SEXTA-FEIRA, 13/06/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

L

Saúde

Campanha de combate às hepatites virais será permanente

Projeto é da Sociedade Brasileira de Hepatologia.

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Campanha de combate às hepatites virais será permanente
Arquivo/Agência Brasil
A Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) decidiu tornar permanente, e com vigência durante todo o ano, a campanha de conscientização e combate às hepatites virais, que marca tradicionalmente o mês de julho. “Essa foi uma ideia que tivemos porque, se a gente se prende só a um mês, agosto começa e as pessoas acabam se esquecendo da importância do tema. Por isso, o nosso mote foi De Julho a Julho Amarelo. A cura começa com o teste para a campanha contra as hepatites virais”, disse nesta terça-feira (4) à Agência Brasil o presidente da SBH, Giovanni Faria Silva. A campanha é promovida em parceria com o Instituto Brasileiro de Figado (Ibrafig).Campanha de combate às hepatites virais será permanente - News RondôniaCampanha de combate às hepatites virais será permanente - News Rondônia

O titular da SBH considerou de grande importância a Lei 14.613, sancionada na segunda-feira (3) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que altera a Lei 13.802, de 10 de janeiro de 2019, que instituiu o Julho Amarelo, e estabelece um conjunto de atividades e mobilizações a serem desenvolvidas para combate às hepatites virais neste mês.

Na próxima semana, membros da SBH participarão, em Brasília, de reuniões no Ministério da Saúde, com o objetivo de traçar metas e planos para estender pelo país ações de diagnóstico, tratamento e combate às hepatites virais. Faria Silva disse que é interesse da SBH dar todo o apoio ao ministério, do ponto de vista de orientações sobre tratamento, inclusive no formato online, a médicos que não têm muita intimidade com as hepatites virais.

O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é celebrado em 28 de julho, dia do nascimento do cientista Baruch Blumberg, ganhador do Prêmio Nobel, que descobriu o vírus da hepatite B, desenvolveu um teste de diagnóstico e a vacina para esse tipo de hepatite.

Na página da campanha da SBH, as pessoas podem obter informações e materiais como folhetos e cartilhas sobre a doença.

Ações

Entre as iniciativas previstas está a iluminação de monumentos e prédios históricos na cor amarela, em todo o Brasil, como o Monumento das Bandeiras, em São Paulo, e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Outras ações serão realizadas para lembrar que toda pessoa acima de 4o anos de idade deve ser testada para hepatites virais. Na entrada de jogos de futebol, serão exibidas faixas alertando que as hepatites virais são doenças que podem atacar o fígado e provocar cirrose hepática.

“Nós teremos várias campanhas de testagem em inúmeras cidades do país. Essas campanhas não acontecerão somente em julho, mas devem se perpetuar durante o ano”, disse Faria Silva. O teste para hepatite C e B é feito com uma gota de sangue do dedo. “Juntamente com essas testagens, a gente vai alertar as pessoas sobre outras causas de doenças hepáticas, como, por exemplo, a doença por virose do fígado”, disse o presidente da SBH.

A entidade médica pretende também fazer micro eliminações em presídios, onde as taxas de infectados são grandes. A SBH já está atuando em alguns presídios, não só fazendo testagem, mas encaminhando as pessoas para tratamento, porque o preso, uma vez saindo da prisão, pode contaminar outras pessoas posteriormente. “São ações para evitar a progressão da doença e, também, a transmissão posteriormente”.

Outro projeto da SBH é testar moradores de rua, porque muitos são portadores de vírus, mas desconhecem. Faria Silva disse que esse projeto é mais difícil. Mesmo assim, a sociedade, segundo ele, está trabalhando junto com algumas organizações que têm moradores de rua cadastrados, o que permite fazer o diagnóstico e o tratamento da infecção pelo vírus. “É um tratamento muito fácil. Um comprimido por dia, sem efeitos colaterais, e atinge cura de 98% dos casos”, informou o especialista.

O modelo adotado na capital paulista será reproduzido para outras cidades do país. “Nós vamos fazer um projeto-piloto. Porque não adianta só testar. Os moradores têm que ter acompanhamento posterior. Você não vai conseguir eliminar o problema e evitar uma progressão da doença. Para isso, é importante que essas pessoas sejam cadastradas e rastreadas para que possa ser oferecido o tratamento, principalmente para aqueles vinculados a unidades que fornecem refeições ou um lugar para dormir, como abrigos”.

A ideia é negociar com os administradores desses abrigos para que os moradores de rua infectados fiquem no local durante o período de tratamento, de oito a 12 semanas.

