SEXTA-FEIRA, 23/01/2026

Em destaque

L

Saúde

Crianças brasileiras estão mais altas e mais obesas, revela estudo

Obesidade infantil é preocupante, diz responsável pela pesquisa

Por Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Crianças brasileiras estão mais altas e mais obesas, revela estudo
Conselho Federal de Nutricionistas/Direitos Reservados
As crianças brasileiras estão mais altas e mais obesas. É o que mostra estudo conduzido por pesquisadores do Centro de Integração de Dados e Conhecimento para Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Cidacs/Fiocruz Bahia), em colaboração com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a University College London.

Os resultados do estudo indicaram que, entre 2001 e 2014, a estatura infantil, em média, aumentou 1 centímetro. A prevalência de excesso de peso e obesidade também teve aumento considerável entre os dados analisados. A prevalência de obesidade entre os grupos analisados subiu até cerca de 3%.

A pesquisa foi publicada na revista The Lancet Regional Health – America e baseou-se na observação das medidas de mais de 5 milhões de crianças brasileiras. Segundo os pesquisadores, tais resultados indicam que o Brasil, assim como os demais países em todo o mundo, está longe de atingir a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de deter o aumento da prevalência da obesidade até 2030.

De acordo com a pesquisadora associada ao Cidacs/Fiocruz Bahia e líder da investigação, Carolina Vieira, a obesidade infantil é preocupante. O Ministério da Saúde explica que tanto o sobrepeso quanto a obesidade referem-se ao acúmulo excessivo de gordura corporal. A obesidade é fator de risco para enfermidades como doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer.

“Tem estudos que indicam que a criança que vive com obesidade aumenta a chance de persistir com essa doença durante todo o ciclo da vida dela”, diz Carolina. “Em termos de saúde pública,  pensamos que a carga dessas doenças crônicas não transmissíveis e os custos associados à obesidade aumentam ao longo do tempo. Então, é necessária uma ação efetiva e coordenada, porque senão as repercussões dessa doença para a saúde pública nos próximos anos serão bem alarmantes.”

A pesquisa

O estudo analisou dados de 5.750.214 crianças, de 3 a 10 anos, que constam em três sistemas administrativos: o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), o Sistema de Informação de Nascidos Vivos (Sinasc) e o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan). Isso possibilitou uma análise longitudinal, ou seja, ao longo da vida de cada uma das crianças, por meio de informações coletados ao longo dos anos.

Os dados analisados foram divididos em dois grupos: nascidos de 2001 a 2007 e nascidos de 2008 a 2014. Foram levadas em conta também as diferenças entre os sexos declarados. Com isso, estimou-se uma trajetória média de índice de massa corporal (IMC) – indicador usado para determinar o peso ideal e variações que indicam magreza, sobrepeso ou obesidade – e altura para as meninas, e outra para os meninos.

Na comparação entre os dois grupos, ou seja, dos nascidos até 2007 e dos nascidos até 2014, considerados aqueles com idades de 5 a 10 anos, a prevalência de excesso de peso aumentou 3,2% entre os meninos e 2,7% entre as meninas. No caso da obesidade, a prevalência entre os meninos passou de 11,1% no primeiro grupo (nascidos até 2007) para 13,8% no segundo grupo (nascidos até 2014) o que significa aumento de 2,7%. Entre as meninas, a taxa passou de 9,1% para 11,2%, aumento de 2,1%.

Na faixa etária de 3 e 4 anos, o aumento foi menor na comparação entre os dois grupos. Quanto ao excesso de peso, houve alta de 0,9% entre os meninos e de 0,8% entre as meninas. Em termos de obesidade, a prevalência passou de 4% para 4,5% entre os meninos e de 3,6% para 3,9% entre as meninas, ou seja, houve crescimento de 0,5% e 0,3%, respectivamente.

O estudo constatou ainda o aumento na trajetória média de altura do grupo de nascidos entre 2008 e 2014 de aproximadamente 1 centímetro em ambos os sexos. De acordo com Carolina Vieira, tal crescimento reflete a melhoria nas condições de vida e de saúde.

“Os estudos demonstram que ter mais altura tem sido associado a alguns desfechos positivos na saúde, como menor probabilidade de doenças cardíacas e derrames e mais longevidade. Mas a altura do indivíduo, a altura da criança, reflete muito o desenvolvimento econômico, a melhoria das condições de vida. Maior escolaridade materna, mais pessoas vivendo na área urbana, são alguns dos exemplos de melhoria dessas condições no Brasil nos últimos anos”, diz a pesquisadora.

