SEXTA-FEIRA, 23/01/2026

Em destaque

L

Saúde

NO LIMITE – Profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia em Rondônia estão no limite do esgotamento físico e mental

A sobrecarga de trabalho se tornou comum para esses profissionais, que têm se desdobrado para cumprir escalas e dar conta do volume de trabalho criado pelo ciclo de contaminação da Covid-19, cada vez mais sólido.

Publicado em 

“A população reclama que está trancada em casa, mas nós estamos trancados nos hospitais”. O desabafo é de um dos 39 médicos que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 no Hospital de Campanha Zona Leste (Hcamp Zona Leste), mais conhecido como Cero. Billy Paul, além de gerente clínico do hospital tem mais dois contratos com o Governo do Estado de Rondônia. Enfrenta, assim como outros profissionais de saúde, os desafios da pandemia do coronavírus, atuando desde o início com pacientes mais graves.

A sobrecarga de trabalho se tornou comum para esses profissionais, que têm se desdobrado para cumprir escalas e dar conta do volume de trabalho criado pelo ciclo de contaminação da Covid-19, cada vez mais sólido. “A demanda aumentou muito desde a chegada dessa nova cepa, muito mais agressiva, e nós enquanto profissionais de saúde não conseguimos simplesmente deixar pra lá, nós estamos lidando com vidas.

“Meu plantão acaba, mas eu não posso abandonar o paciente sabendo que o colega médico está sobrecarregado”, ressaltou o profissional. Além do contrato de 40 horas semanais ele tem mais 160 horas extras, totalizando 264 horas de trabalho por mês. Mas como o trabalho não para, esse volume de trabalho sempre extrapola. Segundo o médico, só no mês de fevereiro ele trabalhou 424 horas, ou seja, 160 a mais do que pelas quais foi contratado.

“Eu costumo dizer para quem me pergunta como é ser médico durante a pandemia que nós só fazemos duas coisas: trabalhar e dormir, nós não temos mais vida fora do hospital, e quando nós conseguimos sair encontramos aglomerações nas ruas. A população não está pensando nos profissionais de saúde”.

A rotatividade é muito grande de acordo com o diretor-geral da unidade, Richael Menezes Costa. O Cero tem atualmente 60 leitos no total, sendo 50 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 10 clínicos para pacientes em recuperação e com perspectiva de alta. “A morte continua chocando a gente, sejam médicos, enfermeiros, técnicos, não importa. Somos seres humanos também, lidamos com vidas. A perda é um trauma e a população precisa entender isso e evitar ao máximo sair de casa”, enfatiza o diretor-geral que complementa com uma triste realidade:

“Amanhã ou depois essas pessoas que participam de festas clandestinas, que fazem aglomerações onde quer que seja, vão estar aqui, ou na fila dependendo de leito. Os profissionais de saúde estão no limite”, lamenta.

Desde janeiro, com a chegada das novas variantes do coronavírus, o índice de mortes aumentou. Somente no Cero, 304 pessoas deram entrada, 135 receberam alta, 67 foram transferidos e 102 morreram. “A sala conhecida como ‘morgue’, onde ficam os corpos à espera da funerária, vive lotada, neste momento com quatro. É uma imagem triste de se ver”, complementa Richael.

O diretor conta que muitos profissionais de saúde têm ficado doentes. Um dos casos mais graves foi de uma médica que estava grávida e contraiu a doença e teve parto prematuro de 32 semanas. O bebê prematuro nasceu com Covid-19 e se recupera da doença, enquanto a mãe segue entubada na UTI. Diariamente enfrentamos esse risco de frente. Muitos estão desistindo da profissão, mas a maioria continua firme, apesar de estar com o psicológico abalado. A médica que segue na UTI lutando pela vida contraiu a doença dentro da própria unidade onde trabalha. “É o caso de uma enfermeira que mesmo afastada para tratamento médico me mandou um áudio chorando dizendo que está em casa, mas está mal porque sabe que está fazendo falta para a equipe”, disse o diretor.

