SEXTA-FEIRA, 23/01/2026

Em destaque

L

Saúde

Governo de Rondônia se antecipa e solicita instalação de tanques reservas de oxigênio no Complexo Hospitalar de Cacoal

O mesmo acontece no Heuro, que conta com uma usina de ar comprimido produzindo, em média, 65 m³ por hora e ainda possui um tanque criogênico de oxigênio, com capacidade de armazenar até 10.000 m³. Já o novo tanque reserva comporta até 1.730 m³.

Publicado em 

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o abastecimento de gases medicinais não tem gerado problemas ao Complexo Hospitalar Regional de Cacoal. Desde 2012, uma empresa terceirizada presta serviço ao Governo de Rondônia e tem atendido as demandas do Hospital Regional (HRC) e do Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (Heuro).

Mesmo assim, o Governo do Estado se antecipou a uma possível falta de oxigênio, devido ao aumento da demanda em todo o Brasil e solicitou à empresa a ampliação do fornecimento para o Complexo Hospitalar. Agora, além dos tanques criogênicos de oxigênio líquido e usinas de ar comprimido medicinal, tanto o Heuro quanto o Hospital Regional contam com tanques reservas de oxigênio.

Atualmente, no HRC, a capacidade de produção de ar comprimido chega a 100 metros cúbicos (m³) por hora e o tanque principal de armazenamento comporta até 19.000 m³ de oxigênio. O tanque é monitorado por telemetria, que aciona a empresa quando atinge o nível ideal para recarga. Já o tanque reserva instalado recentemente, a pedido do Governo de Rondônia, conta com 4.850 m³ de oxigênio.

O mesmo acontece no Heuro, que conta com uma usina de ar comprimido produzindo, em média, 65 m³ por hora e ainda possui um tanque criogênico de oxigênio, com capacidade de armazenar até 10.000 m³. Já o novo tanque reserva comporta até 1.730 m³. As duas unidades hospitalares contam com cilindros de ar comprimido medicinal e também de oxigênio, para serem usados de forma estratégica e emergencial.

O ar comprimido medicinal e o oxigênio que abastecem o Complexo Hospitalar chegam direto ao paciente, por meio de uma rede instalada em cada uma das unidades hospitalares. No HRC, por exemplo, da usina e do tanque, os insumos chegam aos 120 leitos clínicos, 35 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), as cinco salas de cirurgias e aos quatro leitos de recuperação pós anestésicos. “No respirador, os gases medicinais são liberados aos pacientes por válvulas reguladoras e fluxômetros, conforme a orientação médica. Vale ressaltar que na usina, o sistema é automatizado. O ar comprimido tratado, passa por todo um processo que o transforma em ar medicinal e abastece o HRC”, explicou Gil Carvalho, responsável pelo Núcleo de Gases Medicinais do HRC.

Em Cacoal, os dois hospitais do Governo de Rondônia contam com um Núcleo de Gases Medicinais e com o suporte da empresa terceirizada, que tem atendido de forma bastante satisfatória a demanda de todo o Complexo Hospitalar Regional, que é referência em saúde para mais de 30 municípios rondonienses. “É um trabalho constante e um esforço conjunto para garantir o atendimento nas duas unidades hospitalares”, destacou Peter Riquelme, responsável pelo Núcleo de Gases Medicinais do Heuro.

 

 

 

Distribuição dos gases medicinais é de acordo com a necessidade apresentada pelos municípios rondonienses

 

 

APOIO 

O Governo de Rondônia busca dar suporte aos municípios, intermediando junto ao Ministério da Saúde o envio de oxigênio para atender a demanda das prefeituras municipais. Na última semana, o Poder Executivo Estadual, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), recebeu a terceira remessa de oxigênio em isotanque, com cinco mil e 400 metros cúbicos de oxigênio líquido destinado ao tratamento de pacientes graves da Covid-19. O Executivo Estadual tem procedido com a distribuição, conforme a necessidade apresentada pelos municípios rondonienses, por meio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Rondônia (Cosems).

Além de três isotanques, o Governo Federal já enviou a Rondônia duas remessas de cilindros de oxigênio, totalizando 360 cilindros, com capacidade de 10 m³ de oxigênio cada um. Para a Região do Café, nestes últimos dias, estão sendo destinados 12 cilindros para o município de Cacoal, cinco para Ministro Andreazza, sete para Pimenta Bueno, cinco para Primavera de Rondônia, sete para São Felipe do Oeste, cinco para Espigão do Oeste e seis para Parecis.

