SEXTA-FEIRA, 23/01/2026

Em destaque

L

Saúde

Saúde mental fará parte de relatórios de gestão de risco de empresas

Companhias terão evitar o adoecimento mental dos trabalhadores

Por Paulo Victor Chagas e Ana Carolina- Repórteres da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Saúde mental fará parte de relatórios de gestão de risco de empresas
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O governo federal, representantes de empresas e de trabalhadores decidiram incluir dentre os critérios para o gerenciamento de riscos ocupacionais a preocupação com a proteção psicossocial dos funcionários. O cuidado com a questão de saúde mental e casos de assédio no ambiente organizacional passará a fazer parte da Norma Regulamentadora Nº 1 (NR-1), principal norma que trata do gerenciamento de riscos das organizações. A decisão foi tomada nessa terça-feira (30) durante reunião da Comissão Tripartite Paritária Permanente, composta por integrantes do governo, sindicatos de trabalhadores e confederações de empregadores, que discute temas de segurança e saúde no trabalho.

Em entrevista exclusiva à Agência Brasil, o secretário de Inspeção do Trabalho substituto do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) , Rogério Araújo, explicou que, a partir da publicação das atualizações da norma, as empresas deverão passar a identificar parâmetros psicossociais dentre os relatórios de gerenciamento de riscos, elaborados periodicamente para o cumprimento das exigências de segurança do trabalho.

“Essa atualização é muito importante. As empresas terão que fazer a gestão desses ambientes de trabalho para evitar o adoecimento mental do trabalhador. O objetivo é evitar o excesso de sobrecarga de trabalho e dar atenção às questões do ambiente de trabalho saudável sem assédio e nenhum tipo de violência contra o trabalhador, seja assédio moral, sexual ou qualquer outra forma de assédio”, detalhou.

As novas diretrizes devem entrar em vigor nove meses após a publicação da norma. Se considerado o prazo de trâmite e aprovação interna, a expectativa é que as mudanças sejam concretizadas no prazo aproximado de um ano. “É tempo mais que suficiente para que as empresas adaptem seus processos, inclusive de gestão de riscos”, observou Araújo, que ocupa o cargo de diretor do departamento de Segurança e Saúde no Trabalho.

O gestor avalia como necessária a atualização da norma, haja vista o crescimento dos índices de afastamento do trabalho por questões de saúde mental, especialmente após o período da pandemia de covid-19. “Nós temos, enquanto governo, uma preocupação muito grande com a segurança e saúde do trabalhador. Acredito que a atualização da norma vem ao encontro de todo um movimento do governo de reconhecer a importância da saúde mental, seja no âmbito interno – enquanto servidores públicos -, seja no externo – trabalhadores das empresas”, defende.

Operações de fiscalização

O secretário substituto salientou que as ações de fiscalização em campo realizadas periodicamente são coordenadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, com a cooperação de parceiros como o Ministério Público do Trabalho, a Defensoria Pública da União, a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal. Durante as operações, além do resgate de trabalhadores em condições análogas à escravidão, são feitas diligências junto aos empregadores para a apuração e responsabilização dos mesmos, para que não voltem a praticar esse tipo de conduta.

“Quando é identificada a situação de resgate, a primeira medida é administrativa: fazer o auto de infração. A empresa pode ser condenada a pagar um dano coletivo para a sociedade, que vai ser convertido em um fundo de trabalhadores. Esse valor normalmente supera a casa dos milhões de reais. Além dos danos individuais, que são: pagar a rescisão dos trabalhadores e as verbas a que eles teriam direito considerando a jornada de trabalho e o valor do salário”, detalhou, acrescentando que os trabalhadores também têm direito ao seguro-desemprego e, a depender da situação, são encaminhados à Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae) para questões relativas a tratamentos de saúde e reinserção no mercado de trabalho.

Segundo ele, cabe ao MTE acompanhar todas as fases posteriores da operação. Em abril deste ano, o órgão atualizou a chamada Lista Suja do trabalho escravo – divulgada a cada seis meses pelo governo. Com o ingresso de 248 empregadores no cadastro de empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à escravidão, esse foi o maior número de inclusões já registrado na história.

Benzeno

Outra decisão da Comissão Tripartite Paritária foi a recriação da Comissão Nacional Permanente do Benzeno, que havia sido extinta em 2019 após funcionar por décadas. Considerada uma substância altamente tóxica e cancerígena, o benzeno é classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos dez maiores problemas químicos para a saúde.

