SEGUNDA-FEIRA, 22/09/2025

L

Saúde

Dia Mundial de Combate ao Câncer busca conscientização sobre a doença

Data alerta sobre cânceres de pênis e do sangue.

Publicado em 

Por Alana Gandra

O Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado hoje (4), reforça a importância da conscientização da sociedade sobre os vários tipos de câncer, como o do sangue. O destaque é para a leucemia, tema do Fevereiro Laranja. Em entrevista à Agência Brasil, o oncologista Otavio Baiocchi, professor do Departamento de Oncologia Clínica da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), diz que o câncer no sangue é diagnosticado por exames laboratoriais, principalmente hemograma, além de exames específicos adicionais.


Imagem Tânia Rêgo

As leucemias, em especial, podem ser divididas em agudas e crônicas. “O que muda é o tempo de evolução e o aparecimento de sintomas”, explica Baiocchi. Nas leucemias agudas, os sintomas e sinais surgem de maneira muito rápida. A doença aparece em qualquer faixa etária, mas é mais comum na infância e na adolescência. Por ser de rápida evolução, apresenta, em geral, alterações no hemograma de instalação rápida, como anemia, baixa de plaquetas, com risco de hemorragia, e baixa imunidade, com risco de infecção. Associado a isso, a pessoa pode ter dores ósseas, aumento de gânglios e do baço.

“Nas leucemias agudas, muitas vezes, o paciente vai para o pronto-socorro com uma dessas queixas: nariz que sangra, febre, fraqueza. E, no pronto-socorro, é identificada a possibilidade de uma leucemia aguda”. Já a leucemia crônica tem sintomas mais insidiosos, diz o oncologista. Pode apresentar os mesmos sinais, como anemia, mas de maneira mais lenta. Diferente da leucemia aguda, que acomete mais crianças, a leucemia crônica é doença de idosos, encontrada em pessoas com idade média a partir de 60 anos.

Segundo Baiocchi, não há como prevenir as leucemias. “Talvez a melhor forma de prevenir seja disseminar o conhecimento, mas não existe nenhum exame de prevenção ou que sugira o aparecimento de uma leucemia.” Uma boa notícia é que, apesar de ser o câncer mais comum na infância, é o mais curável hoje. “A gente cura mais de 90% das crianças com leucemia. Isso vem acontecendo nos últimos dez anos, e cada vez mais”.

Baiocchi ressalta, porém, que o conhecimento e o diagnóstico precoce facilitam a cura. Todo o tratamento da leucemia é baseado até hoje em quimioterapia, tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto na rede privada. Dependendo dos casos, a quimioterapia pode ser associada à imunoterapia. Não existe fator de risco para a leucemia, como são, por exemplo, o tabagismo e o alto consumo de álcool para outros tipos de câncer. “Não é uma doença hereditária. É adquirida na infância e na adolescência, mas sem causa definida. Até hoje não sabemos a causa da leucemia.”

O médico defende a realização de campanhas de orientação, afirmando que, quanto mais se fala, menos mitos são criados. “É extremamente benéfico para a sociedade”.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima o surgimento de mais de 11 mil casos de leucemia no Brasil por ano, entre 2023 e 2025, englobando as populações infantis e adultas.

Câncer de pênis

Dados obtidos pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) junto ao Sistema de Informações Hospitalares do SUS revelam que 1.933 homens foram afetados pelo câncer de pênis de janeiro a novembro do ano passado e que houve 459 amputações do órgão masculino. Para esclarecer a população, a SBU realiza, pelo terceiro ano consecutivo, no mês de fevereiro, a campanha de prevenção e combate ao câncer de pênis.

A doença se manifesta por meio de ferida que provoca coceira, queimação, forte odor e que não cicatriza, mesmo com tratamento tópico. Muitas vezes, é confundida com infecções sexualmente transmissíveis (IST). Durante todo o mês, médicos darão esclarecimentos sobre a doença, que é mutilante, nas redes sociais da SBU (@portaldaurologia no Instagram e Facebook). A entidade vai disponibilizar, também ao longo do mês, aulas para os agentes de saúde e o público em geral. Em 2020, 463 homens morreram devido a esse tumor, informou a SBU.

