TERÇA-FEIRA, 27/01/2026

Em destaque

L

Saúde

Estudo alerta para assédio de marcas a profissionais de maternidades

Artigo cita a indústria de alimentos infantis

Publicado em 

Autor – Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil* – Rio de Janeiro

Um estudo que envolveu 16 cientistas de dez das principais instituições de pesquisa do país alerta que a indústria de substitutos do leite materno tem descumprido a lei e oferecido vantagens, patrocínios e brindes a profissionais de saúde de maternidades públicas e privadas de seis cidades brasileiras.

Os resultados foram publicados no mês passado no artigo Assédio da Indústria de Alimentos Infantis a Profissionais de Saúde em Eventos Científicos, assinado pelo coordenador do Observatório de Saúde na Infância da Fundação Oswaldo Cruz (Observa Infância/Fiocruz), Cristiano Boccolini, em co-autoria com as pesquisadoras da Universidade Federal Fluminense Ana Carla da Cunha Velasco e Maria Inês Couto de Oliveira. Também participaram do estudo as universidade federais, estaduais, além da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN-Brasil).

Reprodução/Carta capital

Lei 11.265/2006 proíbe fabricantes e distribuidores de fórmulas infantis, fórmulas para crianças de primeira infância, leites, alimentos de transição e produtos de puericultura de concederem patrocínios financeiros ou materiais a pessoas físicas. Já o Decreto 9.579/2018, que regulamenta a lei, define patrocínio como o custeio de materiais, pesquisas, eventos ou custeio de profissionais de saúde para participação em atividades.

Para a produção do artigo, os pesquisadores entrevistaram, em 2018 e 2019, 217 profissionais de saúde em hospitais com maternidade no Rio de Janeiro, São Paulo, Ouro Preto, Florianópolis, João Pessoa e Brasília. A amostra conta com 106 pediatras, 63 nutricionistas, 39 fonoaudiólogos e nove profissionais de saúde de outras especialidades.

Entre os entrevistados, 85,7% declararam ter participado de congressos científicos nos últimos dois anos e 54,3% deles recordaram que empresas que produzem substitutos do leite materno apoiaram esses eventos. Entre os pediatras, o percentual foi maior, de 71,1%.

Os profissionais entrevistados contaram, em sua maioria, ter recebido algum tipo de apoio material ou financeiro nesses eventos: materiais de escritório (49,5%), refeições ou festas no evento (29,9%), brindes (21,6%), pagamento de inscrição (6,2%) ou de passagem para o congresso (2,1%). Além disso, receberam amostras grátis de substitutos do leite materno 22,7% dos profissionais de saúde, sendo 25% dos pediatras e 18,8% dos nutricionistas.

Cristiano Boccolini pondera que as empresas desse ramo não estão proibidas de patrocinar eventos científicos, mas não podem oferecer qualquer tipo de vantagem material ou financeira aos profissionais que participam deles. O assédio é preocupante, alerta ele, porque esses profissionais são os que deveriam passar para as mães a segurança de que o aleitamento materno é a opção mais segura e saudável para elas e seus bebês.

"Nosso estudo não identifica se existe uma relação direta entre receber benefício e prescrever fórmula infantil. Nosso estudo indica que a indústria está assediando os profissionais de saúde", afirma. "A gente não tem como medir o grau de influência. A gente tem como dizer que existe uma lei e ela é descumprida".

A principal forma de apoio material apontada no artigo é a distribuição de material de escritório, como canetas, blocos, cadernos, calendários, bolsas e outros produtos dessas marcas durante os eventos. Boccolini avalia que as empresas se utilizam de produtos de baixo valor para estarem sempre presentes e conquistar a confiança dos profissionais.

"É justamente nos produtos de baixo valor econômico agregado que estão as nuances da tentativa de influência da indústria na escolha do profissional. São pequenos agrados, pequenos mimos, pequenos benefícios que são sistematicamente oferecidos", descreve.

"Quando vê, o profissional, sem perceber, está fazendo o atendimento em seu consultório com a caneta de uma indústria A, B ou C. Essas indústrias vão, aos poucos, ganhando a confiança dos pediatras, e esse ganhar a confiança pode comprometer o juízo dos pediatras sobre o que é melhor para a mãe".

