QUINTA-FEIRA, 12/03/2026

Em destaque

L

Saúde

Saúde mental fará parte de relatórios de gestão de risco de empresas

Companhias terão evitar o adoecimento mental dos trabalhadores

Por Paulo Victor Chagas e Ana Carolina- Repórteres da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Saúde mental fará parte de relatórios de gestão de risco de empresas
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O governo federal, representantes de empresas e de trabalhadores decidiram incluir dentre os critérios para o gerenciamento de riscos ocupacionais a preocupação com a proteção psicossocial dos funcionários. O cuidado com a questão de saúde mental e casos de assédio no ambiente organizacional passará a fazer parte da Norma Regulamentadora Nº 1 (NR-1), principal norma que trata do gerenciamento de riscos das organizações. A decisão foi tomada nessa terça-feira (30) durante reunião da Comissão Tripartite Paritária Permanente, composta por integrantes do governo, sindicatos de trabalhadores e confederações de empregadores, que discute temas de segurança e saúde no trabalho.

Em entrevista exclusiva à Agência Brasil, o secretário de Inspeção do Trabalho substituto do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) , Rogério Araújo, explicou que, a partir da publicação das atualizações da norma, as empresas deverão passar a identificar parâmetros psicossociais dentre os relatórios de gerenciamento de riscos, elaborados periodicamente para o cumprimento das exigências de segurança do trabalho.

“Essa atualização é muito importante. As empresas terão que fazer a gestão desses ambientes de trabalho para evitar o adoecimento mental do trabalhador. O objetivo é evitar o excesso de sobrecarga de trabalho e dar atenção às questões do ambiente de trabalho saudável sem assédio e nenhum tipo de violência contra o trabalhador, seja assédio moral, sexual ou qualquer outra forma de assédio”, detalhou.

As novas diretrizes devem entrar em vigor nove meses após a publicação da norma. Se considerado o prazo de trâmite e aprovação interna, a expectativa é que as mudanças sejam concretizadas no prazo aproximado de um ano. “É tempo mais que suficiente para que as empresas adaptem seus processos, inclusive de gestão de riscos”, observou Araújo, que ocupa o cargo de diretor do departamento de Segurança e Saúde no Trabalho.

O gestor avalia como necessária a atualização da norma, haja vista o crescimento dos índices de afastamento do trabalho por questões de saúde mental, especialmente após o período da pandemia de covid-19. “Nós temos, enquanto governo, uma preocupação muito grande com a segurança e saúde do trabalhador. Acredito que a atualização da norma vem ao encontro de todo um movimento do governo de reconhecer a importância da saúde mental, seja no âmbito interno – enquanto servidores públicos -, seja no externo – trabalhadores das empresas”, defende.

Operações de fiscalização

O secretário substituto salientou que as ações de fiscalização em campo realizadas periodicamente são coordenadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, com a cooperação de parceiros como o Ministério Público do Trabalho, a Defensoria Pública da União, a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal. Durante as operações, além do resgate de trabalhadores em condições análogas à escravidão, são feitas diligências junto aos empregadores para a apuração e responsabilização dos mesmos, para que não voltem a praticar esse tipo de conduta.

“Quando é identificada a situação de resgate, a primeira medida é administrativa: fazer o auto de infração. A empresa pode ser condenada a pagar um dano coletivo para a sociedade, que vai ser convertido em um fundo de trabalhadores. Esse valor normalmente supera a casa dos milhões de reais. Além dos danos individuais, que são: pagar a rescisão dos trabalhadores e as verbas a que eles teriam direito considerando a jornada de trabalho e o valor do salário”, detalhou, acrescentando que os trabalhadores também têm direito ao seguro-desemprego e, a depender da situação, são encaminhados à Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae) para questões relativas a tratamentos de saúde e reinserção no mercado de trabalho.

Segundo ele, cabe ao MTE acompanhar todas as fases posteriores da operação. Em abril deste ano, o órgão atualizou a chamada Lista Suja do trabalho escravo – divulgada a cada seis meses pelo governo. Com o ingresso de 248 empregadores no cadastro de empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à escravidão, esse foi o maior número de inclusões já registrado na história.

Benzeno

Outra decisão da Comissão Tripartite Paritária foi a recriação da Comissão Nacional Permanente do Benzeno, que havia sido extinta em 2019 após funcionar por décadas. Considerada uma substância altamente tóxica e cancerígena, o benzeno é classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos dez maiores problemas químicos para a saúde.

