TERÇA-FEIRA, 17/03/2026

Em destaque

L

Saúde

Picadas de aranhas são segunda causa de envenenamento no país

Soros antivenenos são distribuídos pelo SUS

Por PAULA LABOISSIÈRE – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Picadas de aranhas são segunda causa de envenenamento no país
LÉO RODRIGUES/AGÊNCIA BRASIL

O Brasil registrou 341.806 acidentes com animais peçonhentos ao longo de todo o ano de 2023 – sendo 43.933 ocasionados por aranhas. O número representa 12% do total. O Ministério da Saúde alerta que as aranhas respondem, atualmente, como o segundo maior causador de envenenamentos por animais peçonhentos no país, atrás apenas dos escorpiões.

“Acidentes por animais peçonhentos representam um importante desafio para a saúde pública no Brasil. Devido à rica biodiversidade e ao clima tropical favorável, o país abriga uma grande variedade de serpentes, aranhas, escorpiões e outros animais peçonhentos, cujas picadas ou mordidas podem resultar em graves consequências para a saúde humana”, destacou a pasta.

Segundo o ministério, embora apenas três grupos de aranhas causem acidentes graves no Brasil, todas fazem parte do convívio humano, seja dentro de casa, em quintais ou parques.

Os chamados soros antivenenos, incluindo o soro antiaracnídico, são distribuídos exclusivamente via Sistema Único de Saúde (SUS) e podem ser disponibilizados por hospitais públicos, filantrópicos e privados, desde que seja garantido tratamento sem custo ao paciente.

Veja as aranhas mais causadoras de acidentes
Acidentes por aranhas ou araneísmo configuram um quadro clínico de envenenamento decorrente da inoculação da peçonha de aranhas, através de um par de ferrões localizados na parte anterior do animal.

Confira, a seguir, as principais aranhas causadoras de acidentes graves no Brasil:

Loxosceles (aranha-marrom ou aranha-violino)

Os sinais e sintomas da picada incluem dor de pequena intensidade. O local acometido pode evoluir com palidez mesclada com áreas equimóticas (placa marmórea), instalada sobre uma região endurada. Também podem ser observadas vesículas ou bolhas sobre a área endurada, com conteúdo sero‐sanguinolento ou hemorrágico.

Nos casos mais graves, ocorre hemólise intravascular, de intensidade variável, sem associação direta com a extensão da lesão cutânea, tendo como principais complicações a insuficiência renal aguda por necrose tubular.

Phoneutria (aranha-armadeira ou macaca)

A dor imediata é o sintoma mais frequente. Sua intensidade é variável, podendo irradiar até a raiz do membro acometido.

Outros sintomas são inchaço por acúmulo de líquidos, manchas vermelhas na pele, formigamento ou dormência na pele e excesso de suor no local da picada, onde podem ser visualizadas as marcas de dois pontos de inoculação.

Latrodectus (viúva-negra)

Os sinais e sintomas incluem dor na região da picada, suor generalizado e alterações na pressão e nos batimentos cardíacos.

Podem ocorrer ainda tremores, ansiedade, excitabilidade, insônia, dor de cabeça, manchas vermelhas na face e pescoço. Há relatos de distúrbios de comportamento e choque, em casos graves.

O que fazer

Em caso de acidente, as orientações são:

– procurar atendimento médico imediatamente;

– fotografar ou informar ao profissional de saúde o máximo possível de características do animal, como tipo de animal, cor, tamanho;

– se possível e, caso tal ação não atrase a ida do paciente ao atendimento médico, lavar o local da picada com água e sabão;

– realizar compressas mornas, que podem ajudar a aliviar a dor;

Confira aqui a lista de hospitais de referência para soroterapia em casos de acidentes por animais peçonhentos, separada por estado, constando as cidades onde estão localizados, nomes dos hospitais, endereços, telefones.

Em caso de emergência, a recomendação é contatar imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) ou o Corpo de Bombeiros (193). Também é possível entrar em contato com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica que atende a região onde o acidente ocorreu.