Para o presidente da entidade, Alfredo Felix Canalini, essa campanha é importante por “suprir a deficiência de informações adequadas e falar claramente sobre um problema tão contundente no país”. Uma mensagem simples, mas eficaz, diz respeito à higiene que o homem, desde menino, deve ter para lavar corretamente o pênis. Além disso, é preciso haver mais conscientização da necessidade da cirurgia para o tratamento da fimose, que ocorre quando não se consegue puxar para trás a pele que cobre a ponta do pênis, para que se possa lavar corretamente a região que fica encoberta por essa pele chamada prepúcio.

“Na campanha, também disseminamos informações para os profissionais que estão na atenção básica à saúde, para que sejam os principais multiplicadores dessas importantes informações”, reforça o presidente da SBU.

A diretora de Comunicação da SBU e uma das idealizadoras da campanha, Karin Jaeger Anzolc, afirma que o câncer de pênis é impactante não só pela mutilação e sofrimento que acarreta, mas também pela alta mortalidade que acompanha a doença nas fases mais avançadas. “Saber que é um dos cânceres mais preveníveis que existem e que, com medidas relativamente simples, podemos fazê-lo, é um alento. Porém, a conscientização e o conhecimento ainda não chegaram a uma boa parte da população, então, precisamos continuar, até que possamos reverter esse triste cenário.”

De acordo com o Sistema de Informações Hospitalares do SUS, de 2007 a 2022, foram realizadas 7.790 amputações de pênis decorrentes de câncer, o que equivale à média de 486 procedimentos por ano. Os anos de 2019 e 2018 formam os que registraram maior número de casos da doença, respectivamente 2.156 e 2.134. Conforme dados disponíveis até novembro do ano passado, 2018 e 2019 tiveram também mais amputações do órgão masculino, 639 e 637, respectivamente. Os estados com maior registro de amputações, de 2007 a 2022, foram São Paulo (1.321), Minas Gerais (1.161), Paraná (633) e Ceará (526).

Alfredo Canalini reitera que quatro ações ajudam na prevenção da doença. A primeira é a limpeza adequada do pênis com água e sabão, puxando o prepúcio para higiene da glande, que deve ser feita todos os dias e após as relações sexuais. Outras ações são tomar a vacina do HPV, disponível gratuitamente no SUS para a população de 9 a 14 anos; retirar o prepúcio, quando essa pele que encobre a cabeça do pênis não permite a higienização correta; e usar preservativo para evitar contaminação por infecções sexualmente transmissíveis, como o HPV.

Relevância

Neste Dia Mundial de Combate ao Câncer, a União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) também coordena uma campanha contra a doença. A ação é reforçada pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). A estimativa do Inca é de 704 mil novos casos anuais de câncer no Brasil até 2025, dos quais 74 mil serão de mama.

Monumentos em Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Teresina e outras cidades serão iluminados de laranja e azul neste sábado (4) para alertar sobre a relevância da data, enquanto as 75 organizações não governamentais associadas à Femama realizarão ações para prestar esclarecimentos sobre a doença nas redes sociais.

A mastologista Maira Caleffi, fundadora e presidente voluntária da Femama e presidente do Conselho de Diretores do Instituto de Governança e Controle do Câncer, lembra que todas as pessoas devem ter acesso a serviços oncológicos essenciais e de qualidade, com base em sua necessidade, e não na capacidade financeira. “Conscientizar a população sobre isso e fazê-la exigir esse direito é uma das missões da Femama”, diz Maira.

Igualdade

A campanha internacional tem como slogan Por Cuidados Mais Justos, o que envolve o acesso de todos à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento, independentemente da condição financeira e de origem.

Não é exagero afirmar que ter acesso ao diagnóstico e ao tratamento salva vidas, diz Maira. “Os números comprovam isso. Cerca de 70% das mortes ocorrem em países de baixa e média renda, considerando que apenas 30% deles têm serviços disponíveis de tratamento de câncer. Entre os países mais ricos, 90% contam com essa estrutura. O câncer é uma doença que tem cura. Cerca de 95% dos pacientes que são diagnosticados precocemente obtêm resultados muito positivos com o tratamento. É possível, sim, pensar em um futuro sem morrer da doença”. A médica alertou, entretanto, que, para que isso aconteça, “é preciso agir já”.

A campanha mundial sobre o câncer objetiva aumentar a conscientização global e incentivar ações que criem novas perspectivas aos pacientes em todo o mundo. Para Maira, uma das maneiras de contribuir com a campanha é divulgar informações de qualidade sobre prevenção, diagnóstico e tratamento, além de exigir acesso aos cuidados mais justos para todos.

