QUARTA-FEIRA, 28/01/2026

Em destaque

L

Saúde

Dia Mundial de Combate ao Câncer busca conscientização sobre a doença

Data alerta sobre cânceres de pênis e do sangue.

Publicado em 

Por Alana Gandra

O Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado hoje (4), reforça a importância da conscientização da sociedade sobre os vários tipos de câncer, como o do sangue. O destaque é para a leucemia, tema do Fevereiro Laranja. Em entrevista à Agência Brasil, o oncologista Otavio Baiocchi, professor do Departamento de Oncologia Clínica da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), diz que o câncer no sangue é diagnosticado por exames laboratoriais, principalmente hemograma, além de exames específicos adicionais.


Imagem Tânia Rêgo

As leucemias, em especial, podem ser divididas em agudas e crônicas. “O que muda é o tempo de evolução e o aparecimento de sintomas”, explica Baiocchi. Nas leucemias agudas, os sintomas e sinais surgem de maneira muito rápida. A doença aparece em qualquer faixa etária, mas é mais comum na infância e na adolescência. Por ser de rápida evolução, apresenta, em geral, alterações no hemograma de instalação rápida, como anemia, baixa de plaquetas, com risco de hemorragia, e baixa imunidade, com risco de infecção. Associado a isso, a pessoa pode ter dores ósseas, aumento de gânglios e do baço.

“Nas leucemias agudas, muitas vezes, o paciente vai para o pronto-socorro com uma dessas queixas: nariz que sangra, febre, fraqueza. E, no pronto-socorro, é identificada a possibilidade de uma leucemia aguda”. Já a leucemia crônica tem sintomas mais insidiosos, diz o oncologista. Pode apresentar os mesmos sinais, como anemia, mas de maneira mais lenta. Diferente da leucemia aguda, que acomete mais crianças, a leucemia crônica é doença de idosos, encontrada em pessoas com idade média a partir de 60 anos.

Segundo Baiocchi, não há como prevenir as leucemias. “Talvez a melhor forma de prevenir seja disseminar o conhecimento, mas não existe nenhum exame de prevenção ou que sugira o aparecimento de uma leucemia.” Uma boa notícia é que, apesar de ser o câncer mais comum na infância, é o mais curável hoje. “A gente cura mais de 90% das crianças com leucemia. Isso vem acontecendo nos últimos dez anos, e cada vez mais”.

Baiocchi ressalta, porém, que o conhecimento e o diagnóstico precoce facilitam a cura. Todo o tratamento da leucemia é baseado até hoje em quimioterapia, tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto na rede privada. Dependendo dos casos, a quimioterapia pode ser associada à imunoterapia. Não existe fator de risco para a leucemia, como são, por exemplo, o tabagismo e o alto consumo de álcool para outros tipos de câncer. “Não é uma doença hereditária. É adquirida na infância e na adolescência, mas sem causa definida. Até hoje não sabemos a causa da leucemia.”

O médico defende a realização de campanhas de orientação, afirmando que, quanto mais se fala, menos mitos são criados. “É extremamente benéfico para a sociedade”.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima o surgimento de mais de 11 mil casos de leucemia no Brasil por ano, entre 2023 e 2025, englobando as populações infantis e adultas.

Câncer de pênis

Dados obtidos pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) junto ao Sistema de Informações Hospitalares do SUS revelam que 1.933 homens foram afetados pelo câncer de pênis de janeiro a novembro do ano passado e que houve 459 amputações do órgão masculino. Para esclarecer a população, a SBU realiza, pelo terceiro ano consecutivo, no mês de fevereiro, a campanha de prevenção e combate ao câncer de pênis.

A doença se manifesta por meio de ferida que provoca coceira, queimação, forte odor e que não cicatriza, mesmo com tratamento tópico. Muitas vezes, é confundida com infecções sexualmente transmissíveis (IST). Durante todo o mês, médicos darão esclarecimentos sobre a doença, que é mutilante, nas redes sociais da SBU (@portaldaurologia no Instagram e Facebook). A entidade vai disponibilizar, também ao longo do mês, aulas para os agentes de saúde e o público em geral. Em 2020, 463 homens morreram devido a esse tumor, informou a SBU.