Prevenção

As medidas para prevenir acidentes com aranhas incluem:

– manter jardins e quintais limpos;

– evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico, material de construção nas proximidades das casas;

– evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbusto, bananeiras e outras) junto a paredes e muros das casas;

– limpar periodicamente terrenos baldios vizinhos – pelo menos numa faixa de um a dois metros junto das casas;

– sacudir roupas e sapatos antes de usá-los;

– vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e as paredes, consertar rodapés despregados, colocar soleiras nas portas e telas nas janelas.

– usar telas em ralos do chão, pias ou tanques;

– afastar camas e berços das paredes e evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão;

– inspecionar sapatos e tênis antes de calçá-los.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Comunidade aprova atendimentos da nova UPA José Adelino

Comunidade aprova atendimentos da nova UPA José Adelino

Inaugurada recentemente em Porto Velho, a UPA José Adelino recebe elogios da população por estrutura moderna e atendimento humanizado na rede municipal de saúde.
L
Jaru promove palestra sobre prevenção de doenças renais

Jaru promove palestra sobre prevenção de doenças renais

Evento será realizado na unidade de saúde Carlos Chagas e contará com profissionais de saúde e paciente transplantado
L
Jaru realiza campanha de doação de sangue nesta sexta e sábado

Jaru realiza campanha de doação de sangue nesta sexta e sábado

Campanha “Jaru salvando vidas, quem doa sangue, doa vida!” atenderá doadores no Centro de Saúde Especializado da Mulher
L
Anvisa determina apreensão de azeite de oliva extravirgem por origem desconhecida

Anvisa determina apreensão de azeite de oliva extravirgem por origem desconhecida

Resolução proíbe comercialização e uso do azeite San Olivetto; empresas responsáveis apresentam irregularidades cadastrais graves e CNPJs inativos.
L
Anvisa determina recolhimento de esmaltes em gel da Impala por substância proibida

Anvisa determina recolhimento de esmaltes em gel da Impala por substância proibida

Medida ocorre após a fabricante comunicar o recolhimento voluntário de produtos contendo TPO, composto associado a riscos reprodutivos.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Ruden Russelakiz de Oliveira

Ruden Russelakiz de Oliveira será lembrado em Porto Velho pelo carinho com a família e amigos, com velório na Funerária Dom Bosco e sepultamento no Jardim da Saudade.
L
Prefeitura de Porto Velho convoca aprovados para entrega de documentos

Prefeitura de Porto Velho convoca aprovados para entrega de documentos

Candidatos do processo seletivo têm até 15 dias para apresentar documentação e realizar exames admissionais exigidos em edital da Semad.
L
Dia do Mel destaca apicultura em Porto Velho

Dia do Mel destaca apicultura em Porto Velho

Data valoriza produção de mel e reforça importância das abelhas para o meio ambiente e agricultura familiar em Porto Velho.
L

Prosa & Pesquisa : Guilherme Alexandre Monteiro da Silva é o entrevistado desta terça-feira

O público poderá acompanhar o programa pelas plataformas do News Rondônia e pela NewsTV, que leva conteúdo informativo, educacional e de interesse público para toda a população.
L
Governo federal ameaça urgência para votação do fim da escala 6x1

Governo federal ameaça urgência para votação do fim da escala 6×1

O ministro Guilherme Boulos afirmou que o presidente Lula enviará projeto de lei com regime de urgência caso o Congresso Nacional atrase a análise da proposta.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Publicidade

POLÍTICA

Mendonça impõe tornozeleira eletrônica a deputada federal

Mendonça impõe tornozeleira eletrônica a deputada federal

O ministro do STF negou o pedido de prisão preventiva da parlamentar Gorete Pereira, investigada por beneficiar-se de fraudes bilionárias em aposentadorias do INSS.
L
ECA Digital entra em vigor para ampliar proteção de menores na rede

ECA Digital entra em vigor para ampliar proteção de menores na rede

A nova legislação estabelece diretrizes rígidas para empresas de tecnologia e redes sociais, proibindo a monetização de conteúdos que sexualizam crianças e adolescentes.
L
Governo cria cadastro geral para comunidades quilombolas