Entre os cuidados preventivos, Maira recomenda o consumo de alimentos saudáveis e a redução dos processados; evitar o sedentarismo e fazer exercícios com regularidade; não fumar, seja cigarro convencional, seja eletrônico; proteger a pele antes de expor-se ao sol e evitar o bronzeamento artificial; vacinar-se contra o HPV; reduzir o consumo de álcool; evitar poluentes e produtos químicos e informar-se sobre os sinais e sintomas oncológicos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

por-que-o-governo-trump-quer-ligar-o-uso-de-tylenol-ao-autismo-em-criancas-e-por-que-especialistas-contestam

Por que o governo Trump quer ligar o uso de Tylenol ao autismo em crianças, e por que especialistas contestam

Comunicado da Casa Branca reacende debate científico sobre a segurança do paracetamol na gravidez, enquanto especialistas e entidades médicas reforçam que não há provas de que o medicamento cause autismo.
L
Estudo aponta que SUS faz 60% dos exames de imagem no país

Estudo aponta que SUS faz 60% dos exames de imagem no país

Um levantamento do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem revela que, apesar do volume de exames do SUS, planos de saúde oferecem maior acesso por beneficiário, destacando a desigualdade na saúde.
L
Pediatras emitem alerta sobre autoagressão entre adolescentes

Pediatras emitem alerta sobre autoagressão entre adolescentes

Um levantamento da Sociedade Brasileira de Pediatria aponta que, a cada 10 minutos, um caso de autoagressão entre adolescentes é registrado, reforçando a importância do acolhimento familiar e escolar.
L
Governo de RO garante cirurgia para bebê de Ariquemes com cardiopatia congênita complexa

Governo de RO garante cirurgia para bebê de Ariquemes com cardiopatia congênita complexa

Por meio do TFD, família de Mathias André, ainda no ventre da mãe, recebe suporte para tratamento no Hospital do Coração em São Paulo.
L
Pressão arterial 12 por 8 é reclassificada como pré-hipertensão

Pressão arterial 12 por 8 é reclassificada como pré-hipertensão

Uma nova diretriz brasileira para hipertensão arterial agora considera a medida de 12 por 8 como pré-hipertensão, com o objetivo de identificar riscos e atuar com medidas preventivas de forma mais proativa.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Jovem News: Entrevista com Evangelista Kleivin

Prepare-se para um bate-papo que vai além das palavras e mostra como a fé pode se transformar em ação concreta nas ruas da cidade.
L
MEC define regras para vagas remanescentes do Fies

MEC define regras para vagas remanescentes do Fies

O Ministério da Educação publicou um edital para regulamentar a oferta de vagas não preenchidas no Fies por faculdades particulares.
L
Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) podem acessar seus cartões de confirmação a partir das 18h desta segunda-feira, com informações sobre o local da prova objetiva.
L
Primavera chega com calor e pouca umidade em grande parte do país

Primavera chega com calor e pouca umidade em grande parte do país

A nova estação começa nesta segunda-feira com previsão de ondas de calor e poucas chuvas no Norte e Nordeste, além da possibilidade de formação do fenômeno La Niña.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

São 228 oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, com destaque para funções como vendedor externo, motorista e encarregado de obras.
L
BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L
Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

POLÍTICA

EUA sancionam família de Alexandre de Moraes e acusam ministro de “censura opressiva”

Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, anunciou novas sanções sob a Lei Magnitsky contra Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do STF, e a empresa Lex, acusando Alexandre de Moraes de liderar uma campanha de censura no Brasil.
L
Vereador Pedro Geovar celebra edital de concurso com 42 vagas na Câmara de Porto Velho

Vereador Pedro Geovar celebra edital de concurso com 42 vagas na Câmara de Porto Velho

Parlamentar destaca que certame é um marco para fortalecer a estrutura legislativa da capital e ampliar oportunidades para a população
L
PGR pede que denúncia contra Eduardo Bolsonaro seja enviada à Câmara

PGR pede que denúncia contra Eduardo Bolsonaro seja enviada à Câmara

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, solicitou ao STF que a Casa adote medidas disciplinares contra Eduardo Bolsonaro (PL-SP), após a denúncia por coação.
L
Haddad defende que política fiscal é responsabilidade de todos

Haddad defende que política fiscal é responsabilidade de todos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em evento que o equilíbrio das contas públicas não depende apenas do governo, mas também do Congresso e do Judiciário.
L
Governo cria crédito de R$ 12 bilhões para produtores