O coordenador do Observa Infância/Fiocruz reforça que o aleitamento materno é o alimento mais completo, saudável e seguro que uma criança pode receber e, sempre que possível, deve ser oferecido de forma exclusiva até os seis meses de idade. Depois disso, outros alimentos saudáveis podem ser inseridos, mas a amamentação deve continuar até os dois anos, estando essa opção dentro das possibilidades da mãe.

"A substituição [do leite materno] por fórmulas aumenta o risco de infecções respiratórias e diarreias e aumenta o risco de infecções urinárias. A criança, por causa da musculatura da amamentação, desenvolve melhor o lado cognitivo e motor, e crianças amamentadas por mais tempo tendem a ter um coeficiente de inteligência (QI) maior e, quando adultas, têm menor propensão a doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e obesidade", defende Boccolini, que também aponta benefícios para a mãe. "Quanto mais tempo as mães amamentarem, menor a chance de câncer de mama".

A nutricionista Lorena Chaves, conselheira do Conselho Federal de Nutricionistas, lembra que é papel desse profissional promover a alimentação saudável e trazer o leite materno como primeira opção para bebês.

"Produtos alimentícios ou fórmulas infantis são coadjuvantes. Eles vem para complementar a alimentação, e não como primeira opção. Isso faz parte da formação do nutricionista", afirma ela.

A conselheira destaca que o código de ética da profissão proíbe que o profissional promova marcas em seu consultório, e, mesmo assim, não é de hoje que ocorre assédio. "Há uma insistência das empresas em procurar esse profissional para que fale de seus produtos".   

*Colaborou Fabiana Sampaio, do Radiojornalismo

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Anvisa proíbe venda de fitas para clareamento dental

Anvisa proíbe venda de fitas para clareamento dental

O produto 9D White Teeth Whitening Strips foi barrado por falta de registro e autorização de funcionamento da fabricante em território nacional.
L
Saúde ocupacional: Prefeitura amplia atendimento

Saúde ocupacional: Prefeitura amplia atendimento

Prefeitura de Porto Velho fortalece ações de saúde ocupacional com ampliação dos serviços, novo endereço de atendimento e foco na prevenção e bem-estar dos servidores municipais.
L
Saúde mental é tema de palestra para servidores da Semdec em Porto Velho

Saúde mental é tema de palestra para servidores da Semdec em Porto Velho

Atividade integra a Campanha Janeiro Branco e promove conscientização sobre cuidado emocional e bem-estar no trabalho.
L
Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração

Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração

A agência determinou o recolhimento dos produtos por riscos à saúde após testes reprovarem o teor de iodo no sal e identificarem plástico no pó decorativo para festas.
L
Casos de câncer de pele aumentam 17 vezes em dez anos no Brasil

Casos de câncer de pele aumentam 17 vezes em dez anos no Brasil

Levantamento da Sociedade Brasileira de Dermatologia mostra que diagnósticos saltaram de 4 mil para 72 mil, com maior incidência nos estados do Sul e Sudeste.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Detran encerra teste de baliza em provas práticas para CNH

Detran encerra teste de baliza em provas práticas para CNH

A nova regra entrou em vigor nesta segunda-feira em São Paulo e outros três estados, passando a permitir também o uso de veículos automáticos nos exames.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prefeitura de Porto Velho: salário é antecipado

Prefeitura de Porto Velho: salário é antecipado

Pagamento dos servidores municipais é antecipado pela Prefeitura de Porto Velho, muda de sexta para quarta-feira e injeta recursos na economia local, beneficiando ativos, aposentados e pensionistas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alerta ignorado: Cristiane Lopes e pedágios da BR-364

Alerta ignorado: Cristiane Lopes e pedágios da BR-364

Vídeo de fevereiro de 2025 em que a deputada alertava sobre a concessão da BR-364 volta a repercutir em Rondônia, após o estado passar a enfrentar um dos pedágios mais caros do país.
L
Presidente do TSE alerta para riscos da desinformação em 2026

Presidente do TSE alerta para riscos da desinformação em 2026

A ministra Cármen Lúcia destacou a necessidade de proteger a liberdade de escolha do eleitor contra o uso malicioso de tecnologias durante o ciclo eleitoral.
L
Cláudia de Jesus: mais vagas no transporte intermunicipal

Cláudia de Jesus: mais vagas no transporte intermunicipal

Deputada propõe ampliar assentos gratuitos para idosos e PCDs em ônibus executivos, tornando efetivo o direito ao passe livre previsto na lei estadual.
L
Dra. Taíssa Sousa: projeto amplia utilidade da Pestalozzi

