QUINTA-FEIRA, 14/08/2025
Publicidade
SICRED

L

Saúde

VARÍOLA DOS MACACOS: 2,9 mil casos são investigados em 8 centros do SUS

Brasil ainda está construindo rede e aparatos para ampliar a testagem: exames rápidos ainda não estão disponíveis e a maioria dos estados envia material coletado no SUS para laboratórios de referência.

Publicado em 

VARÍOLA DOS MACACOS: 2,9 mil casos são investigados em 8 centros do SUS - News Rondônia

Autor – Por Roberto Peixoto e Lara Pinheiro

A testagem para casos de varíola dos macacos ainda não ocorre de forma ampla no Brasil, um reflexo do avanço da doença e de como os setores público e privado de saúde se mobilizaram contra o vírus monkeypox, segundo especialistas.

VARÍOLA DOS MACACOS: 2,9 mil casos são investigados em 8 centros do SUS - News Rondônia
Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Embora disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), há gargalos na testagem que vão desde o tempo necessário para desenvolver testes específicos para serem comercializados e que passam até mesmo pela dificuldade em obter reagentes que possibilitariam capacitar mais centros de testagem.

"O diagnóstico hoje é um grande gargalo – ter poucos lugares que fazem, demorar tempo entre a coleta do material e a resposta do diagnóstico para o profissional de saúde, do profissional de saúde para o paciente, isso é ruim", avalia a epidemiologista Ethel Maciel, professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Dados de compilados pelo governo federal até terça-feira (9) indicam que o Brasil somava 2.415 casos confirmados da varíola dos macacos (monkeypox) e de 2.963 casos suspeitos ainda à espera de resultado de um teste diagnóstico, segundo o balanço mais recente disponível.

Ao todo, desde o começo do atual surto, 6.986 exames diagnósticos para a doença foram processados nos laboratórios públicos do país. O governo não tem um consolidado dos testes realizados na iniciativa privada, mas os representantes chegam a estimar que foram responsáveis por 60% dos testes já feitos no país.

Para confirmar a doença, o SUS tem oito laboratórios de referência que analisam as amostras coletadas em todo o país. A testagem é restrita e o resultado pode demorar dias para chegar. A virologista Clarissa Damaso, da UFRJ, aponta que a ampliação dos centros de referência deve ser gradual no país para evitar desperdício de material usado nas análises.

"Do meu ponto de vista, tem que ser uma dinâmica: à medida que você tem regiões com mais aumentando número de casos, aquela região poderia ser fortalecida com mais laboratórios fazendo análise", comenta a virologista. Ela citou o exemplo recente da mudança no envio das amostras coletadas no Centro-Oeste para Brasília, antes elas seguiam para o Rio. A mudança ocorreu por aumento da demanda e por facilidade logística, segundo Damaso.

A virologista explica que, no atual cenário de recursos escassos na indústria farmacêutica, é prudente ampliar os centros sem desperdiçar material. "A gente tem uma dificuldade dos reagentes. As empresas que fornecem esses reagentes estão pedindo 20 a 30 dias úteis para entregar. Isso é um tempo extremamente longo. Sem reagente a gente também não faz nada", explica a virologista.

O atual panorama da testagem contra o vírus monkeypox no país é marcado também por uma participação significativa da rede privada, cujas empresas desenvolveram seus próprios métodos para dar conta da demanda: o setor avalia ter sido responsável por mais da metade dos testes já feitos no Brasil, mesmo sem que os planos de saúde sejam obrigados a custear os exames que podem chegar a custar R$ 450.

Enquanto a rede de referência do governo cresce impulsionada pelo aumento da demanda, há a expectativa de que, nas próximas semanas, a Anvisa libere a comercialização de testes de varíola dos macacos desenvolvidos por empresas privadas, facilitando o acesso e provocando uma eventual diminuição dos preços.

Segundo o Ministério da Saúde, o diagnóstico para a varíola dos macacos é feito exclusivamente por um teste do tipo PCR. O exame avalia o material genético coletado nas amostras das lesões por técnica de biologia molecular, com grau de sensibilidade superior a 95%.

"Um teste rápido (diferente do PCR, que exige processamento em laboratório) iria ajudar bastante. Se os próprios estados tivessem, eles já não mandariam tantos casos (para os centros de referência) que acabam sendo negativos. Você já faria uma triagem. Só que não existe teste rápido para monkeypox", analisa Damaso.

