SEGUNDA-FEIRA, 28/07/2025

Após 34 anos sem poliomielite, baixo índice de vacinação preocupa

Doença leva à paralisia dos membros inferiores.

Publicado em 

Após 34 anos sem poliomielite, baixo índice de vacinação preocupa - News Rondônia

Por Ludmilla Souza

“As pessoas ficam muito surpresas quando eu digo ‘não foi acidente de carro não, foi paralisia infantil’”, explica a médica Rivia Ferraz, de 51 anos de idade, quando perguntam por que usa uma prótese na perna direita? “Parece que as pessoas esqueceram o que foi a paralisia infantil”, diz ao se referir à doença que tem preocupado as autoridades de saúde, já que a poliomielite, conhecida como paralisia infantil, está com a cobertura em queda no Brasil.

Após 34 anos sem poliomielite, baixo índice de vacinação preocupa - News Rondônia
Imagem TV Brasil

Os índices de vacinação contra a poliomielite têm apresentado queda desde de 2016, última vez em que o país superou a marca de 90% de cobertura vacinal do público-alvo. A meta do Programa Nacional de Imunizações (PNI) é vacinar entre 90% e 95% das crianças menores de 5 anos de idade.

Mas a proteção nunca esteve tão baixa. Em 2022, o percentual de vacinação foi de 72%. No ano anterior, foi menor ainda, pouco menos de 71%, informou o Ministério da Saúde. Os números trazem preocupação porque, apesar de o Brasil ter registrado o último caso da doença em 1989, há 34 anos, outros países ainda não erradicaram a doença, o que pode fazer o vírus voltar a circular por aqui.

A médica disse que nasceu sem nenhuma patologia. “Mas aos 9 meses eu contraí a poliomielite e foi por falta da vacinação”. Ela explica porque não recebeu a vacina contra a pólio. “Isso foi em 1971, já tem algumas décadas, a gente não tinha o SUS [Sistema Único de Saúde]. Sou do Nordeste, de Maceió, cidade linda, mas lá não tinha muitos recursos e naquela época só tinha campanhas, não era como hoje, que em qualquer unidade de saúde você leva seu filho e vacina. Quando houve campanha, eu estava com febre e vomitando, não podia tomar a vacina, aí quando eu estava bem, não tinha a disponibilidade da vacina”.

Nesse intervalo, ela acabou contraindo o vírus da poliomielite. “É um vírus que em algumas crianças pode até não causar sintomas, como acontece hoje com a covid 19, algumas pessoas nem desenvolvem sintomas, com a poliomielite é a mesma forma. Mas crianças desenvolveram a forma grave, que foi o meu caso, que tem o ataque da medula, que acaba trazendo consequências nas células nervosas motoras, que acaba causando uma paralisia flácida”.

Rivia estava justamente na fase de dar os primeiros passos quando a mãe percebeu que ela ficava de pé, mas logo caía. “Ela me levou para uma avaliação médica e foi diagnosticada a paralisia. Passei por 14 cirurgias para conseguir caminhar um pouco, agora estou com esta órtese que é muita boa em me dar segurança para andar, passei por várias fases com e sem órteses, com e sem bengalas, para ter maior estabilidade e mais segurança”.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a grande maioria das infecções não produz sintomas, mas de cinco a dez em cada 100 pessoas infectadas com esse vírus podem apresentar sintomas semelhantes aos da gripe. Em um a 200 casos, o vírus destrói partes do sistema nervoso, causando paralisia permanente nas pernas ou braços. Não há cura. Os principais efeitos da doença são ausência ou diminuição de força muscular no membro afetado e dores nas articulações.

Embora muito raro, o vírus pode atacar as partes do cérebro que ajudam a respirar, o que pode levar à morte. Há 30 anos, a pólio paralisou quase 1.000 crianças por dia em 125 países em todo o mundo, incluindo países das Américas, informou a Opas.

Zé Gotinha

Em 1994, o Brasil foi certificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), junto com os demais países das Américas, como livre da poliomielite. O combate à doença fez surgir um dos personagens mais conhecidos da cultura médica nacional, o Zé Gotinha. O nome se refere à vacina atenuada oral (VOP), aplicada como dose de reforço dos 15 meses aos 4 anos de idade.

