SÁBADO, 28/02/2026

Em destaque

L

Saúde

Aliança Nacional busca reduzir mortalidade materna e neonatal

Iniciativa é de cerca de 50 entidades e organizações de saúde

Publicado em 

Em defesa do atendimento adequado às gestantes e aos neonatos, que reduza a mortalidade materna no Brasil, cerca de 50 entidades e organizações de saúde criaram a Aliança Nacional para o Parto Seguro e Respeitoso. A iniciativa atende à orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que escolheu "Cuidado materno e neonatal seguro” como tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2021, comemorado hoje (17). Uma carta-compromisso, a ser divulgada nos próximos dias, busca o engajamento de autoridades nessa luta.

Nesta sexta-feira, diversos monumentos espalhados pelo país vão ser iluminados na cor laranja para lembrar a data. Entre eles estão o Cristo Redentor, o Maracanã, os Arcos da Lapa e o Castelo Mourisco, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro; o Palácio de Karnac e o prédio do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí, em Teresina, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, o Palácio dos Leões, em São Luís, o Hospital Regional Wenceslau Lopes, em Piancó, e o Hospital Regional de Cajazeiras, ambos no sertão da Paraíba, o Hemocentro da Universidade de Campinas, em Campinas, e o Elevador Lacerda, em Salvador.

Carta-compromisso

No dia 22 deste mês, a Aliança vai lançar uma carta-compromisso com medidas de redução da mortalidade materna e neonatal. A intenção é que o documento seja assinado como um compromisso por autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, nos âmbitos nacional e estaduais, para que as medidas sejam postas em prática.

Embora a meta fixada pelo Brasil na OMS seja de 30 óbitos maternos por 100 mil nascidos vivos até 2030, o número de óbitos de mães no país, em 2018, atingiu 59,1 por 100 mil nascidos vivos.

“A mortalidade materna, em particular, é um gravíssimo problema de saúde pública”, ressaltou, em entrevista à Agência Brasil, Victor Grabois, presidente da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), uma das entidades que coordenam a iniciativa. Para ele, esse é um problema importante no mundo, mas a maior parte dos entraves está nos chamados países em desenvolvimento e de baixa renda.

No mundo, todos os dias, 830 mulheres morrem por causas evitáveis relacionadas à gravidez e ao parto e, anualmente, 2,5 milhões de bebês morrem logo após nascer. Os dados são da OMS. Victor Grabois afirmou que boa parte dessas mortes é evitável. “Porque elas são mortes por eclâmpsia, por pressão elevada, por infecção, por hemorragia pós-parto, que são preveníveis. Toda morte materna é um evento sentinela, demanda uma investigação específica e, o que é mais grave, uma boa parte, de fato, é evitável”, afirmou. De acordo com a OMS, essas complicações respondem por mais de 70% das mortes maternas.

Covid-19

O quadro ficou mais crítico agora, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. “É esperado para 2020 e 2021 que a gente tenha uma elevação da razão de mortalidade materna (RMM). Se a gente comparar 2021 com 2020, em relação às mortes maternas por covid-19, que incluem as gestantes e as puérperas, tivemos uma elevação de quase quatro vezes o número de óbitos maternos em cada semana epidemiológica”.

Se em 2020 a média foi de dez mortes maternas por covid-19 por 100 mil nascidos vivos em cada semana epidemiológica, em 2021 o número chegou a 38 mortes maternas por semana epidemiológica. O levantamento foi feito pelo Observatório Obstétrico Brasileiro (OOB). “Quase quadruplicando esse número”, comentou Grabois. Ainda segundo o observatório, uma em cada cinco mortes maternas pela doença ocorreu fora de uma unidade de terapia intensiva.

Os especialistas asseguram que essa situação dramática pode ser evitada com atendimento adequado às gestantes e aos neonatos. A ideia é unir forças para potencializar os resultados, disse o presidente da Sobrasp. Ele lembrou que, com alguma melhoria na qualidade da atenção ao pré-natal, ao parto e ao puerpério, o Brasil conseguiu reduzir a RMM em 8,4% em um ano, de 2017 para 2018. Mas é preciso avançar mais nesse campo, recomendou.

Campanha

A campanha, difundida ao longo do mês de setembro pelas entidades que participam da Aliança Nacional para o Parto Seguro e Respeitoso, tem como tema “Aja agora para um parto seguro e respeitoso”, que é o slogan da OMS traduzido para o português. As diretrizes gerais da ação foram elaboradas por um conselho científico e reúnem informações e orientações das diferentes entidades participantes para a segurança de mulheres e bebês.

As principais diretrizes envolvem os temas da equidade, respeito, redes de atenção, parto adequado, prevenção à mortalidade materna, prevenção da prematuridade, letramento, empoderamento e engajamento e participação da família.

