QUINTA-FEIRA, 18/09/2025

L

Saúde

Entrega de doses de vacinas contra a covid-19 a Rondônia completa um ano; Ministério da Saúde já enviou mais de três milhões de imunizantes

A vacinação contemplou de forma prioritária, os profissionais que estavam na linha de frente no combate ao coronavírus.

Publicado em 

Há exatamente um ano, o Governo de Rondônia recebia a primeira remessa de vacinas contra a covid-19, do Ministério da Saúde, que selou a esperança para a população. Foram recebidas 49 mil doses da CoronaVac, sendo armazenadas na Central Estadual da Rede de Frio, em Porto Velho, e em seguida, distribuídas para as Regionais Estaduais de Saúde nos municípios.

O governador Marcos Rocha esteve presença no recebimento dos imunizantes e fez questão entregar as vacinas a todas as Regionais de Saúde do Estado nos municípios. “Quando o primeiro lote de vacinas contra a covid-19 chegou a Rondônia a alegria no coração foi tremenda. Foi um momento muito importante para nosso País e para nossa população começar a vacinação, com a esperança de evitar mortes e tristezas que assolavam as famílias e voltar a vida normal”, destacou.

O primeiro lote de vacinas que chegou ao Estado fez parte das seis milhões de doses adquiridas pelo Governo Federal, aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A vacinação contemplou de forma prioritária, os profissionais que estavam na linha de frente no combate ao coronavírus.

Após a primeira remessa recebida, os municípios passaram a receber as doses distribuídas dentro das abrangências das Regionais de Saúde. A entrega dos imunizantes permitiu a vacinação dos grupos prioritários em consonância com o Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, bem como ao Plano Nacional de Imunização (PNI).

Durante a pandemia, o Governo do Estado buscou soluções como o apoio ao uso de medicamentos, inclusive com distribuição em ações de drive-thrus e edições de decretos, com medidas necessárias para proteger a saúde da população rondoniense. Ainda em 2021, o Poder Legislativo aprovou um Projeto de Lei de autoria do Executivo, que incentiva médicos a trabalharem em Rondônia durante a pandemia em áreas de difícil provimento.

Para o governador Marcos Rocha, foi um momento importante para o Estado iniciar a imunização e agradeceu ao Governo Federal pelo envio das remessas de vacinas. “Foram muitas ações promovidas para enfrentar esta pandemia, como a aquisição de seringas para imunizar a população, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) com antecedência”.

O chefe do Poder Executivo ainda lembrou que com as ações de enfrentamento da pandemia, Rondônia se tornou destaque nacional, com uma das menores taxas de mortes por covid-19; grandes quantidades de testagens realizadas e a ser o primeiro Estado do País em apresentar com transparência dados e gastos com a doença.

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, conta sobre a chegada das primeiras doses de esperança a Rondônia. “De lá para cá, a vacinação ocorreu a todo vapor, sendo atualmente 2.500 milhões de imunizantes aplicados na população; 1.250 milhões na 1ª dose; 1.050 milhões na 2ª dose e cerca de 200 mil na dose de reforço (3ª dose)”.

Fernando Máximo agradeceu aos profissionais de saúde por se empenharem na vacinação e conclamou aos rondonienses que ainda não tomaram a vacina contra a covid-19, a procurarem um posto de saúde mais próximo. “Apesar de não ser obrigatório em Rondônia, a vacinação tem diminuído a incidência de casos graves nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), e também de óbitos”.

Até o momento, o Estado já recebeu do Governo Federal, mais de três milhões (3.111.338) doses de imunizantes contra a doença. Já recebeu também duas doses pediátricas de vacinas para serem aplicadas no público infanto-juvenil, totalizando 23.200.

PRIMEIROS VACINADOS

Um dos primeiros a receber o imunizante contra a covid-19 em Rondônia, foi o indígena Elivar Karitiana, conta que se sentiu aliviado ao ser vacinado contra a doença, perdendo o medo de uma possível contaminação. “Antes de tomar a 1ª dose, consultei alguns profissionais de saúde sobre estes imunizantes. Hoje já completei o esquema vacinal e é muito importante que a população se vacine, para que esta doença não avance”.

A médica do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), Karina Zingra, conta que ao participar de um momento importante para a sociedade rondoniense, como ser uma das primeiras profissionais da Saúde a receber a 1ª dose da vacina, se sentiu muito feliz.

