DOMINGO, 21/12/2025
Publicidade

Em destaque

L

Saúde

Abead debate diversidade de gênero e terapia para dependentes

Congresso será realizado em São Paulo, de 3 a 6 de setembro.

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Abead debate diversidade de gênero e terapia para dependentes
Arquivo/Agência Brasil
Com o tema Celebrando a Diversidade: Eu, Tu, Eles… É Nós!, o 27º Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead) será realizado em São Paulo, de 3 a 6 de setembro, trazendo debates nas áreas de saúde mental do país e da América Latina.

Um dos assuntos abrange o consumo de álcool e outras substâncias entre as mulheres, o que vem ocorrendo cada vez mais precocemente. “Não podemos só ficar olhando para uma estatística crescente e não contribuir em nada para que esse cenário mude”, disse à Agência Brasil a psiquiatra Alessandra Diehl, presidente da Abead.

Muitos dos espaços para tratamento de mulheres atualmente são feitos por organizações não governamentais e movimentos sociais. Durante a pandemia de covid-19, surgiu um movimento chamado Alcoolismo Feminino, que se transformou em associação, e que hoje oferece tratamento. “Esse movimento nasceu virtual e hoje só cresce”, afirmou a psiquiatra. Vale a pena mencionar também o movimento de mulheres dentro do grupo Alcoólicos Anônimos, chamado Colcha de Retalhos, com o mesmo objetivo.

A presidente da Abead avaliou que há poucos espaços de tratamento para a mulher com a inclusão de mães e seus bebês. Todas as questões relacionadas a gênero, como a síndrome alcoólica fetal (SAF) serão analisadas durante o congresso. Será apresentada também uma iniciativa a nível municipal, em Ribeirão Preto (SP), para diminuir a prevalência da síndrome.

Outro tema envolve crianças, filhos de mulheres que fazem uso de substâncias psicoativas. A pesquisadora mexicana Corina Giacomello abordará as intervenções para filhos de dependentes químicas, o que se chama de prevenção seletiva. “Nós sabemos que as crianças, adolescentes, ou filhos de usuários que convivem em um lar com dependência química precisam ter uma atenção especial já que eles também têm chance de desenvolver dependência química.”

Estigma

Outra pauta aborda o preconceito em relação aos dependentes químicos e aos profissionais da área. A presidente da Abead citou uma pesquisa da Fundação Perseu Abramo que, em 2009, indicava que 41% da população brasileira tinha “ódio ou antipatia” de conviver com o usuário de drogas.

“O estigma está direcionado a dependentes químicos, usuários de substâncias, e enraizado na sociedade em vários segmentos, desde a população geral até os profissionais da saúde. Muitos não querem trabalhar com dependente químico, porque acham e veem essas pessoas como marginais, bandidos, como pessoas fracas que estão nessa situação porque simplesmente querem.”

Segundo a psiquiatra, o preconceito resvala, muitas vezes, no profissional que atende o dependente químico. Todas as interfaces do preconceito, do estigma, serão debatidas em vários momentos durante o congresso, abordando também o preconceito reproduzido na mídia, que usa palavras como viciado ou drogado nas reportagens. “A linguagem tem o poder de perpetuar esses mitos, preconceitos e estigmas”, destacou.

O movimento Faces e Vozes do Brasil, parte de organização criada nos Estados Unidos, tem em sua linha dorsal o combate ao estigma que protela a busca por tratamento. Esse movimento fala: Eu sou a face e a voz da recuperação. “A recuperação é possível. Ela existe”, afirmou Alessandra Diehl.

Tabaco

No Fórum de Tabagismo, o congresso da Abead vai discorrer sobre os avanços do Brasil na luta contra o hábito de fumar. O país continua protagonista dentro da Convenção Quadro de Controle do Tabaco, tratado internacional assinado em 2003, que enfrenta agora ameaça em alguns quesitos, como o cigarro eletrônico.

Existem ameaças, segundo a psiquiatra, apesar de resolução da diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de 2009, que proíbe a venda de cigarro eletrônico no país, ratificada pelo órgão neste ano.

A prevalência do tabagismo no Brasil, em torno de 43% no final da década de 1980, hoje caiu para 12%, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Os cigarros eletrônicos estão minando os bons resultados alcançados pelo país.”

América Latina

A presidente da Abead indicou que a pandemia de covid-19 agravou quadros psiquiátricos pré-existentes e novos casos surgiram. O congresso objetiva não só fomentar o debate, mas ser fonte de educação dos profissionais que estão na linha de frente e que não tiveram acesso a cursos de formações específicos.

O tema da diversidade, escolhido para o congresso deste ano, não aborda somente a diversidade de gênero, mas a diversidade de públicos alvos, de modos de tratar, de terapias e possibilidades de tratar, de formas de abordar a questão e de dialogar com políticas públicas também distintas, englobando redução de danos, abstinência, iniciativas de legalização de drogas fora do Brasil, resultados obtidos. “Este é um momento em que vivemos novamente essa questão de legalização [de drogas]. O debate voltou à pauta e será objeto de apreciação no congresso.