Laboratórios de referência para o SUS

Até 6 de agosto, conforme informações disponíveis no site do Ministério da Saúde, oito laboratórios eram responsáveis por processar amostras e diagnosticar a varíola dos macacos no Brasil:

Laboratório de Enterovírus da Fiocruz-RJ;

Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais/Fundação Ezequiel Dias;

Laboratório Central de Saúde Pública de São Paulo/Instituto Adolfo Lutz;

Consórcio entre o Laboratório de Biologia Molecular de Vírus do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e o Laboratório de Virologia Molecular do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen/DF);

Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS);

Laboratório de Referência Regional em Enteroviroses do Instituto Evandro Chagas, no Pará;

Instituto Leônidas e Maria Deane, ligado à Fiocruz do Amazonas.

O Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da UFRJ, informou que o consórcio tem recebido de 300 a 500 amostras por semana. Os testes levam em torno de 24 horas para serem analisados.

O Laboratório de Enterovírus da Fiocruz no Rio de Janeiro informou que tem capacidade de realizar, em média, 400 a 500 análises por semana, e que o laudo com o resultado leva em média 24 horas para ser emitido.

O Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais informou que tem capacidade de analisar 500 amostras por dia; desde o início da realização dos exames diagnósticos, em 6 de junho, já foram processadas mais de 2 mil amostras, de 582 pacientes (para cada paciente é enviada mais de uma amostra). Cerca de 30% dos testes analisados têm resultado positivo para a varíola dos macacos; os resultados têm sido liberados, em média, 24h após o recebimento da amostra.

O Lacen do Rio Grande do Sul informou que recebe, em média, de 100 a 150 amostras por semana, leva de 24h a 72h para emitir o resultado do teste e tem capacidade de realizar em torno de 500 análises semanais.

A Fiocruz do Amazonas informou que tem recebido, em média, 5 amostras por semana, apenas do Amazonas; o laboratório também é responsável pelas análises de Acre e Roraima, mas ainda não recebeu amostras desses estados. A capacidade atual de análise é de 100 amostras semanais, podendo chegar a 500 amostras conforme mais insumos chegarem. Os resultados têm levado menos de 24h para ficarem prontos.

Anvisa analisa testes comerciais

Ainda não há registro comercial de testes na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) específicos para a monkeypox. Até o dia 11, a agência avaliava seis pedidos de registro de testes comerciais para diagnóstico da varíola dos macacos, dois deles fabricados pela Fiocruz.

Os testes que estão sendo usados na rede privada foram desenvolvidos pelos próprios laboratórios – o que é chamado de desenvolvimento "in-house" – e não podem ser comercializados.

Carlos Eduardo Gouvêa, da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), acredita que essa aprovação da Anvisa é importante, pois os testes ficarão mais baratos e, consequentemente, mais acessíveis.

"O mercado de diagnóstico é muito competitivo. Tendo escala e competitividade você consegue ter produtos cada vez melhores e a menores preços. Então, a tendência é esse valor, que é restrito a alguns laboratórios e a uma tecnologia trabalhosa, ser elevado. Tendo testes comerciais pouco a pouco vai cair o preço", destaca.

Sem cobertura dos convênios

Os planos de saúde não são obrigados a cobrir os testes de varíola dos macacos, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

De acordo com a agência, o oferecimento dos testes na rede privada ainda é “incipiente” e depende dos kits de testagem que precisam ser aprovados pela Anvisa.

“É importante ressaltar que ANS está atenta ao cenário sanitário envolvendo a Monkeypox (varíola dos macacos) e, em momento oportuno, adotará ações em alinhamento com as políticas nacionais de saúde”, destacou a ANS em nota.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO reforça prevenção contra a leishmaniose e orienta população sobre diagnóstico e tratamento

Governo de RO reforça prevenção contra a leishmaniose e orienta população sobre diagnóstico e tratamento

Durante a Semana Nacional de Combate à Leishmaniose, governo alerta para sintomas, formas de prevenção e locais de atendimento no estado.
L
Anvisa aprova novo medicamento oral para tumores cerebrais

Anvisa aprova novo medicamento oral para tumores cerebrais

O Voranigo (vorasidenibe) é um comprimido de uso diário aprovado para o tratamento de gliomas de baixo grau, um tipo de câncer cerebral.
L
Ministério da Saúde inicia Censo da Força de Trabalho para qualificar atendimento no SUS

Ministério da Saúde inicia Censo da Força de Trabalho para qualificar atendimento no SUS

Projeto-piloto do Censo da Força de Trabalho em Saúde foi iniciado no Distrito Federal e Mato Grosso do Sul para mapear profissionais.
L
Ministro Flávio Dino garante auxílio para vítimas do vírus Zika

