SEGUNDA-FEIRA, 17/03/2025

L

Saúde

Campanha de combate às hepatites virais será permanente

Projeto é da Sociedade Brasileira de Hepatologia.

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Campanha de combate às hepatites virais será permanente
Arquivo/Agência Brasil
A Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) decidiu tornar permanente, e com vigência durante todo o ano, a campanha de conscientização e combate às hepatites virais, que marca tradicionalmente o mês de julho. “Essa foi uma ideia que tivemos porque, se a gente se prende só a um mês, agosto começa e as pessoas acabam se esquecendo da importância do tema. Por isso, o nosso mote foi De Julho a Julho Amarelo. A cura começa com o teste para a campanha contra as hepatites virais”, disse nesta terça-feira (4) à Agência Brasil o presidente da SBH, Giovanni Faria Silva. A campanha é promovida em parceria com o Instituto Brasileiro de Figado (Ibrafig).Campanha de combate às hepatites virais será permanente - News RondôniaCampanha de combate às hepatites virais será permanente - News Rondônia

O titular da SBH considerou de grande importância a Lei 14.613, sancionada na segunda-feira (3) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que altera a Lei 13.802, de 10 de janeiro de 2019, que instituiu o Julho Amarelo, e estabelece um conjunto de atividades e mobilizações a serem desenvolvidas para combate às hepatites virais neste mês.

Na próxima semana, membros da SBH participarão, em Brasília, de reuniões no Ministério da Saúde, com o objetivo de traçar metas e planos para estender pelo país ações de diagnóstico, tratamento e combate às hepatites virais. Faria Silva disse que é interesse da SBH dar todo o apoio ao ministério, do ponto de vista de orientações sobre tratamento, inclusive no formato online, a médicos que não têm muita intimidade com as hepatites virais.

O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é celebrado em 28 de julho, dia do nascimento do cientista Baruch Blumberg, ganhador do Prêmio Nobel, que descobriu o vírus da hepatite B, desenvolveu um teste de diagnóstico e a vacina para esse tipo de hepatite.

Na página da campanha da SBH, as pessoas podem obter informações e materiais como folhetos e cartilhas sobre a doença.

Ações

Entre as iniciativas previstas está a iluminação de monumentos e prédios históricos na cor amarela, em todo o Brasil, como o Monumento das Bandeiras, em São Paulo, e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Outras ações serão realizadas para lembrar que toda pessoa acima de 4o anos de idade deve ser testada para hepatites virais. Na entrada de jogos de futebol, serão exibidas faixas alertando que as hepatites virais são doenças que podem atacar o fígado e provocar cirrose hepática.

“Nós teremos várias campanhas de testagem em inúmeras cidades do país. Essas campanhas não acontecerão somente em julho, mas devem se perpetuar durante o ano”, disse Faria Silva. O teste para hepatite C e B é feito com uma gota de sangue do dedo. “Juntamente com essas testagens, a gente vai alertar as pessoas sobre outras causas de doenças hepáticas, como, por exemplo, a doença por virose do fígado”, disse o presidente da SBH.

A entidade médica pretende também fazer micro eliminações em presídios, onde as taxas de infectados são grandes. A SBH já está atuando em alguns presídios, não só fazendo testagem, mas encaminhando as pessoas para tratamento, porque o preso, uma vez saindo da prisão, pode contaminar outras pessoas posteriormente. “São ações para evitar a progressão da doença e, também, a transmissão posteriormente”.

Outro projeto da SBH é testar moradores de rua, porque muitos são portadores de vírus, mas desconhecem. Faria Silva disse que esse projeto é mais difícil. Mesmo assim, a sociedade, segundo ele, está trabalhando junto com algumas organizações que têm moradores de rua cadastrados, o que permite fazer o diagnóstico e o tratamento da infecção pelo vírus. “É um tratamento muito fácil. Um comprimido por dia, sem efeitos colaterais, e atinge cura de 98% dos casos”, informou o especialista.

O modelo adotado na capital paulista será reproduzido para outras cidades do país. “Nós vamos fazer um projeto-piloto. Porque não adianta só testar. Os moradores têm que ter acompanhamento posterior. Você não vai conseguir eliminar o problema e evitar uma progressão da doença. Para isso, é importante que essas pessoas sejam cadastradas e rastreadas para que possa ser oferecido o tratamento, principalmente para aqueles vinculados a unidades que fornecem refeições ou um lugar para dormir, como abrigos”.