“O Governo de Rondônia tem tido muita responsabilidade em relação ao oxigênio e ar comprimido medicinal. Hoje, aqui no Complexo Hospitalar temos toda a estrutura para abastecer tanto o HRC quanto o Heuro. Além disso, o governador Marcos Rocha tem dado essa atenção aos municípios, buscando junto ao Governo Federal dar esse suporte à saúde pública municipal. É um esforço do Estado para não deixar nenhum município rondoniense desassistido”, ressaltou o diretor do Complexo Hospitalar, João Henrique Gomes.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cemetron recebe reforma e ampliação com novos leitos de UTI e clínica

Cemetron recebe reforma e ampliação com novos leitos de UTI e clínica

O Governo entrega nesta sexta-feira (23) as novas instalações do Cemetron investimento de R$ 19 milhões ampliou a unidade com 31 novos leitos.
L

Prefeitura de Jaru oferece Implanon gratuito para mulheres de 14 a 49 anos

Método anticoncepcional com duração de até três anos é disponibilizado pelo SUS na rede municipal de saúde.
L
RO intensifica combate à dengue com foco em prevenção e vacinação

RO intensifica combate à dengue com foco em prevenção e vacinação

Governo estadual reforça vigilância, eliminação de criadouros e campanhas educativas; vacinação de crianças e adolescentes é destacada como estratégia essencial para reduzir casos graves.
L
Conselho de Saúde: Edital define eleição para mandato 2026

Conselho de Saúde: Edital define eleição para mandato 2026

O Conselho Municipal de Saúde define regras para escolha de entidades do mandato 2026-2029, garantindo transparência e participação social na gestão local.
L
Residência na Ebserh: 94% dos alunos indicam a formação

Residência na Ebserh: 94% dos alunos indicam a formação

Pesquisa de Satisfação do Ensino revela que a imensa maioria de residentes e professores recomenda os hospitais universitários da rede federal no Brasil.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inscrições para o Fies 2026 começam em 3 de fevereiro

Inscrições para o Fies 2026 começam em 3 de fevereiro

O Ministério da Educação publicou o edital que oferece mais de 67 mil vagas de financiamento para o primeiro semestre, destinadas a estudantes com renda familiar de até três salários mínimos.
L

Giro News: Dra. Waldirene de Souza Rivas fala sobre toxina botulínica

Cirurgiã ortopedista explica o que é a toxina botulínica, para que serve, quem pode se beneficiar e a importância do uso responsável, além do trabalho filantrópico na Casa Família Rosetta
L
Câmara dos Deputados publica edital para policial legislativo ainda em janeiro

Câmara dos Deputados publica edital para policial legislativo ainda em janeiro

O presidente da Casa, Hugo Motta, confirmou a nova seleção em anúncio oficial nas redes sociais, enquanto as inscrições para outros cargos terminam na próxima segunda-feira.
L
Prefeitura inicia entrega de kits escolares e uniformes em fevereiro

Prefeitura inicia entrega de kits escolares e uniformes em fevereiro

O prefeito Léo Moraes anunciou o investimento que beneficia mais de 46 mil alunos; a entrega de kits escolares visa garantir segurança, inclusão e igualdade na rede municipal.
L
Prazo para contestar resultado do Selo Alfabetização termina nesta sexta

Prazo para contestar resultado do Selo Alfabetização termina nesta sexta

As secretarias de educação têm até amanhã para apresentar pedidos de reconsideração sobre a classificação preliminar divulgada pelo Ministério da Educação no sistema oficial.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Publicidade

POLÍTICA

Edevaldo Neves defende política de proximidade em entrevista

Edevaldo Neves defende política de proximidade em entrevista

O deputado estadual ressaltou que a base de seu mandato é o diálogo direto com os eleitores e a presença constante tanto na capital quanto nas regiões do interior de Rondônia.
L
Lula e Narendra Modi discutem cooperação estratégica entre Brasil e Índia

Lula e Narendra Modi discutem cooperação estratégica entre Brasil e Índia

Em telefonema de 45 minutos, líderes prepararam terreno para visita presidencial em fevereiro, focando em parcerias na defesa, ciência e tecnologia e biocombustíveis.
L
Lula e Mahmoud Abbas discutem reconstrução e plano de paz para Gaza

Lula e Mahmoud Abbas discutem reconstrução e plano de paz para Gaza

Em conversa por telefone, os líderes avaliaram o cenário após o cessar-fogo e a proposta de criação de um conselho internacional para pacificar o enclave palestino.
L
Governo e ONU realizam ações após três anos de emergência Yanomami

Governo e ONU realizam ações após três anos de emergência Yanomami

A programação em Roraima inclui a inauguração de novos espaços de acolhimento e o reforço da cooperação internacional para proteção de indígenas e refugiados.
L
Supremo arquiva investigação contra delegados por blitze nas eleições de 2022

