QUINTA-FEIRA, 06/11/2025

Em destaque

L

Saúde

OMS mantém pólio como emergência global

Vírus circulante foi detectado na Faixa de Gaza e outros países

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

OMS mantém pólio como emergência global
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta terça-feira (13) que decidiu manter a poliomielite como emergência em saúde pública de interesse internacional. Em nota, a entidade destacou que um comitê de emergência analisou os dados disponíveis sobre a circulação do vírus, sobretudo nos seguintes países: Afeganistão, Etiópia, Guiné Equatorial, Quênia, Mali, Níger, Paquistão, Senegal e Somália.

“O comitê concordou, por unanimidade, que o risco de propagação internacional do poliovírus continua a configurar uma emergência em saúde pública de importância internacional e recomendou a prorrogação de orientações temporárias por mais três meses”, destacou a OMS no documento.

Dentre os fatores levados em consideração estão:

– Vacinação de rotina fraca: muitos países possuem sistemas de imunização fracos e que podem ser ainda mais afetados por emergências humanitárias, incluindo conflitos. O cenário, segundo a OMS, representa risco crescente, já que as populações dessas localidades ficam vulneráveis ​​a surtos de poliomielite.

– Falta de acesso: a inacessibilidade continua a representar um grande risco para o combate à pólio, especialmente no norte do Iêmen e na Somália, onde existem populações consideráveis ​​que não foram alcançadas pela imunização contra a poliomielite durante longos períodos (mais de um ano).

Poliovírus selvagem

Desde a última reunião do comitê de emergência, há três meses, 12 novos casos de poliovírus selvagem foram notificados, sendo cinco no Afeganistão e sete no Paquistão, elevando para 14 o total de casos registrados em 2024. As amostras de ambiente que testaram positivo para o vírus no Paquistão passaram de 126 ao longo de 2023 para 186 este ano, enquanto no Afeganistão, o salto foi de 44 para 62 casos positivos no mesmo período.

Poliovírus derivado da vacina

Já os casos do chamado poliovírus circulante derivado da vacina, em 2024, chegaram a 72, sendo 30 registrados na Nigéria. Há, segundo a OMS, dois novos países que reportaram casos desse tipo desde a última reunião do comitê de emergência: Etiópia e Guiné Equatorial. A maioria dos casos foi importada do Sudão e do Chade.

Esse tipo de manifestação da doença acontece porque a vacina oral contém o vírus ativo, mas enfraquecido. A dose faz com que o organismo humano produza uma defesa imunológica contra a doença e o vírus enfraquecido se multiplica no intestino da criança, sendo eliminado pelas fezes.

Em locais com saneamento precário, o vírus enfraquecido eliminado dessa forma pode contaminar outras pessoas, o que não é de todo mal já que, com isso, elas adquirem imunidade. A cepa não encontra mais hospedeiros e desaparece do meio ambiente. O problema é quando isso acontece em regiões com baixa cobertura vacinal para a pólio, onde o vírus pode continuar circulando livremente, atingindo crianças suscetíveis ou que não foram imunizadas.

De acordo com a OMS, Argélia, Costa do Marfim, Egito, Guiné Equatorial, Gâmbia, Libéria, Moçambique, Senegal, Serra Leoa, Sudão, Uganda e Zimbábue detectaram o poliovírus circulante derivado da vacina em amostras de ambiente, mas sem casos confirmados para a doença.

Em 2023, foram confirmados 527 casos de poliovírus circulante derivado da vacina, sendo 224 (43%) na República Democrática do Congo.

Faixa de Gaza

Após a reunião do comitê de emergência, em 8 de julho, a OMS foi informada sobre a detecção de poliovírus circulante derivado da vacina em seis amostras ambientais colhidas na Faixa de Gaza. Todas as amostras ambientais positivas foram recolhidas em 23 de junho de 2024. “Já estão em curso esforços, em todos os níveis, para montar uma resposta a esse surto”, destacou a entidade.

Na semana passada, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que vai enviar mais de 1 milhão de doses contra a pólio para a Faixa de Gaza. As vacinas devem ser administradas em cerca de 600 mil crianças de até 8 anos ao longo das próximas semanas.

Em seu perfil na rede social X (antigo Twitter), Tedros informou que a OMS – em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA, na sigla em inglês) – planeja executar duas rodadas de campanha de vacinação contra a pólio na região.

“Precisamos de absoluta liberdade de circulação de profissionais de saúde e do equipamento médico para realizar essas operações complexas com segurança e eficácia”, informou. Segundo Tedros, a detecção do vírus da pólio em amostras de esgoto colhidas na Faixa de Gaza é um sinal claro de que a doença tem circulado na região, colocando em risco crianças não vacinadas.

“Um cessar-fogo ou, pelo menos, dias de tranquilidade durante a preparação e a execução das campanhas de vacinação são necessários para proteger as crianças em Gaza contra a pólio”, completou o diretor-geral da OMS.

Para a entidade, crianças com menos de 5 anos correm maior risco de contrair pólio em Gaza – sobretudo bebês de até 2 anos, uma vez que as campanhas de vacinação de rotina foram interrompidas em razão de quase dez meses de conflito na região.

