QUARTA-FEIRA, 30/07/2025

L

Saúde

Fiocruz ajuda mães de crianças com necessidades especiais

Projeto Novos Caminhos comemora 21 anos

Publicado em 

Fiocruz ajuda mães de crianças com necessidades especiais - News Rondônia

Os 21 anos do Projeto Novos Caminhos, comemorados este ano, mostram a preocupação do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz), de cuidar das mães de crianças especiais atendidas pela instituição. “Cuidar de quem cuida” é a proposta do trabalho.

Fiocruz ajuda mães de crianças com necessidades especiais - News Rondônia

Regina Almeida, uma das responsáveis atualmente pelo projeto, disse à Agência Brasil que o objetivo principal é dar condições às mães com crianças especiais de aprenderem artesanato e conquistar uma forma de ter renda para a família. O projeto constitui também apoio terapêutico para as mães que acompanham os filhos internados e aquelas cujos filhos vão para casa, mas continuam precisando de atenção especial.

Durante a pandemia do novo coronavírus, o projeto não teve condições de dar aulas presenciais e proporcionou às mães aulas no formato online, pelo Youtube e Facebook. “A gente disponibilizou um kit para as aulas”. No momento, o IFF/Fiocruz já retomou as aulas presenciais, que são dadas às segundas e quintas-feiras, embora com um número reduzido de alunos, para evitar aglomerações e seguindo todas as regras sanitárias, como uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool gel e distanciamento. Algumas professoras com idade avançada ainda não retornaram ao IFF, explicou Regina.

Doações

O Projeto Novos Caminhos recebe doações de fraldas descartáveis, leite em pó, material de higiene pessoal, “porque às vezes muitas mães têm de internar os filhos e vêm despreparadas, sem nada”, material de higiene da criança. São aceitas também roupas e material de artesanato. Regina comentou que outro tipo de doação é feita pelas “madrinhas” que “adotam” um afilhado e têm responsabilidade mensal com doações fixas de fraldas, leite em pó, sondas. “Ajudam famílias cujas crianças especiais já estão em casa. É um programa de amadrinhamento”, classificou Regina.

Quem quiser doar para o projeto pode entregar os produtos na recepção do IFF, na Avenida Rui Barbosa, 716, Flamengo, zona sul do Rio, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, mencionando que é para o Novos Caminhos. Pode entrar ainda em contato com a equipe do projeto pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 21-25541769.

As crianças consideradas com necessidades especiais de saúde são denominadas “crianes”. Essas necessidades podem incluir o uso de medicação específica e contínua, equipamentos de auxílio à respiração, alimentação não oral, entre outras.

Tempo de luto

A coordenadora do projeto até 2019, Laura Santos, atualmente voluntária, disse que, ao nascer uma criança especial, todo o universo conhecido da mãe se modifica. “Percebemos que na primeira descoberta das limitações da criança, essa mãe vê todo o seu mundo conhecido desmoronar”. Acrescentou que o nascimento do filho sonhado e idealizado, após o primeiro diagnóstico, se transforma em tempo de luto. “Esse é o momento em que a mãe precisa conviver com a nova realidade”. O momento de frustração se agrava para as mães porque, muitas vezes, vem acompanhado pela perda do companheiro, disse Laura.

A realidade hospitalar, até então desconhecida, passa a fazer parte da rotina dessas mães. O Projeto Novos caminhos busca acolher essas mulheres, mostrando que são capazes de realizar coisas belas e novas. “Enquanto bordamos um pano, costuramos a vida e vamos fechando as feridas. Um café quente aquece o coração. Boas palavras mudam toda uma visão. Para tudo na vida há um recomeço, um novo caminho. Cuidar de quem cuida, essa é a nossa missão”, destacou Laura.

