SEXTA-FEIRA, 26/12/2025

Em destaque

L

Saúde

Rondônia lança campanha 'Julho Amarelo' no baixo Madeira e em comunidade de quilombola do Vale do Guaporé

A coordenadora enfatiza que a Hepatite B, não tem cura, mas tem tratamento.

Publicado em 

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) intensificou nos meses de fevereiro e julho deste ano ações de prevenção com palestras e distribuição de preservativos masculinos e femininos, testagem rápida, vacinação e capacitação de profissionais de saúde para diagnóstico do cenário das hepatites virais, nos municípios e em áreas de difícil acesso do Estado.

As ações dão continuidade no próximo mês, com o lançamento oficial, no dia 7 de agosto, da campanha “Julho Amarelo” para distribuição de preservativos e vacinação realizada pela Agevisa no distrito de São Carlos, região do baixo Madeira. As atividades contam com o apoio da Associação dos Portadores de Hepatites Virais de Rondônia (Aphro), destacando a atuação em Porto Velho, e da Associação Beradeiro no entorno das microrregiões ribeirinhas.

A campanha levará também atendimento, no dia 21 de agosto, à região do Médio-Guaporé, município de São Miguel do Guaporé, às comunidades quilombolas e outros povos da floresta da macrorregião.

“JULHO AMARELO”

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), cerca de 3 milhões de brasileiros estão infestados pela hepatite “C”. Mas por não se testarem desconhecem que são portadores da doença. Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2019 mostram que 3% da população mundial seja portadora de hepatite “C”.

Divulgar mais informações e conhecimento sobre a doença às pessoas é a principal meta da parceria do MS com os estados e municípios com o objetivo de que todo adulto, a partir de 45 anos, vá a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para fazer o teste rápido. Caso o resultado seja positivo, o tratamento disponível na rede pública de saúde, deve ser iniciado de imediato.

O mês de julho, adotado pelo Ministério da Saúde e pela Coordenação Estadual das Hepatites Virais como período de luta e prevenção contra à doença, é a época definida para maior divulgação do trabalho realizado todos os dias pelos agentes de saúde em parceria com os municípios e entidades parceiras não-governamentais com o tema “Julho Amarelo”.

Em 2019 foi realizado o I Simpósio de Hepatites Virais no Estado, com a parceria do MS, quando foi lançado em Rondônia o protocolo de eliminação da hepatite “C” no Brasil. Por meio de oficinas coordenadas pela equipe da Fiocruz 300 profissionais da área de saúde foram capacitados a fazer a leitura correta dos marcadores sorológicos para que se melhore a assistência aos portadores de hepatites virais no Estado.

Ano passado (2020) também foi realizado um simpósio on-line em parceria com a Fiocruz, com a participação de médicos da Unidade de Referência em Hepatites sob a coordenação do cientista e infectologista,  Juan Miguel Villalobos.

Este mês, todas as unidades de serviços do Serviço de Assistência Especializada (SAE), que já atendem portadores do vírus da AIDS, também acompanharão os pacientes de hepatite em Porto Velho e nos demais municípios do Estado.

Francilene Miranda destaca como fundamental a atuação do SAE, pois já vêm realizando ao longo de todo o mês de julho o trabalho de orientação, prevenção, distribuição dos preservativos e desenvolvendo ações locais de prevenção e diagnóstico.

DESCENTRALIZAÇÃO

Outro avanço no tratamento das hepatites virais é a nova modalidade de entrega de medicamentos aos portadores da doença que moram nos municípios do interior e tinham que viajar até à Capital para receber os remédios na Farmácia Central.

O projeto, para que esses pacientes possam receber os medicamentos junto ao SAE, nas cidades em que moram, foi elaborado por técnicos do Ministério da Saúde em parceria com a Organização Para a Saúde (OPAS) e uma Faculdade de Santa Catarina. Assim que foi consultado sobre o interesse no projeto, o Governo de Rondônia concordou e seguiu todas as recomendações técnicas para adequar e dar agilidade à entrega dos medicamentos a partir de 2021.

A coordenadora enfatiza que a Hepatite B, não tem cura, mas tem tratamento. E esse tratamento o Governo de Rondônia está se esforçando para deixar o mais próximo possível do paciente.

PREVENÇÃO E VIGILÂNCIA

A vacina é, sem dúvida, uma ferramenta importante que se tem para prevenção contra a hepatite. As duas cidades do Estado com maior incidência–média 1999 a 2020 – são:  Porto Velho, por causa do maior número populacional, e Ji-Paraná na região Central de Rondônia. Esse trabalho de vigilância é desenvolvido pela Agevisa para que se possa traçar as ações de prevenção e tratamento com a oferta de preservativos masculinos e femininos, testes rápidos e investimentos em capacitação dos profissionais.