Nesta edição do evento, a Abead priorizou trazer colegas do Chile, México e Argentina, para falarem da realidade das drogas na América Latina, porque muitas informações são baseadas em dados dos Estados Unidos e Europa que não refletem o que se vive nos países latino-americanos. Por exemplo, na região não foi registrada uma crise de opioides, como naqueles países.

Dependência

O congresso contará com a participação do ator Niso Neto, filho do comediante já falecido Chico Anísio, que vai participar de talk show para relatar a perda de um filho, cuja morte foi relacionada ao consumo do chá de ayahuasca, do Santo Daime. O debate vai abordar a influência da substância em pessoas vulneráveis, que já têm um substrato neuro biológico, ou seja, uma genética para sintomas psiquiátricos, e que pode desenvolver sintomas psicóticos.

No tópico de substâncias que tiram a consciência das pessoas, o congresso vai debater também os medicamentos compostos, cujo consumo cresceu muito, principalmente na pandemia, apontou a presidente da Abead.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o crescimento das vendas superou 300%. No trabalho intitulado Zolpidem: Aumento do Seu Uso Associado ao Cenário Pandêmico da Covid-19, apresentado em junho de 2023 no Centro Universitário UNA, seus autores relatam que, no Brasil, a comercialização dos psicofármacos aumentou 17% em 2020 e 13% só nos primeiros cinco meses de 2021, e que, no caso do medicamento Zolpidem, o crescimento atingiu 113% entre 2019 e 2021.

Alessandra Diehl informou que a substância Zopiclona, por exemplo, tem um efeito colateral muito grave, que é o sonambulismo. “A pessoa acorda e come, cozinha, pode fazer compras na internet, pega a chave do carro e faz isso tudo dormindo. Já tem artigos falando do impacto disso nas cortes americanas, do consumo dessas drogas, que são indutoras do sono”.

A psiquiatra indicou que o Zolpidem foi associado ao desenvolvimento de reações neuropsiquiátricas adversas, como alucinações/distorção sensorial, amnésia, sonambulismo e alimentação noturna, podendo desenvolver dependência.

Estudos mostram que uso de Zolpidem foi associado a um risco aumentado de suicídio ou tentativa de suicídio e morte por suicídio. Alessandra Diehl alertou que muitos países já tratam esse problema como importante questão de saúde pública e que o Brasil deveria trilhar o mesmo caminho.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Estilo de vida leva jovens a apresentar risco cardíaco precoce

Estilo de vida leva jovens a apresentar risco cardíaco precoce

Sedentarismo e hábitos inadequados afetam pessoas de 20 a 30 anos.
L
Ministro assina contrato para compra de vacina da dengue do Butantan

Ministro assina contrato para compra de vacina da dengue do Butantan

Butantan-DV é a primeira vacina em dose única contra dengue no Brasil.
L
Lei garante mamografia pelo SUS a partir dos 40 anos

Lei garante mamografia pelo SUS a partir dos 40 anos

Mamografia passa a ser direito no SUS para mulheres desde os 40 anos.
L
Sistema Regula RO otimiza transferência de pacientes na regulação da saúde

Sistema Regula RO otimiza transferência de pacientes na regulação da saúde

Sistema Regula RO moderniza a regulação estadual, agiliza solicitação de leitos e melhora o fluxo de transferência de pacientes
L
Ministério da Saúde monitora novo vírus da influenza no Brasil

Ministério da Saúde monitora novo vírus da influenza no Brasil

Vírus da influenza do subclado K atinge quatro pessoas no país e Ministério da Saúde reforça vigilância após alerta da organização mundial.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Francisco Roseno Freire

Francisco Roseno Freire, faleceu no dia 20 de dezembro de 2025, aos 70 anos, ele era era extrovertido, alegre, sempre rodeado de amigos e dono de um coração generoso.
L
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 62 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 62 milhões neste sábado

Apostas podem ser feitas até as 20h.
L
Flamengo e Grêmio decidem terceira edição da Copinha Feminina

Flamengo e Grêmio decidem terceira edição da Copinha Feminina

Meninas da Gávea buscam bi e Mosqueteiras querem título inédito.
L
TST determina manutenção de 80% do efetivo durante greve dos Correios

TST determina manutenção de 80% do efetivo durante greve dos Correios

Decisão exige que greve não paralise totalmente os serviços essenciais.
L
Moraes autoriza Bolsonaro a fazer cirurgia, mas nega prisão domiciliar

Moraes autoriza Bolsonaro a fazer cirurgia, mas nega prisão domiciliar

Ex-presidente poderá deixar prisão para procedimento cirúrgico, sem direito à domiciliar.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