Supremo arquiva investigação contra delegados por blitze nas eleições de 2022

O ministro Alexandre de Moraes acolheu o parecer da PGR sobre a falta de provas contra dois policiais, enquanto determinou o trancamento de ações para outros nomes já condenados.
L
Publicidade

POLÍCIA

PM flagra dupla furtando fios elétricos de residência no centro de Porto Velho

PM flagra dupla furtando fios elétricos de residência no centro de Porto Velho

Com a prisão da dupla, a polícia investigará se os suspeitos possuem envolvimento com receptadores de cobre na região.
10
Polícia Civil de Rondônia moderniza investigações com ciclo de investimentos entre 2019 e 2025

Polícia Civil de Rondônia moderniza investigações com ciclo de investimentos entre 2019 e 2025

Sob gestão do governador Marcos Rocha, a polícia recebeu novos complexos, tecnologia de inquérito eletrônico e reforço no combate ao crime organizado em todo o estado.
L
Segurança no Carnaval em Rondônia terá reforço da Polícia Militar em todo o estado

Segurança no Carnaval em Rondônia terá reforço da Polícia Militar em todo o estado

Comandante-geral da PMRO, Coronel Glauber Souto, detalha operação de segurança no Carnaval em Rondônia que inicia em 31 de janeiro para proteger foliões e combater crimes.
L
Mulher de 39 anos está desaparecida após deixar área do Hospital João Paulo II, em Porto Velho

Mulher de 39 anos está desaparecida após deixar área do Hospital João Paulo II, em Porto Velho

Simone Araújo Gomes foi vista pela última vez dirigindo um Jeep Renegade azul, com destino à BR-364
12
Apenado agride policial penal durante tentativa de saída da cela no Presídio 603

Apenado agride policial penal durante tentativa de saída da cela no Presídio 603

A agressão ocorreu na manhã desta quinta-feira (22), após detentos simularem uma emergência médica para forçar a saída da cela em Porto Velho.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura celebra 111 anos de Porto Velho com retorno de passeios de barco na EFMM

Prefeitura celebra 111 anos de Porto Velho com retorno de passeios de barco na EFMM

A locomotiva, símbolo máximo da fundação da cidade, terá uma exibição especial ao público durante a tarde.
L
CRAM acolhe quase 300 mulheres vítimas de violência doméstica na capital

CRAM acolhe quase 300 mulheres vítimas de violência doméstica na capital

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher registrou 291 atendimentos; o serviço oferece proteção e acompanhamento psicológico em parceria com a Casa Abrigo.
L
79,54% da população de Rondônia integra classes A, B e C

79,54% da população de Rondônia integra classes A, B e C

Entre 2022 e 2024, estado ampliou participação nas classes de maior renda, conforme estudo da FGV; renda do trabalho e políticas públicas impulsionaram mudança
L
Prefeitura de Jaru libera carnês do IPTU 2026

Prefeitura de Jaru libera carnês do IPTU 2026

Contribuinte pode acessar guias virtuais pelo site ou WhatsApp; desconto de 10% para pagamento em cota única
L
Brasileiros demonstram desconhecimento sobre detalhes do Holocausto, aponta estudo

Brasileiros demonstram desconhecimento sobre detalhes do Holocausto, aponta estudo

Embora o termo seja familiar para a maioria da população, mais de 45% dos brasileiros não sabem definir corretamente o que foi o genocídio nazista, segundo pesquisa inédita.
L
Prazo para pequenos negócios renegociarem dívidas com a União termina em 30 de janeiro

Prazo para pequenos negócios renegociarem dívidas com a União termina em 30 de janeiro

O edital da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional oferece descontos de até 100% sobre juros e multas para microempreendedores e empresas de pequeno porte em débito com o fisco.
L
Apex e Congresso planejam missão à Europa para destravar acordo com Mercosul

Apex e Congresso planejam missão à Europa para destravar acordo com Mercosul

O presidente da ApexBrasil e o senador Davi Alcolumbre organizam uma visita oficial a Bruxelas em março para pressionar pela ratificação definitiva do tratado comercial.
L
Estudantes do IFRO alcançam notas de destaque no Enem 2025

Estudantes do IFRO alcançam notas de destaque no Enem 2025

Alunos de diferentes unidades em Rondônia registraram pontuações de 960 na redação e médias gerais superiores a 750 pontos, consolidando a qualidade do ensino técnico federal.
L
Alunos do IFRO participam de simulação da ONU em Brasília e representam Rondônia

Alunos do IFRO participam de simulação da ONU em Brasília e representam Rondônia

Estudantes dos campi de Porto Velho integraram a etapa final do Modelo Internacional do Brasil, desenvolvendo habilidades de diplomacia e liderança em evento nacional.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.