DIAGNÓSTICO

A região Norte é considerada área endêmica da hepatite B. Por isso, há cerca de dois anos, Rondônia intensificou o trabalho de testes rápidos para que se possa fazer um diagnóstico completo. A coordenadora afirmou que, aonde as equipes levam o teste rápido, também se levam as vacinas contra a hepatite B. O alerta do Ministério da Saúde é para que a prevenção se torne um hábito, principalmente para evitar que a doença evolua.

DEFINIÇÕES

Hepatite viral – é uma infecção causada no fígado por vírus que têm uma preferência pelas células hepáticas. As hepatites do tipo “A” e “E” costuma-se dizer que a transmissão delas é oral e fecal. Então onde não há saneamento básico e a higiene for precária, há uma chance maior de transmissão e veiculação desse vírus.

Hepatite “B” e “C” – já são outras formas de transmissão, que seriam as formas sexual e sanguínea. Hepatite “B”- pode ser transmitida também de mãe para filho, durante a gestação se essa mulher não tiver sob acompanhamento e tratamento. No caso específico da hepatite B predomina a transmissão pela prática de sexo sem proteção. Por isso que ela entra no rol das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Já a hepatite “C”, se a pessoa é usuária de droga não deve estar compartilhando seringa, estúdio de tatuagem e manicure.

É necessário ter certeza de que os utensílios estão bem esterilizados. “Se não você corre o risco de pegar hepatite B ou hepatite C”, explica a coordenadora.

Francilene comenta ainda um fato entre casais, que por ser muito íntimo, achar que pode compartilhar a escova de dente. O portador de hepatite “B” ou “C” pode no ato da escovação ferir a gengiva e ao compartilhar a escova, após o sangramento gengival transmitir a doença. As formas de transmissão das hepatite virais são tão preocupantes quanto às do HIV.

SEM VACINA

A hepatite “C” não tem vacina, mas tem tratamento e bons avanços a partir de 2019. “Se consegue até acima de 95 % de cura. Então se a gente cuida desse paciente logo e consegue trata-lo, e o tratamento dura três ou quatro meses e o paciente chega à cura”, enfatiza, Francilene.

Há, no entanto, pessoas que circulam por aí sem nenhum sintoma. Por isso são oferecidos os testes rápidos, campanhas em cima de campanhas. Houve campanhas em fevereiro, agora em julho a campanha de hepatite “B”.

Não se oferecem apenas testes para hepatite “B”, mas também “C”, “D”, sífilis e HIV. “A gente já aproveita e oferece os quatro testes”, garante Francilene Miranda, após explicar que essa testagem é por meio de uma furadinha na ponta do dedo para coleta de uma gota de sangue. Em 10 minutos o resultado fica pronto, é preciso e não tem erro.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Consumo de álcool nas festas eleva riscos à saúde e às relações

Consumo de álcool nas festas eleva riscos à saúde e às relações

Especialista alerta que bebida não deve ser o centro das celebrações.
L
Ministério da Saúde anuncia Rede D’Or no Agora Tem Especialistas

Ministério da Saúde anuncia Rede D’Or no Agora Tem Especialistas

Hospitais privados realizarão cirurgias cardíacas para o SUS visando reduzir filas de espera em unidades de alta complexidade.
L
UPA Leste recebe reforma para modernizar saúde pública

UPA Leste recebe reforma para modernizar saúde pública

Obras iniciadas em setembro avançam na infraestrutura da unidade na zona Leste; atendimentos continuam sem interrupções em sede provisória no bairro Juscelino Kubitschek.
L
Anvisa proíbe venda de medicamentos da Bwell e Needs

Anvisa proíbe venda de medicamentos da Bwell e Needs

Comércio de remédios das marcas é suspenso, mas produtos de beleza seguem à venda.
L
Jovens de 15 a 19 anos têm até junho de 2026 para se vacinar contra HPV

Jovens de 15 a 19 anos têm até junho de 2026 para se vacinar contra HPV

Vacina contra HPV terá prazo estendido para resgatar cobertura entre adolescentes.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Moraes autoriza visitas de filhos a Bolsonaro durante internação

Moraes autoriza visitas de filhos a Bolsonaro durante internação

Visitas autorizadas enquanto Bolsonaro se prepara para cirurgia.
L
12 filmes nostálgicos para maratonar no fim de ano

12 filmes nostálgicos para maratonar no fim de ano

Filmes nostálgicos marcam memórias afetivas de gerações.
L
Réveillon de Porto Velho será histórico com mais de 10 horas de festa

Réveillon de Porto Velho será histórico com mais de 10 horas de festa

Evento gratuito organizado pela prefeitura celebra a chegada de 2026 com queima de fogos, atrações nacionais e valorização da cultura beradeira na capital.
L

Um grande “rio voador” está sobre Rondônia neste momento

O tempo nublado no Natal sinaliza chuvas fortes em quase toda a região rondoniense.
L