Governo cria cadastro geral para comunidades quilombolas

A Fundação Palmares publicou portaria que unifica o banco de dados e define novas regras para a emissão da certidão de autodefinição das comunidades quilombolas.
L
Pedro Fernandes garante van para saúde em Jorge Teixeira

Pedro Fernandes garante van para saúde em Jorge Teixeira

Veículo adquirido por emenda parlamentar vai atender pacientes da rede municipal de saúde e usuários da APAE, ampliando o acesso a serviços essenciais no município.
L
Mendonça proíbe CPMI do INSS de acessar dados de Vorcaro em sala-cofre

Mendonça proíbe CPMI do INSS de acessar dados de Vorcaro em sala-cofre

Ministro do STF determinou que materiais armazenados no Senado sejam devolvidos à Polícia Federal após vazamento de mensagens íntimas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Idoso cadeirante é encontrado morto em residencial na zona leste

Idoso cadeirante é encontrado morto em residencial na zona leste

O corpo de José Lopes Carneiro, de 70 anos, foi localizado em avançado estado de decomposição dentro de sua residência no condomínio Pró Moradia Leste 1.
18
Homem que incendiou casa com ex e crianças é preso em Porto Velho

Homem que incendiou casa com ex e crianças é preso em Porto Velho

O suspeito, que estava foragido desde a semana passada após destruir a residência da família no centro, foi localizado por policiais no bairro Cuniã.
12
PF deflagra operação em 17 estados contra abuso sexual infantojuvenil na internet

PF deflagra operação em 17 estados contra abuso sexual infantojuvenil na internet

Ação nacional cumpre mandados de busca e apreensão para identificar criminosos envolvidos no armazenamento, no compartilhamento e na produção de material de abuso.
10
Jovem de 18 anos é preso por estupro de vulnerável em RO

Jovem de 18 anos é preso por estupro de vulnerável em RO

O suspeito foi detido pela Polícia Militar após a mãe de uma criança de 11 anos descobrir encontros noturnos entre os dois e acionar as autoridades.
16
Suspeitos de homicídio em Mato Grosso são presos em RO

Suspeitos de homicídio em Mato Grosso são presos em RO

O Núcleo de Inteligência da Polícia Militar localizou os foragidos Jonathan Ferreira de Jesus e Ananiel de Lima Alves no primeiro distrito da cidade rondoniense.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Licença Ambiental (LP, LI, LO): CONDOMINIO RESIDENCIAL TENERIFE

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO.
L

Requerimento de Outorga: CONDOMINIO RESIDENCIAL TENERIFE

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEO.
L
INSS suspende empréstimos consignados do C6 Consig por cobranças indevidas

INSS suspende empréstimos consignados do C6 Consig por cobranças indevidas

A decisão publicada no Diário Oficial barra novos contratos após a Controladoria-Geral da União identificar irregularidades em 320 mil operações bancárias.
L
Detran-RO libera consulta online de transporte escolar

Detran-RO libera consulta online de transporte escolar

Central de Serviços permite verificar situação cadastral de veículos escolares em Rondônia, garantindo mais segurança e transparência para pais e responsáveis.
L
Pedro Fernandes cobra solução para água em União Bandeirantes

Pedro Fernandes cobra solução para água em União Bandeirantes

Deputado solicita reparos na rede danificada para garantir início do abastecimento de água tratada no distrito de União Bandeirantes, em Porto Velho.
L
MPRO debate direitos do consumidor em evento em Porto Velho

MPRO debate direitos do consumidor em evento em Porto Velho

Roda de conversa reuniu instituições para discutir educação para o consumo, desafios do comércio eletrônico e proteção ao cidadão em Porto Velho.
L
Cacaulândia recebe ação da Energisa com novos equipamentos

Cacaulândia recebe ação da Energisa com novos equipamentos

Projeto Nossa Energia beneficia famílias, escolas e unidades de saúde em Cacaulândia com doação de equipamentos mais eficientes e economia na conta de luz.
L