Para o presidente da entidade, Alfredo Felix Canalini, essa campanha é importante por “suprir a deficiência de informações adequadas e falar claramente sobre um problema tão contundente no país”. Uma mensagem simples, mas eficaz, diz respeito à higiene que o homem, desde menino, deve ter para lavar corretamente o pênis. Além disso, é preciso haver mais conscientização da necessidade da cirurgia para o tratamento da fimose, que ocorre quando não se consegue puxar para trás a pele que cobre a ponta do pênis, para que se possa lavar corretamente a região que fica encoberta por essa pele chamada prepúcio.

“Na campanha, também disseminamos informações para os profissionais que estão na atenção básica à saúde, para que sejam os principais multiplicadores dessas importantes informações”, reforça o presidente da SBU.

A diretora de Comunicação da SBU e uma das idealizadoras da campanha, Karin Jaeger Anzolc, afirma que o câncer de pênis é impactante não só pela mutilação e sofrimento que acarreta, mas também pela alta mortalidade que acompanha a doença nas fases mais avançadas. “Saber que é um dos cânceres mais preveníveis que existem e que, com medidas relativamente simples, podemos fazê-lo, é um alento. Porém, a conscientização e o conhecimento ainda não chegaram a uma boa parte da população, então, precisamos continuar, até que possamos reverter esse triste cenário.”

De acordo com o Sistema de Informações Hospitalares do SUS, de 2007 a 2022, foram realizadas 7.790 amputações de pênis decorrentes de câncer, o que equivale à média de 486 procedimentos por ano. Os anos de 2019 e 2018 formam os que registraram maior número de casos da doença, respectivamente 2.156 e 2.134. Conforme dados disponíveis até novembro do ano passado, 2018 e 2019 tiveram também mais amputações do órgão masculino, 639 e 637, respectivamente. Os estados com maior registro de amputações, de 2007 a 2022, foram São Paulo (1.321), Minas Gerais (1.161), Paraná (633) e Ceará (526).

Alfredo Canalini reitera que quatro ações ajudam na prevenção da doença. A primeira é a limpeza adequada do pênis com água e sabão, puxando o prepúcio para higiene da glande, que deve ser feita todos os dias e após as relações sexuais. Outras ações são tomar a vacina do HPV, disponível gratuitamente no SUS para a população de 9 a 14 anos; retirar o prepúcio, quando essa pele que encobre a cabeça do pênis não permite a higienização correta; e usar preservativo para evitar contaminação por infecções sexualmente transmissíveis, como o HPV.

Relevância

Neste Dia Mundial de Combate ao Câncer, a União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) também coordena uma campanha contra a doença. A ação é reforçada pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). A estimativa do Inca é de 704 mil novos casos anuais de câncer no Brasil até 2025, dos quais 74 mil serão de mama.

Monumentos em Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Teresina e outras cidades serão iluminados de laranja e azul neste sábado (4) para alertar sobre a relevância da data, enquanto as 75 organizações não governamentais associadas à Femama realizarão ações para prestar esclarecimentos sobre a doença nas redes sociais.

A mastologista Maira Caleffi, fundadora e presidente voluntária da Femama e presidente do Conselho de Diretores do Instituto de Governança e Controle do Câncer, lembra que todas as pessoas devem ter acesso a serviços oncológicos essenciais e de qualidade, com base em sua necessidade, e não na capacidade financeira. “Conscientizar a população sobre isso e fazê-la exigir esse direito é uma das missões da Femama”, diz Maira.

Igualdade

A campanha internacional tem como slogan Por Cuidados Mais Justos, o que envolve o acesso de todos à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento, independentemente da condição financeira e de origem.

Não é exagero afirmar que ter acesso ao diagnóstico e ao tratamento salva vidas, diz Maira. “Os números comprovam isso. Cerca de 70% das mortes ocorrem em países de baixa e média renda, considerando que apenas 30% deles têm serviços disponíveis de tratamento de câncer. Entre os países mais ricos, 90% contam com essa estrutura. O câncer é uma doença que tem cura. Cerca de 95% dos pacientes que são diagnosticados precocemente obtêm resultados muito positivos com o tratamento. É possível, sim, pensar em um futuro sem morrer da doença”. A médica alertou, entretanto, que, para que isso aconteça, “é preciso agir já”.