Comercialização

Regina Almeida acrescentou que, após a conclusão dos cursos, as mães têm a oportunidade de serem inseridas no programa "Iniciativa ao Trabalho", podendo receber uma bolsa de incentivo, como resultado da parceria entre o Projeto Novos Caminhos e o Amigos do Figueira, que apoia a comercialização dos produtos. A renda é revertida para as famílias das artesãs e para a continuidade e implementação de novos cursos. O projeto também aceita encomendas de trabalhos manuais.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prazo final para vacinação contra Influenza em Rondônia termina nesta quinta-feira (31)

Prazo final para vacinação contra Influenza em Rondônia termina nesta quinta-feira (31)

Campanha é coordenada pela Agevisa/RO e visa ampliar cobertura vacinal; não haverá prorrogação do prazo.
L
Porto Velho garante R$ 37 milhões do PAC para saúde e se destaca entre as capitais com mais projetos aprovados

Porto Velho garante R$ 37 milhões do PAC para saúde e se destaca entre as capitais com mais projetos aprovados

Após 12 anos sem recursos do PAC, Porto Velho atinge 100% de aproveitamento em propostas de saúde, com policlínica, novas UBSs e ambulâncias.
L
Mutirão do DIU em Porto Velho vai ofertar 200 dispositivos gratuitos em agosto

Mutirão do DIU em Porto Velho vai ofertar 200 dispositivos gratuitos em agosto

Mutirão do DIU disponibiliza 200 dispositivos de cobre gratuitos, testes rápidos e atendimento especializado para saúde da mulher em Porto Velho.
L
Agevisa investiga caso suspeito de Sarampo em Rondônia e emite alerta

Agevisa investiga caso suspeito de Sarampo em Rondônia e emite alerta

Caso em Buritis acende alerta em todos os 52 municípios de Rondônia; vigilância é intensificada devido a surto na Bolívia.
L
planos-de-saude-podem-abater-dividas-atendendo-pacientes-do-sus

Planos de Saúde podem abater dívidas atendendo pacientes do SUS

Nova medida governamental permite que operadoras de planos de saúde convertam débitos com o SUS em atendimentos, priorizando áreas especializadas e urgentes.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Talks Administração 2025 reúne profissionais e estudantes em Porto Velho

Evento especial celebra os 60 anos do Sistema CFA/CRAs com palestras, painéis e networking
L

Coluna do Simpi: Preparem-se para o pior – Incertezas econômicas pressionam custos e desafiam pequenas indústrias no Brasil

Aumento de custos, crédito restrito e demanda em queda exigem atenção redobrada das micro e pequenas empresas para manter competitividade e sustentabilidade.
L

Agenda News | Entrevista Dúlia Passos

Nesta terça-feira (29), às 17h, o Agenda News recebe Dúlia Passos, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Cristal da Calama (AMACC). A entrevista abordará as iniciativas sociais e culturais que a entidade está promovendo no bairro, incluindo a grande ação social de 9 de agosto, a pesagem obrigatória do Bolsa Família e a 5ª Amostra Cultural Flor do Cristal, marcada para setembro.
L
Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Saiba como doadores de sangue, mesários e hipossuficientes podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do VII Concurso de Cartórios de Rondônia.
L
Agenda News: Corpo definido, pele firme e bem-estar total com a Angel Touch no Soluna Med SPA

Agenda News: Corpo definido, pele firme e bem-estar total com a Angel Touch no Soluna Med SPA

Técnica exclusiva que combina massagem modeladora e drenagem linfática entrega resultados visíveis em uma sessão.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO Abre Edital para Vaga de Desembargadora em Rondônia

TJRO Abre Edital para Vaga de Desembargadora em Rondônia

Presidente Raduan Miguel Filho assina edital para preenchimento de cargo de desembargadora, priorizando juízas de 3ª entrância para vaga decorrente da aposentadoria de Sansão Saldanha.
L
CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

Mulheres representam 60% dos candidatos no Concurso Público Nacional Unificado.
L
Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) terá amostra reponderada, refletindo o perfil populacional mais recente do país.
L

Feirão do Emprego da Prefeitura de Porto Velho oferece mais de mil vagas com entrevista imediata

Primeiro Feirão do Emprego de Porto Velho reúne mais de 150 empresas e orienta interessados sobre documentação e requisitos para participar.
L
Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Consulta do resultado do Processo Seletivo da Semusa é individual e estará disponível no site oficial a partir da 00h do dia 24 de julho.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa apresenta PL 662/24 para garantir contatos de unidades de saúde no site oficial da Sesau

Dra. Taíssa apresenta PL 662/24 para garantir contatos de unidades de saúde no site oficial da Sesau