 “Existia uma incerteza com a pandemia no início, mas com a chegada das vacinas, foi uma esperança para todos nós. Já completei o ciclo vacinal, com as três doses, sendo duas da CoronaVac e por último, da Pfizer. É de extrema importância que as pessoas se imunizem, e estejam cada vez mais protegidas contra a doença”, conta a médica.

Karina ainda relata que durante o pico da pandemia, enfrentou inúmeros desafios, com muitas pessoas sendo vítimas do coronavírus, entre outras dificuldades, porém, o Governo de Rondônia prestou assistência direta aos profissionais.

A médica contraiu a covid-19, porém não teve sintomas graves da doença e descobriu que testou positivo após fazer um check-up de rotina, onde a sorologia para o Sars-Cov-2 foi solicitada.

IMPORTÂNCIA

Com relação a importância da vacinação contra o coronavírus, o médico infectologista Armando Noguera explica que os imunizantes foram desenvolvidos com a expectativa de diminuir a morbidade, mortalidade e as sequelas que a doença respiratória causa em casos graves.

“Cada produto tem seus efeitos colaterais, sua eficácia a curto prazo e a decisão de uso deve levar em consideração o risco e o benefício. O risco são os efeitos tardios que ainda serão relatados e o benefício é quando a pessoa adoece com o coronavírus, o quadro de saúde não evolua para formas graves ou sequelas”, explica o infectologista.

Armando Noguera ressalta que o Executivo Estadual disponibiliza a proteção e cabe a população aderir ou não.

PLANO ESTADUAL DE VACINAÇÃO

Para a aplicação dos imunizantes contra a covid-19, a Sesau montou um plano de vacinação, contemplando inicialmente os grupos prioritários, considerados os mais vulneráveis ou mais expostos a contaminação pela doença.

Foram contempladas mais de 100 mil pessoas na primeira fase, abrangendo trabalhadores da área da Saúde, pessoas com mais de 75 anos, de 60 anos ou mais, além da população indígena acima de 18 anos.

Na segunda fase, foram contempladas cerca de 141 mil pessoas, sendo de idades entre 60 e 64 anos, 65 e 69 anos, além de pessoas com idade entre 70 e 74 anos.

Pessoas com comorbidades, tais como: diabetes, hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, anemia falciforme, câncer e obesidade grave, foram contempladas com a vacinação na terceira fase, sendo mais de 120 mil pessoas neste grupo.

Por último, foram contemplados os trabalhadores da Educação, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional, totalizando aproximadamente 28 mil pessoas.

COMITÊ DE ENFRENTAMENTO

Com o objetivo de reunir autoridades de diversos segmentos para alinharem ações conjuntas em defesa da Saúde Pública diante da pandemia, foi criado o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em Rondônia.

Por meio do Sistema de Comando de Incidentes, o Governo de Rondônia elaborou o Relatório de Ações, que reúne atividades desempenhadas de combate à covid-19, e é utilizado em ações como base para elaboração de outras ferramentas de comunicação, sendo distribuído para gestores acompanharem diariamente informações acerca da pandemia.

HOSPITAL DE CAMPANHA

Uma importante conquista do Governo de Rondônia foi aquisição do Hospital de Campanha (Hcamp), por R$ 12 milhões, localizado na região Central de Porto Velho, no prédio de uma antiga maternidade particular. O hospital conta com 25 leitos de UTIs, 71 leitos clínicos, além de serviços de tratamento de hemodiálise para pacientes com lesão renal.

O primeiro hospital de campanha do Estado conseguiu atender durante a pandemia, cerca de 2.795 pessoas e salvou 2.239 vidas por meio de cuidados, tratamentos e terapias realizados na unidade.

BARREIRAS SANITÁRIAS

Durante a pandemia, ações conjuntas entre as vigilâncias sanitárias do Estado e dos municípios foram realizadas para orientar viajantes quanto aos sintomas do coronavírus, a importância de cumprir a quarentena pós-viagem e as medidas de prevenção ao contágio. As barreiras sanitárias contribuíram também com a rastreabilidade de passageiros que tiveram diagnóstico positivo para a covid-19.