NO LIMITE

“Os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 representam o grupo com maior risco de vulnerabilidades emocionais e psicológicas no contexto atual. Não apenas pela carga horária exaustiva de trabalho, ou pelo próprio risco de ser infectado pelo vírus no seu ambiente de trabalho, mas também pelo confronto diário com os próprios limites e dores pessoais, a iminente possibilidade de perder a própria vida e os sonhos relacionados à sua profissão e às questões pessoais. A sensação de impotência diante do contexto tão desleal que a morte impõe àqueles que se comprometeram com a vida. Isso tudo tem levado os profissionais da saúde a adoecerem também enquanto cuidam do adoecimento de outros”, explica a psicóloga, Elizete Gonçalves da Silva Faustino.

Ela complementa que o estresse e a síndrome de “Burnout” têm estado muito presentes na rotina desses profissionais quase que diariamente. “Vemos que muitas vezes eles enfrentam esses cenários sozinhos, porque entendem que em seus lugares sociais os definem como “super-heróis” ou “à prova de dor”. Este contexto de pandemia tem nos mostrado que não há ninguém à prova de dor ou que seja super. Todos nós, de alguma maneira, enfrentamos nossos medos e sentimos nossas dores. Porque seria diferente com aqueles que lidam com isso todos os dias?” Argumenta a psicóloga.

“Resta a nós, que recebemos o cuidado deles, manter o nosso compromisso pessoal com a vida e seguir de maneira responsável os protocolos de segurança e distanciamento social, acreditando que essa será nossa forma de agradecer e honrar esses grandes homens e mulheres, que apesar de serem humanos, realizam trabalho de heróis”, diz Elizete.

POR DENTRO DA EXPERIÊNCIA

Além da parte física e mental, quem está na linha de frente tem maior risco de contágio. Foi o que constatou a enfermeira Deusirene Rodrigues, que também é escritora. Recentemente ela começou a escrever um livro sobre as experiências desses profissionais de saúde. O trabalho está em fase de coleta de depoimentos. “A gente percebe nos relatos um misto de alegria e de tristeza. Alegria quando um paciente consegue superar a doença e tristeza quando infelizmente esse paciente morre. O desconhecido assusta, abrir mão da nossa família dói; cada perda é um baque e precisamos superar e seguir em frente”, conta.

Deusirene relata que uma das maiores dificuldades desta fase é sempre o momento seguinte. “É difícil trabalhar com um colega hoje e no outro dia se deparar com esse mesmo colega entubado na UTI”, lamenta.

A enfermeira-escritora exemplifica com o caso de uma das companheiras de profissão: “Ela teve 50% do pulmão comprometido. Graças a Deus ela sobreviveu, mas muitos não têm o mesmo final feliz como gostaríamos”, relata. Ela conta ainda, que muitos profissionais não estão suportando viver assim e alguns até estão desistindo da profissão.

Síndrome de Burnout é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cemetron recebe reforma e ampliação com novos leitos de UTI e clínica

Cemetron recebe reforma e ampliação com novos leitos de UTI e clínica

O Governo entrega nesta sexta-feira (23) as novas instalações do Cemetron investimento de R$ 19 milhões ampliou a unidade com 31 novos leitos.
L

Prefeitura de Jaru oferece Implanon gratuito para mulheres de 14 a 49 anos

Método anticoncepcional com duração de até três anos é disponibilizado pelo SUS na rede municipal de saúde.
L
RO intensifica combate à dengue com foco em prevenção e vacinação

RO intensifica combate à dengue com foco em prevenção e vacinação

Governo estadual reforça vigilância, eliminação de criadouros e campanhas educativas; vacinação de crianças e adolescentes é destacada como estratégia essencial para reduzir casos graves.
L
Conselho de Saúde: Edital define eleição para mandato 2026

Conselho de Saúde: Edital define eleição para mandato 2026

O Conselho Municipal de Saúde define regras para escolha de entidades do mandato 2026-2029, garantindo transparência e participação social na gestão local.
L
Residência na Ebserh: 94% dos alunos indicam a formação