Além da pólio, a OMS relatou aumento generalizado de casos de hepatite A, diarréia e gastroenterite, à medida em que as condições sanitárias se deterioram em Gaza, com o esgoto sendo derramado em ruas próximas a acampamentos destinados a pessoas deslocadas.

A doença

Transmitido principalmente por via fecal-oral, o vírus da pólio é classificado como altamente infeccioso, capaz de invadir o sistema nervoso central e causar paralisia. A estimativa é que uma em cada duzentas infecções leve à paralisia irreversível, geralmente das pernas. Entre os acometidos, 5% a 10% morrem por paralisia dos músculos respiratórios.

Os casos da doença em todo o mundo diminuíram 99% desde 1988, passando de 350 mil para seis casos reportados em 2021, em razão de campanhas de vacinação em massa. Esforços ainda são necessários para erradicar o vírus por completo do planeta.

A pólio figura atualmente como a única emergência em saúde pública de importância internacional mantida pela OMS. Na semana passada, entretanto, a entidade convocou o comitê de emergência para avaliar o cenário de surto de mpox na África e o risco de disseminação internacional da doença.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Anvisa proíbe suplementos e energéticos com adição de ozônio

Anvisa proíbe suplementos e energéticos com adição de ozônio

Medida cautelar da Agência Nacional de Vigilância Sanitária suspende a comercialização de produtos da empresa OZT, pois o ozônio não possui avaliação de segurança para uso em alimentos e as propagandas apresentam alegações terapêuticas não aprovadas.
L
Prefeitura de Porto Velho reforça rede de saúde com entrega de ambulancha e desfibriladores.

Prefeitura de Porto Velho reforça rede de saúde com entrega de ambulancha e desfibriladores.

Equipamentos ampliam a capacidade de atendimento emergencial e fortalecem a estrutura da saúde pública nas comunidades rurais e ribeirinhas.
L
Conepod promove palestra sobre saúde bucal na Comunidade Terapêutica Acriar em Porto Velho

Conepod promove palestra sobre saúde bucal na Comunidade Terapêutica Acriar em Porto Velho

Ação reforçou a importância da higiene bucal e do autocuidado como parte do processo de recuperação e reintegração social.
L
Porto Velho mantém queda nos casos de malária e reforça mobilização

Porto Velho mantém queda nos casos de malária e reforça mobilização

Município registra redução de 25% nos casos e segue comprometido com a meta de eliminação da doença até 2035.
L
Brasil apresenta plano para ampliar produção de vacinas e medicamentos no G20

Brasil apresenta plano para ampliar produção de vacinas e medicamentos no G20

O ministro Alexandre Padilha participa da reunião do G20 Saúde na África do Sul, onde o país, presidindo a Coalizão Global, propõe intensificar parcerias para a produção local de vacinas e medicamentos para doenças negligenciadas e de alto custo.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sete produtores de Rondônia avançam na disputa pelo melhor café do país

Estado mostra sua força na cafeicultura de qualidade, com representantes de Rolim de Moura, Cujubim, Seringueiras e Cacoal entre os finalistas do concurso mais prestigiado do país.
L

SIC 2025: Rondônia apresenta cafés com identidade amazônica e mira a COP 30

O estande de Rondônia na SIC encanta visitantes com cafés especiais, chocolates, frutas e pescados, destacando a força sustentável e inovadora da Amazônia.
L

Senar Rondônia fortalece cafeicultura com assistência técnica e gestão rural

Durante a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, João Paulo, representante do Senar Rondônia, destacou o papel da assistência técnica e gerencial na valorização dos robustas amazônicos e na transformação da vida dos produtores rurais.
L

Com ajuda do SENAR, produtor de Cacoal colhe frutos do planejamento e leva café de Rondônia à SIC

Arildo Ferreira, da Associação Café Ron de Cacoal, representa Rondônia pela terceira vez na SIC e celebra o sucesso do café de qualidade aliado ao planejamento e à sustentabilidade.
L

De RO para o mundo: capacitação do sistema FAPERON impulsiona cafés robustas amazônicos na SIC

O vice-presidente da Faperon, Alex Guaitolini, destacou na SIC o papel do sistema Faperon, Senar e sindicatos rurais na valorização e capacitação dos produtores de café de Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CAIXA lança concurso público com 184 vagas de nível superior; salários chegam a R$ 14,9 mil

O edital para cargos da carreira profissional da CAIXA será publicado nesta sexta-feira (7), data de início das inscrições, com provas previstas para 1º de fevereiro de 2026.
L
Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Convocação foi publicada no Diário Oficial e prazo para posse termina em 4 de dezembro, sem possibilidade de prorrogação.
L
Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L
Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L

POLÍTICA

Após solicitação de Pedro Fernandes, DER inicia manutenção da RO-459 em Rio Crespo

Após solicitação de Pedro Fernandes, DER inicia manutenção da RO-459 em Rio Crespo

