SEXTA-FEIRA, 05/12/2025
Publicidade

Em destaque

L

Saúde

OMS avalia se mpox deve voltar a ser declarada emergência global

Comitê de emergência foi convocado para esta quarta-feira

Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

OMS avalia se mpox deve voltar a ser declarada emergência global
REUTERS/Arlette Bashizi/Proibida reprodução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou para esta quarta-feira (14) comitê de emergência para avaliar o cenário de surto de mpox na África e o risco de disseminação internacional da doença. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na última quarta-feira (7), em seu perfil na rede social X.

Segundo Tedros, a decisão de convocar o comitê de emergência levou em conta o registro de casos fora da República Democrática do Congo, onde as infecções estão em ascensão há mais de dois anos. O cenário se agravou ao longo dos últimos meses em razão do uma mutação que levou à transmissão do vírus de pessoa para pessoa.

Ontem (13), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC África) declarou o cenário de mpox na região como emergência em saúde pública de segurança continental. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Jean Kaseya, ao citar a rápida transmissão da doença na África.

“Esse não é apenas mais um desafio. O cenário exige ação coletiva”, disse. “Nosso continente já presenciou diversas lutas. Já enfrentamos pandemias, surtos, desastres naturais e conflitos. Ainda assim, para cada adversidade, agimos. Não como nações fragmentadas, mas como uma única África. Resilientes, de forma engenhosa e resoluta.”

Números

De janeiro de 2022 a junho de 2024, a OMS registrou 99.176 casos confirmados de mpox em 116 países. No período, foram contabilizadas ainda 208 mortes provocadas pela doença.

Dados do relatório de situação divulgado segunda-feira (12) pela entidade mostram que, apenas em junho, 934 casos foram confirmados laboratorialmente e quatro mortes foram notificadas em 26 países, “sinalizando transmissão contínua da mpox em todo o mundo”.

As regiões mais afetadas em junho, de acordo com o número de casos confirmados, são África (567 casos), América (175 casos), Europa (100 casos), Pacífico Ocidental (81 casos) e Sudeste Asiático (11 casos). O Mediterrâneo Oriental não notificou casos nesse período.

No continente africano, a República Democrática do Congo responde por 96% dos casos confirmados em junho. A OMS alerta, entretanto, que o país tem acesso limitado a testes em zonas rurais e que apenas 24% dos casos clinicamente compatíveis e notificados como suspeitos no país foram testados em 2024.

Pelo menos quatro novos países na África Oriental, incluindo Burundi, Quênia, Ruanda e Uganda, reportaram seus primeiros casos de mpox – todos ligados ao surto em expansão na região. Já a Costa do Marfim registra um surto da doença, mas de outra variante, enquanto a África do Sul confirmou mais dois casos.

Maior letalidade

No fim de junho, a OMS chegou a alertar para uma variante mais perigosa da mpox. A taxa de letalidade pela nova variante 1b na África Central chega a ser de mais de 10% entre crianças pequenas, enquanto a variante 2b, que causou a epidemia global de mpox em 2022, registrou taxa de letalidade de menos de 1%.

Vacina

Esta semana, a OMS publicou documento oficial solicitando a fabricantes de vacinas contra a mpox que submetam pedidos de análise para o uso emergencial das doses. O processo foi desenvolvido especificamente para agilizar a disponibilidade de insumos não licenciados, mas necessários em situações de emergência em saúde pública.

“Essa é uma recomendação com validade limitada, baseada em abordagem de risco-benefício”, destacou a entidade. No documento, a OMS solicita que os fabricantes de vacinas contra a doença apresentem dados que possam atestar que as doses são seguras, eficazes, de qualidade garantida e adequadas para as populações-alvo.

A concessão de autorização para uso emergencial, segundo a organização, deve acelerar o acesso às vacinas, sobretudo para países de baixa renda e que ainda não emitiram sua própria aprovação regulamentar. O processo também permite que parceiros como a Aliança para Vacinas (Gavi, na sigla em inglês) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) adquiram doses para distribuição.

A doença

A mpox é uma doença zoonótica viral. A transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animais silvestres infectados, pessoas infectadas pelo vírus e materiais contaminados. Os sintomas, em geral, incluem erupções cutâneas ou lesões de pele, linfonodos inchados (ínguas), febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza.

