SEXTA-FEIRA, 17/10/2025

Em destaque

L

Saúde

País ainda enfrenta desconfiança em relação à vacinação

Imunização voltou à pauta de prioridades do governo.

Por Agência Brasil - 25

Publicado em 

País ainda enfrenta desconfiança em relação à vacinação
Paulo Pinto/ Agência Brasil

A desconfiança de parte da população em relação à imunização, fomentada por campanhas de desinformação e movimentos antivacina, continua sendo um desafio para o Brasil. De acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o fenômeno da “hesitação vacinal”, por parte de uma parcela dos brasileiros, começou a ganhar força por volta do ano de 2016.

Aliada a restrições orçamentárias na área da saúde e à pouca disposição do governo anterior em estimular a imunização da população, a desconfiança provocou a queda da cobertura de vacinação no país, nos últimos anos, avaliou.

Em 2019, o Brasil perdeu o certificado de eliminação do sarampo, devido, segundo a ministra, à baixa procura pela vacina contra a doença. “Esse cenário foi agravado no último governo, já claramente com o fenômeno do negacionismo científico. É importante destacar que esse é um fenômeno que permanece”, disse Nísia, em seminário sobre vacinação na Academia Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro, no início de dezembro.

O diretor da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), Juarez Cunha, lembra que desde meados da década passada há uma dificuldade em se atingir as metas de vacinação.

“Um aspecto fundamental é a confiança. Um dos aspectos que a gente sabe que foi muito abalado e continua sendo é a confiança nas vacinas. Não é só confiar naquele produto, na sua eficácia e na sua segurança. É um aspecto que deixa as pessoas com bastante dúvidas. Então, a gente tem que informar muito bem”, defende Cunha.

Para o diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, esse não é um fenômeno exclusivo do Brasil, que ganhou força durante a pandemia da covid-19. Ele defende que é preciso que os governos façam um monitoramento permanente das redes sociais e esclareçam imediatamente quaisquer boatos que surjam sobre a vacinação.

“Temos procurado estimular os países a ter monitoramento diário de redes sociais e não deixar nenhum boato, rumor, desinformação, sem uma resposta apropriada, porque isso é como uma bola de neve que vai crescendo e fazendo com que as pessoas percam a confiança na vacina”, alertou Barbosa no evento da Academia de Medicina.

Um agravante, segundo Barbosa, é que as pessoas estão mais céticas em relação às informações oficiais, o que torna ainda mais difícil o trabalho de desmistificação dos boatos em relação às vacinas.

“Nesse contexto, o papel dos profissionais de saúde é fundamental. Quando a família chega na sala de vacinação, ela já tomou uma decisão [de se imunizar]. Essa família aproveita uma consulta ao serviço de saúde para tentar tirar sua dúvida sobre a vacina com o profissional de saúde. Se aquele profissional não tem uma informação adequada, provavelmente perdemos a oportunidade de ampliar o sucesso da vacinação”, esclarece.

Assim como aconteceu com a volta do sarampo ao país, alguns anos atrás, a baixa procura pela vacinação coloca em risco a saúde pública ao possibilitar o ressurgimento de doenças controladas ou eliminadas.

“A partir do momento em que a gente tem baixas coberturas vacinais, tem o risco de retorno dessas doenças. Um risco que a gente considera muito alto é o retorno da poliomielite”, alerta Juarez Cunha.

Governo

A luta contra a desinformação tem sido uma das bandeiras do governo brasileiro, que criou, em outubro, uma plataforma de esclarecimento à população chamada Saúde com Ciência.

Segundo a ministra Nísia Trindade, a postura do atual governo é diferente daquela adotada pelo governo anterior. Em fevereiro deste ano, o governo federal lançou o Movimento Nacional pela Vacinação.

“O presidente da República [Luiz Inácio Lula da Silva] fez questão de estar no lançamento do ato, em Brasília, se vacinando, num gesto exatamente oposto ao que nós vimos no governo anterior”, lembrou Nísia, no evento da Academia de Medicina. “Assumimos o governo sem estoques de vacinas necessárias a essa imunização, inclusive [sem] as vacinas do calendário infantil”.

A ministra disse que com ações como a recuperação de estoques e as campanhas de informação, entre outras, permitiram um aumento da cobertura vacinal no país.

“O ano de 2023 foi um dos mais desafiantes, porque, neste ano, concluímos o projeto pela reconquista das altas coberturas vacinais, que se iniciou em 2021. Além do aumento das coberturas vacinais já vistas em campanhas, a gente também viu o incremento nas rotinas. O mais importante para mim foi ter o pessoal treinado, voltando com aquela garra, aquela vontade de dizer ‘nós vamos conseguir’”, destaca Lurdinha Maia, coordenadora da Assessoria Clínica da Bio-manguinhos, Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Segundo Jarbas Barbosa, o fato de o presidente da República usar o broche do Zé Gotinha, mascote do Programa Nacional de Imunizações (PNI), “demonstra um alto grau de compromisso político que, tenho absoluta certeza, vai se refletir nesse processo de fortalecimento das atividades de imunização”.