Serviço atende indicação do deputado estadual Pedro Fernandes e recupera trecho essencial para o transporte e o escoamento da produção regional.
L
Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Parlamentar destacou a importância da universidade pública para o desenvolvimento de Rondônia e reafirmou seu compromisso com o fortalecimento da educação superior no estado.
L

Pedro Fernandes indica criação do Refaz Ambiental para negociar multas e dar segurança jurídica em Rondônia

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) propôs ao Governo de Rondônia a instituição do Refaz Ambiental, um programa específico para negociar e parcelar multas ambientais.
L
Programa de Residência e novas regras de custas do TJRO são aprovados pela Assembleia de Rondônia

Programa de Residência e novas regras de custas do TJRO são aprovados pela Assembleia de Rondônia

Deputados aprovaram três projetos do Tribunal de Justiça que tratam de emolumentos extrajudiciais, custas forenses e da criação de programa de residência profissional.
L
Deputada Cláudia de Jesus solicita implantação de mamógrafo em hospital de Guajará-Mirim

Deputada Cláudia de Jesus solicita implantação de mamógrafo em hospital de Guajará-Mirim

Parlamentar pediu à Sesau estudo técnico e orçamentário para instalação do equipamento no Hospital Regional Júlio Pérez, ampliando o acesso à saúde da mulher.
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente entre carro elétrico e motocicleta deixa mulher ferida em Porto Velho

Acidente entre carro elétrico e motocicleta deixa mulher ferida em Porto Velho

Colisão ocorreu no cruzamento da Avenida Pinheiro Machado com a Rua Ananias Ferreira de Andrade, no Bairro Igarapé, Zona Leste; condutora da Biz teria sofrido grave lesão na cabeça.
14

Jogador do Dallas Cowboys, Marshawn Kneeland é encontrado morto após perseguição policial no Texas

O defesa Marshawn Kneeland (24), do Dallas Cowboys, foi encontrado morto após fugir de uma perseguição policial no Texas na quarta-feira (5).
18
PF deflagra a Operação Dupla Face em combate a fraudes previdenciárias no INSS

PF deflagra a Operação Dupla Face em combate a fraudes previdenciárias no INSS

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão no Distrito de Realidade, em Humaitá/AM.
10
Ex-deputado Paulo Frateschi é morto pelo filho em São Paulo

Ex-deputado Paulo Frateschi é morto pelo filho em São Paulo

Membro histórico do PT, Paulo Frateschi foi agredido a faca em sua casa, no bairro da Lapa, e não resistiu ao ferimento; Francisco Frateschi é o suspeito do crime.
18
PRF em Rondônia apreende quase 14 kg de skunk

PRF em Rondônia apreende quase 14 kg de skunk

A droga foi despachada em um ônibus de viagem intermunicipal
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: V GRETZLER – ME

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA, INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO
L
INCLUSÃO: SALA BRAILLE promove capacitação aos funcionários do TRE RO

INCLUSÃO: SALA BRAILLE promove capacitação aos funcionários do TRE RO

Curso ocorre de 3 a 7 de novembro e visa promover a inclusão efetiva de pessoas com deficiência visual no ambiente institucional, em parceria com a ASDEVRON.
L

Agenda News: Grego Original Pub esquenta o fim de semana

Happy hour com entrada gratuita, feijoada com rock e tributos épicos agitam Porto Velho com música e diversão para toda família.
L
Entenda como funciona o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF)

Entenda como funciona o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF)

Lançado oficialmente na COP30 em Belém, o TFFF é um mecanismo de financiamento inovador que combina capital público e privado para recompensar financeiramente países com florestas tropicais que comprovem a preservação de suas áreas, pagando por resultados.
L

Recebimento da Licença Ambiental: CAMOR COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA

LICENCA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00146.003/2025
L
Ex-ministro Onyx Lorenzoni diz à CPMI do INSS que fraude em descontos é antiga e recorrente

Ex-ministro Onyx Lorenzoni diz à CPMI do INSS que fraude em descontos é antiga e recorrente

Convidado a depor, Lorenzoni, ex-ministro do Trabalho e Previdência Social, afirmou que já estava ciente do problema de descontos associativos indevidos ao assumir a pasta e defendeu as ações administrativas tomadas pelo governo Bolsonaro.
L
Estados do Nordeste apoiam propostas de segurança pública do governo federal

Estados do Nordeste apoiam propostas de segurança pública do governo federal

Consórcio Nordeste manifesta apoio à PEC da Segurança e ao Projeto de Lei Antifacção, destacando a necessidade de integração e inteligência para combater o poder financeiro do crime organizado.
L

RESULTADO PARCIAL: Dois cafés acreanos avançam para o Top 15 do Coffee of the Year 2025

Vanderlei de Lara e Wagner Alvares representam o estado na final do principal concurso de cafés do Brasil, reforçando o crescimento da cafeicultura acreana na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte.
L

Cafeicultor do Acre, Wagner Souza, pode levar hoje o Robusta Amazônico ao pódio nacional

Produtor de Acrelândia volta a figurar entre os 30 melhores cafés canéfora do Brasil, destacando o potencial do robusta acreano durante a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.