TRANSPARÊNCIA

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) produziu informes para atender o interesse público e divulgou indicadores fundamentais na definição das políticas públicas, ações de governo e decretos durante o período de pandemia. Foram emitidos boletins diários contendo número de casos confirmados, recuperados, óbitos e internados, testes que estavam em confirmação de resultados, relatório de ações da Sala de Situação Integrada e semanalmente, expediu o boletim epidemiológico.

Tendo como base os boletins e relatórios, a população pôde ter acesso as Notas Técnicas, relatórios, decretos e demais documentos relacionados a situação do agravo da doença no Estado. Os indicadores foram disponibilizados nos canais oficiais de comunicação do governo do Estado.

Ainda foram realizadas coletas de amostras de covid-19 pela Agevisa, em que os profissionais realizaram o transporte do material recolhido nas Regionais de Saúde do Estado para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

BOLETINS

Desde 14 de março de 2020, o Governo de Rondônia passou a publicar diariamente boletins diários sobre a situação da covid-19 em todo o Estado. Em parceria entre Agevisa, Sesau e Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), a ferramenta foi criada com o objetivo de informar a população, combater as fake news e tranquilizar os moradores acerca das ações implementadas pelos órgãos estaduais de saúde, no tocante ao enfrentamento da doença.

Atualmente, o boletim é utilizado como a principal ferramenta de comunicação para manter a população informada sobre a covid-19. Até o momento, foram 658 edições do boletim diário.

SOS VACINAÇÃO

Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Agevisa, o “SOS Vacinação” foi um projeto que levou a imunização de forma mais ágil para professores, jovens, idosos e adultos. A ação contou com apoio de equipes das duas pastas estaduais e de gestões municipais.

Em sua primeira etapa realizada, foram vacinados por meio de força-tarefa: 3.088 pessoas em Guajará-Mirim; 2.674 em Candeias do Jamari; 815 em Porto Velho; 2.032 em São Miguel do Guaporé; 1.384 em Costa Marques; 513 no distrito de São Domingos do Guaporé; 4.389 em Rolim de Moura; 2.473 em Colorado do Oeste; 3.422 em Cacoal e 2.423 em Pimenta Bueno, totalizando 23.213 pessoas.

DRIVE-THRU

Outra ação que gerou resultados positivos foi a ação de testagem em massa, por meio de drive-thrus. Foram ao todo, 25 realizados pelo Governo de Rondônia, com o objetivo de conter o avanço do coronavírus, testando e isolando os infectados do restante da população.

Foi mais uma ação desenvolvida contra a doença, para reforçar a cobertura vacinal das pessoas previstas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO). Em 2021, a ação foi desenvolvida nos municípios de Guajará-Mirim, Buritis, Candeias do Jamari, Costa Marques, São Miguel do Guaporé, Rolim de Moura, Colorado do Oeste, Cacoal e Pimenta Bueno, sendo 24.937 pessoas vacinadas.

O governador Marcos Rocha, conferiu de perto a maioria das ações de testagem rápida e a entrega de kits com medicamento para pessoas que testaram positivo. Cumprindo as normas de distanciamento social, o chefe do Executivo fez gestos de fé às pessoas que compareceram ao local.

“Essas ações foram positivas e contribuiu para mapear e conter a evolução da covid-19 nos municípios, onde o principal objetivo foi atender a população com a testagem em massa”, pontuou Marcos Rocha.

DIA V

Outra ação que foi realizada pelo Poder Executivo Estadual devido à baixa cobertura vacinal dos municípios do Estado e com a aproximação das confraternizações de fim de ano, foi o “Dia V” de vacinação contra a covid-19, para conter o avanço da doença e frear o número de óbitos.

A campanha foi aderida pelos 52 municípios rondonienses e foram administradas no total 28.102 doses de vacinas contra o coronavírus, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO).