“Isso é muito importante para os trabalhadores, a indústria e a sociedade, porque o benzeno ainda está presente em muitos processos industriais e nos combustíveis. Então nós precisamos ter um atuação especial a esse respeito”, assinala Rogério Araújo.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Agevisa/RO avalia experiências do SUS em mostra de saúde realizada em Ariquemes

Agevisa/RO avalia experiências do SUS em mostra de saúde realizada em Ariquemes

Técnicos da agência estadual integram banca examinadora para reconhecer iniciativas que aprimoram o atendimento público no município
L
Porto Velho reforça saúde com contratação de 102 novos profissionais

Porto Velho reforça saúde com contratação de 102 novos profissionais

Assinatura de contratos marca mais uma etapa do processo seletivo, que já integrou mais de 400 profissionais
L
Projeto Mobiliza TB leva ações comunitárias para prevenção da tuberculose em Porto Velho

Projeto Mobiliza TB leva ações comunitárias para prevenção da tuberculose em Porto Velho

O projeto surgiu diante dos desafios epidemiológicos enfrentados na capital rondoniense, que ainda registra casos da doença.
L
Anvisa aprova novos medicamentos para diabetes, câncer e doença rara

Anvisa aprova novos medicamentos para diabetes, câncer e doença rara

Publicação no Diário Oficial da União autoriza o registro de três terapias biológicas inovadoras para pacientes com condições graves no Brasil.
L
Profissionais da saúde assinam contrato e reforçam atendimento em Porto Velho

Profissionais da saúde assinam contrato e reforçam atendimento em Porto Velho

Prefeitura oficializa a contratação de novos servidores aprovados em processo seletivo para ampliar a assistência na rede municipal de saúde.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Wagner Moura é confirmado como apresentador do Oscar 2026

Wagner Moura é confirmado como apresentador do Oscar 2026

Ator baiano, que concorre à estatueta de Melhor Ator, dividirá o palco com estrelas como Pedro Pascal e Nicole Kidman na cerimônia deste domingo.
L
Câmara aprova obrigatoriedade de tornozeleira para agressores e reforça proteção às mulheres

Câmara aprova obrigatoriedade de tornozeleira para agressores e reforça proteção às mulheres

Proposta permite que delegados determinem monitoramento em cidades sem juiz e cria alerta simultâneo para vítimas e polícia.
L

Em Cima da Hora : Wagner Sodré e Jeffeson Muniz falam sobre eleição do SINPOL

A entrevista promete trazer informações importantes para os filiados e para todos que acompanham o debate sobre a organização e a representatividade da categoria no estado.
L
Todo o estado de Rondônia entra em alerta para chuvas de nível 2

Todo o estado de Rondônia entra em alerta para chuvas de nível 2

Na capital Porto Velho, a previsão indica chuva em toda a área urbana, com maior possibilidade de ocorrência de descargas elétricas, especialmente em áreas ao noroeste da cidade, conforme apontam as imagens do satélite GOES-19.
L

Estreias da semana no cinema trazem suspense, terror e promoção especial

Filmes Missão Refúgio, POV: Presença Oculta e Iron Lung chegam às telonas, enquanto o Cine Araújo prepara promoções especiais em Porto Velho com ingressos a preços reduzidos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

POLÍTICA

Toffoli recua e se declara suspeito para relatar ação da CPI do Banco Master

Toffoli recua e se declara suspeito para relatar ação da CPI do Banco Master

Ministro solicita redistribuição imediata do caso após ser sorteado para decidir sobre a instalação da comissão na Câmara.
L
Toffoli assume relatoria de ação que pede instalação da CPI do Banco Master

Toffoli assume relatoria de ação que pede instalação da CPI do Banco Master

Ministro foi sorteado pelo sistema do STF mesmo após deixar inquérito sobre o banco devido a citações em mensagens de investigado.
L
Deputado Pedro Fernandes discute fortalecimento do cooperativismo em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes discute fortalecimento do cooperativismo em Rondônia

Encontro com equipe da OCB abordou proposta legislativa e alinhamentos técnicos para impulsionar cooperativas no estado.
L
STF determina prisão imediata de ex-comandantes da Polícia Militar por omissão no 8 de janeiro

STF determina prisão imediata de ex-comandantes da Polícia Militar por omissão no 8 de janeiro

Oficiais condenados a 16 anos de reclusão serão encaminhados para a “Papudinha”, onde cumprirão pena por falha na contenção dos atos golpistas.
L
STF confirma depoimento de Leila Pereira na CPMI do INSS

STF confirma depoimento de Leila Pereira na CPMI do INSS

Ministro Flávio Dino nega pedido da defesa e mantém convocação da presidente do Palmeiras e da Crefisa como testemunha.
L
Publicidade