A campanha mundial sobre o câncer objetiva aumentar a conscientização global e incentivar ações que criem novas perspectivas aos pacientes em todo o mundo. Para Maira, uma das maneiras de contribuir com a campanha é divulgar informações de qualidade sobre prevenção, diagnóstico e tratamento, além de exigir acesso aos cuidados mais justos para todos.

Entre os cuidados preventivos, Maira recomenda o consumo de alimentos saudáveis e a redução dos processados; evitar o sedentarismo e fazer exercícios com regularidade; não fumar, seja cigarro convencional, seja eletrônico; proteger a pele antes de expor-se ao sol e evitar o bronzeamento artificial; vacinar-se contra o HPV; reduzir o consumo de álcool; evitar poluentes e produtos químicos e informar-se sobre os sinais e sintomas oncológicos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ministério da Saúde investe R$ 17 milhões na formação de enfermeiros obstétricos

Ministério da Saúde investe R$ 17 milhões na formação de enfermeiros obstétricos

Iniciativa visa capacitar 760 profissionais para atuar no SUS e fortalecer o parto humanizado; Brasil possui atualmente apenas cinco especialistas para cada mil nascidos vivos.
L
Anvisa vota hoje regras para o cultivo de cannabis medicinal

Anvisa vota hoje regras para o cultivo de cannabis medicinal

A diretoria da agência discute normas de produção e fiscalização em Brasília para atender decisão judicial que autoriza o plantio para fins farmacológicos no país.
L
Brasil sediará maior conferência mundial sobre HIV e aids em julho

Brasil sediará maior conferência mundial sobre HIV e aids em julho

Aids 2026 acontecerá no Rio de Janeiro, reunindo especialistas, pesquisadores e movimentos sociais para debater prevenção, tratamento e direitos humanos.
L
Prefeitura de Jaru amplia acesso ao Implanon em nova ação de saúde

Prefeitura de Jaru amplia acesso ao Implanon em nova ação de saúde

Iniciativa da Semusa beneficiou 12 mulheres e terá novos atendimentos no início de fevereiro, com prioridade para adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social.
L
Surto do vírus Nipah na Índia coloca autoridades de saúde em alerta

Surto do vírus Nipah na Índia coloca autoridades de saúde em alerta

Autoridades indianas confirmaram casos de infecção entre profissionais de saúde e monitoram cerca de 100 pessoas em quarentena para conter a disseminação do vírus.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Momento Empresarial: Patrícia Kezerle compartilha a trajetória da Santart Confeitaria

A Santart não entrega apenas bolos, entrega sentimentos transformados em sabor.
L
Mega-Sena acumula e prêmio deve chegar a R$ 102 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio deve chegar a R$ 102 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.965 realizado nesta terça-feira, elevando o valor do próximo sorteio para uma das maiores cifras do ano.
L
Beneficiários com NIS final 8 recebem o Bolsa Família nesta quarta

Beneficiários com NIS final 8 recebem o Bolsa Família nesta quarta

A Caixa Econômica Federal libera o pagamento de janeiro com valor médio de R$ 697,77, incluindo os adicionais para gestantes, nutrizes e famílias com crianças.
L
Horóscopo de quarta-feira (28/1): diálogo e organização marcam o dia

Horóscopo de quarta-feira (28/1): diálogo e organização marcam o dia

Previsões para quarta-feira, 28 de janeiro de 2026, indicam conversas produtivas, ajustes na rotina e decisões mais conscientes.
L
Nacionalização da fila do INSS agiliza análise de benefícios

Nacionalização da fila do INSS agiliza análise de benefícios

O novo modelo de gestão permitiu o início de 105 mil processos em apenas duas semanas; agências ficarão fechadas nos próximos dias para atualização dos sistemas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alckmin expressa preocupação com sobretaxa chinesa sobre carne bovina

Alckmin expressa preocupação com sobretaxa chinesa sobre carne bovina

Em conversa com o vice-presidente da China, o presidente interino Geraldo Alckmin discutiu as novas barreiras comerciais que impõem taxas de 55% sobre o excedente de exportação.
L
Vereador Pedro Geovar solicita revitalização do Parque Circuito

Vereador Pedro Geovar solicita revitalização do Parque Circuito

O Pedido de providência garante lazer, segurança e qualidade de vida à população.
L
STF exclui receitas próprias do MPU dos limites do arcabouço fiscal