Rondônia coloca três cidades entre as maiores exportadoras do Norte

Vilhena lidera as exportações rondonienses e ocupa a 5ª posição regional, seguida por Porto Velho em 12º e Candeias do Jamari em 13º, impulsionadas pelo agronegócio e pela logística estratégica do estado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dr. Santana denuncia colapso na coleta de lixo em Porto Velho

Vereador afirma que, mesmo após medidas anunciadas pela Prefeitura, bairros seguem com acúmulo de resíduos, mau cheiro e risco à saúde pública por falta de coleta regular.
L

Prefeito se entrega à polícia e crise política expõe escândalo milionário em Turilândia

Após dois dias foragido, o prefeito Paulo Curió se apresenta à polícia em São Luís e se junta a outros investigados por um suposto esquema de desvio de R$ 56 milhões em Turilândia.
L
Hospital confirma cirurgia de Bolsonaro nesta quinta-feira

Hospital confirma cirurgia de Bolsonaro nesta quinta-feira

Procedimento para retirada de hérnia terá duração estimada de quatro horas e será realizado em Brasília
L
Cristiane Lopes encerra 2025 com avanços para Rondônia

Atuação firme de Cristiane Lopes em 2025 garante avanços para Rondônia e reforça mensagem de esperança neste Natal

Deputada federal encerra o ano com conquistas concretas, defesa das famílias rondonienses e compromisso renovado com justiça, desenvolvimento e fé.
L
Lula faz pronunciamento de Natal em cadeia nacional nesta terça-feira

Lula faz pronunciamento de Natal em cadeia nacional nesta terça-feira

Discurso de Natal de Lula deve apresentar balanço do governo e será exibido às 20h30 em rádio e televisão
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem é espancado após cobrar dívida de R$50 em boca de fumo

Homem é espancado após cobrar dívida de R$50 em boca de fumo

Vítima é agredida ao cobrar dívida de R$50 em Porto Velho.
14
Mulher atropelada por ex na Marginal Tietê morre na véspera de Natal

Mulher atropelada por ex na Marginal Tietê morre na véspera de Natal

Tainara Souza Santos não resistiu após semanas de internação por tentativa de feminicídio.
18
Homem desaparece após suspeita de salto de ponte

Homem desaparece após suspeita de salto de ponte

Suspeita de salto mobiliza buscas no Rio Branco.
14
Homem desaparecido é encontrado desorientado em Alta Floresta

Homem desaparecido é encontrado desorientado em Alta Floresta

Buscas mobilizaram equipes após suspeita de salto no Rio Branco.
14
Sargento salva funcionário após parada cardíaca no Fórum

Sargento salva funcionário após parada cardíaca no Fórum

Heroísmo em Rolim de Moura evidencia importância da pronta resposta.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: K ALMEIDA LTDA (CASA RURAL)

Licença Prévia (LI), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO)
L
Stranger Things 5 encerra Volume 2 com reviravoltas decisivas

Stranger Things 5 encerra Volume 2 com reviravoltas decisivas

Stranger Things 5 prepara batalha final contra Vecna.
L
Buraco de minhoca explicaria o Mundo Invertido em Stranger Things

Buraco de minhoca explicaria o Mundo Invertido em Stranger Things

Conceito científico reaparece no Volume 2 da 5ª temporada.
L
Stranger Things 5 Parte 2 chega na Netflix

Stranger Things 5 Parte 2 chega na Netflix

Volume 2 traz apenas 3 episódios longos e decisivos.
L

Nota de pesar: Dalcy Marina de Sousa Guarate

Sua partida deixa uma imensa saudade, mas também um legado de amor, fé e união familiar que permanecerá viva na memória de todos que tiveram o privilégio de conviver com ela.
L
Melhores animes de 2025 segundo o Minha Série

Melhores animes de 2025 segundo o Minha Série

Lista destaca os melhores animes de 2025 e reforça sucesso do ano.
L

Pesquisa aponta que a casca da jabuticaba é a parte mais nutritiva da fruta

Estudo da Unicamp e de universidade sueca indica que consumir a casca da jabuticaba ajuda a reduzir inflamações, estresse oxidativo e melhora a cognição.
L
Criança morre afogada em rio na zona rural de RO

Criança morre afogada em rio na zona rural de RO

Afogamento em área rural mobiliza famílias e autoridades..
14
Ambulância pega fogo na RO-479 e paciente é resgatado em Rolim de Moura

Ambulância pega fogo na RO-479 e paciente é resgatado em Rolim de Moura

Ambulância pega fogo na RO-479 durante transporte de paciente.
14
Séries renovadas chegam em 2026 com novas temporadas

Séries renovadas chegam em 2026 com novas temporadas

Séries que ganharão novas temporadas em 2026.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.