“Isso é muito importante para os trabalhadores, a indústria e a sociedade, porque o benzeno ainda está presente em muitos processos industriais e nos combustíveis. Então nós precisamos ter um atuação especial a esse respeito”, assinala Rogério Araújo.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cooperação internacional fortalece infraestrutura hospitalar e a saúde pública em Rondônia

Cooperação internacional fortalece infraestrutura hospitalar e a saúde pública em Rondônia

Parceria entre Governo de RO, Unops e ABC resultou em obras estratégicas no Cemetron e no Hospital Regional de Guajará-Mirim
L
Orientação sobre leptospirose e os cuidados em áreas de risco são repassados à população pelo governo de RO

Orientação sobre leptospirose e os cuidados em áreas de risco são repassados à população pelo governo de RO

Agevisa alerta sobre doença transmitida pela urina de animais infectados, principalmente em períodos de chuvas e alagamentos; sintomas podem surgir de 1 a 30 dias após exposição
L
Anvisa determina recolhimento de lote de chocolate Laka

Anvisa determina recolhimento de lote de chocolate Laka

A agência suspendeu a comercialização do lote após erro na rotulagem que omitia a presença de glúten, representando risco para consumidores com restrições alimentares.
L
Cemetron recebe reforma e ampliação com novos leitos de UTI e clínica

Cemetron recebe reforma e ampliação com novos leitos de UTI e clínica

O Governo entrega nesta sexta-feira (23) as novas instalações do Cemetron investimento de R$ 19 milhões ampliou a unidade com 31 novos leitos.
L

Prefeitura de Jaru oferece Implanon gratuito para mulheres de 14 a 49 anos

Método anticoncepcional com duração de até três anos é disponibilizado pelo SUS na rede municipal de saúde.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inscrições para o Sisu 2026 terminam nesta sexta-feira

Inscrições para o Sisu 2026 terminam nesta sexta-feira

O processo seletivo oferece o número recorde de 274,8 mil vagas em instituições públicas e permite o uso das notas das últimas três edições do Enem.
L
Receita Federal nega aumento de imposto para professores com novo piso

Receita Federal nega aumento de imposto para professores com novo piso

O Fisco esclareceu que o reajuste salarial do magistério será acompanhado por uma redução na carga tributária devido às novas faixas de isenção vigentes.
L
Mega-Sena acumula e prêmio estimado sobe para 63 milhões de reais

Mega-Sena acumula e prêmio estimado sobe para 63 milhões de reais

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.963 e o montante principal segue sem ganhadores para o próximo sorteio que ocorre neste sábado.
L
Caixa paga parcela de janeiro do Bolsa Família para NIS final 5

Caixa paga parcela de janeiro do Bolsa Família para NIS final 5

Beneficiários com Número de Inscrição Social terminado em 5 recebem o pagamento nesta sexta-feira com valor médio de 697,77 reais devido aos novos adicionais.
L
Inscrições para 274,8 mil vagas do Sisu terminam nesta sexta-feira

Inscrições para 274,8 mil vagas do Sisu terminam nesta sexta-feira

O processo seletivo deste ano oferece o maior número de vagas da história e permite o uso das notas das últimas três edições do Enem para a classificação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Publicidade

POLÍTICA

Eleições 2026: Bruno Eduardo é cotado para vice em chapa com Expedito Netto

Eleições 2026: Bruno Eduardo é cotado para vice em chapa com Expedito Netto

Jornalista filiado ao PDT surge como nome indicado pela Federação Brasil da Esperança para compor aliança liderada pelo PT em Rondônia
L
Deputada Dra. Taíssa defende emendas para Saúde e Segurança na LOA 2026, mas propostas são rejeitadas

Deputada Dra. Taíssa defende emendas para Saúde e Segurança na LOA 2026, mas propostas são rejeitadas

Parlamentar buscava destinar R$ 220 milhões para valorização de profissionais da saúde e contratação de policiais civis; orçamento de R$ 18,6 bilhões foi aprovado sem alterações
L
"Democracia depende de instituições que inspirem confiança", diz presidente da OAB RO durante abertura do Ano Judiciário Eleitoral de 2026

“Democracia depende de instituições que inspirem confiança”, diz presidente da OAB RO durante abertura do Ano Judiciário Eleitoral de 2026

Márcio Nogueira destaca papel da Justiça Eleitoral e da advocacia no fortalecimento democrático; desembargador Raduan Miguel Filho assume presidência do TRE-RO
L
IBRADIP abre inscrições para novos associados e reforça compromisso com democracia partidária

IBRADIP abre inscrições para novos associados e reforça compromisso com democracia partidária

Instituto Brasileiro de Direito Partidário busca profissionais graduados em Direito para atuar em Direito Partidário e Eleitoral; inscrições abertas de 23 de janeiro a 31 de março de 2026
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – TCE analisa compra de hospital; eleições 2026 se definem; alagamentos afetam Porto Velho

OPINIÃO DE PRIMEIRA – TCE analisa compra de hospital; eleições 2026 se definem; alagamentos afetam Porto Velho

Fiscalização de R$ 67 milhões para Hospital de Urgência deve levar 70 dias; cenário eleitoral tem Flori, Hildon e Marcos Rocha; chuvas causam alagamentos na capital
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil resgata vítima e impede execuções em Rondônia