Mas o esquema vacinal começa antes. O Programa Nacional de Imunizações recomenda que a vacina inativada, em forma de injeção, deve ser aplicada aos 2, 4 e 6 meses de idade e depois o reforço. A vacina está disponível em todos os centros públicos de saúde e pode ser administrada simultaneamente com as demais dos calendários de vacinação do Ministério da Saúde.

Estratégias

Em São Paulo, a Secretaria Municipal da Saúde elaborou as ações a serem realizadas este ano para diminuir o risco de reintrodução da poliomielite e fortalecer a vacinação na maior cidade do país.

A enfermeira e coordenadora do Programa Municipal de Imunizações (PMI), Mariana de Souza Araújo, explica como as ações serão desenvolvidas. “As salas de vacinação têm os horários estendidos, funcionam das 7h às 19h e aos sábados também fazemos a vacinação nas AMA/UBS integradas, para aqueles pais que não conseguem levar a criança durante a semana”.

Outra ação é a Declaração de Vacinação Atualizada (DVA), a ser preenchida e entregue à escola em que o aluno está matriculado, que tem o objetivo de aumentar a cobertura vacinal entre os estudantes. “Todos os pais têm que levar a DVA certificada na escola, assim, as crianças que não devolvem a DVA, fazemos a busca ativa, com os agentes comunitários das UBS, que vão até a casa daquela criança e a vacinam no local”.

Ainda em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o PMI tem realizado ações nas escolas. “Para os pais que não conseguem levar as crianças nas UBS, vacinamos nas escolas. Divulgamos ainda, nas nossas redes sociais, as informações sobre as vacinas, mas se os pais tiverem ainda alguma dúvida, procure qualquer serviço de saúde que os profissionais poderão orientar”.

A coordenadora reforça que a única maneira de impedir que o vírus retorne ao país é mantendo as altas coberturas. “Em São Paulo, estamos com uma cobertura próxima da meta, com 80%, mas precisamos vacinar mais e que todas as crianças tenham o esquema completo para estarem protegidas”.

Um caso recente da doença foi confirmado em Loreto, no Peru, o que aumentou o risco do Brasil, lembra a coordenadora do PMI. “Temos risco porque o Brasil é um país de portas abertas, recebemos imigrantes e refugiados, então precisamos manter a nossas coberturas vacinais exatamente por isso, porque recebemos pessoas de outros países que têm casos e sabemos que onde tem casos de pólio são os países com baixas coberturas vacinais. Então a nossa cobertura vacinal alta é a única forma de evitar que o vírus se reintroduza no país”.

Outras informações sobre a vacinação estão disponíveis na página Vacina Sampa.

O vírus da poliomielite é transmitido de pessoa a pessoa por via fecal-oral ou, menos frequentemente, por um meio comum, a água ou alimentos contaminados, por exemplo, e se multiplica no intestino.

Para quem hesita em vacinar seus filhos, a médica Rivia tem um alerta e um conselho. “Passei por muitas dores e ainda as sinto, tive que vencer barreiras e a acessibilidade, tudo isso por conta de uma não vacinação. Apesar das pessoas hoje desconhecerem a paralisia infantil, é uma doença totalmente prevenível com a vacina que está aí, com toda a facilidade nas unidades de saúde. Vacinem seus filhos, o nosso desejo é que as crianças continuem saudáveis”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Febre Oropouche se espalha pelo Brasil e preocupa autoridades de saúde

Febre Oropouche se espalha pelo Brasil e preocupa autoridades de saúde

Doença antes restrita à Amazônia, já confirmou mais de 11 mil casos em 18 estados e Distrito Federal em 2025.
L

Febre Oropouche: A expansão alarmante pelo Brasil

Da Amazônia para o Sudeste: Fatores por trás do surto e medidas de controle
L

Homem com HIV denuncia Caixa Econômica por dificultar saque do FGTS em Porto Velho

Mesmo com laudos e exames, homem com HIV em Porto Velho enfrenta burocracia da Caixa Econômica para liberação do FGTS, previsto em lei federal.
L
Novas regras obrigam planos de saúde a responder pedidos em até 10 dias