Segundo o Ministério da Saúde, 65% dos óbitos maternos ocorridos em 2018 foram de mulheres negras ou pardas. A campanha da Aliança envolve o enfrentamento de desigualdades e do racismo, questões que tornam a ação urgente, na opinião do presidente da Sobrasp. Grabois indicou a necessidade de enfrentar, em todos os níveis do sistema de saúde, as barreiras que limitam o acesso a serviços de qualidade, entre as quais a pobreza, a falta de informação e de acesso a serviços de saúde adequados, que impedem que as mulheres recebam cuidados devidos durante a gestação e o parto.

Problemas

O Brasil ocupa a décima posição no ranking mundial da prematuridade, com 300 mil nascimentos prematuros registrados em 2019, de acordo com informação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, de 2020. Dados do Ministério da Saúde e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) revelam que 11,7% dos partos no Brasil ocorrem antes das 37 semanas de gestação.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Doenças raras: tecnologia e acolhimento aceleram diagnósticos no Brasil

Doenças raras: tecnologia e acolhimento aceleram diagnósticos no Brasil

Mobilização no último dia de fevereiro destaca avanços no sequenciamento genético e a criação de centros de referência para 13 milhões de brasileiros.
L
Novas diretrizes do SUS ampliam assistência para pacientes com fibromialgia

Novas diretrizes do SUS ampliam assistência para pacientes com fibromialgia

Governo Federal implementa tratamento multidisciplinar com foco em atividade física e suporte psicológico; lei sancionada em 2025 já reconhece a síndrome como deficiência.
L
Jaru capacita agentes de saúde para atendimento a gestantes

Jaru capacita agentes de saúde para atendimento a gestantes

Treinamento promovido pela Prefeitura fortalece a atuação dos ACS na identificação precoce da gravidez e no acompanhamento do pré-natal na Atenção Primária.
L
OAB da Medicina é aprovada em comissão do Senado e projeto segue para Câmara

OAB da Medicina é aprovada em comissão do Senado e projeto segue para Câmara

Projeto de lei estabelece prova nacional obrigatória como pré-requisito para o registro profissional no CRM; texto segue agora para análise da Câmara dos Deputados.
L
SUS implementa tecnologia de sequenciamento de DNA para diagnosticar doenças raras

SUS implementa tecnologia de sequenciamento de DNA para diagnosticar doenças raras

Nova plataforma deve atender 20 mil pessoas por ano e reduzir o tempo de espera pelo diagnóstico de sete anos para apenas seis meses em todo o país.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sintonia 360: Raymisson Correa fala sobre o Bloco Leste Folia

Sintonia 360: Raymisson Correa fala sobre o Bloco Leste Folia

Programa Sintonia 360 recebe Raymisson Correa para falar sobre organização, segurança e cultura no Bloco Leste Folia.
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 145 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 145 milhões neste sábado

Apostas para o concurso 2.978 podem ser realizadas até as 20h; sorteio ocorre no Espaço da Sorte com transmissão ao vivo pelas redes sociais.
L
Educação profissional registra salto histórico de 68% no Brasil em cinco anos

Educação profissional registra salto histórico de 68% no Brasil em cinco anos

Piauí se consolida como referência nacional ao integrar ensino técnico em quase 70% das matrículas da rede pública estadual.
L
Israel e Estados Unidos lançam ofensiva militar contra o Irã

Israel e Estados Unidos lançam ofensiva militar contra o Irã

Governo israelense declara estado de emergência nacional após ataques preventivos; mísseis iranianos atingem a região de Haifa em retaliação.
L
Prazo para envio de dados de igualdade salarial termina neste sábado

Prazo para envio de dados de igualdade salarial termina neste sábado

Empresas com mais de 100 funcionários devem preencher relatório do Ministério do Trabalho; multa por descumprimento pode chegar a 3% da folha de pagamento.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

Conselho Regional confirma vagas para Agente Fiscal e Assistente Administrativo; provas serão aplicadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

Atualização das listas de classificação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial; prazo para manifestação começa neste sábado e termina em 2 de março.
L
Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ministério do Turismo lança pesquisa para mapear necessidades de viajantes neurodivergentes

Ministério do Turismo lança pesquisa para mapear necessidades de viajantes neurodivergentes

Iniciativa em parceria com a UEA busca subsidiar guia de boas práticas para hotéis e restaurantes; questionário online pode ser respondido até 30 de março.
L
Governo Federal prepara o programa Brasil Soberano 2.0 para socorrer indústrias

Governo Federal prepara o programa Brasil Soberano 2.0 para socorrer indústrias

Plano visa apoiar setores de aço, alumínio e autopeças afetados pelas sobretaxas de importação dos EUA; BNDES utilizará R$ 13 bilhões em recursos remanescentes.
L
Haddad classifica caso do Banco Master como "pancada" histórica no setor financeiro

Haddad classifica caso do Banco Master como “pancada” histórica no setor financeiro

Ministro da Fazenda descarta risco sistêmico imediato, mas confirma que fraude pode consumir até 50% dos recursos do Fundo Garantidor de Crédito.
L
Gilmar Mendes proíbe aceleração de pagamentos de penduricalhos no Judiciário e MP