Má nutrição

Além do aumento da obesidade, o Brasil enfrenta a fome. Estudo do Instituto Fome Zero revela que o número de pessoas em situação de insegurança alimentar grave no Brasil chegou a 20 milhões no quarto trimestre do ano passado.

Apesar de estar aumentando a prevalência da obesidade, o Brasil hoje vive a dupla carga de má nutrição: prevalência de crianças desnutridas e de crianças com obesidade. “É preciso olhar realmente para esses dois extremos – da desnutrição e da obesidade – ocorrendo simultaneamente”, destaca Carolina Vieira.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Orientação sobre leptospirose e os cuidados em áreas de risco são repassados à população pelo governo de RO

Orientação sobre leptospirose e os cuidados em áreas de risco são repassados à população pelo governo de RO

Agevisa alerta sobre doença transmitida pela urina de animais infectados, principalmente em períodos de chuvas e alagamentos; sintomas podem surgir de 1 a 30 dias após exposição
L
Anvisa determina recolhimento de lote de chocolate Laka

Anvisa determina recolhimento de lote de chocolate Laka

A agência suspendeu a comercialização do lote após erro na rotulagem que omitia a presença de glúten, representando risco para consumidores com restrições alimentares.
L
Cemetron recebe reforma e ampliação com novos leitos de UTI e clínica

Cemetron recebe reforma e ampliação com novos leitos de UTI e clínica

O Governo entrega nesta sexta-feira (23) as novas instalações do Cemetron investimento de R$ 19 milhões ampliou a unidade com 31 novos leitos.
L

Prefeitura de Jaru oferece Implanon gratuito para mulheres de 14 a 49 anos

Método anticoncepcional com duração de até três anos é disponibilizado pelo SUS na rede municipal de saúde.
L
RO intensifica combate à dengue com foco em prevenção e vacinação

RO intensifica combate à dengue com foco em prevenção e vacinação

Governo estadual reforça vigilância, eliminação de criadouros e campanhas educativas; vacinação de crianças e adolescentes é destacada como estratégia essencial para reduzir casos graves.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inscrições para o Sisu 2026 terminam nesta sexta-feira

Inscrições para o Sisu 2026 terminam nesta sexta-feira

O processo seletivo oferece o número recorde de 274,8 mil vagas em instituições públicas e permite o uso das notas das últimas três edições do Enem.
L
Receita Federal nega aumento de imposto para professores com novo piso

Receita Federal nega aumento de imposto para professores com novo piso

O Fisco esclareceu que o reajuste salarial do magistério será acompanhado por uma redução na carga tributária devido às novas faixas de isenção vigentes.
L
Mega-Sena acumula e prêmio estimado sobe para 63 milhões de reais

Mega-Sena acumula e prêmio estimado sobe para 63 milhões de reais

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.963 e o montante principal segue sem ganhadores para o próximo sorteio que ocorre neste sábado.
L
Caixa paga parcela de janeiro do Bolsa Família para NIS final 5

Caixa paga parcela de janeiro do Bolsa Família para NIS final 5

Beneficiários com Número de Inscrição Social terminado em 5 recebem o pagamento nesta sexta-feira com valor médio de 697,77 reais devido aos novos adicionais.
L
Inscrições para 274,8 mil vagas do Sisu terminam nesta sexta-feira

Inscrições para 274,8 mil vagas do Sisu terminam nesta sexta-feira

O processo seletivo deste ano oferece o maior número de vagas da história e permite o uso das notas das últimas três edições do Enem para a classificação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Publicidade

POLÍTICA

IBRADIP abre inscrições para novos associados e reforça compromisso com democracia partidária

IBRADIP abre inscrições para novos associados e reforça compromisso com democracia partidária

Instituto Brasileiro de Direito Partidário busca profissionais graduados em Direito para atuar em Direito Partidário e Eleitoral; inscrições abertas de 23 de janeiro a 31 de março de 2026
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – TCE analisa compra de hospital; eleições 2026 se definem; alagamentos afetam Porto Velho

OPINIÃO DE PRIMEIRA – TCE analisa compra de hospital; eleições 2026 se definem; alagamentos afetam Porto Velho

Fiscalização de R$ 67 milhões para Hospital de Urgência deve levar 70 dias; cenário eleitoral tem Flori, Hildon e Marcos Rocha; chuvas causam alagamentos na capital
L
Presidente do STF defende atuação de Toffoli no caso do Banco Master

Presidente do STF defende atuação de Toffoli no caso do Banco Master

Em nota oficial, o ministro Edson Fachin afirmou que o tribunal não se curva a pressões e destacou a importância do devido processo legal nas investigações.
L
Vereadora Sofia Andrade se une à caminhada até Brasília