Residência na Ebserh: 94% dos alunos indicam a formação

Pesquisa de Satisfação do Ensino revela que a imensa maioria de residentes e professores recomenda os hospitais universitários da rede federal no Brasil.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inscrições para o Fies 2026 começam em 3 de fevereiro

Inscrições para o Fies 2026 começam em 3 de fevereiro

O Ministério da Educação publicou o edital que oferece mais de 67 mil vagas de financiamento para o primeiro semestre, destinadas a estudantes com renda familiar de até três salários mínimos.
L

Giro News: Dra. Waldirene de Souza Rivas fala sobre toxina botulínica

Cirurgiã ortopedista explica o que é a toxina botulínica, para que serve, quem pode se beneficiar e a importância do uso responsável, além do trabalho filantrópico na Casa Família Rosetta
L
Câmara dos Deputados publica edital para policial legislativo ainda em janeiro

Câmara dos Deputados publica edital para policial legislativo ainda em janeiro

O presidente da Casa, Hugo Motta, confirmou a nova seleção em anúncio oficial nas redes sociais, enquanto as inscrições para outros cargos terminam na próxima segunda-feira.
L
Prefeitura inicia entrega de kits escolares e uniformes em fevereiro

Prefeitura inicia entrega de kits escolares e uniformes em fevereiro

O prefeito Léo Moraes anunciou o investimento que beneficia mais de 46 mil alunos; a entrega de kits escolares visa garantir segurança, inclusão e igualdade na rede municipal.
L
Prazo para contestar resultado do Selo Alfabetização termina nesta sexta

Prazo para contestar resultado do Selo Alfabetização termina nesta sexta

As secretarias de educação têm até amanhã para apresentar pedidos de reconsideração sobre a classificação preliminar divulgada pelo Ministério da Educação no sistema oficial.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Publicidade

POLÍTICA

Edevaldo Neves defende política de proximidade em entrevista

Edevaldo Neves defende política de proximidade em entrevista

O deputado estadual ressaltou que a base de seu mandato é o diálogo direto com os eleitores e a presença constante tanto na capital quanto nas regiões do interior de Rondônia.
L
Lula e Narendra Modi discutem cooperação estratégica entre Brasil e Índia

Lula e Narendra Modi discutem cooperação estratégica entre Brasil e Índia

Em telefonema de 45 minutos, líderes prepararam terreno para visita presidencial em fevereiro, focando em parcerias na defesa, ciência e tecnologia e biocombustíveis.
L
Lula e Mahmoud Abbas discutem reconstrução e plano de paz para Gaza

Lula e Mahmoud Abbas discutem reconstrução e plano de paz para Gaza

Em conversa por telefone, os líderes avaliaram o cenário após o cessar-fogo e a proposta de criação de um conselho internacional para pacificar o enclave palestino.
L
Governo e ONU realizam ações após três anos de emergência Yanomami

Governo e ONU realizam ações após três anos de emergência Yanomami

A programação em Roraima inclui a inauguração de novos espaços de acolhimento e o reforço da cooperação internacional para proteção de indígenas e refugiados.
L
Supremo arquiva investigação contra delegados por blitze nas eleições de 2022

Supremo arquiva investigação contra delegados por blitze nas eleições de 2022

O ministro Alexandre de Moraes acolheu o parecer da PGR sobre a falta de provas contra dois policiais, enquanto determinou o trancamento de ações para outros nomes já condenados.
L
Publicidade

POLÍCIA

PM flagra dupla furtando fios elétricos de residência no centro de Porto Velho

PM flagra dupla furtando fios elétricos de residência no centro de Porto Velho

Com a prisão da dupla, a polícia investigará se os suspeitos possuem envolvimento com receptadores de cobre na região.
10
Polícia Civil de Rondônia moderniza investigações com ciclo de investimentos entre 2019 e 2025

Polícia Civil de Rondônia moderniza investigações com ciclo de investimentos entre 2019 e 2025