Texto: Richard Neves

Fotos: Ésio Mendes, Frank Néry e Daiane Mendonça

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Estudo brasileiro busca eliminar transmissão do HTLV-1

Estudo brasileiro busca eliminar transmissão do HTLV-1

Pesquisadores da Fiocruz, em parceria com o Ministério da Saúde, iniciaram um estudo inédito para testar um medicamento capaz de eliminar a transmissão vertical do vírus que pode causar leucemia e mielopatia.
L
Ministério da Saúde lança nova linha de cuidado para autismo

Ministério da Saúde lança nova linha de cuidado para autismo

O Ministério da Saúde lançou uma nova linha de cuidado para Transtorno do Espectro Autista (TEA). O documento orienta que o teste para identificar sinais de autismo seja realizado em crianças a partir dos 16 meses.
L
SUS estuda incluir vacina contra herpes-zóster

SUS estuda incluir vacina contra herpes-zóster

O Ministério da Saúde abriu uma consulta pública para avaliar a inclusão da vacina contra herpes-zóster no Programa Nacional de Imunização (PNI), com foco em idosos a partir de 80 anos e imunocomprometidos.
L
Homenagem reconhece famílias e profissionais que contribuem com transplantes em Rondônia

Homenagem reconhece famílias e profissionais que contribuem com transplantes em Rondônia

Evento da campanha Setembro Verde destacou familiares de doadores, pacientes transplantados, profissionais de saúde e parceiros do serviço de transplantes.
L
Anvisa proíbe produtos sem registro em todo o Brasil

Anvisa proíbe produtos sem registro em todo o Brasil

Resolução da Anvisa proíbe produtos como o azeite Los Nobles e o suplemento Zempyc Natural por serem de origem clandestina e com propagandas enganosas.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Léo Aidar alerta sobre os riscos de substituir terapia por inteligência artificial

Terapia não é algoritmo! Descubra por que a inteligência artificial não substitui a escuta profissional.
L

Giro News: Samanta Lia Medina e Karina Galindo, My Robot School / Store

Elas vão contar como a empresa transforma o aprendizado em experiência prática e inovadora.
L
Base do governo vai ao STF contra a PEC da Blindagem

Base do governo vai ao STF contra a PEC da Blindagem

Líderes do PT, PSB e PSOL entraram com uma ação no Supremo Tribunal Federal para suspender a tramitação da PEC que restringe a investigação de deputados e senadores.
L
Gratuidade na conta de luz vai à sanção presidencial

Gratuidade na conta de luz vai à sanção presidencial

Aprovada na Câmara e no Senado, a medida provisória garantirá a gratuidade na conta de luz para 4,5 milhões de famílias de baixa renda, que consomem até 80 kWh por mês.
L

COMUNIDADE NEWS – Entrevista com Francisco Aroldo Vasconcelos de Oliveira

Ele vai apresentar os destaques do seu novo livro “12 Projetos de Pequenos Negócios para abrir em Porto Velho no ano de 2025”.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L
Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Oportunidades contemplam funções operacionais, técnicas e administrativas em 14 municípios, com destaque para construção civil e comércio.
L
Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Programa da SJRO oferece bolsa de R$ 3 mil e visa formar cadastro de reserva de bacharéis em Direito.
L

POLÍTICA

Alckmin sobre anistia: Judiciário tem a última palavra

Alckmin sobre anistia: Judiciário tem a última palavra

O vice-presidente Geraldo Alckmin comentou a aprovação do regime de urgência do projeto de anistia e destacou a importância da harmonia entre os poderes.
L
Alero aprova projeto que restabelece contagem de tempo de serviço a magistrados e servidores do TJRO

Alero aprova projeto que restabelece contagem de tempo de serviço a magistrados e servidores do TJRO

Medida garante direitos e vantagens funcionais a profissionais que atuaram durante a pandemia da covid-19
L
Mutirão emergencial de RG é solicitado por Cláudia de Jesus para famílias do Morar Melhor II em Ji-Paraná

Mutirão emergencial de RG é solicitado por Cláudia de Jesus para famílias do Morar Melhor II em Ji-Paraná

Ação busca garantir acesso à moradia para 1.456 famílias com documentação regularizada
L
Deputada Cristiane Lopes vota sim à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota sim à urgência do PL da Anistia

Projeto segue direto para votação no plenário e visa reparar condenações desproporcionais de manifestantes políticos.
L
Câmara aprova urgência para projeto de anistia com apoio decisivo do deputado Coronel Chrisóstomo

Câmara aprova urgência para projeto de anistia com apoio decisivo do deputado Coronel Chrisóstomo

Com 311 votos favoráveis, texto poderá ser votado diretamente no Plenário. Parlamentar de Rondônia celebrou como passo histórico pela pacificação.
L
Publicidade