Projeto de Lei de Dra. Taíssa centraliza telefones, e-mails e endereços de hospitais e postos no portal da Sesau para facilitar atendimento à população.
L
Dra. Taíssa percorre linhas de Nova Dimensão e reafirma compromisso com população rural de Nova Mamoré

Dra. Taíssa percorre linhas de Nova Dimensão e reafirma compromisso com população rural de Nova Mamoré

Deputada Dra. Taíssa visita propriedades em Nova Dimensão, escuta demandas e discute soluções para saúde, estradas e agricultura familiar.
L

Carla Zambelli é presa na Itália após condenação no Brasil

Deputada brasileira foi detida em Roma após alerta internacional; extradição dependerá de decisão do governo italiano
L
Cássio Gois e Jander Rocha Apoiam Atletas da AGIV Classificadas para o Nacional de Ginástica Rítmica

Cássio Gois e Jander Rocha Apoiam Atletas da AGIV Classificadas para o Nacional de Ginástica Rítmica

Deputado estadual e vereador de Vilhena celebram as conquistas da Associação de Ginástica de Vilhena (AGIV) no Torneio Regional, que garantiram vagas para a etapa nacional da competição.
L

Educação Infantil: Prefeitura de Jaru entrega kits pedagógicos para a escola Clube de Mães

Jogos educativos em MDF vão estimular a aprendizagem e atender crianças neurodivergentes e neurotípicas no município
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista sofre queda ao passar por tartaruga de sinalização perto do Hospital João Paulo II

Motociclista sofre queda ao passar por tartaruga de sinalização perto do Hospital João Paulo II

Acidente aconteceu na Avenida Campos Sales, em Porto Velho, quando a mulher perdeu o equilíbrio ao pilotar uma Honda Biz.
12
Apenado que responde por tráfico é preso e adolescente apreendida com drogas e armas

Apenado que responde por tráfico é preso e adolescente apreendida com drogas e armas

Os envolvidos foram encaminhados à delegacia para os procedimentos legais.
10
Funcionário do Ferroviário é atacado a facada no centro

Funcionário do Ferroviário é atacado a facada no centro

A Polícia Militar realiza buscas na região para tentar localizar o autor do crime.
12
Moradora de rua cai de prédio abandonado na zona Norte de Porto Velho

Moradora de rua cai de prédio abandonado na zona Norte de Porto Velho

Mulher estava a cerca de 25 metros de altura quando caiu; vítima foi socorrida em estado grave pelo Samu e levada ao Hospital João Paulo II.
14
Ladrão filmado furtando moto é preso na zona sul

Ladrão filmado furtando moto é preso na zona sul

Imagens de câmera de segurança registraram quando o ladrão furtou o veículo na Rua Algodoeiro no início da tarde.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reino Unido pode reconhecer Palestina se Israel recusar Cessar-Fogo

Reino Unido pode reconhecer Palestina se Israel recusar Cessar-Fogo

Primeiro-ministro Keir Starmer anuncia que Londres reconhecerá o Estado da Palestina até setembro, pressionando Israel por ajuda humanitária e paz.
L
Feiras da agricultura familiar movimentam mais de R$ 1 milhão em Rondônia e ampliam renda de pequenos produtores

Feiras da agricultura familiar movimentam mais de R$ 1 milhão em Rondônia e ampliam renda de pequenos produtores

Feiras da agricultura familiar geram negócios milionários na capital e interior de Rondônia, fortalecendo a economia local e valorizando produtores rurais.
L

Requerimento de Outorga: WILSON FERREIRA LEITE

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Outorga: VALDENOR ALFREDO DO NASCIMENTO

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Outorga: VALDECIR FRANCISCO DA COSTA

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Outorga: JOSE RIBEIRO

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Outorga: JAKELLINY DE SOUZA DEGOBI

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Outorga: FRANCIELI HARNISCH DA SILVA OLIVEIRA

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

InHouse Market inaugura unidade 24h no Condomínio Azalea em Porto Velho

A nova loja da InHouse Market, aberta na sexta-feira (27) no Residencial Azalea, oferece compras rápidas e autônomas dentro do próprio condomínio
L

Recebimento e Requerimento de Renovação da Dispensa de Licenciamento Ambiental: J S CORREA

Dispensa de Licenciamento, Nº 016.00861.007/2024-SUL,
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.