Novas regras obrigam planos de saúde a responder pedidos em até 10 dias

Norma da ANS obriga respostas em até 10 dias para 52 milhões de usuários, porém especialista alerta para falhas na regulação de planos coletivos e rede credenciada.
L
Dia ‘D’ de vacinação contra sarampo será neste sábado (26) em Porto Velho

Dia ‘D’ de vacinação contra sarampo será neste sábado (26) em Porto Velho

Prefeitura realiza o Dia ‘D’ de vacinação contra sarampo em Porto Velho para ampliar cobertura vacinal e evitar surtos da doença.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (28/7) para seu signo

Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (28/7) para seu signo

Nesta segunda-feira, 28 de julho de 2025, o horóscopo traz direcionamentos importantes para o início da semana. Saiba como os astros impactam sua carreira, amor, saúde e decisões.
L

Nivus 2026 traz novidades em design, conectividade e segurança

Modelo da Volkswagen traz novo pacote de segurança e refinamento visual em quatro versões
L

RondônCAP sorteou R$ 65 mil no quarto prêmio neste domingo, 27 de julho

Edição especial distribuiu 44 prêmios em dinheiro e arrecadação ajudou as APAEs de Rondônia; título custava apenas R$ 5
L

Da identidade ribeirinha brasiviana à identidade camponesa amazônica – Por Marquelino Santana

Os custos invisíveis do desenvolvimento: a hostilização e a morte cultural da identidade brasiviana
L

Prevenção veterinária transforma o cuidado com os pets no Brasil

Modelo sustentável beneficia tutores, clínicas, profissionais e contribui para a saúde pública
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) terá amostra reponderada, refletindo o perfil populacional mais recente do país.
L

Feirão do Emprego da Prefeitura de Porto Velho oferece mais de mil vagas com entrevista imediata

Primeiro Feirão do Emprego de Porto Velho reúne mais de 150 empresas e orienta interessados sobre documentação e requisitos para participar.
L
Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Consulta do resultado do Processo Seletivo da Semusa é individual e estará disponível no site oficial a partir da 00h do dia 24 de julho.
L
CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

Candidatos à Prova Nacional Docente (PND) 2025 devem pedir atendimento especializado durante a inscrição, até sexta-feira (25).
L

Mais de mil vagas de emprego são ofertadas pela plataforma Geração Emprego em Rondônia

Ferramenta digital gratuita conecta empresas e trabalhadores, fortalece a economia e gera oportunidades em todas as regiões do estado
L

POLÍTICA

Coronel Chrisóstomo critica retirada de manifestação pacífica e denuncia violação à liberdade de expressão

Deputado federal por Rondônia divulgou carta aberta após ser retirado da Praça dos Três Poderes durante protesto silencioso ao lado de Hélio Lopes (PL-RJ).
L
JAIME BAGATTOLI: Investimento de R$ 10 milhões reforça saúde de Cacoal com obras e equipamentos

JAIME BAGATTOLI: Investimento de R$ 10 milhões reforça saúde de Cacoal com obras e equipamentos

Recursos de Jaime Bagattoli fortalecem saúde de Cacoal, com custeio, obras no Hospital Municipal e aquisição de equipamentos, beneficiando toda a região.
L
Lula sanciona crédito consignado para CLT e motoristas de aplicativo

Lula sanciona crédito consignado para CLT e motoristas de aplicativo

Nova lei permite acesso a crédito com desconto em folha para trabalhadores com carteira assinada, incluindo entregadores e motoristas de aplicativos.
L
Lula compara ação da família Bolsonaro a traição de Tiradentes

Lula compara ação da família Bolsonaro a traição de Tiradentes

Presidente critica conluio com Donald Trump que levou à taxação de produtos brasileiros, citando a Inconfidência Mineira.
L
Coronel Chrisóstomo se une a acampamento de Hélio Lopes em frente ao STF por liberdade de expressão

Coronel Chrisóstomo se une a acampamento de Hélio Lopes em frente ao STF por liberdade de expressão

Deputado federal de Rondônia, Coronel Chrisóstomo, protesta em Brasília ao lado de Hélio Lopes contra restrição que proíbe Bolsonaro de dar entrevistas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil de RO apreende autor de extorsão em Porto Velho