Gilmar Mendes proíbe aceleração de pagamentos de penduricalhos no Judiciário e MP

Ministro do STF veda reprogramações financeiras para antecipar benefícios; órgãos têm 48 horas para comprovar cumprimento da suspensão de verbas acima do teto.
L
Lula visita Minas Gerais para apoiar vítimas das chuvas na Zona da Mata

Lula visita Minas Gerais para apoiar vítimas das chuvas na Zona da Mata

Presidente sobrevoa regiões de Juiz de Fora e Ubá neste sábado e se reúne com prefeitos para coordenar a liberação de recursos emergenciais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia identifica 11 suspeitos e recupera 2 toneladas de carne em MT

Polícia identifica 11 suspeitos e recupera 2 toneladas de carne em MT

Carga foi saqueada após tombamento de caminhão na MT-235; todos os investigados confessaram participação e responderão por furto.
14
Carro capota após tentativa de ultrapassagem na BR-364 em Porto Velho

Carro capota após tentativa de ultrapassagem na BR-364 em Porto Velho

Acidente ocorreu na entrada do distrito de Jaci-Paraná durante a noite de sexta-feira; motorista perdeu o controle ao tentar ultrapassar caminhão.
12
Homem é preso após furtar picanha e sandália em supermercado na zona leste

Homem é preso após furtar picanha e sandália em supermercado na zona leste

Suspeito de 35 anos foi detido por populares na Avenida Mamoré; mercadorias avaliadas em mais de R$ 100 foram recuperadas pela Polícia Militar.
10
Denarc apreende 37 quilos de drogas e prende suspeito em Porto Velho

Denarc apreende 37 quilos de drogas e prende suspeito em Porto Velho

Ação faz parte da Operação Protetor das Fronteiras; entorpecentes vindos de Guajará-Mirim foram localizados em residência no bairro Jardim Eldorado.
14
Polícia Militar apreende adolescentes após assalto na capital

Polícia Militar apreende adolescentes após assalto na capital

Infratores foram localizados em uma residência no bairro Teixeirão com auxílio de rastreamento de celular; moto utilizada no crime era roubada.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil condena ataques dos EUA e Israel ao Irã e faz apelo por contenção

Brasil condena ataques dos EUA e Israel ao Irã e faz apelo por contenção

Itamaraty expressa “grave preocupação” com a ofensiva militar e reforça que a via diplomática é o único caminho para a paz na região.
L
Ataques dos EUA e de Israel espalham pânico e provocam fuga em massa no Irã

Ataques dos EUA e de Israel espalham pânico e provocam fuga em massa no Irã

Civis relatam explosões em Teerã e Tabriz enquanto governo orienta evacuação; Operação Fúria Épica visa instalações estratégicas e nucleares do país.
L
Sobreviventes de tragédia em Juiz de Fora denunciam falha em alertas

Sobreviventes de tragédia em Juiz de Fora denunciam falha em alertas

Número de mortos na cidade mineira já ultrapassa 60; moradores do bairro Jardim Parque Burnier afirmam que não houve avisos antes dos deslizamentos.
L
União Europeia decide aplicar acordo com Mercosul de forma provisória

União Europeia decide aplicar acordo com Mercosul de forma provisória

Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, busca garantir vantagem comercial diante da oposição francesa; medida acelera redução de tarifas.
L
Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em Paraty

Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em Paraty

Portaria será publicada na segunda-feira após temporais causarem graves prejuízos na Costa Verde; Ministério envia técnicos para agilizar liberação de verbas.
L
AGU defende exclusividade de médicos para a realização de abortos legais

AGU defende exclusividade de médicos para a realização de abortos legais

Parecer enviado ao STF sustenta que Código Penal é unívoco ao citar apenas profissionais da medicina; Corte julgará se enfermeiros podem atuar no procedimento.
L
Exército Brasileiro indica primeira mulher para o posto de general

Exército Brasileiro indica primeira mulher para o posto de general

Coronel-médica Claudia Lima Gusmão Cacho deve assumir cargo de oficial-general em 31 de março; marco histórico conclui presença feminina no topo das três Forças.
L
IPCA-15 de fevereiro sobe 0,84% impulsionado por gastos com educação

IPCA-15 de fevereiro sobe 0,84% impulsionado por gastos com educação

Reajuste de mensalidades escolares no início do ano letivo representa o maior impacto individual na prévia da inflação oficial, que acumula 4,10% em 12 meses.
L
Observatório Nacional lança edital do programa Meninas Cientistas

Observatório Nacional lança edital do programa Meninas Cientistas

Iniciativa inédita busca despertar a vocação em estudantes do ensino médio do Rio de Janeiro com foco em Astronomia e Geofísica.
L
Receita Federal paga lote residual da malha fina do Imposto de Renda em fevereiro

Receita Federal paga lote residual da malha fina do Imposto de Renda em fevereiro

Cerca de 205 mil contribuintes que regularizaram pendências recebem hoje R$ 578,97 milhões; prioridade foi dada a quem utilizou declaração pré-preenchida ou Pix.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.