A ideia é negociar com os administradores desses abrigos para que os moradores de rua infectados fiquem no local durante o período de tratamento, de oito a 12 semanas.

Hepatites virais

Hepatites virais são doenças com vírus que agridem o fígado. Os vírus que cronificam são só da hepatite B, C e D. Nessa cronificação, a doença evolui para a cirrose de forma assintomática. “Por isso, é difícil ter diagnóstico precoce. Os sintomas aparecem quando a pessoa já tem cirrose avançada. Pode ter até cirrose no início, mas não dá sintoma algum. Portanto, é fundamental que se faça diagnóstico precoce, testando, principalmente pessoas com fatores de risco”, explica o médico.

Para a hepatite C, Faria Silva disse que os maiores fatores de risco são pessoas que receberam transmissão de sangue ou derivados do sangue antes de 1992; receberam transplante de algum órgão; usaram drogas injetáveis ou seringas de vidro para tomar medicações lícitas, comuns antes do aparecimento do vírus HIV. Pessoas que habitam o mesmo ambiente têm um certo risco, embora não tão alto, advertiu o médico.

Para hepatite D, além de todos os fatores citados anteriormente, tem a transmissão sexual e a transmissão da mãe para o bebê, a chamada transmissão vertical. A Região Norte é onde é mais prevalente o vírus D da hepatite, em especial na Amazônia.

O tratamento da hepatite C é feito com um comprimido por dia, com término entre oito a 12 semanas e chance de cura de 98%. Para a hepatite B, o tratamento se prolonga durante toda a vida, embora em alguns casos a doença não comprometa o fígado. Já para a hepatite D, o tratamento é mais complexo, feito com medicação injetável que pode apresentar efeitos colaterais. “É um vírus mais raro e necessita ter a presença do vírus B para infectar com o Delta”, explicou o presidente da SBH.

De acordo com o Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais, divulgado em 2022 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, 718.651 casos confirmados de hepatites virais no Brasil de 2000 a 2021.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Semusa amplia atendimentos de saúde na Comunidade Bom Será e região

A partir de agora, os moradores da Comunidade Bom Será serão atendidos duas vezes por mês, sempre na primeira e última terça-feira
L

Avanços tecnológicos na perícia fortalecem a solução de crimes em Rondônia com precisão científica

A evolução da perícia criminal é fruto de investimentos estratégicos do governo de Rondônia em ciência.
L
Vacinação e prevenção são essenciais para o controle de doenças respiratórias

Vacinação e prevenção são essenciais para o controle de doenças respiratórias

A Coordenação Estadual de Imunização reforça a eficácia das vacinas para prevenir formas graves e óbitos em relação a doenças
L
Comportamentos diurnos podem indicar distúrbios do sono, diz médico

Comportamentos diurnos podem indicar distúrbios do sono, segundo médico

Dia Mundial do Sono alerta para importância de hábitos saudáveis
L
Novo hospital de Guajará-Mirim é inaugurado pelo governo de RO e já está em pleno funcionamento

Novo hospital de Guajará-Mirim é inaugurado pelo governo de RO e já está em pleno funcionamento

A cerimônia também contou com a presença do vice-governador Sérgio Gonçalves, autoridades locais, deputados, secretários e a comunidade, que destacaram a importância da unidade hospitalar à população.
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sine Municipal de Porto Velho divulga 72 vagas de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30
L
Cheia do Rio Acre já atinge 41 bairros

SITUAÇÃO CRÍTICA: Cheia do Rio Acre já atinge 41 bairros

A cheia deste ano, de acordo com dados do governo do Acre, tem atingido até o momento pouco mais de 23 mil pessoas e quase 7 mil famílias apenas, em Rio Branco.
L

Semana do PIX RondônCap já foi sorteada! Confira os ganhadores

44 prêmios foram distribuídos e novos sorteios vêm aí!
L

Um Porto e um Velho – Porto Velho, por Prof. Dr. Lourismar Barroso

Santo Antônio: a primeira cachoeira do Rio Madeira e suas memórias históricas
L

Fiat Titano 2025 encara os desafios de um território dominado

Picape média busca espaço em segmento competitivo no Brasil
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Público para o TJRO – Servidores: divulgado o resultado definitivo das provas objetivas

Concurso Público para o TJRO – Servidores: divulgado o resultado definitivo das provas objetivas

A lista oficial já está disponível no site da organizadora.
L
Lula autoriza uso do eSocial para ofertar consignado a empregados CLT