STF exclui receitas próprias do MPU dos limites do arcabouço fiscal

O ministro Alexandre de Moraes atendeu ao pedido do procurador-geral da República, Paulo Gonet, garantindo paridade de tratamento entre o Ministério Público e o Judiciário.
L
Vereador Dr. Gilber vistoria ruas e cobra melhorias no Novo Horizonte

Vereador Dr. Gilber vistoria ruas e cobra melhorias no Novo Horizonte

Parlamentar identificou problemas de trafegabilidade, falta de limpeza e iluminação precária em diversas vias do bairro na zona sul de Porto Velho.
L
Alexandre de Moraes nega reunião com ex-presidente do BRB

Alexandre de Moraes nega reunião com ex-presidente do BRB

O ministro do Supremo Tribunal Federal classificou como falsa a notícia sobre um suposto encontro na casa do dono do Banco Master, ocorrido no primeiro semestre de 2025.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista embriagado é preso após colidir Range Rover contra poste na zona sul

Motorista embriagado é preso após colidir Range Rover contra poste na zona sul

Acidente ocorreu na madrugada desta quarta-feira no bairro Jardim Eldorado; condutor foi flagrado pela Polícia Militar tentando descartar garrafas de cerveja.
14
Adolescente denuncia padrasto por importunação sexual em Nova Colina

Adolescente denuncia padrasto por importunação sexual em Nova Colina

Homem de 45 anos foi preso pela Polícia Militar após a enteada relatar que era observada pelo suspeito dentro de casa; caso será investigado pela Polícia Civil.
16
Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio após dois dias de buscas

Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio após dois dias de buscas

Elivelton Castro de Oliveira, de 44 anos, foi localizado pelos bombeiros nesta terça-feira em Ji-Paraná; vítima havia submergido no último domingo após mergulho.
18
Moto com chassi cortado é apreendida no início da Linha 608

Moto com chassi cortado é apreendida no início da Linha 608

O veículo foi encontrado abandonado às margens da via, apresentando sinais claros de adulteração no motor e a ausência total de placas de identificação.
10
Motocicleta furtada é localizada em chácara no setor 03

Motocicleta furtada é localizada em chácara no setor 03

O veículo havia sido levado da frente da casa do proprietário na madrugada de segunda-feira e foi encontrado pelo dono de uma propriedade rural vizinha.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Segurança Elétrica: Consumidores devem comunicar aumento de carga para evitar acidentes

A falta de atualização dos dados de consumo junto à Energisa pode provocar sobrecargas na rede, queima de aparelhos e incêndios.
L
Banda do Vai Quem Quer lança campanha contra violência à mulher

Carnaval 2026: Banda do Vai Quem Quer lança abadás e tema dos 46 anos

O maior bloco de rua da Amazônia realiza coquetel oficial nesta sexta-feira (30) no Mercado Cultural.
L

Cinema de RO: Corpos em silêncio e em ritual no centro de dois novos curtas

As produções dirigidas por Stephanie Matos exploram a dualidade entre a violência de gênero e a cura pela ancestralidade.
L

Entre lágrimas e silêncio, um gesto ensinou mais que mil sermões

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.
L
Poesia e vida se encontram em antologia que reúne décadas de escrita e reflexão sobre o mundo

Poesia e vida se encontram em antologia que reúne décadas de escrita e reflexão sobre o mundo

Antologia Poesia de Vida, Vida de Poesia reúne poemas que transformam a experiência cotidiana em leitura sensível e crítica.
L
Observatório do Clima sugere redução da produção de petróleo na transição energética

Observatório do Clima sugere redução da produção de petróleo na transição energética

Documento elaborado por 161 organizações sociais propõe que o Brasil produza apenas o mínimo necessário de fósseis enquanto migra para fontes limpas.
L

Léo Moraes dá o aval e Delegado Flori confirma candidatura ao Governo

O prefeito de Vilhena recebeu o apoio público do mandatário da capital durante evento em Porto Velho.
L
Flamengo fecha contratação de Lucas Paquetá como reforço mais caro do Brasil

Flamengo fecha contratação de Lucas Paquetá como reforço mais caro do Brasil

O meia retorna à Gávea após oito anos na Europa em uma transação de R$ 260 milhões; jogador pode estrear na decisão da Supercopa contra o Corinthians.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.