajará-Mirim com investimento de R$ 150 mil

Emenda parlamentar da deputada garante 16 computadores e mobília, fortalecendo a formação de jovens do projeto na cidade.
L
Dra. Taíssa destina mais de R$ 14 milhões em emendas para Guajará-Mirim entre 2023 e 2025

Dra. Taíssa destina mais de R$ 14 milhões em emendas para Guajará-Mirim entre 2023 e 2025

Investimentos contemplam saúde, educação, esporte, cultura, segurança e setor produtivo, reforçando o compromisso da deputada com a população local.
L
Depoimento de “Careca do INSS” é cancelado após decisão da defesa de não comparecer à CPMI em Brasília

Depoimento de “Careca do INSS” é cancelado após decisão da defesa de não comparecer à CPMI em Brasília

Investigado por esquema bilionário de desvios no INSS desistiu de falar ao Congresso; defesa alega prioridade a depoimento na Polícia Federal.
L
Vereadora Sofia Andrade tem projeto contra poluição visual aprovado na Câmara de Porto Velho

Vereadora Sofia Andrade tem projeto contra poluição visual aprovado na Câmara de Porto Velho

Lei proíbe afixação irregular de cartazes e banners em espaços públicos e privados, prevendo multas e destinação de recursos ao meio ambiente.
L
Dra. Taíssa participa de reunião do Conselho Comunitário em Vista Alegre do Abunã

Dra. Taíssa participa de reunião do Conselho Comunitário em Vista Alegre do Abunã

Deputada estadual reforça compromisso de ouvir a população e buscar soluções para as demandas apresentadas no distrito de Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍCIA

Populares imobilizam adolescentes após assalto no Parque da Cidade em Porto Velho

Populares imobilizam adolescentes após assalto no Parque da Cidade em Porto Velho

Jovens de 14 e 15 anos roubaram bicicleta de um adolescente de 16.
10
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido no centro da capital

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido no centro da capital

Acidente entre Fiorino e motocicleta ocorreu na Avenida Nações Unidas; vítima sofreu escoriações e foi levada ao hospital pelo Samu.
12

Duas pessoas morrem após inalar gases tóxicos em carro em Alagoas

O caso, inicialmente tratado como homicídio, foi esclarecido após a perícia constatar sinais de intoxicação nos corpos
18

Casal é preso por torturar crianças e forçá-las a comer como cachorros

As vítimas eram submetidas a diversas violências, como comer comida do chão e ajoelhar sobre tampinhas de garrafa
16

Jovem mantida em cárcere por 7 dias foi estuprada e resgatada no Distrito Federal

A jovem relatou ter sido estuprada por um dos criminosos e foi encontrada com outras três pessoas, incluindo um homem de 64 anos
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brics saúde em pauta para reforçar parcerias e cooperação

Brics saúde em pauta para reforçar parcerias e cooperação

Institutos nacionais de saúde de países do Brics se reúnem no Rio de Janeiro para propor novas ações conjuntas em saúde, buscando enfrentar desafios e fortalecer a preparação para futuras emergências.
L
Agenda de Lula na ONU foca em Palestina e clima

Agenda de Lula na ONU foca em Palestina e clima

O presidente Lula participa da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York com foco na questão palestina, crise climática e defesa da democracia.
L
Prefeitura de Jaru aprova lei que proíbe músicas com teor sexual e apologia a drogas em escolas

Prefeitura de Jaru aprova lei que proíbe músicas com teor sexual e apologia a drogas em escolas

Projeto aprovado pela Câmara veta execução de músicas impróprias em atividades escolares; prefeito Jeverson Lima deve sancionar medida.
L
Dra. Taíssa solicita execução do Programa Plante Mais em Jacinópolis para fortalecer agricultura familiar

Dra. Taíssa solicita execução do Programa Plante Mais em Jacinópolis para fortalecer agricultura familiar

Deputada estadual pede à Seagri que distrito de Nova Mamoré seja contemplado com o programa, ampliando produção e garantindo segurança alimentar.
L
lixo-comunista-filha-do-ministro-do-stf-edson-fachin-sofre-cusparada-e-insultos-em-ataque-de-odio-na-ufpr

“Lixo comunista”: filha do ministro do STF Edson Fachin sofre cusparada e insultos em ataque de ódio na UFPR

Melina Fachin, diretora do Setor de Ciências Jurídicas da universidade, foi agredida ao deixar o campus em Curitiba
L
Prisão de Bolsonaro tem escolta questionada por Moraes

Prisão de Bolsonaro tem escolta questionada por Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, solicitou explicações à Polícia Penal do DF sobre a escolta que levou o ex-presidente Jair Bolsonaro ao hospital, com retorno imediato à sua prisão domiciliar.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo de diretor e vice-diretor escolar

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo de diretor e vice-diretor escolar

Interessados podem se inscrever até 23 de setembro para cargos em escolas municipais da zona urbana e rural
L
Condenação 8 de janeiro tem pena iniciada em prisão domiciliar

Condenação 8 de janeiro tem pena iniciada em prisão domiciliar

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou o início da execução da pena de Débora Rodrigues dos Santos, condenada a 14 anos por participação nos atos de 8 de janeiro.
L

Requerimento de Outorga: RIGOBERTO DUARTE BAPTISTA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Adolescente é espancado pelo pai na Asa Norte ao tentar defender a mãe

A violência ocorreu quando o jovem tentou defender a mãe de uma agressão, no sábado (13)
16
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.