As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas que secam e caem. O número de lesões pode variar de algumas a milhares. As erupções tendem a se concentrar no rosto, na palma das mãos e na planta dos pés, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive na boca, nos olhos, nos órgãos genitais e no ânus.

Primeira emergência

Em maio de 2023, quase uma semana após alterar o status da covid-19, a OMS declarou que a mpox também não configurava mais emergência em saúde pública de importância internacional. Em julho de 2022, a entidade havia decretado status de emergência em razão do surto da doença em diversos países.

“Assim como com a covid-19, o fim da emergência não significa que o trabalho acabou. A mpox continua a apresentar desafios de saúde pública significantes que precisam de resposta robusta, proativa e sustentável”, declarou, à época, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.

“Casos relacionados a viagens, registrados em todas as regiões, demonstram a ameaça contínua. Existe risco, em particular, para pessoas que vivem com infecção por HIV não tratada. Continua sendo importante que os países mantenham sua capacidade de teste e seus esforços, avaliem os riscos, quantifiquem as necessidades de resposta e ajam prontamente quando necessário”, alertou Tedros em 2023.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sala de Estabilização garante socorro médico 24 horas em distrito da Capital

Sala de Estabilização garante socorro médico 24 horas em distrito da Capital

Léo Moraes inaugura Sala de Estabilização Roberval Ferraz de Lima que oferece socorro médico 24 horas, atendendo ao clamor histórico da população de União Bandeirantes por mais saúde.
L
Jaru promove ações do Dezembro Vermelho com pit stop e distribuição de kits

Jaru promove ações do Dezembro Vermelho com pit stop e distribuição de kits

Campanha destaca prevenção ao HIV com orientação, testes rápidos e entrega de kits.
L
Beneficiárias recebem mensagens sobre retirada de absorventes no SUS

Beneficiárias recebem mensagens sobre retirada de absorventes no SUS

O Ministério da Saúde enviou mensagens para 14 milhões de meninas e mulheres inscritas no CadÚnico com orientações sobre o acesso gratuito a absorventes higiênicos pelo Programa de Promoção e Proteção da Saúde e da Dignidade Menstrual.
L
MPRO realiza campanha de doação de sangue em parceria com a Fhemeron

MPRO realiza campanha de doação de sangue em parceria com a Fhemeron

Ação reforçou estoques e mobilizou servidores em Porto Velho.
L
HIV em Porto Velho registra queda nos casos e Semusa reforça ações de prevenção

HIV em Porto Velho registra queda nos casos e Semusa reforça ações de prevenção

HIV apresenta redução e Semusa intensifica estratégias de testagem, diagnóstico precoce e orientação no Dezembro Vermelho
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Quer sobrancelhas perfeitas? Participe do sorteio!

Depile-se sorteia combo de sobrancelhas perfeitas com design e buço.
L

Sorteio: Ingressos para a Festa Corsário Revival

Participe e concorra a 3 pares de ingressos para a festa que celebra os 30 anos do DJ Leudson!
L

Agenda News: Grego Original agita a semana com rock, feijoada e festa

Happy hour, shows ao vivo, almoço com rock e Réveillon inesquecível no pub mais vibrante de Porto Velho.
L

Nota de pesar: Manoel Camilo da Rocha

Familiares e amigos se despedem de Manoel Camilo da Rocha, aos 81 anos, em cerimônia na Câmara Municipal de Candeias, seguida de sepultamento no cemitério da cidade.
L
Horóscopo de Sexta-Feira, 05/12/2025 destaca energia que favorece novos movimentos

Horóscopo de Sexta-Feira, 05/12/2025 destaca energia que favorece novos movimentos

O horóscopo desta sexta-feira, 5 de dezembro de 2025, aponta tendências que influenciam o humor, o trabalho, as relações pessoais e o comportamento emocional dos signos ao longo do dia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dezembro Vermelho reforça prevenção ao HIV e investimentos da Alero na saúde em Rondônia

Dezembro Vermelho reforça prevenção ao HIV e investimentos da Alero na saúde em Rondônia

Estado amplia testagem, prevenção e acesso a tratamento, enquanto Assembleia fortalece orçamento para políticas de saúde
L
Ações do governo de RO impulsionam eficiência de gastos públicos e serviços para o cidadão em 2025

Ações do governo de RO impulsionam eficiência de gastos públicos e serviços para o cidadão em 2025

Governo de Rondônia economiza quase R$ 5 milhões em gastos administrativos e moderniza atendimento ao público
L
Governo de RO acelera modernização urbana e fortalece maior ciclo de obras da história em Pimenta Bueno

