SEGUNDA-FEIRA, 14/07/2025
Publicidade

L

Saúde

Fiocruz expande diagnóstico de doença rara para a América Latina

Instituto amplia oferta de exame da Síndrome de Prader-Willi.

Publicado em 

Fiocruz expande diagnóstico de doença rara para a América Latina - News Rondônia

Por Ana Cristina Campos

O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) ampliou a oferta do exame diagnóstico gratuito da Síndrome de Prader-Willi (SPW) para os países da América Latina.

Fiocruz expande diagnóstico de doença rara para a América Latina - News Rondônia
Imagem Fernando Frazão

Trata-se de uma doença genética rara e complexa, caracterizada por sintomas neurocomportamentais. A incidência da doença é de cerca de um a cada 15 mil nascimentos, afetando ambos os sexos igualmente e em todas as etnias. A síndrome é a principal causa de obesidade de origem genética.

Segundo a Fiocruz, a Associação Brasileira de Síndrome de Prader-Willi (SPW Brasil) incluiu em seus objetivos de conscientização da doença a divulgação maciça do exame diagnóstico gratuito para as famílias de todo o país, desenvolvido pelo Laboratório de Alta Complexidade do IFF/Fiocruz.

De acordo com a Fiocruz, o sucesso da parceria e o consequente aumento do número de diagnósticos chamaram a atenção da Organização Internacional da Síndrome de Prader-Willi (IPWSO) que, por meio de sua comissão científica, reconheceu a excelência dos serviços prestados pelo laboratório para a comunidade brasileira.

Com esse reconhecimento, o instituto ampliou a oferta do exame também para os países da América Latina.

Segundo a gestora do Laboratório de Alta Complexidade do IFF/Fiocruz, Letícia da Cunha Guida, a suspeita diagnóstica costuma surgir por conta do quadro clínico da síndrome. “Porém, a confirmação só é obtida por meio do diagnóstico molecular, que pode ser realizado em qualquer momento da vida. No entanto, quanto mais precocemente melhor, pois isso permite a orientação da família em relação a riscos e tratamentos disponíveis. Identificar de maneira precoce uma doença rara pode fazer diferença na qualidade e no tempo de vida de muitos pacientes”, disse a pesquisadora, em nota.

Sintomas

Letícia explicou que os sintomas mais comuns até os dois anos de idade são a hipotonia [diminuição do tônus muscular] com dificuldade de sucção; dos dois aos seis anos, inclui atraso global do desenvolvimento; dos seis anos aos 12 anos, há também ingestão excessiva de alimentos com obesidade se o acesso à comida não for controlado, e a partir dos 12 anos, há ainda comprometimento cognitivo e problemas de comportamento, entre outros.

A pesquisadora destacou que, até o momento, não há cura para a doença, mas há tratamento que varia de acordo com os sintomas, podendo ser necessária uma equipe multidisciplinar, incluindo endocrinologista, psiquiatra, ortopedista, fonoaudiólogo, nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e psicólogo.

“É muito importante o controle rigoroso do peso com o objetivo de evitar comorbidades, como diabetes, por exemplo, além de problemas cardiorrespiratórios. Estudos revelam a melhora no crescimento linear, na massa muscular, na força motora e no controle respiratório com o uso na SPW do hormônio do crescimento”, explicou.

Pesquisas

De acordo com Letícia, o Laboratório de Alta Complexidade vem desenvolvendo vários projetos de pesquisa com a Síndrome de Prader-Willi. “Um desses projetos teve como objetivo principal a criação de um teste simples, com alta especificidade e sensibilidade, rápido e de baixo custo. Baseado em PCR em tempo real, o teste foi desenvolvido utilizando-se amostras de sangue periférico em papel de filtro com o intuito de facilitar o envio das amostras para o laboratório e de ser o menos invasivo possível para recém-nascidos ou crianças obesas”, acentuou.

A gestora informou, também, que o teste desenvolvido no laboratório passou a ser oferecido gratuitamente às famílias de todo o Brasil e se tornou referência no diagnóstico molecular para a SPW.