Dra. Taíssa Sousa: projeto amplia utilidade da Pestalozzi

Proposta da deputada aprovada na Assembleia Legislativa reconhece a Sociedade Pestalozzi como entidade de utilidade pública em todo o estado de Rondônia.
L
Lula viaja ao Panamá para fórum econômico regional

Lula viaja ao Panamá para fórum econômico regional

O presidente brasileiro participa como convidado especial de encontro que discute infraestrutura, inteligência artificial e comércio na América Latina.
L
Publicidade

POLÍCIA

Caso Orelha: Suspeitos de matar cão comunitário estão nos Estados Unidos

Caso Orelha: Suspeitos de matar cão comunitário estão nos Estados Unidos

Dois adolescentes investigados pelas agressões que levaram à morte do animal em Florianópolis viajam ao exterior.
16
Foragidos da justiça são presos em esconderijo no bairro Cai N’água

Foragidos da justiça são presos em esconderijo no bairro Cai N’água

A Polícia Militar apreendeu drogas e objetos furtados em um imóvel utilizado como ponto de tráfico; um dos suspeitos usava peruca e forneceu nome falso para evitar a prisão.
12
Caminhonetes colidem em cruzamento da avenida JK com a BR-364

Caminhonetes colidem em cruzamento da avenida JK com a BR-364

O acidente ocorreu na tarde de segunda-feira durante manobras de acesso à rodovia federal em Jaru; apesar do impacto lateral, não houve registro de feridos.
14
Motocicleta é furtada em frente a residência no Setor 03

Motocicleta é furtada em frente a residência no Setor 03

Uma câmera de monitoramento registrou o momento em que o suspeito levou o veículo na madrugada desta segunda-feira em Jaru; a polícia busca identificar o autor do crime.
12
PF cumpre novos mandados em investigação de tortura em Rondônia

PF cumpre novos mandados em investigação de tortura em Rondônia

As diligências da Operação Bisturi ocorreram em Porto Velho e Guajará-Mirim para identificar colaboradores que ajudaram na fuga de investigadas para a Bolívia.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quem é Moro: o novo vilão de Dragon Ball Super

Quem é Moro: o novo vilão de Dragon Ball Super

Galactic Patrol marca o retorno do anime após anos de hiato e apresenta Moro, um mago devorador de planetas que promete elevar o nível das batalhas no Universo 7.
L
Motoristas enfrentam dificuldades em trechos da BR-319

Motoristas enfrentam dificuldades em trechos da BR-319

A precariedade da rodovia federal impede o tráfego regular e gera prejuízos econômicos para motoristas e moradores que dependem da única ligação terrestre na região.
L

Recebimento da Licença Ambiental: A F CECCON JUCA & OLIVEIRA LTDA,

LICENÇA AMBIENTAL DE PEQUENO PORTE –LAPP
L
Honda Fit EX CVT 2015 Conforto E Confiabilidade na Zé Veículos

Honda Fit EX CVT 2015 Conforto E Confiabilidade na Zé Veículos

Automático, espaçoso e econômico, ideal para quem busca praticidade e durabilidade no dia a dia.
L
Espanha anuncia regularização de 500 mil imigrantes

Espanha anuncia regularização de 500 mil imigrantes

O governo espanhol aprovou medida extraordinária que beneficia estrangeiros sem antecedentes criminais que residiam no país até o fim de 2025.
L
Carnaval seguro: Energisa orienta blocos de rua

Carnaval seguro: Energisa orienta blocos de rua

Reunião com Funcultural e organizadores reforça cuidados com a rede elétrica, prevenindo acidentes durante desfiles, trios elétricos e eventos carnavalescos.
L
Resgate Heroico: Bombeiros salvam cachorro de afogamento em piscina

Resgate Heroico: Bombeiros salvam cachorro de afogamento em piscina

O animal foi resgatado em uma residência no município de Sorriso após uma vizinha avistar a cena da sacada de um prédio.
L
ICMS do gado em Rondônia: saída de até 500 mil cabeças

ICMS do gado em Rondônia: saída de até 500 mil cabeças

Redução do imposto de 12% para 4% aprovada pela Assembleia libera venda de gado vivo para outros estados e busca corrigir distorções que pressionavam o preço ao produtor.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.