Governo de RO acelera modernização urbana e fortalece maior ciclo de obras da história em Pimenta Bueno

Mais de R$ 127 milhões são aplicados em pavimentação, iluminação, revitalização de espaços públicos e melhorias viárias
L
MPRO recebe Selo Diamante de Transparência Pública em reconhecimento nacional

MPRO recebe Selo Diamante de Transparência Pública em reconhecimento nacional

Ministério Público de Rondônia é destacado pela Atricon por práticas de transparência e acesso à informação.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Política, energia e celebrações marcam destaques em Rondônia nesta semana

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Política, energia e celebrações marcam destaques em Rondônia nesta semana

Investimentos em energia, movimentações políticas e eventos culturais marcam a semana em Rondônia, entre homenagens, debates e preparativos para o Natal.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil prende traficante com 150 kg de drogas da Bolívia em RO

Polícia Civil prende traficante com 150 kg de drogas da Bolívia em RO

A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos prendeu Erivaldo F., 49, na madrugada desta sexta-feira, após flagrá-lo com grande quantidade de cocaína e crack em Jaci-Paraná, Porto Velho.
10
Garota de programa denuncia agressão de cliente após tapa nas nádegas sem consentimento

Garota de programa denuncia agressão de cliente após tapa nas nádegas sem consentimento

Uma mulher de 26 anos acionou a Polícia Militar nesta quinta-feira, em Porto Velho, após ser agredida por um cliente dentro de um apartamento na zona leste da capital de Rondônia.
16
Travesti é encontrada ferida e ensanguentada no centro de Porto Velho

Travesti é encontrada ferida e ensanguentada no centro de Porto Velho

A vítima, de 45 anos, foi localizada no cruzamento das Avenidas 7 de Setembro e Rogério Weber, com diversas lesões e em visível estado de embriaguez, sendo encaminhada ao Hospital João Paulo II.
16
Motoboy foi morto após ser ameaçado por membro do PCC em Porto Velho

Motoboy foi morto após ser ameaçado por membro do PCC em Porto Velho

João Pedro Costa da Silva, 28, foi executado na noite de quinta-feira na zona leste; a Polícia Civil investiga a ligação do crime com ameaças feitas por uma mulher membro da facção.
16
Sargento Machado prende traficante que usava ursinho para esconder droga

Sargento Machado prende traficante que usava ursinho para esconder droga

Daniela D. A., conhecida como “Gorda”, foi presa na noite de quinta-feira em Porto Velho por tráfico de drogas, após a Polícia Militar encontrar entorpecentes escondidos em um brinquedo de pelúcia.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Como As Novas Plataformas De Trading De CFDs Estão Mudando O Mercado Financeiro

O impacto das novas plataformas de trading de CFDs no mercado
L
STF define o julgamento dos acusados pela morte de Marielle e Anderson

STF define o julgamento dos acusados pela morte de Marielle e Anderson

O ministro Flávio Dino marcou três sessões para fevereiro de 2026 para analisar o assassinato de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, com a primeira sessão iniciando em 24 de fevereiro.
L
Agenda News: Corsário Revival celebra DJ Leudson na Deep Club

Agenda News: Corsário Revival celebra DJ Leudson na Deep Club

Festa nostálgica marca os 30 anos de carreira do DJ Leudson com clássicos eletrônicos e convidados especiais.
L
Energisa leva mutirão de negociação à zona Sul de Porto Velho com descontos de até 80%

Energisa leva mutirão de negociação à zona Sul de Porto Velho com descontos de até 80%

Ação “Energisa na Comunidade” oferece regularização de débitos e orientações jurídicas neste sábado (06/12)
L
Netflix anuncia acordo bilionário para comprar Warner Bros. Discovery, incluindo HBO Max

Netflix anuncia acordo bilionário para comprar Warner Bros. Discovery, incluindo HBO Max

Negócio de US$ 82,7 bilhões permitirá à Netflix assumir estúdios, canais e franquias icônicas; conclusão depende de aprovação regulatória
L
Rondônia sedia pela primeira vez o Concurso Nacional de Qualidade do Cacau

Rondônia sedia pela primeira vez o Concurso Nacional de Qualidade do Cacau

Evento em Cacoal destaca produção de alta qualidade e fortalece visibilidade do estado no cenário agrícola nacional
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.