Juarez Cunha reconhece que o Ministério da Saúde e a sociedade científica têm trabalhado para ampliar a cobertura vacinal no país, mas destaca que é preciso ter ações que vão além da luta contra a desinformação.

Segundo ele, é importante ampliar o acesso da população à vacinação, aumentando, por exemplo, o horário de funcionamento dos postos de saúde e levar a vacina a outros lugares além das unidades de saúde, com instrumentos como os postos drive thru.

Outra ação importante defendida por Juarez é traçar um diagnóstico amplo da situação vacinal no país, com dados detalhados por municípios, bairros e comunidades. “Às vezes, dentro de cada município, se tem realidades completamente diferentes. Pode haver situações em que há populações mais vulneráveis, com menos acesso [às vacinas] e esse é um aspecto que tem ser melhor trabalhado”, afirma Juarez.

No evento da Academia Nacional de Medicina, a ministra Nísia Trindade afirmou que o governo tem trabalhado em ações de microplanejamento com os estados e tem buscado sistematizar as informações, garantindo dados integrados e confiáveis que permitam monitorar as coberturas vacinais.

Jarbas Barbosa afirmou, no mesmo evento, que sem novos registros de casos de sarampo no Brasil há mais de 1 ano, o país deve recuperar, em breve, seu certificado de eliminação da doença.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Carretas de Saúde da Mulher são lançadas em Porto Velho com atendimentos e exames gratuitos

Carretas de Saúde da Mulher são lançadas em Porto Velho com atendimentos e exames gratuitos

Ação do programa “Agora Tem Especialistas”, do Governo Federal em parceria com o município, leva exames e consultas para ampliar o acesso à saúde feminina.
L
Rondônia aprova repasse do Piso Variável de Vigilância Sanitária para qualificação das equipes de vigilância sanitária

Rondônia aprova repasse do Piso Variável de Vigilância Sanitária para qualificação das equipes de vigilância sanitária

Agevisa aplicará recurso em capacitação técnica para fortalecer a atuação da vigilância sanitária nos 52 municípios do estado.
L
Prefeitura de Jaru promove Dia D de vacinação e atualização do Bolsa Família

Prefeitura de Jaru promove Dia D de vacinação e atualização do Bolsa Família

Ação acontece neste sábado, 18, nas unidades de saúde da cidade e no distrito de Tarilândia, com imunização e atualização cadastral obrigatória.
L
Vacina SpiN-TEC deve chegar ao SUS no primeiro semestre de 2026

Vacina SpiN-TEC deve chegar ao SUS no primeiro semestre de 2026

A primeira vacina totalmente nacional contra a covid-19 está em fase final de estudos e será submetida à validação da Anvisa.
L
Dia D da Multivacinação será realizado neste sábado em Porto Velho

Dia D da Multivacinação será realizado neste sábado em Porto Velho

Ação da Semusa oferece atualização da caderneta de vacinação para crianças e adolescentes em 11 pontos estratégicos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Lula decide indicar Jorge Messias para vaga no STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu que irá indicar o atual advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, para ocupar a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) aberta com a aposentadoria antecipada de Luís Roberto Barroso.
L

Rondônia é destaque entre os 10 estados com menor diferença salarial entre homens e mulheres

Rondônia ocupa o 10º lugar nacional no indicador de equilíbrio de gênero na remuneração pública, com mulheres recebendo 71% do salário dos homens, refletindo avanços e desafios.
L

Rondônia é destaque nacional em empreendedorismo inovador, atrás apenas de São Paulo

Rondônia alcançou o 2º lugar nacional em apoio à inovação, destacando-se no Ranking de Competitividade dos Estados 2025 com políticas e iniciativas eficazes.
L

Falaê Podcast: Entrevista com Pastor Teixeira Neto

Com 14 anos caminhando com Cristo, Teixeira liderou os Jovens Guerreiros de Elohim.
L

Nota de pesar: Neuto Carlos Amaral

A comunidade de Porto Velho se despede de Neuto Carlos Amaral, o querido “Seu Carlos”, taxista conhecido por sua simpatia, paixão por novelas e dedicação à família e aos amigos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade e reforçam apoio ao trabalhador da capital.
L
Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Com 6.571 empresas parceiras, oportunidades são resultado de políticas de fomento ao trabalho.
L

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

POLÍTICA

Projeto Levando Saúde, do deputado Alex Redano, já beneficia mais de 8 mil pessoas em Rondônia