Hepatites virais

Hepatites virais são doenças com vírus que agridem o fígado. Os vírus que cronificam são só da hepatite B, C e D. Nessa cronificação, a doença evolui para a cirrose de forma assintomática. “Por isso, é difícil ter diagnóstico precoce. Os sintomas aparecem quando a pessoa já tem cirrose avançada. Pode ter até cirrose no início, mas não dá sintoma algum. Portanto, é fundamental que se faça diagnóstico precoce, testando, principalmente pessoas com fatores de risco”, explica o médico.

Para a hepatite C, Faria Silva disse que os maiores fatores de risco são pessoas que receberam transmissão de sangue ou derivados do sangue antes de 1992; receberam transplante de algum órgão; usaram drogas injetáveis ou seringas de vidro para tomar medicações lícitas, comuns antes do aparecimento do vírus HIV. Pessoas que habitam o mesmo ambiente têm um certo risco, embora não tão alto, advertiu o médico.

Para hepatite D, além de todos os fatores citados anteriormente, tem a transmissão sexual e a transmissão da mãe para o bebê, a chamada transmissão vertical. A Região Norte é onde é mais prevalente o vírus D da hepatite, em especial na Amazônia.

O tratamento da hepatite C é feito com um comprimido por dia, com término entre oito a 12 semanas e chance de cura de 98%. Para a hepatite B, o tratamento se prolonga durante toda a vida, embora em alguns casos a doença não comprometa o fígado. Já para a hepatite D, o tratamento é mais complexo, feito com medicação injetável que pode apresentar efeitos colaterais. “É um vírus mais raro e necessita ter a presença do vírus B para infectar com o Delta”, explicou o presidente da SBH.

De acordo com o Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais, divulgado em 2022 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, 718.651 casos confirmados de hepatites virais no Brasil de 2000 a 2021.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Porto Velho sanciona lei que assegura reajuste salarial para agentes de saúde

Tanto os agentes comunitários quanto os agentes de combate a endemias passam a ser remunerados de acordo com o piso nacional
L

Campanha de vacinação contra a gripe é realizada no Skate Parque e em diversos pontos da cidade

Vacinação contra a gripe acontece no Skate Parque e em outros locais
L

Estudantes de Ariquemes assumem papel de embaixadores contra as drogas em ação promovida pelo governo de RO

O evento tem como objetivo despertar o protagonismo juvenil e fortalecer a cultura da prevenção no ambiente escolar.
L

Governo de RO promove reunião para fortalecer assistência farmacêutica no Cone Sul

Farmacêuticos do Cone Sul participam de reunião técnica promovida pelo governo de Rondônia.
L
Fiocruz alerta para aumento de 91% nos casos de síndrome respiratória aguda em 2025

Fiocruz alerta para aumento de 91% nos casos de síndrome respiratória aguda em 2025

Especialista reforça importância da vacina contra gripe
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

DJ Kau Gomes no Agenda News: uma viagem musical repleta de nostalgia e boas histórias

DJ Kau Gomes no Agenda News: uma viagem musical repleta de nostalgia e boas histórias

Em um bate-papo descontraído com a jornalista Renata Camurça, o DJ , revelou detalhes exclusivos da Festa Brega & Chique, relembrou sucessos que marcaram gerações e mostrou por que sua energia na pista de dança é inconfundível.
L
Obras inéditas com tecnologia extradossada reabilitam pontes sobre o Rio Candeias na BR-364/RO

Obras inéditas com tecnologia extradossada reabilitam pontes sobre o Rio Candeias na BR-364/RO

Serviços estão sendo realizados no interior do caixão da ponte mais nova
L

Em Cima da Hora | Entrevista Alex Testoni – Prefeito da cidade de Ouro Preto D’Oeste – RO

Nesta sexta-feira, dia 13, às 10h, o programa Em Cima da Hora recebe o prefeito Alex Testoni
L
Prazo de inscrições para o Enem 2025 termina hoje

Prazo de inscrições para o Enem 2025 termina hoje

Taxas podem ser pagas até a próxima quarta-feira
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L

Prefeitura de Porto Velho Anuncia Nova Alteração no Cronograma do Processo Seletivo Emergencial

Alteração foi necessária para garantir transparência e análise criteriosa
L
FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

Nova edição será realizada no segundo semestre e ofertará 3.652 vagas
L

Governo de RO abre processo seletivo com 100 vagas temporárias para engenheiros, arquitetos e desenhistas na Seduc

O objetivo da seleção é atender às demandas de fiscalização de obras, elaboração de projetos, orçamentos e combate a incêndio nas escolas da Rede Estadual de Ensino.
L
Publicidade