“Temos vários projetos de pesquisa sobre a Síndrome de Prader-Willi com colaboração internacional (University of Pittsburgh) e nacional (Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione – IEDE, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Universidade de São Paulo – USP e Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz)”, completou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Gestão Marcos Rocha investe em unidades de saúde e fortalece rede hospitalar de Rondônia

Rede hospitalar de Rondônia recebe investimentos da gestão Marcos Rocha com foco em qualidade, modernização e ampliação de atendimentos em diversas regiões.
L
Julho Amarelo 2025 é lançado em Rondônia com foco na eliminação das hepatites virais até 2030

Julho Amarelo 2025 é lançado em Rondônia com foco na eliminação das hepatites virais até 2030

Campanha Julho Amarelo 2025 reforça ações de prevenção, testagem e vacinação contra hepatites virais em todo o estado de Rondônia.
L
Gestores de Rondônia discutem novas pactuações do SUS em reunião da Comissão Intergestores Bipartite

Gestores de Rondônia discutem novas pactuações do SUS em reunião da Comissão Intergestores Bipartite

Evento da Comissão Intergestores Bipartite reúne Sesau e secretários dos 52 municípios de Rondônia para pactuar políticas de saúde do SUS.
L
Reforma do Cemetron em Rondônia atinge 99% e garante atendimento durante as obras

Reforma do Cemetron em Rondônia atinge 99% e garante atendimento durante as obras

Com 99% concluída, reforma do Cemetron amplia estrutura, adiciona 10 leitos de UTI e mantém serviços do SUS em Rondônia.
L
Brasil retoma fabricação nacional de Insulina após 20 anos com Tecnologia Indiana

Brasil retoma fabricação nacional de Insulina após 20 anos com Tecnologia Indiana

Com a aquisição de tecnologia da farmacêutica indiana Wockhardt, o Brasil voltará a produzir insulina 100% nacionalmente para o SUS, garantindo soberania na saúde e beneficiando milhões de diabéticos após duas décadas sem fabricação própria.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Sorriso renovado com alternativas ao implante dentário que transformam vidas na Clínica Odontopar

Agenda News: Sorriso renovado com alternativas ao implante dentário que transformam vidas na Clínica Odontopar

A cirurgiã-dentista Dra. Débora Soares apresenta soluções acessíveis e confortáveis que devolvem autoestima aos pacientes por meio de próteses adesivas e flexíveis.
L
Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Plataforma do Tesouro Nacional oferece Pix, cartão de crédito e carteira digital para facilitar pagamento de taxa
L
Inscrições para o CNU dos Professores começam nesta segunda (14)

Inscrições para o CNU dos Professores começam nesta segunda (14)

Prova Nacional Docente (PND) inicia inscrições para 1ª edição; especialista Natália Fregonesi avalia potencial e desafios
L
Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (14/7) para seu signo

Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (14/7) para seu signo

Saiba o que os astros reservam para esta segunda-feira (14/7) no horóscopo 2025. Descubra as tendências para amor, saúde, carreira e finanças.
L
Inscrições do Fies para o 2º semestre começam nesta segunda (14)

Inscrições do Fies para o 2º semestre começam nesta segunda (14)

Fies 2025.2 oferece 44 mil vagas para financiamento estudantil e prioriza inclusão educacional
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

POLÍTICA

PROJETO FORÇA DO CAMPO: Senador Bagattoli anuncia equipamentos aos pequenos produtores de Vila Nova Samuel

Projeto Força do Campo investe em capacitação e maquinário para fortalecer agricultura familiar, destaca senador Bagattoli em Candeias do Jamari.
L
Sílvia Cristina entrega rolo compactador para apoiar obras em Mirante da Serra

Sílvia Cristina entrega rolo compactador para apoiar obras em Mirante da Serra

Equipamento foi entregue à Prefeitura a pedido do vereador Neném do Bode e vai reforçar a infraestrutura do município.
L
Bagattoli anuncia equipamentos do projeto Força do Campo a produtores de Vila Nova Samuel

Bagattoli anuncia equipamentos do projeto Força do Campo a produtores de Vila Nova Samuel

Senador Jaime Bagattoli leva maquinário e capacitação a pequenos produtores rurais de Rondônia por meio do projeto Força do Campo.
L
Fernando Máximo propõe acesso gratuito ao Mounjaro pelo SUS para tratar obesidade e diabetes tipo 2

Fernando Máximo propõe acesso gratuito ao Mounjaro pelo SUS para tratar obesidade e diabetes tipo 2

Projeto de Lei 3276/2025, apresentado por Fernando Máximo, prevê uso gratuito da tirzepatida com acompanhamento multiprofissional pelo SUS.
L
Seguro Defeso: senador Jorge Seif denuncia esquema bilionário e pede CPI no Senado