Polícia Civil resgata vítima e impede execuções em Rondônia

Equipes da Delegacia de Guajará-Mirim desarticularam um grupo criminoso que mantinha cativeiros intermunicipais e planejava o assassinato de duas pessoas na região.
12
PRF apreende anfetaminas e maconha com motorista em Vilhena

PRF apreende anfetaminas e maconha com motorista em Vilhena

Polícia Rodoviária Federal encontrou drogas na cabine de um caminhoneiro que dirigiu quase 60 horas sem o descanso obrigatório durante fiscalização na BR 364 em Rondônia.
10
Jovem é presa ao tentar entrar com drogas em presídio

Jovem é presa ao tentar entrar com drogas em presídio

Suspeita foi flagrada por raio-x com entorpecentes escondidos nas partes íntimas ao tentar visitar apenado no presídio 603
10
Novo acidente na Duque de Caxias deixa mãe e filha feridas após carro avançar cruzamento

Novo acidente na Duque de Caxias deixa mãe e filha feridas após carro avançar cruzamento

Colisão entre carro e moto ocorreu no cruzamento com a Rua Guanabara na manhã desta sexta-feira (23); vítimas foram socorridas pelo Samu
16
Polícia Civil recupera trator agrícola em Candeias do Jamari

Polícia Civil recupera trator agrícola em Candeias do Jamari

A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos localizou o maquinário em uma área rural após investigações apontarem que o bem era produto de estelionato.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MPRO e CRMV deliberam sobre ações para coibir o exercício ilegal da medicina veterinária

MPRO e CRMV deliberam sobre ações para coibir o exercício ilegal da medicina veterinária

Parceria entre Ministério Público de Rondônia e Conselho Regional de Medicina Veterinária visa combater atendimentos por pessoas não habilitadas e prevenir maus-tratos a animais
L
Chevrolet Montana 2026 consolida presença no segmento de picapes no Brasil

Chevrolet Montana 2026 consolida presença no segmento de picapes no Brasil

Linha conta com cinco versões, todas equipadas com motor turbo com 141 cavalos de potência
L
Governo de RO reforça cuidados com animais peçonhentos durante o período de chuvas

Governo de RO reforça cuidados com animais peçonhentos durante o período de chuvas

Corpo de Bombeiros orienta população sobre prevenção de acidentes e procedimentos em caso de picadas ou ferroadas
L
Agevisa reforça orientações sobre diferenças entre vacinas da gripe e da Covid-19

Agevisa reforça orientações sobre diferenças entre vacinas da gripe e da Covid-19

Agência destaca que imunizantes têm composições e finalidades distintas e alerta para riscos da desinformação em Rondônia
L
Gestão de Pessoas em Rondônia avança entre 2019 e 2025 com modernização e valorização do servidor

Gestão de Pessoas em Rondônia avança entre 2019 e 2025 com modernização e valorização do servidor

Ações da Segep modernizaram processos, fortaleceram a transparência e ampliaram cuidados com a saúde e os direitos dos servidores estaduais
L
Obras da escadaria no Complexo Madeira-Mamoré já começaram

Obras da escadaria no Complexo Madeira-Mamoré já começaram

Estrutura provisória vai garantir embarque e desembarque seguros de turistas nos passeios de barco pelo rio Madeira
L
Prefeitura de Porto Velho inicia emissão de licenças ambientais para blocos de Carnaval

Prefeitura de Porto Velho inicia emissão de licenças ambientais para blocos de Carnaval

Primeira autorização ambiental foi concedida ao bloco Pirarucu do Madeira, que desfila em fevereiro no circuito Pinheiro Machado
L
Honda Fit EX CVT 2015 Conforto E Confiabilidade na Zé Veículos

Honda Fit EX CVT 2015 Conforto E Confiabilidade na Zé Veículos

Automático, espaçoso e econômico, ideal para quem busca praticidade e durabilidade no dia a dia.
L
Manutenção na RO-490 melhora trafegabilidade sentido ao distrito de Flor da Serra, em Alto Alegre dos Parecis

Manutenção na RO-490 melhora trafegabilidade sentido ao distrito de Flor da Serra, em Alto Alegre dos Parecis

Governo de Rondônia, por meio do DER, realiza recuperação em pontos específicos da rodovia para garantir escoamento da safra de soja e mobilidade da população
L
Prefeitura de Jaru lança Alvará Descomplicado; agora, licença para construções é emitida em até cinco dias úteis

Prefeitura de Jaru lança Alvará Descomplicado; agora, licença para construções é emitida em até cinco dias úteis

Projeto aprovado pela Câmara de Vereadores visa desburocratizar licenciamento urbanístico e estimular a construção civil; prazo reduzido de 30 para até 5 dias úteis
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.