Ministro Flávio Dino garante auxílio para vítimas do vírus Zika

Decisão do STF assegura o pagamento de pensão vitalícia e indenização de R$ 50 mil no auxílio para vítimas do Zika.
L
Prefeitura de Porto Velho oferece cadeira facilitadora de parto natural na rede pública de saúde

Prefeitura de Porto Velho oferece cadeira facilitadora de parto natural na rede pública de saúde

Equipamento inovador criado por psicóloga local está disponível na Maternidade Municipal Mãe Esperança para humanizar o parto no SUS.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

nota-de-pesar-odin-dantas-da-cunha

Nota de pesar: Odin Dantas da Cunha

Família e amigos se despedem de Odin Dantas da Cunha, lembrado por seu amor à natureza, à união e aos momentos simples que marcaram sua vida.
L
Aliciamento de crianças na internet terá pena maior com aprovação de PL na CCJ

Aliciamento de crianças na internet terá pena maior com aprovação de PL na CCJ

O Projeto de Lei 2.857/2019, que endurece a punição contra o aliciamento de crianças e adolescentes, foi aprovado na Câmara após repercussão sobre adultização infantil nas redes.
L

Giro News | Entrevista com Maurício Fávaro, piloto do SAER da Polícia Civil

Nesta quarta-feira (13), às 16h, o Giro News recebe Maurício Fávaro, piloto de aeronaves do Serviço Aeropolicial (SAER) da Polícia Civil. Na entrevista, ele contará sua trajetória profissional e fará um balanço histórico das atividades do SAER, criado para atender demandas estratégicas de segurança, transporte e resgate no estado.
L

Nota de Falecimento – Maria das Dores Oliveira

Familiares e amigos se despedem de Maria das Dores Oliveira, aos 80 anos, em cerimônia na Funerária Dom Bosco, em Porto Velho, nesta quarta-feira.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Feirão do Emprego em Porto Velho oferece vagas e valoriza experiência de trabalhadores acima de 50 anos

Feirão do Emprego em Porto Velho oferece vagas e valoriza experiência de trabalhadores acima de 50 anos

Evento reuniu mais de 10 mil inscritos, 150 empresas e 1.000 oportunidades de trabalho, incluindo vagas para idosos, PcDs e jovens.
L
Concurso da CPRM oferece vagas em Rondônia com salários de até R$ 10,5 mil

Concurso da CPRM oferece vagas em Rondônia com salários de até R$ 10,5 mil

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) abriu concurso público com vagas para Rondônia e outras regiões do país.
L
Inclusão no trabalho melhora nível de leitura de jovens

Inclusão no trabalho melhora nível de leitura de jovens

Estudo do INAF revela que inserção no mercado de trabalho aprimora habilidades de leitura e escrita entre a juventude brasileira.
L
Feirão do Emprego é sucesso e reúne mais de 10 mil pessoas em Porto Velho

Feirão do Emprego é sucesso e reúne mais de 10 mil pessoas em Porto Velho

Evento promovido pela Prefeitura oferta mais de 1.000 vagas e mobiliza jovens, mulheres, PcD e trabalhadores acima de 50 anos.
L

Super Nova Era oferece 30 vagas durante o Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho

Evento reunirá mais de mil oportunidades de trabalho e 150 empresas participantes na próxima segunda-feira (11)
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa Sousa prestigia inauguração da nova praça em Vista Alegre do Abunã

Deputada Dra. Taíssa Sousa prestigia inauguração da nova praça em Vista Alegre do Abunã

Espaço de lazer e convivência fortalece a integração comunitária e melhora a qualidade de vida dos moradores do distrito.
L
Dra. Taíssa solicita esclarecimentos sobre paralisação de exames no Centro de Diagnóstico por Imagem de Rondônia

Dra. Taíssa solicita esclarecimentos sobre paralisação de exames no Centro de Diagnóstico por Imagem de Rondônia

Parlamentar cobra da Sesau informações sobre motivos, prazos e medidas para retomada de serviço essencial à saúde pública.
L
Segurança à Mulher: Dra. Taíssa apresenta projeto que garante transferência a servidoras vítimas de violência doméstica

Segurança à Mulher: Dra. Taíssa apresenta projeto que garante transferência a servidoras vítimas de violência doméstica

Proposta assegura mudança rápida e sigilosa para outro município, protegendo servidoras públicas estaduais com medidas protetivas.
L
Sílvia Cristina defende aprovação da PEC 169, que permite acumular cargo de professor com outra função

Sílvia Cristina defende aprovação da PEC 169, que permite acumular cargo de professor com outra função

Deputada fez pronunciamento no plenário e pediu apoio dos demais parlamentares para aprovar.
L
Deputada Dra. Taíssa solicita ônibus do Hemocentro para atender Jacinópolis e comunidades da região