Seguro Defeso: senador Jorge Seif denuncia esquema bilionário e pede CPI no Senado

Seguro Defeso vira alvo de nova polêmica após Jorge Seif acusar fraude bilionária que triplicou número de pescadores e favorece crime organizado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é encontrada morta em residência na zona sul

Mulher é encontrada morta em residência na zona sul

Devido a suspeita de morte violenta foi solicitada a presença de Agentes da Delegacia de Homicídios.
18
Câmera flagra acidente com ambulância do Samu na zona sul

Câmera flagra acidente com ambulância do Samu na zona sul

Colisão na zona sul da capital rondoniense deixa acompanhante de paciente do Hospital de Amor lesionada
12
Motociclista fica ferido após acidente causado por quebra-mola não sinalizado em Ji-Paraná

Motociclista fica ferido após acidente causado por quebra-mola não sinalizado em Ji-Paraná

Homem cai de motoneta na Rua T-26; falta de pintura e visibilidade do obstáculo são fatores de alerta
14
Motociclista morre em colisão com caminhão na Zona Rural de Ji-Paraná

Motociclista morre em colisão com caminhão na Zona Rural de Ji-Paraná

Acidente na Linha 128 resulta em vítima fatal ainda não identificada; embriaguez é uma das hipóteses investigadas
18
Homem é esfaqueado em Ji-Paraná após arremessar cadeira por insatisfação com comida

Homem é esfaqueado em Ji-Paraná após arremessar cadeira por insatisfação com comida

Briga em jantar familiar no bairro Jardim Capelasso resulta em lesões por arma branca; Polícia Militar atende a ocorrência
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mauro Cid reafirma que Bolsonaro leu minuta golpista e pediu alterações

Mauro Cid reafirma que Bolsonaro leu minuta golpista e pediu alterações

Em novo depoimento ao Supremo Tribunal Federal, o tenente-coronel Mauro Cid confirmou nesta segunda-feira (14) que o ex-presidente Jair Bolsonaro teve contato com a minuta golpista, que previa novas eleições e a prisão de ministros do STF.
L
Festival de encerramento reúne mais de 2 mil alunos da rede esportiva municipal em Porto Velho

Festival de encerramento reúne mais de 2 mil alunos da rede esportiva municipal em Porto Velho

Evento na Vila Olímpica celebra conquistas de alunos da rede esportiva de Porto Velho, com apoio de familiares, professores e comunidade.
L
Ministério Público de Rondônia participa de comemoração dos 8 anos da Patrulha Maria da Penha da PMRO

Ministério Público de Rondônia participa de comemoração dos 8 anos da Patrulha Maria da Penha da PMRO

Promotora Flávia Mazzini destacou parceria institucional e ações eficazes na proteção às mulheres em situação de violência.
L
Bolsista da UNIR vence Prêmio Nacional de Iniciação Científica do CNPq com pesquisa sobre povo Kaxarari

Bolsista da UNIR vence Prêmio Nacional de Iniciação Científica do CNPq com pesquisa sobre povo Kaxarari

Carmem Keli, aluna do ensino médio de Porto Velho, foi premiada na categoria IC Júnior e é a única vencedora da região Norte em 2025
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAS): TAMARA CRISTINA DO NASCIMENTO

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): L B BONAMIGO – ME

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L

Educação em Mirante da Serra: professores são homenageados por desempenho no SAERO 2024

Solenidade promovida pela Secretaria Municipal de Educação reconheceu educadores da rede pública pelo desempenho no SAERO 2024 e assinou termo de cooperação com escola local.
L
Operação "Fio Desencapado" combate furto de fios elétricos em Jaru e Machadinho D'Oeste

Operação “Fio Desencapado” combate furto de fios elétricos em Jaru e Machadinho D’Oeste

Força-tarefa entre Polícia Militar e Polícia Civil visa coibir crimes e reprimir a receptação de materiais ilícitos na região de Rondônia
10
Grave acidente em Jaru deixa motociclista ferido no Setor 3

Grave acidente em Jaru deixa motociclista ferido no Setor 3

Colisão entre carro e moto na Rua Padre Chiquinho com Rua Pará resulta em ferimentos graves para condutor da motocicleta
12
Homem é detido por direção perigosa após fuga em Jaru

Homem é detido por direção perigosa após fuga em Jaru

Condutor realizava “roleta russa” e desrespeitou ordens policiais na madrugada de sábado no Setor 7
14
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.