POLÍTICA

Jaime Bagattoli cobra esclarecimentos do BASA sobre despesas com consultorias após denúncias

Presidente do banco deverá prestar informações sobre possíveis desvios de finalidade
L
Associação Amorevi recebe R$ 100 mil da Deputada Sílvia Cristina

Associação Amorevi recebe R$ 100 mil da Deputada Sílvia Cristina

Recurso será aplicado na manutenção e custeio da casa de passagem que a entidade administra em Ariquemes.
L

Equipe de Eyder Brasil visita escola e ajusta detalhes para o ‘Cidadania no Bairro’ no Orgulho do Madeira

Visita técnica à Escola Maria Francisca de Jesus Gonçalves definiu a logística para o grande mutirão de serviços que acontece no dia 21 de junho. Expectativa é atender milhares de moradores.
L

Deputado Pedro Fernandes participa da entrega de relatório da CPI das Reservas ao Tribunal de Justiça

O parlamentar esteve acompanhado do presidente da comissão e presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano, e do deputado Lucas Torres, no ato de entrega do documento ao presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel
L
Câmara dos Deputados pauta urgência para derrubar decreto do IOF, mesmo após reedição do governo

Câmara dos Deputados pauta urgência para derrubar decreto do IOF, mesmo após reedição do governo

Se provado no mérito, volta a valer decreto do IOF com maior impacto
L
Publicidade

POLÍCIA

Foragido por homicídio é preso em Ji-Paraná

Foragido por homicídio é preso em Ji-Paraná

Durante a consulta ao sistema da Secretaria de Segurança Pública, foi verificado que havia um mandado de prisão em aberto contra C., expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Ariquemes, Rondônia.
14
Homem é preso por furto de bicicleta em UPA e mandado de prisão em aberto é cumprido

Homem é preso por furto de bicicleta em UPA e mandado de prisão em aberto é cumprido

Durante a checagem no sistema, foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto contra ele, expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Ji-Paraná.
12
Motociclista sem CNH colide com carro estacionado após possível mal súbito

Motociclista sem CNH colide com carro estacionado após possível mal súbito

A vítima foi socorrida e levada ao Hospital Municipal com dores nas pernas, mas sem fraturas visíveis.
10
Carro sai da pista e colide com árvore na RO-133 deixando casal ferido

Carro sai da pista e colide com árvore na RO-133 deixando casal ferido

O condutor, que havia ficado preso às ferragens, já tinha sido retirado por terceiros e apresentava ferimentos visíveis. A passageira também foi retirada do carro e estava ferida.
16
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido no bairro Beira Rio

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido no bairro Beira Rio

Conforme informações apuradas no local, o motorista do carro trafegava pela Rua Guaporé em direção ao Centro, quando colidiu transversalmente com uma motocicleta que seguia no sentido bairro Boa Esperança.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Porto Velho lança chamamento público para ações de combate a incêndios no verão amazônico

Será selecionada uma organização da sociedade civil para celebração do termo de cooperação
L

Rotatória da avenida Rio Madeira ganha novas luminárias e reforça a segurança para a população

Local agora conta com um poste do tipo “árvore”, com 10 metros de altura, equipado com nove luminárias
L

Prefeitura aprova leis que asseguram piso salarial e recesso para profissionais da Educação

O prefeito Léo Moraes destacou a importância dos profissionais da área
L

Prefeitura de Porto Velho incentiva a doação de sangue e presta homenagem aos doadores no Dia Mundial do Doador

No dia 14 de junho, data em que se celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue, o município reconhece a importância dos doadores voluntários
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAO): NEFRON SERVIÇOS DE NEFROLOGIA LTDA

Licença Ambiental de Operação nº 026/DLA/SEMA
L

Requerimento de Renovação da Licença Municipal de Extração Mineral: CERAMICA MARPLEN LTDA

LICENÇA MUNICIPAL PARA EXTRAÇÃO MINERAL
L

Requerimento de Renovação da Licença Municipal de Extração Mineral: DIEGO RAFAEL DA SILVA

LICENÇA MUNICIPAL PARA EXTRAÇÃO MINERAL
L

Principais ações do governo de RO entre 9 e 13 de junho

O governo de Rondônia intensifica ações para aprimorar a capacidade de combate a incêndios florestais em 2025.
L

Reconhecimento e Respeito: III Maloca chega ao fim e promovendo imersão na cultura e história indígena

A programação na Universidade contou com uma exposição de Arqueologia e visitas às coleções de Ictiofauna, Mastozoologia e Botânica.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.