POLÍCIA

Equipe do sgt Machado prende trio com drogas em boca de fumo na zona Norte

Equipe do sgt Machado prende trio com drogas em boca de fumo na zona Norte

Policiais do 5º Batalhão fecham ponto de venda de entorpecentes no bairro Nova Esperança.
10
Machadinho do Oeste: homem reage a PMs e é morto em confronto

Machadinho do Oeste: homem reage a PMs e é morto em confronto

Acusado de homicídio de policial em 2013 reagiu a abordagem em Machadinho do Oeste e morreu; histórico de violência doméstica e criminalidade complica perfil do infrator.
16
PM faz cerco e prende dupla acusada de roubo e apreende drogas

PM faz cerco, prende dupla acusada de roubo e apreende drogas

Durante varredura os policiais encontraram dois celulares roubados, 8 porções de maconha, 6 de crack e 17 de cocaína, dinheiro do tráfico e objetos de procedência duvidosa.
14
Polícia Militar recupera celulares roubados e fecha ponto de venda de drogas no bairro São Francisco

Polícia Militar recupera celulares roubados e fecha ponto de venda de drogas no bairro São Francisco

Ação em Porto Velho termina com dois presos e apreensão de cocaína, crack e maconha após rastreamento em tempo real.
12
Motociclista vítima de grave acidente morre em hospital na capital

Motociclista vítima de grave acidente morre em hospital na capital

Após quase uma semana lutando pela vida, Gabriel acabou não resistindo e foi a óbito.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lei Paulo Gustavo viabiliza lançamento de curta-metragem em Porto Velho

Lei Paulo Gustavo viabiliza lançamento de curta-metragem em Porto Velho

Produção “Contraste” utiliza palhaçaria para debater violência contra a mulher e estreia nesta quinta-feira no Sesc Centro Cultural
L
Jirau Energia lança livro em Brasília sobre os marcos e a transformação da usina na Amazônia

Jirau Energia lança livro em Brasília sobre os marcos e a transformação da usina na Amazônia

A obra “Jirau, muito além da energia” narra a trajetória da usina e os seus principais marcos do empreendimento desde o leilão de concessão até a operação atual.
L
Rondônia discute estratégias para atrair turistas estrangeiros durante oficina do Plano Brasis em Porto Velho

Rondônia discute estratégias para atrair turistas estrangeiros durante oficina do Plano Brasis em Porto Velho

Representantes do setor turístico, instituições públicas e entidades empresariais participaram, em Porto Velho, de uma oficina de diagnóstico sobre a implementação do Plano Brasis, iniciativa que busca fortalecer a presença do estado no turismo internacional.
L
Jornada Tech.RO apresenta soluções para a transformação tecnológica estadual

Jornada Tech.RO apresenta soluções para a transformação tecnológica estadual

Governo lança assistente virtual “Rô” e compartilha ferramentas de modernização pública com municípios em evento na capital
L
IPAM esclarece que não tem investimentos no Banco Master

IPAM esclarece que não tem investimentos no Banco Master

Instituto de Previdência de Porto Velho reforça que quase todo o patrimônio está aplicado em instituições públicas e títulos federais, garantindo segurança financeira.
L
ICMS do gado em Rondônia tem redução para fortalecer a competitividade do setor

ICMS do gado em Rondônia tem redução para fortalecer a competitividade do setor

Governo do Estado institui benefício fiscal que reduz carga tributária para 4% nas saídas interestaduais destinadas ao abate
L
Programa Regulariza Rondônia é lançado para fortalecer a regularização fundiária

Programa Regulariza Rondônia é lançado para fortalecer a regularização fundiária

Governo do Estado apresenta o Sistema Sicarf para modernizar e agilizar o ordenamento territorial em municípios rondonienses
L
Cursos de gestão com inscrições abertas em Rondônia pelo Idep

Cursos de gestão com inscrições abertas em Rondônia pelo Idep

Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional oferece vagas para cursos remotos até este domingo, 15 de março
L
Mulheres empreendedoras participam de ciclo de palestras do Sebrae em Porto Velho

Mulheres empreendedoras participam de ciclo de palestras do Sebrae em Porto Velho

Programa Sebrae Delas promove capacitação e reflexões sobre liderança, gestão e equilíbrio entre vida pessoal e profissional em alusão ao Mês Internacional da Mulher.
L

Requerimento da Licença Ambiental: M. F. DAS NEVES SILVA

Licença Prévia – LP, Licença de Instalação – LI e Licença de Operação – LO
L