Governo cria crédito de R$ 12 bilhões para produtores

A medida do governo federal vai ajudar a liquidar ou amortizar dívidas de produtores rurais afetados por eventos climáticos e beneficiará agricultores familiares, médios e outros produtores.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é linchado por populares na zona Sul de Porto Velho

VÍDEO: Homem é linchado por populares na zona Sul de Porto Velho

Acusado de um crime, o homem foi retirado de uma lanchonete na avenida Jatuarana e agredido por várias pessoas; a polícia foi acionada para atender a ocorrência.
16
Polícia Federal fecha segurança clandestina em boate de Porto Velho

Polícia Federal fecha segurança clandestina em boate de Porto Velho

Ação da PF resultou no fechamento de uma empresa de segurança privada sem autorização para atuar, após uma denúncia anônima; responsáveis foram notificados e a empresa foi interditada.
L
Zé da Paca é preso pela polícia em Porto Velho

Zé da Paca é preso pela polícia em Porto Velho

A Polícia Civil de Rondônia prendeu J.P. da S., conhecido como “Zé da Paca”, suspeito de um homicídio ocorrido na capital em agosto deste ano, cumprindo um mandado de prisão.
12
Foragido é preso pela Polícia Civil em Porto Velho

Foragido é preso pela Polícia Civil em Porto Velho

Ação da polícia de Rondônia resulta na captura de K.A., que agora fica à disposição da Justiça; um mandado de prisão havia sido expedido contra o foragido.
10
Suspeito de esfaquear ex-mulher em cabaré é preso em clube na zona sul

Suspeito de esfaquear ex-mulher em cabaré é preso em clube na zona sul

Testemunhas contaram que o indivíduo armado com uma faca entrou no estabelecimento comercial e depois de agredir a ex-mulher com tapas e puxões de cabelo.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de Pesar: Poliana Oliveira Aguiar

A cerimônia será realizada na Capela Três Marias da Funerária São Cristóvão, Av. Gov. Jorge Teixeira, 2633 – Liberdade.
L
José Vidal Hilgert

Em memória de José Vidal Hilgert

Vidal foi a mente brilhante que criou o FEFA Fundo de Erradicação da Febre Aftosa.
L
Quais fatores são decisivos para a lucratividade na pecuária de corte?

Quais fatores são decisivos para a lucratividade na pecuária de corte?

Lucratividade é diretamente proporcional à capacidade que o produtor tem em transformar o bovino de corte em retorno financeiro. 
L
CPMI ouvirá "Careca do INSS" em depoimento na próxima quinta

CPMI ouvirá “Careca do INSS” em depoimento na próxima quinta

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga fraudes no INSS confirmou a presença de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, para depor na quinta-feira, 25 de setembro.
L
Dembélé vence a Bola de Ouro 2025; Raphinha fica em quinto

Dembélé vence a Bola de Ouro 2025; Raphinha fica em quinto

O atacante do PSG, Ousmane Dembélé, foi coroado como o melhor jogador da temporada 24/25, enquanto a espanhola Aitana Bonmatí levou o prêmio feminino pelo terceiro ano consecutivo.
L
Prêmio FIERO-SENAI-SEBRAE de Inovação Industrial tem desafios lançados por Jirau Energia

Prêmio FIERO-SENAI-SEBRAE de Inovação Industrial tem desafios lançados por Jirau Energia

Concorrentes deverão propor soluções inovadoras em eixos operacional, engenharia e ambiental; inscrições seguem até 31 de outubro.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAMP): ECOLAVE INDUSTRIA QUIMICA DA AMAZONIA LTDA

Licença Ambiental de Médio Porte (LAMP) – Licença Prévia (LAP), Licença de Instalação (LAI) e Licença de Operação (LAO)
L
Denúncia contra Eduardo Bolsonaro não encerra investigação

Denúncia contra Eduardo Bolsonaro não encerra investigação

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, informou que a investigação sobre o chamado “tarifaço” dos EUA contra o Brasil continuará, podendo haver novos desdobramentos.
L
12º Prêmio Sebrae de Jornalismo celebra a força da imprensa em Rondônia

12º Prêmio Sebrae de Jornalismo celebra a força da imprensa em Rondônia

Cerimônia será realizada em Porto Velho no dia 30 de setembro e vai reconhecer reportagens sobre empreendedorismo e pequenos negócios.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.