Sob gestão do governador Marcos Rocha, a polícia recebeu novos complexos, tecnologia de inquérito eletrônico e reforço no combate ao crime organizado em todo o estado.
L
Segurança no Carnaval em Rondônia terá reforço da Polícia Militar em todo o estado

Segurança no Carnaval em Rondônia terá reforço da Polícia Militar em todo o estado

Comandante-geral da PMRO, Coronel Glauber Souto, detalha operação de segurança no Carnaval em Rondônia que inicia em 31 de janeiro para proteger foliões e combater crimes.
L
Mulher de 39 anos está desaparecida após deixar área do Hospital João Paulo II, em Porto Velho

Mulher de 39 anos está desaparecida após deixar área do Hospital João Paulo II, em Porto Velho

Simone Araújo Gomes foi vista pela última vez dirigindo um Jeep Renegade azul, com destino à BR-364
12
Apenado agride policial penal durante tentativa de saída da cela no Presídio 603

Apenado agride policial penal durante tentativa de saída da cela no Presídio 603

A agressão ocorreu na manhã desta quinta-feira (22), após detentos simularem uma emergência médica para forçar a saída da cela em Porto Velho.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sema desobstrui Parque Natural após queda de árvores causada por fortes chuvas

Sema desobstrui Parque Natural após queda de árvores causada por fortes chuvas

Ação emergencial garantiu segurança, preservação ambiental e acesso ao Viveiro Municipal após fortes chuvas em Porto Velho
L
Prefeitura celebra 111 anos de Porto Velho com retorno de passeios de barco na EFMM

Prefeitura celebra 111 anos de Porto Velho com retorno de passeios de barco na EFMM

A locomotiva, símbolo máximo da fundação da cidade, terá uma exibição especial ao público durante a tarde.
L
CRAM acolhe quase 300 mulheres vítimas de violência doméstica na capital

CRAM acolhe quase 300 mulheres vítimas de violência doméstica na capital

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher registrou 291 atendimentos; o serviço oferece proteção e acompanhamento psicológico em parceria com a Casa Abrigo.
L
79,54% da população de Rondônia integra classes A, B e C

79,54% da população de Rondônia integra classes A, B e C

Entre 2022 e 2024, estado ampliou participação nas classes de maior renda, conforme estudo da FGV; renda do trabalho e políticas públicas impulsionaram mudança
L
Prefeitura de Jaru libera carnês do IPTU 2026

Prefeitura de Jaru libera carnês do IPTU 2026

Contribuinte pode acessar guias virtuais pelo site ou WhatsApp; desconto de 10% para pagamento em cota única
L
Brasileiros demonstram desconhecimento sobre detalhes do Holocausto, aponta estudo

Brasileiros demonstram desconhecimento sobre detalhes do Holocausto, aponta estudo

Embora o termo seja familiar para a maioria da população, mais de 45% dos brasileiros não sabem definir corretamente o que foi o genocídio nazista, segundo pesquisa inédita.
L
Prazo para pequenos negócios renegociarem dívidas com a União termina em 30 de janeiro

Prazo para pequenos negócios renegociarem dívidas com a União termina em 30 de janeiro

O edital da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional oferece descontos de até 100% sobre juros e multas para microempreendedores e empresas de pequeno porte em débito com o fisco.
L
Apex e Congresso planejam missão à Europa para destravar acordo com Mercosul

Apex e Congresso planejam missão à Europa para destravar acordo com Mercosul

O presidente da ApexBrasil e o senador Davi Alcolumbre organizam uma visita oficial a Bruxelas em março para pressionar pela ratificação definitiva do tratado comercial.
L
Estudantes do IFRO alcançam notas de destaque no Enem 2025

Estudantes do IFRO alcançam notas de destaque no Enem 2025

Alunos de diferentes unidades em Rondônia registraram pontuações de 960 na redação e médias gerais superiores a 750 pontos, consolidando a qualidade do ensino técnico federal.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.