Polícia Civil de RO apreende autor de extorsão em Porto Velho

Após intensas diligências, os policiais localizaram o veículo da vítima estacionado na Avenida Carlos Gomes, defronte a um restaurante, e no decorrer do trabalho investigativo, foi identificado o local onde a vítima estava, em em seguida, a vítima.
14
Polícia Civil de RO apreende 100 kg de drogas e aprofunda investigação contra organização criminosa interestadual

Polícia Civil de RO apreende 100 kg de drogas e aprofunda investigação contra organização criminosa interestadual

O grupo atuava com estrutura organizada e divisão de tarefas, operando no eixo Guajará-Mirim – Buritis, com conexões confirmadas no Estado do Mato Grosso e em diversos municípios de Rondônia.
12
Motociclista fica ferida em colisão na estrada dos japoneses

Motociclista fica ferida em colisão na estrada dos japoneses

Acidente na estrada dos japoneses envolve moto e carro de aplicativo em desvio de buraco.
10
Homem morre carbonizado após explosão durante gravação de filme em Porto Velho

Homem morre carbonizado após explosão durante gravação de filme em Porto Velho

O acidente aconteceu em um sítio localizado no Ramal Jatuarana, km 14 às margens do Rio Madeira em Porto Velho. Outras três pessoas ficaram feridas.
18
Apenado monitorado é esfaqueado durante briga com a esposa na zona sul

Apenado monitorado é esfaqueado durante briga com a esposa na zona sul

As primeiras informações dão conta que o fato teria acontecido durante uma briga de casal, onde o apenado acabou sendo atingido com uma facada no braço pela companheira, depois correu e caiu na rua.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 51 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 51 milhões

Ninguém acerta as seis dezenas do concurso 2893; próximo sorteio será na terça-feira.
L
Tarifas Brasil-EUA: secretário americano confirma taxação de 50% a partir de agosto

Tarifas Brasil-EUA: secretário americano confirma taxação de 50% a partir de agosto

Howard Lutnick anuncia que não haverá adiamento da medida, enquanto governo brasileiro busca solução diplomática.
L
Segurança Gov.br: usuários de conta ouro serão orientados sobre verificação em duas etapas

Segurança Gov.br: usuários de conta ouro serão orientados sobre verificação em duas etapas

Medida do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos visa proteger 72 milhões de contas, tornando o acesso mais seguro.
L
MPRO realiza 3ª reunião estratégica integrada contra queimadas em Rondônia

MPRO realiza 3ª reunião estratégica integrada contra queimadas em Rondônia

Reunião interinstitucional apontou aumento da severidade dos focos de calor e definiu prioridade para compartilhamento de dados sobre queimas autorizadas.
L
Acordo comercial EUA-UE estabelece tarifa de 15% para produtos europeus

Acordo comercial EUA-UE estabelece tarifa de 15% para produtos europeus

Presidente Donald Trump e Ursula von der Leyen anunciam pacto que inclui grandes investimentos da UE nos EUA e busca reequilibrar balança comercial.
L
Ressarcimento INSS: 1,1 milhão de aposentados serão pagos até 30 de julho

Ressarcimento INSS: 1,1 milhão de aposentados serão pagos até 30 de julho

Instituto Nacional do Seguro Social acelera pagamentos de descontos indevidos, com prazo de adesão ao acordo até novembro.
L
Bolsa Família: Caixa paga benefício a NIS final 7 nesta segunda-feira

Bolsa Família: Caixa paga benefício a NIS final 7 nesta segunda-feira

Parcela de julho do programa de transferência de renda é liberada com valor médio de R$ 671,52 e alcance a 19,6 milhões de famílias.
L
Inscrições para o Enamed 2025 encerram nesta quarta-feira

Inscrições para o Enamed 2025 encerram nesta quarta-feira

Provas serão aplicadas em 19 de outubro
L
STF interroga "kids pretos" na fase final da trama golpista

STF interroga “kids pretos” na fase final da trama golpista

Grupo de militares e policial federal do Exército presta depoimento sobre suposto plano para efetivar golpe de Estado.
L
Israel e Hamas divergem sobre ajuda em Gaza; ONU debate dois estados

Israel e Hamas divergem sobre ajuda em Gaza; ONU debate dois estados

Conflito em Gaza e a busca por solução diplomática marcam debates na cúpula da ONU em Nova York.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.