POLÍCIA

VÍDEO: Câmera registra acidente que matou motociclista na zona leste

VÍDEO: Câmera registra acidente de motociclista na zona leste

Tivemos acesso a imagens de uma câmera de segurança que mostram quando Francisco que pilotava uma moto Honda Biz, passa direto no cruzamento e bate forte contra a parede de um estabelecimento comercial.
18
Mulher é presa por envolvimento na morte de ex-delegado

Mulher é presa por envolvimento na morte de ex-delegado

Uma mulher suspeita de transportar o fuzil usado no crime foi detida. A morte do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes, em Praia Grande, ainda tem outros dois suspeitos foragidos.
10
Colisão entre carro e motocicleta na zona Leste de Porto Velho

Colisão entre carro e motocicleta na zona Leste de Porto Velho

Acidente em Porto Velho na Guaporé com a Rua Tucunaré deixa motocicleta e carro danificados após colisão.
12
Motociclista passa mal e morre após grave acidente na zona leste

Motociclista passa mal e morre após grave acidente na zona leste

Testemunhas disseram que o rapaz pilotava uma moto Honda Biz, usava uma bombinha contra asma, e depois de passar mal, perdeu o controle e bateu contra o muro de um comércio.
18
PF deflagra operação contra exploração ilegal de madeira da Terra Indígena Roosevelt

PF deflagra operação contra exploração ilegal de madeira da Terra Indígena Roosevelt

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Espigão d’Oeste/RO, Ministro Andreazza/RO e Novo Horizonte do Oeste/RO
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA liberam visto de Padilha para evento da ONU

EUA liberam visto de Padilha para evento da ONU

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, teve o visto liberado pelos Estados Unidos e poderá integrar a comitiva de Lula em Nova York, apesar do cancelamento dos vistos de sua esposa e filha.
L
Curso de árbitros reúne mais de 60 participantes em Jaru com apoio do Governo de Rondônia

Curso de árbitros reúne mais de 60 participantes em Jaru com apoio do Governo de Rondônia

Capacitação gratuita é promovida em parceria com a Prefeitura e garante formação para atuação em campeonatos e jogos oficiais.
L
Samu de Rio Crespo atende acidente na RO-459 e salva vítimas de caminhão tombado

Samu de Rio Crespo atende acidente na RO-459 e salva vítimas de caminhão tombado

Ocorrência mobilizou equipes locais, Corpo de Bombeiros e central de Ariquemes; município reforça importância do serviço na região.
L
Programa do TCE de Rondônia é tema de dissertação e referência nacional

Programa do TCE de Rondônia é tema de dissertação e referência nacional

Pesquisa acadêmica destaca o PAIC como modelo inovador de políticas públicas para a educação infantil.
L
MPRO denuncia 34 investigados da Operação Escudo de Rondônia

MPRO denuncia 34 investigados da Operação Escudo de Rondônia

Gaeco e Nufac apontam participação de facção criminosa em ataques violentos ocorridos em janeiro no estado.
L
Sorteio Depile-se revela vencedora do Combo Verão

Sorteio Depile-se revela vencedora do Combo Verão

Agenda News e News Rondônia anunciam ganhadora da sessão de Flash Depilação com axilas, virilha cavada e buço em parceria com a clínica Depile-se
L
Promoção entrega almoço especial no Peixinn Restaurante

Promoção entrega almoço especial no Peixinn Restaurante

Agenda News e News Rondônia premiam participante com experiência gastronômica em restaurante referência na culinária amazônica há 15 anos
L
Agenda News: Porto do Espeto agora serve almoço com novos sabores

Agenda News: Porto do Espeto agora serve almoço com novos sabores

Espetaria amplia cardápio com vatapá de frango e almoço prático, mantendo os espetinhos que conquistaram o público em Porto Velho.
L
Produção de carne suína e de frango deve ter recorde

Produção de carne suína e de frango deve ter recorde

O Brasil projeta uma produção recorde de proteínas em 2026. A carne suína e de frango devem alcançar seus maiores volumes, compensando a queda na produção de carne bovina.
L
Nasa busca vida em outros mundos com missões espaciais

Nasa busca vida em outros mundos com missões espaciais

A Nasa aposta em novas missões espaciais para procurar vida em luas e planetas, com destaque para a astrônoma brasileira Rosaly Lopes, que falou sobre os desafios e as próximas expedições.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.