Vereadora Sofia Andrade se une à caminhada até Brasília

Durante o trajeto, a parlamentar reforçou pautas de Rondônia, como o alto valor do pedágio na BR-364, cobrado mesmo sem a duplicação da rodovia
L
Deputada Lebrinha empenha R$ 81,1 mil para notebooks em Seringueiras

Deputada Lebrinha empenha R$ 81,1 mil para notebooks em Seringueiras

Recurso de emenda parlamentar será destinado à aquisição de equipamentos de informática para fortalecer a tecnologia na educação municipal
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil recupera trator agrícola em Candeias do Jamari

Polícia Civil recupera trator agrícola em Candeias do Jamari

A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos localizou o maquinário em uma área rural após investigações apontarem que o bem era produto de estelionato.
12
Criminosos tentam furtar motocicleta em arena de vôlei na zona leste

Criminosos tentam furtar motocicleta em arena de vôlei na zona leste

Imagens de câmeras de monitoramento registraram a ação da dupla, que desistiu do crime após o proprietário realizar o bloqueio do veículo via celular.
12
Professor da rede estadual é preso suspeito de aliciar aluno em RO

Professor da rede estadual é preso suspeito de aliciar aluno em RO

O docente foi detido em flagrante em frente à sua residência após familiares descobrirem mensagens de cunho sexual enviadas à criança por um aplicativo.
16
Homem é detido por suspeita de assédio sexual contra menor em RO

Homem é detido por suspeita de assédio sexual contra menor em RO

O suspeito foi flagrado em uma distribuidora de bebidas oferecendo álcool e acariciando a adolescente; a polícia também encontrou entorpecentes com o indivíduo.
16
Suspeito esquece capacete e facilita identificação após furto em RO

Suspeito esquece capacete e facilita identificação após furto em RO

O crime ocorreu em uma lanchonete na avenida Dom Pedro I; imagens de segurança mostram que o autor utiliza tornozeleira eletrônica e deixou um item pessoal no local.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Ensino profissionalizante cresce em Rondônia; aulas começam em fevereiro no Idep e polos escolares; requisito é ter concluído ou estar cursando o ensino médio
L
Microcrédito orientado pelo governo de RO fortalece agricultores familiares, mulheres e jovens rurais

Microcrédito orientado pelo governo de RO fortalece agricultores familiares, mulheres e jovens rurais

Programa Pronaf B oferece juros zero e desconto de até 40% para pagamento em dia; prioridade para produtores com renda até R$ 50 mil anuais, incluindo extrativistas, pescadores e indígenas
L
Brasil anuncia isenção de visto para cidadãos chineses

Brasil anuncia isenção de visto para cidadãos chineses

A medida é baseada no princípio da reciprocidade e visa fortalecer o intercâmbio de negócios, turismo e tecnologia entre os dois países.
L
Resgates de animais crescem em 2026 e acendem alerta sobre abandono em Porto Velho

Resgates de animais crescem em 2026 e acendem alerta sobre abandono em Porto Velho

Janeiro já concentra mais da metade dos atendimentos realizados no semestre anterior; abandono e maus-tratos são crimes com pena de até cinco anos de reclusão
L
Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Mais uma participante foi premiada com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Prefeitura inicia cronograma de faixas de pedestres lúdicas em frente a escolas municipais

Prefeitura inicia cronograma de faixas de pedestres lúdicas em frente a escolas municipais

Semtran revitaliza sinalização em 17 unidades de ensino com pintura temática em formato de lápis coloridos para reforçar segurança viária no retorno às aulas
L
Entrega de kits para inscritos na 6ª Corrida do MPRO será neste sábado (24/1) na Empro

Entrega de kits para inscritos na 6ª Corrida do MPRO será neste sábado (24/1) na Empro

Corredores devem retirar camiseta, número de peito e chip de cronometragem; evento solidário destinará recursos para compra de material escolar em escolas ribeirinhas de Porto Velho
L
Por que o TikTok foi vendido nos EUA? Entenda a negociação e o que muda no app

Por que o TikTok foi vendido nos EUA? Entenda a negociação e o que muda no app

Operação da plataforma passa para consórcio americano por US$ 14 bilhões; algoritmo será treinado apenas com dados locais para atender exigências de segurança nacional
L

Babu Santana conquista sua primeira liderança no BBB 26

Após seis anos e dez paredões enfrentados em 2020, o “Paizão” finalmente assume o posto de soberano.
L
Polícia Militar recupera moto roubada em Governador Jorge Teixeira

Polícia Militar recupera moto roubada em Governador Jorge Teixeira

A ação ocorreu na tarde de quarta-feira após denúncia sobre um veículo suspeito; durante a abordagem, os militares prenderam um homem foragido da Justiça.
10
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.