Lula autoriza uso do eSocial para ofertar consignado a empregados CLT

Febraban prevê adesão de 19 milhões de celetistas ao sistema em 4 anos
L
Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Terceira etapa do concurso para nove cargos tem caráter eliminatório
L

Prefeitura divulga nomes de convocados para o programa Unidos da Educação

Os voluntários irão receber uma ajuda de custo de R$ 80 por dia
L
Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Alerta foi feito nas redes sociais da pasta
L
Publicidade

POLÍTICA

Coronel Chrisóstomo participa de ato em Copacabana em defesa da anistia e críticas ao governo Lula

Deputado federal reforça apoio aos manifestantes e pede justiça para os presos do 8 de janeiro.
L

Prefeito Léo Moraes acompanha limpeza do Canal Tancredo Neves e reforça compromisso com cidade limpa

Operação Cidade Limpa remove toneladas de lixo e busca melhorar drenagem na zona Leste de Porto Velho.
L

Reforma da Praça Guajará avança com emenda da deputada Ieda Chaves

Investimento de R$ 569 mil garantirá melhorias para lazer e esporte na zona Leste de Porto Velho.
L

Deputada Cláudia de Jesus propõe financiamento para biodigestores no meio rural

Iniciativa busca incentivar produção sustentável de biogás e biofertilizantes.
L

Deputada Dra. Taíssa Sousa solicita manutenção urgente na Linha 101 em União Bandeirantes

Parlamentar cobra parceria entre Governo e Prefeitura para recuperar estrada em condições precárias.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ciclista é atropelado e sofre fratura na perna no São Francisco

Ciclista é atropelado e sofre fratura na perna no São Francisco

Vítima foi socorrida pelo Samu com fratura exposta na perna.
10
PM recebe denúncia e flagra dupla tentando furtar agência do Bradesco na zona leste

PM recebe denúncia e flagra dupla tentando furtar agência do Bradesco na zona leste

A dupla foi flagrada dentro da agência bancária do Bradesco.
10

Morte a esclarecer: Mulher é encontrada sem vida em residência na capital

Polícia investiga o caso e exames devem determinar a causa do óbito
18

Fugiu pelo mato: homem ameaça ex-mulher com arma na boca e mobiliza a PM em Porto Velho

Crime aconteceu no bairro Cai N’água e suspeito escapou pelo matagal
10

Força Tática prende dupla saindo com moto roubada de matagal no centro

Os suspeitos abandonaram o veículo e tentaram fugir correndo ao avistarem a viatura, mas foram cercados e abordados.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Defesa Civil de Porto Velho intensifica monitoramento e assistência a ribeirinhos devido à cheia do rio Madeira

Cheia do rio Madeira registrou 15,84 metros já causa alagamentos em linhas rurais
L

Sempog avança na implementação do Cadastro Territorial Multifinalitário em Porto Velho

Sistema de geoprocessamento, que está em desenvolvimento, ajudará a organizar informações sobre imóveis, infraestrutura e serviços públicos em Porto Velho
L

Porto Velho reduz tarifa de ônibus para R$ 3,00, a mais barata entre as capitais

Estudantes passarão a pagar R$ 1,50
L

Ouvidoria Geral de Porto Velho fortalece comunicação entre prefeitura e população

Qualquer pessoa, física ou jurídica, poderá formular pedido de acesso à informação ou mesmo fazer as suas solicitações
L
Dia D'Elas: Celebrando a Mulher no TRT-14

Dia D’Elas: Celebrando a Mulher no TRT-14

Uma Manhã de Cuidado e Valorização.
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: VENTURO CONSULTORIA AMBIENTAL LTDA

Licença Ambiental Simplificada Nº 87 SOL/DLA
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: C BRAVIN

LICENÇA PRÉVIA – LP, LICENÇA DE INSTALAÇÃO – LI, LICENÇA DE OPERAÇÃO – LO – TERMO DE OUTORGA
L

Censo Previdenciário 2025 começa em abril para servidores e beneficiários

Atualização cadastral é obrigatória e pode ser feita online ou presencialmente.
L

Espetáculo “Bizarrus” emociona e reforça a reintegração social por meio da arte

Projeto oferece nova chance a reeducandos e promove reflexão sobre ressocialização.
L
MPRO e MPF Pedem Indenização de R$ 2 Milhões por Falhas no Fornecimento de Energia

MPRO e MPF Pedem Indenização de R$ 2 Milhões por Falhas no Fornecimento de Energia

Justiça Federal pode condenar empresas e órgãos públicos por danos morais e sociais em Rondônia e Acre.
L