Deputada Dra. Taíssa solicita ônibus do Hemocentro para atender Jacinópolis e comunidades da região

Pedido busca levar serviços de coleta de sangue e incentivo à doação para áreas afastadas, ampliando o acesso da população de Jacinópolis e entorno.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTAR prende dois jovens com motocicleta roubada no bairro Triângulo, em Porto Velho

BPTAR prende dois jovens com motocicleta roubada no bairro Triângulo, em Porto Velho

Suspeitos foram flagrados durante patrulhamento
10

Força Tática do 1º Batalhão fecha ponto de tráfico e prende homem com crack na zona leste de Porto Velho

Ação contou com apoio do Núcleo de Inteligência da PM e resultou na apreensão de drogas e detenção de suspeito em lanchonete no bairro Lagoinha.
12
Motociclista sofre fratura na perna em colisão com caminhonete na zona leste

Motociclista sofre fratura na perna em colisão com caminhonete na zona leste

Acidente ocorreu no cruzamento da Avenida Mamoré com a Rua Constelação; vítima foi socorrida pelo Samu e levada ao Hospital João Paulo II.
14
Influenciadora digital é presa por furto de energia elétrica em Porto Velho

Influenciadora digital é presa por furto de energia elétrica em Porto Velho

Polícia Militar deteve a suspeita após perícia confirmar irregularidade no padrão de energia de sua residência
10
Mãe e filho ficam feridos em acidente envolvendo caminhão e moto em Porto Velho

Mãe e filho ficam feridos em acidente envolvendo caminhão e moto em Porto Velho

A mãe e o filho seguiam em uma motocicleta Honda Bis pela rua Itatialia, no sentido da rua Petrolina, quando teriam avançado a preferencial, provocando a colisão com o caminhão.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MEC planeja dia de educação ambiental na COP 30

MEC planeja dia de educação ambiental na COP 30

O ministro da Educação, Camilo Santana, trabalha para que a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que acontece em Belém, dedique um dia à temática da educação ambiental.
L
Anatel é criticada por revogar obrigatoriedade do prefixo 0303

Anatel é criticada por revogar obrigatoriedade do prefixo 0303

A agência Anatel revogou a obrigatoriedade do uso do 0303 para ligações de telemarketing, medida que é vista como um retrocesso na proteção ao consumidor.
L

AO VIVO: Humaitá e Lábrea se enfrentam na Copa da Floresta 2025

Mudanças no time titular e apoio da torcida marcam a preparação para a partida.
L
Prefeitura de Jaru divulga resultado da prova para eleição suplementar do Conselho Tutelar

Prefeitura de Jaru divulga resultado da prova para eleição suplementar do Conselho Tutelar

Candidatos podem conferir gabarito, notas e lista de habilitados e não habilitados no Diário Oficial.
L
Motorista impede homem de se jogar de ponte em Ponte Nova (MG); ato de coragem é registrado em vídeo

Motorista impede homem de se jogar de ponte em Ponte Nova (MG); ato de coragem é registrado em vídeo

Imagens mostram intervenção rápida e heroica, com apoio de outras pessoas, salvando a vida de um homem.
L
Abrafrutas apoia plano do governo, mas pede atenção a pequenos produtores

Abrafrutas apoia plano do governo, mas pede atenção a pequenos produtores

A Abrafrutas classificou o pacote de R$ 30 bilhões como um “avanço”, mas ressaltou o risco de desamparo para a base da cadeia produtiva.
L
Cadáver é encontrado atrás de condomínio na BR-364 em Porto Velho

Cadáver é encontrado atrás de condomínio na BR-364 em Porto Velho

O cadáver que está em avançado estado de decomposição está com pano no rosto e diversas perfurações pelo corpo.
18
Prova Nacional Docente tem mais de 1,1 milhão de inscritos em sua estreia

Prova Nacional Docente tem mais de 1,1 milhão de inscritos em sua estreia

O ministro Camilo Santana confirmou o número de inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente, que será aplicada em outubro.
L
WhatsApp Web enfrenta instabilidade e usuários relatam falhas na versão web

WhatsApp enfrenta instabilidade e usuários relatam falhas na versão web

O WhatsApp apresentou problemas nesta quarta-feira (13), com a maioria das reclamações concentradas na versão para navegadores.
L
Hyundai e GM anunciam desenvolvimento conjunto de cinco veículos

Hyundai e GM anunciam desenvolvimento conjunto de cinco veículos

Modelos serão lançados a partir de 2028, com foco em América Latina e Estados Unidos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.