STF anula parte da investigação contra governador do Acre

STF anula parte da investigação contra governador do Acre

Decisão reconhece irregularidades em apuração da Polícia Federal.
L
Lula inaugura ponte em Foz do Iguaçu e critica construção de muros

Lula inaugura ponte em Foz do Iguaçu e critica construção de muros

Presidente destaca integração e comércio entre Brasil e Paraguai.
L
Deltan paga indenização a Lula por PowerPoint da Lava Jato

Deltan paga indenização a Lula por PowerPoint da Lava Jato

Ex-procurador Deltan Dallagnol quita R$ 146 mil em indenização a Lula.
L
Coronel Chrisóstomo trata de novos investimentos em reunião na Prefeitura de Guajará-Mirim

Coronel Chrisóstomo trata de novos investimentos em reunião na Prefeitura de Guajará-Mirim

O deputado reafirma compromisso com educação, saúde, cultura e esporte em Guajará-Mirim durante reunião com prefeito e secretários
L
Fux suspende bloqueio de bets para beneficiários sociais

Fux suspende bloqueio de bets para beneficiários sociais

Bets voltam a permitir contas ativas de beneficiários por decisão do STF.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem é morto a facadas pelo cunhado dentro de casa em Porto Velho

Homem é morto a facadas pelo cunhado dentro de casa em Porto Velho

Crime ocorreu durante café da manhã e autor foi preso horas depois.
L
Lula diz que acordo UE-Mercosul será assinado em janeiro

Lula diz que acordo UE-Mercosul será assinado em janeiro

Presidente afirma que oposição da França não impedirá acordo.
L
Homem mata cunhado a facadas no bairro Maringá, em Porto Velho

Homem mata cunhado a facadas no bairro Maringá, em Porto Velho

Crime ocorreu após desentendimento ainda não esclarecido.
18
Botija de gás é recuperada após furto em posto de combustíveis no Setor 7

Botija de gás é recuperada após furto em posto de combustíveis no Setor 7

Criminosos arrombam depósito de estabelecimento em Jaru e escondem objeto em lixeira; Polícia Militar aciona perícia técnica para investigar o caso.
12
Jogo do tigrinho causa dívida de R$ 400 mil a morador

Jogo do tigrinho causa dívida de R$ 400 mil a morador

Homem vende gado do próprio pai para quitar empréstimos com agiotas após perdas consecutivas em apostas de jogos de azar on-line.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Maria de Lourdes Silva Ramos

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Maria de Lourdes Silva Ramos, conhecida por sua natureza acolhedora e pelo amor incondicional aos seus, ela deixará uma lacuna imensa no coração de todos que tiveram o privilégio de conhecê-la.
L
Morre Lindomar Castilho, cantor condenado por feminicídio

Morre Lindomar Castilho, cantor condenado por feminicídio

Rei do Bolero morreu aos 85 anos neste sábado.
L
Bombeiros confirmam oitava morte causada por temporais em SP

Bombeiros confirmam oitava morte causada por temporais em SP

Vítima desaparecida foi encontrada no Rio Tietê, em Guarulhos.
L
Prefeitura entrega bicicletas a alunos com melhor desempenho escolar

Prefeitura entrega bicicletas a alunos com melhor desempenho escolar

Mais de mil estudantes da rede municipal foram premiados.
L
TV Brasil reexibe show de Jards Macalé no Cena Musical

TV Brasil reexibe show de Jards Macalé no Cena Musical

Homenagem exibe apresentação exclusiva do artista.
L
Motorista morre após choque elétrico em caminhão boiadeiro

Motorista morre após choque elétrico em caminhão boiadeiro

Acidente com fio de alta tensão causa morte em área rural.
18
Motociclista fica em estado gravíssimo após acidente na Linha 603

Motociclista fica em estado gravíssimo após acidente na Linha 603

Vítima sofreu queda de moto na zona rural de Jaru e foi transferida para UTI na capital com coágulo no cérebro após o impacto.
16
Caminhoneiro tem caixa de cozinha arrombada e itens furtados em RO

Caminhoneiro tem caixa de cozinha arrombada e itens furtados em RO

Vítima percebeu o crime na manhã desta sexta-feira na região central; este é o segundo registro de furto a veículos de carga em menos de um mês.
14
Polícia Militar prende homem com mandado por tráfico em RO

Polícia Militar prende homem com mandado por tráfico em RO

Equipe da Ptran localiza suspeito durante patrulhamento e cumpre ordem de prisão preventiva expedida pela Justiça de Porto Velho.
12
Operação integrada desarticula ponto de venda de drogas

Operação integrada desarticula ponto de venda de drogas

Ação conjunta entre as polícias Civil e Militar resulta na prisão de homem e apreensão de entorpecentes no Setor 14 durante cumprimento de mandado.
10
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.