Projeto Levando Saúde, do deputado Alex Redano, já beneficia mais de 8 mil pessoas em Rondônia

Com investimento de R$ 5,7 milhões em emendas parlamentares, iniciativa leva consultas, exames e entrega gratuita de óculos para a população.
L
Corrida da Democracia impulsiona doações de mais de 2 mil cestas básicas em Porto Velho

Corrida da Democracia impulsiona doações de mais de 2 mil cestas básicas em Porto Velho

Entrega dos kits da Corrida da Democracia começa com grande arrecadação de alimentos, que serão destinados a famílias em vulnerabilidade social.
L
Coronel Chrisóstomo fará entrega de veículos para a saúde de Buritis

Coronel Chrisóstomo fará entrega de veículos para a saúde de Buritis

Investimento de R$ 845 mil vai reforçar atendimento da rede pública municipal.
L
Barroso recebe alta médica após internação em Brasília

Barroso recebe alta médica após internação em Brasília

Ministro do STF passou por exames no Hospital Sírio-Libanês e seguirá tratamento em casa.
L
Crise estrutural do Judiciário brasileiro exige ação política imediata

Crise estrutural do Judiciário brasileiro exige ação política imediata

Morosidade processual e falta de modernização prejudicam cidadãos, economia e segurança jurídica no país.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ocupantes de motocicleta ficam feridos após colisão com carro na zona sul de Porto Velho

Acidente aconteceu na Avenida Jatuarana; vítimas foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas a uma unidade de saúde.
12
Operação Alquimia fiscaliza 24 empresas para rastrear uso de metanol em bebidas

Operação Alquimia fiscaliza 24 empresas para rastrear uso de metanol em bebidas

Força-tarefa reúne Polícia Federal, Receita Federal, Ministério da Agricultura e ANP para prevenir riscos à saúde pública.
L
Júri em Rolim de Moura condena homem por tentativa de feminicídio

Júri em Rolim de Moura condena homem por tentativa de feminicídio

MPRO obtém sentença de 12 anos de reclusão em crime motivado por violência de gênero.
L
Operação Red List cumpre mandados em Ji-Paraná e combate organização criminosa

Operação Red List cumpre mandados em Ji-Paraná e combate organização criminosa

FICCO/RO e GAECO desarticulam grupo criminoso ligado ao tráfico de drogas.
12
MPRO obtém condenação de 66 anos por feminicídio e homicídio em Porto Velho

MPRO obtém condenação de 66 anos por feminicídio e homicídio em Porto Velho

Sentença do 1º Tribunal do Júri marca o primeiro caso julgado na capital após mudança na lei que tornou o feminicídio um crime próprio.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump ameaça: ‘Se o Hamas continuar a matar pessoas em Gaza, não teremos escolha a não ser entrar’

O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou o grupo terrorista Hamas após a divulgação de vídeos de execuções em Gaza, que ocorreram mesmo após o cessar-fogo.
L

Agenda News: Entrevista Especial com Day Mendonça sobre a Fast Escova

A próxima edição do Agenda News, nesta quinta-feira, dia 16, às 17h, vai receber Day Mendonça.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LP, LI, LO): A S DA CUNHA LTDA

Licença Ambiental Prévia, de Instalação e Operação.
L
Especialistas temem por interferência dos EUA na América Latina

Especialistas temem por interferência dos EUA na América Latina

Ação contra a Venezuela pode abrir precedente perigoso e gerar instabilidade regional.
L

Comunidade News: Entrevista com Chico Holanda

A entrevista promete abordar temas importantes sobre transparência, relacionamento com a imprensa.
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP, LI, LO): RODRIGUES E ROCHA COMERCIO DE COMBUSTIVEIS LTDA

OUTORGA e Licenças Previa(LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO).
L

Capacidade nuclear e espinha dorsal da Força Aérea: conheça o bombardeiro B-52 dos EUA

Três aeronaves B-52, fabricadas pela Boeing e com capacidade de ataque nuclear, sobrevoaram a costa da Venezuela na quarta-feira (15).
L
Energisa lança programa de negociação de dívidas com descontos de até 80%

Energisa lança programa de negociação de dívidas com descontos de até 80%

Regularização de débitos pode ser feita de forma 100% digital, com pagamento via Pix, débito ou crédito.
L
Duelo da Fronteira é adiado para novembro e promete espetáculo cultural em Guajará-Mirim

Duelo da Fronteira é adiado para novembro e promete espetáculo cultural em Guajará-Mirim

Festival folclórico mais tradicional de Rondônia será realizado de 12 a 17 de novembro, com apresentações dos bois Flor do Campo e Malhadinho.
L

CNH sem autoescola: Governo divulga regras para instrutor autônomo; veja os requisitos

O Ministério dos Transportes divulgou as regras para a atuação do instrutor autônomo para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.